Tesla voltou a ter como proposta o volante redondo para o Model S e Model X
Com o lançamento da renovação do Model S e do Model X em 2021, a Tesla aproveitou para trazer uma mudança. Esta rapidamente se tornou uma verdadeira fonte de discussão, em especial pelo que vinha mudar nestes carros elétricos da marca.
Falamos naturalmente do volante yoke, que passou a ser a única proposta nestes modelos da Tesla. A marca veio agora mudar este cenário e passou a fornecer também uma proposta com volante redondo, para além do yoke.
Apesar de não ser uma novidade o mundo automóvel, o volante yoke veio para os Tesla e criou alguma diferença. Dada a visibilidade da marca acabou por ser ponto de discussão entre os que são a favor deste tipo de volante e os que são contra.
No entanto, e porque se tornou o padrão nos Model S e Model X, este passou a ser aceite por todos os que compraram um destes carros elétricos. As vantagens foram apresentadas de forma recorrente e este acabou por ser aceite.
Agora, e de forma curiosa, a Tesla mudou novamente a sua posição face ao volante destes carros. A marca passou a tornar possível a escolha do volante que os clientes querem ter no seus Model S ou Model X. As propostas são o yoke e o normal volante redondo.
A somar a esta novidade, a Tesla trouxe também para a sua loja a possibilidade do volante dos Model S e Model X ser trocado. Isso significa que quem tem agora o volante yoke poderá trocar este elemento e ter o volante redondo. Este tem um preço de 900 euros.
Quando mudou do volante redondo para o yoke, a Tesla alterou também toda a interface deste elemento e dos seus carros. Muitos controlos passaram a estar em botões no volante ou foram mudados para a consola central.
É interessante ver como a Tesla acaba por colocar à disposição dos clientes estas duas opções no que toca ao volante. Assim, quem defende que o yoke é o futuro pode ter no seu carro a sua escolha, tal como quem é mais tradicionalista pode ter o normal volante redondo.
Este artigo tem mais de um ano
Isto é tão anos 80…
Poderiam ter perguntado ao Michael Knight o que ele achava do volante do KITT.
Nada prático.
Esse volante yoke é uma aberração de design para qualquer carro de uso predominantemente citadino.
O Musk deve pensar que os Teslas são formula 1.
é opcional quem quer mete quem não quer não mete tao simples quanto isto para que tanta discussão
Não faz qualquer sentido face ao numero de voltas que é necessário dar ao volante para virar toda a direção. Mais uma idiotice.
É a típica jogada de marketing do Musk. Fazer uma coisa estapafúrdia para aparecer nas noticias 24/7.
Só acredita quem quer…mas infelizmente muitas pessoas acreditam neste charlatão.
ainda não percebi o que há para acreditar é a merda de um volante que é opcional ahah não tenho um tesla mas tenho um electrico e foi a melhor coisa que eu comprei antes gastava 120€ em gasolina agora gasto 16 em eletricidade.
O Musk queria inventar a roda mas deu-se mal.
Não escuta os engenheiros…