TVDE: Preços estão a aumentar por escassez de motoristas
O TVDE é o transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (ou seja, plataformas como a Uber, Bolt, Cabify, entre outras).
Apesar de se pensar que aparentemente este tipo de plataformas está a crescer, a informação mais recente é que os preços dos TVDE estão a aumentar porque há cada vez menos motoristas.
Mais de metade dos condutores deixou de trabalhar para as plataformas Uber, Bolt e Free Now durante a pandemia e nunca mais voltou, ao contrário dos clientes, revela hoje o JN.
De acordo com o porta-voz do Sindicato de Motoristas de TVDE, em declarações ao jornal...
Antes da COVID havia um carro em cada esquina e sempre à porta do cliente. Por causa do confinamento e da falta de procura, houve muitas desistências de motoristas e falências de empresas parceiras. Isso gerou um défice do lado da oferta
O porta-voz refere ainda que...
dos cerca de 30 mil motoristas com certificado, a maior parte deles teve de procurar alternativas porque não podiam suportar os custos com combustíveis e com a manutenção
Menos motoristas TVDE significa preços mais caros
Por norma, as plataformas retêm 20% a 25% do preço em comissões, fora os custos da deslocação. Segundo o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos de Portugal, Fernando Fidalgo, "as tarifas low-cost são uma das razões para os motoristas irem embora".
As plataformas aplicam normalmente a tarifa dinâmica para responder ao pico de procura e podem, no máximo, duplicar o preço da viagem face ao valor normal. Tal acontece normalmente nas noites de quinta, sexta e sábado e o passageiro é ainda mais penalizado.
A Uber e Free Now revelaram ao jornal que, nos últimos tempos, a tarifa dinâmica tem sido ativada mais vezes.
Este artigo tem mais de um ano
Ninguém se quer sujeitar trabalhar a fazer horas noturnas e com isenção de horário para ganhar um salário mínimo ou pouco mais.
Infelizmente isto está a acontecer em Portugal. Fazem toda a diferença na nossa sociedade, é uma profissão com muita importância para todos os Portugueses.
Ainda na altura do motoGp perguntei a um moldavo se compensava ser motorista da uber! a resposta dele é que na altura do verão fazia cerca de 1000€ dia, que já tinha comprado uma casa na terra dele e que se preparava para comprar uma cá….
desculpa.. 1000€ semana
1000€ por dia é pura mentira, basta fazeres as contas.
Mas facilmente ganham acima de 1000€ limpos por mês já a contar com gorjetas, por isso muita gente se meteu nisto como segundo trabalho.
E despesas? Seria interessante saber o lucro final.
De certeza que não era a fazer no máximo as 10h por cada 24h como a Lei exige…
Existem muitos que fazem 12h-15h a trabalhar para ter um rendimento maior.
a fazer 8h 5 dias/semana ganhas uns 750€/mês
MAs este não era o maravilhoso mundo dos neoliberais, com concorrencia , precos e qualidade muito liberal!!!
sem regras … sem encargos para o patrao ?
mau mau … querem ver que os neoliberais estao a ser desmascarados e começam a perceber que os empregos tem de ter direitos e os pagamentos tem de ser decentes?
Não, isto é precisamente o mercado a funcionar. Só é motorista TVDE quem quer. Se o valor não é atractivo as pessoas vão para outros lados.
Se as plataformas quiserem mais condutores terão que os atrair com outros salários.
Isto sim é o mercado livre e pleno.
Não vale a pena explicar a quem não quer entender. A Uber e afins puseram um instrumento à disposição das pessoas e dos motoristas. É claro que isso tem efeitos em mais gente (taxistas) mas é incontestável que a comodidade de deslocamento em cidades melhorou. Depois, conheço casos de pessoas que de outra forma se calhar andavam a passar fome. Estou-me a lembrar de uma mulher de etnia cigana que, ainda antes da covid, disse à minha mulher na cabeleireira que o marido atualmente se dedicava ao Uber e ganhava bastante mais dinheiro do que a andar nas feiras a vender roupa. Às vezes esquecemo-nos de que o bom é inimigo do ótimo. Todos gostaríamos que toda a gente ganhasse 3000 euros por mês se trabalhasse o suficiente. Infelizmente isso é impossível em Portugal em 2021.
Na verdade, o que aconteceu foi que muitas empresas de aluguer automóvel, que chegavam a ter 500 condutores a operar, sofreram de passarem a ter registos e contratos de trabalho, em vez das “famosas” comissões. Alguns motoristas chegavam a só receber 1 vez a cada 90 dias, para cumprirem as normas e o pagamento da Segurança social. Por esse aumento, as empresas acabaram por desaparecer, umas vendendo os automóveis, outras voltando ao negócio dos alugueres sem condutor.
Com isso, os antigos funcionários, deixaram de ter automóveis e de prestarem serviço.
Ao mesmo tempo, com a legislação europeia de obrigar as transferências financeiras a pagarem impostos, as operadoras subiram as comissões que podem chegar a 50% das tarifas de 2019… daí a subida.
Obrigado pela explicação
Não percebi. Explica aí melhor sff.
Mais um negócio que tem os dias contados.
Sem esquecer que em 2020 a Uber desceu a tarifa em 10 cêntimos o que fez todas baixarem os preços também, e por sua vez as empresas a terem menos rendimentos por exemplo uma viagem de 20 Km o cliente paga 10 euros e a empresa recebe 8 euros
10% em 2020 e em 2021 só davam viagens aos motoristas q fizessem 50% do valor de mercado ao cliente com a história do multiplicador.
Como?
E o serviço de táxi é que era mau, por serem uns “burgessos”, sem educação, viaturas envelhecidas, etc. Afinal, as “plataformas” de viaturas instantâneas só eram boas para dois lados: o detentor da licença e eventualmente para o cliente. Neste ponto, desconheço, nunca usei e atrevo-me a dizer que não usarei.
Nada a ver, o valor era bem bom, mas aconteceu o mesmo que aconteceu na hotelaria, devido ao covid deixou de haver procura e algumas falencias de empresas, muitos que eram motoristas ou arranjaram outra ocupação ou voltaram aos países de origem, tal como aconteceu em muitas areas, daí a falta de motoristas.
Por aqui uso há vários anos e continuarei a usar, sempre que saio à noite é garantido que vou de uber, e muitas vezes que vou para sitios de dificil estacionamento e com tempo contado também apanho uber, muito frequentemente para almoçar a mais de 2/3km apanho uber em vez de estar a tirar o carro da garagem e ter de procurar lugar perto do restaurante, metro e cenas não é para mim.
Se quero um serviço de táxi, apanho um táxi.
O serviço de taxi era mau e continua a ser.
A solução passa pela mudança do taxista e não do serviço. E aliás, apesar de não ser utilizador, até tens um sistema semelhante, porventura tendo aparecido por força dos alternativos, que é o Mytaxi. Não precisas de ir à praça de táxis.
Por acaso não acho nada. Em vinte e cinco anos a apanhar táxis em Lisboa, por zero vezes tive um mau serviço. Tive uma vez uma discussão com um gajo que me trouxe do aeroporto que estava mal disposto, mas às tantas disse-lhe: “olhe, leve-me mas é ao meu destino e deixamos de falar a partir de agora”. O gajo calou-se e, só para o deixar arrependido de ter resmungado, dei-lhe uma bela gorjeta. Ficou atrapalhadíssimo e até me foi buscar a bagagem à mala do carro. Fora isso, tem sido sempre a bombar. Quanto ao Uber, acho uma seca gigante estar de telemóvel à espera. Os motoristas são mais educados mas muito mais lerdos. Seja como for, sou grande defensor da existência da Uber em Portugal, porque lá por eu não gostar não quer dizer que não haja outros que gostem.
Só os taxistas chegavam.
Puseram transfers e Tvdes para quê?
Porque o serviço oferecido pelos taxistas era cronicamente mau.
1º mais simples para o utilizador
2º já sabe o valor da viagem
3º a localização de recolha e destino são via GPS portanto não se perdem
4º se forem turistas melhor ainda pois já usam no seu país de origem e não são roubados quando o taxista dá uma volta maior para faturar mais na viagem. Se o motorista TVDE dá uma volta maior, o cliente é faturado e se o motorista não dar uma explicação válida é penalizado€.
5º se o passageiro perder uma coisa no carro pode com facilidade falar com o Motorista de forma anónima
6º Se o motorista for mal educado, ou até mesmo perigoso a conduzir, podes reportar à plataforma
…
A pandemia acaba por ser um pouco responsável por provocar uma redução de clientes, seja na forma de teletrabalho seja nas restrições. Se não tens tanta procura é normal uma descida nos trabalhadores.
A introdução dessas trotinetes eletricas tambem tem mudado muito mercado, penso que qualquer um de nós vê cada vez mais pessoas a deslocar-se nas mesmas.
Como diziam aí acima, um moldavo diz que ganha o suficiente para comprar uma cas ano seu país de origem e outra cá. Mas ele submete-se a correr o país para epocas altas, como no algarve, ou andar a pular grandes cidades. Um brasileiro uber que apanhei no algarve disse-me o mesmo.
Devo dizer que sou um adepto incondicional do táxi e da maneira como funcionam em Lisboa. Vai-se à rua, estende-se a mão e apanha-se um transporte personalizado para onde se quer, a um preço barato tendo em conta o serviço prestado. O Uber nunca me entusiasmou porque requer andar de telemóvel na mão, esperar pelo carro e só depois é que se vai. Os taxistas tipicamente são mais rápidos do que os motoristas Uber. No entanto, sou um defensor da existência da Uber porque dá uma solução alternativa quer a clientes, quer a potenciais motoristas. É uma solução para muita gente que de outra forma se calhar andava a passar fome ou a fazer disparates. Se há menos motoristas, ou é porque o serviço se tornou menos competitivo por alguma regulação, ou porque as comissões pagas à Uber são demasiado altas. Atrevo-me a dizer que é a primeira razão, porque se fosse a segunda a Uber rapidamente melhoraria as condições dos motoristas para os atrair de volta.
Eu concordo com a existência dos Táxis e TVDE. Mas não gosto da forma perigosa de conduzir como a maioria dos taxistas que já andei (posso ter tido muito azar), e já me aconteceu o taxista se enganar na rota e cobrou à mesma com o desvio que fez (enquanto que na TVDE podes contestar e reaver o dinheiro extra que foi pago).
Na uber podes agendar viagens, outra mais valia.
E é mais seguro para o motorista pois não anda com dinheiro nem terminais multibanco, é tudo na app.
Se não souberes bem onde estás, e não houver uma referência, também fica mais dificil chamar um táxi.
Os Táxis são mais caros mesmo quando á dinâmicas na UBER, mas têm um propósito, estão sempre disponíveis, não há falta de táxistas independente da hora. Aí é que ganham os taxistas.
Acho que nunca na minha vida irei andar de Uber.Na minha terra não há um.Só táxis/carros de praça.O “comboio” do progresso ainda não passou por estas bandas,kkkk. 🙂
Taxistas? Alguns deles têm cá um aspectozinho vai lá vai.
Um tipo entra no carro e dá logo vontade de entregar tudo o que tem.
Os do aeroporto são ou eram uma autêntica máfia.
Perderam-se e ganharam-se alvarás nas jogatanas que eles faziam debaixo do parque.
Alguns estavam lá horas a fio e nem iam para a fila, só iam para jogar…
Taxi não obrigado!
tb já tive em tempos que apanhar taxi no aeroporto, por falta de alternativa, e a má disposição do taxista era por demais evidente! E todos aqui sabemos porque, porque não era nenhum turista ou estrangeiro! e tb porque é praticamente proibido pelos taxis do aeroporto dizer que o destino fica a 4km!
Mas truques e golpes, todos eles conhecem, de uma forma ou outra, se quiserem cobrar mais por uma qualquer viajem, eles conseguem cobrar. Trabalho em hotelaria há décadas e já assisti a praticamente tudo!
Só ha um tipo de pessoa que defende o serviço Taxi como ele é e pretende ver a UBER a desaparecer. Assim como tb ha motoristas UBER que tem os seus truques e manhas para ficarem com dinheiro de corridas que nem sequer começam.
E depois nunca vão ver um motorista UBER dizer que a coisa está boa, ou que não ha motoristas suficientes…muitos deles hoje, pensam exactamente como os taxistas pensavam em 2014 quando apareceu a UBER, querem a coisa “regularizada”, ou seja monopolizada e fechadinha a novos motoristas! Bem lá no fundo acabam por ser todos iguais uns aos outros!
Só ignorantes a falar .não travão a manta que vão ver o frio que passao