Toyota bZ4X: Veículo totalmente elétrico com 450 km de autonomia
A Toyota já tem um veículo totalmente elétrico. O Toyota bZ4X é o primeiro modelo da nova sub- marca Toyota bZ – “beyond Zero”.
A Estreia Europeia do Toyota bZ4X irá ter lugar no dia 2 de dezembro, seguida do lançamento das pré-reservas online. Conheça melhor este veículo.
A Toyota apresentou recentemente o novo bZ4X, o primeiro modelo de uma nova série bZ – beyond Zero , (para além do zero) – de veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles). Este é o primeiro modelo construído sobre a plataforma dedicada para BEV e com base na filosofia e-TNGA, desenvolvido em conjunto pela Subaru e Toyota.
O Toyota bZ4X incorpora a bateria como parte integral do chassis, por baixo do piso do veículo, o que oferece os benefícios fundamentais de um baixo centro de gravidade, excelente equilíbrio de massas entre a frente e traseira, e elevada rigidez da carroçaria para excelente segurança, condução e desempenho.
A Toyota baseou-se nos 25 anos de experiência na tecnologia de eletrificação e baterias para garantir qualidade, durabilidade e fiabilidade de classe mundial para o conjunto de módulos de bateria de iões de lítio que alimenta o bZ4X.
Com a bateria totalmente carregada, a autonomia esperada é de mais de 450 km. O bZ4X também tem um teto com painel solar que ajuda a carregar a bateria enquanto é conduzido ou quando estacionado e a terceira geração do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, com sistemas mais avançados de apoio à condução.
O bZ4X tem tração dianteira e é alimentado por um motor elétrico de alto rendimento com 150 kW. Produz 204 cv e 265 Nm de binário, que permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 8.4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h.
O modelo com tração às 4 rodas não estará disponível no lançamento em Portugal e apresenta uma potência 217,5 cv com 336 Nm de binário; a velocidade máxima mantém-se, no entanto, a aceleração até aos 100 Km/h é reduzida para 7.7 segundos. Estes são dados indicativos, uma vez que carecem ainda de homologação final.
O bZ4X oferece a opção de “condução com pedal único” permitindo um aumento de regeneração de energia.
Toyota bZ4X: Sistema de condução “by-wire”
O bZ4X será o primeiro modelo de produção da Toyota a oferecer um sistema de condução “by-wire" – “One Motion Grip” - a ser introduzido na Europa numa data posterior. Dispensando a ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, este sistema eletrónico permite uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz.
O veículo pode virar com menor rotação do volante, e proporciona mais espaço para as pernas, melhorando a liberdade de posição de condução e a facilidade de entrada e saída. O volante tradicional é substituído pelo One Motion Grip-control, tornando a operação mais suave e fácil, sem necessidade de um volante circular. A viragem total do volante é possível com uma viragem de apenas 150 graus.
O bZ4X beneficia do Toyota Safety Sense de terceira geração com novas funções e melhorias que permite mitigar maiores situações de risco de acidentes
Este artigo tem mais de um ano
…para ricos! Assim, a Toyota vai continuar a ficar para trás!
Daqui a nada qualquer carro comprado novo no stand é coisa só de ricos.
Sabes que grande maioria da população faz leasing, ald ou renting para aquisição de carro novo?
Aquele lavatório em frente ao “volante”…
Exemplar garantia das baterias ! 90% da capacidade durante 10 anos/240 000 kms
Devia ser o mínimo exigido a todos os construtores…
O objetivo é vender carros a cada 10 anos, pois os de vendas do antigamente já estão obsoletos. E ainda criticam os carros de antigamente, mas antigamente faziam carros para durar, nos dias de hoje é para correr. Se querem mudar o segmento que estendam a longevidade dos mesmos.
Ora aqui está a prova que os carros a hidrogénio da Toyota vão ser história. Bons motores, maior garantia das baterias… quem vai acreditar ainda no hidrogénio nos carros??? Nos barcos, camioes, comboios ainda acredito (em 2021)… Milhões e milhões de yenes deitados ao lixo.
No geral, concordo, sobretudo na ideia de propulsão de grandes veículos. Mas penso que ainda é muito cedo para dizer em relação aos automóveis “domésticos”. Há 20 anos vaticinavam o mesmo ao Prius; agora, híbridos e variantes plug in são a pontapé…
Caramba,que lindo.Deve ser é caro para caraças. 🙁
How much will the bZ4X cost?
Pricing and Which One to Buy
Toyota hasn’t said how much the bZ4X will cost or how many trim levels will be offered, but we expect a starting price in the high $30,000-range with loaded models cresting the $40,000 mark.
Mais um smartphone com rodas.
Um Peugeot 5008 7lug. já com alguns extras fica à volta de uns 45.000€.
Este não deve fugir muito disso.
Mas é o que é…
Não é só para quer quer, é para quem pode
E eu quero mas não posso :'(
Mas não é Toyota … E Toyota É Toyota .
O Toyota bZ4X é o primeiro modelo da nova sub- marca Toyota bZ – “beyond Zero”.