Tesla vendeu 9760 carros em Portugal em 2024
As vendas de carros novos em Portugal aumentaram 4,6% entre janeiro e novembro de 2024, com mais de 225.000 veículos colocados em circulação, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). No segmento dos elétricos, a Tesla manteve-se como a grande vencedora, apesar dos resultados globais não serem os melhores.
Este crescimento, embora ainda abaixo dos níveis pré-pandemia, reflecte uma tendência marcante: mais de metade dos compradores (56,8%) escolheram veículos a energias alternativas. Em declarações ao Primeiro Jornal da SIC, Helder Barata Pedro, Secretário-Geral da ACAP, destacou que a União Europeia tem regulamentos muito específicos para a descarbonização, com metas ambiciosas já para 2030. Para responder a estes desafios, as marcas têm apresentado um maior número de modelos elétricos e híbridos no mercado.
De acordo com os dados partilhados, a Tesla vendeu ao todo 9760 veículos em 2024. A BMW vendeu menos de metade (4176) e na terceira posição a Peugeot com 3436 unidades vendidas. De salientar que só em dezembro foram vendidos 1383 veículos da Tesla.
A chinesa BYD está na 6ª posição no ranking nacional dos carros elétricos mais vendidos. Está à frente de grandes marcas como a Volkswagen, Audi, Citroën e da Renault. No entanto, o que mais se destaca é o seu crescimento de 531,0% face a 2023.
Atualmente 34,5% das novas matrículas correspondem a carros a gasolina e apenas 8,7% a gasóleo, mostrando uma queda significativa na preferência por combustíveis fósseis.
Com tanta marca de eléctrico até fico admirado com as venda da Tesla, há uns anos quando só eles no mercado eram normal mas agora quase todas as marcas tem eléctricos.
A Tesla é o melhor pelo preço. Simples.
Really? Somos assim tao pobres?
Eu vejo bastantes Tesla nas ruas.
Nem todos somos empresários
Para veres não precisas de ser empresário…basta não seres cego.
Para bom entendedor meia palavra chega.. basta não seres burro.
Nem todos somos desempregados de RSI…faz pela vida
Sim, pode conduzir o seu TVDE Tesla com carta de condução por equivalência.
Quem tem VE é motorista de TVDE.
Quantos foram comprados por particulares?
Não sabemos o que sabemos é que foram comprados por quem se faz a vidinha e talvez queimou muita pestana e 100% deles quem comprou não recebe RSI.
O que isso interessa? Eu se tiver um negócio, tanto me faz que comprem particulares ou empresas, eu quero é vender.
ACAP, mercado automóvel por tipo de energia, ligeiros de passageiros, 2024 (JAN-DEZ) – Quota de mercado:
1) ICE gasolina: 33,9%
2) ICE gasóleo: 8,8%
3) Total dos ICE (1+2): 42,7%
4) 100% elétricos (BEV): 19,9%
5) Híbridos plug-in (PHEV) a gasolina ou gasóleo: 13,5%
6) Híbridos elétricos (MEV) a gasolina ou gasóleo: 16,7%
7) Total do híbridos PHEV+MEV (5+6): 30,2%
8) Híbridos GPL/gasolina: 7,2%
3+4+7+8 = 100%
Fala-se muito dos 100% elétricos (BEV), mas foram apenas 19,9%, os MEV+PEV foram 30,3%. Ou seja:
1.º ICE 42,7%; 2º MEV+PHEV 30,2%, 3º BEV 19,9% e 4º GPL 7,2%.
Normal, porque há muito mais oferta de PHEV e MEV do que BEV.
Eu diria que há mais procura.
A ACAP “esqueceu-se” de fazer referência às novas matrículas resultante de carros importados usados .
Os chamados semi novos com 10 anos.
Há de tudo.. Al últimas contas q fiz, a partir de 2015 para trás já não valia muito a pena.
Depois voltava a valer a pena para antes de JUL 2007 mas era por causa do IUC. O ISV ficava igual.
Não é muito, tendo em conta que a burguesia exploradora dos menos de 5% de cima são quase 500 mil indivíduos.