PplWare Mobile

Tesla vai cobrar uma nova taxa para limitar o congestionamento nos Superchargers

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. B@rão Vermelho says:

    E prontos, se fosse um governo a aplicar mais uma taxa, ia já cair o Carmo e a Trindade, assim como é uma empresa privada esta tudo ok e correto, estranhos tempos que vivemos 🙂
    Ok, compreendo a taxa, a seguir vem mais uma taxa qualquer largar bufas em demasia dentro do carro, o Musk já quase parece ser de esquerda com tanta taxa e taxinhas 🙂

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      Ninguem te obriga a comprar um Tesla

      • B@rão Vermelho says:

        Nem Tesla nem outro qualquer, ainda vivemos num mundo quase livre
        Não sou contra os VE, e assim que tiver condições para poder carregar em casa vou começar a procura de um, mas para aqueles que dizem que é indiferente o carregamento vs atestar de combustível, ai tem a resposta, o carregamento fora de casa tem de ser a exceção e não a regra

        • AlexS says:

          Parece que não queres entender. És obrigado a te relacionares com o Estado da maneira que a maior minoria que vota ordena.
          Não tens hipótese de teres uma relação liberal com o Estado em que um socialista paga muito e obtem mais e um liberal que paga pouco e obtem pouco.
          Ao contrário já tens liberdade de não te relacionares com a Tesla.

    • Rui says:

      Faz sentido existir por acaso, se eu tivesse uma rede de carregamento ia querer fazer o mesmo, e os últimos 10% demoram uma enternidade a carregar comparado com os primeiros 50%, aliás em viagem 80% devia ser o tecto alvo…
      Agora imagina demoras 30 minutos até aos 80 e mais 30 até aos 100, significa que vais usar o dobro do tempo sem qualquer necessidade.

      • B@rão Vermelho says:

        Mas se estas a pagar, estas a pagar, se fosse de borla até compreendia

      • Yamahia says:

        Portanto o carro elektro, apesar da autonomia sofrível. ainda tem que fazer concessões de -40% no alcance ao limitar a faixa de carga entre 20% pq abaixo faz mal e os 80% pq acima prejudica os outros?

      • livreseforsopamim says:

        Se foose uma rede publica ou governamental, ja era o carmo e a trindade. Faz lembrar os medicos. Vao ao publico se esperam ( e hj em dia na maioria dos centros de saude, ate ja n acontece, ate pas consultas nao marcadas, dao hora, com ajustes perfeitamente normais, hospitais igual, so nas urgencias, como facto agudo, depende sp da afluencia), é o carmo e a trindade; se vao ao privado e esperam (as xs ate bem mais) qdo chegam la dentro, entram amestrados, so falta ainda baixar as calças e perguntar, sr dr pf quer vir-me ao xx?

    • Peace says:

      Taxa essa que tb deveria existir nas bombas de combustível. A falta de civismo é transversal em toda a sociedade. É frequente algumas alminhas deixarem o carro parado na bomba enquanto tomam o pequeno almoço com tranquilidade, ou enquanto fumam um cigarro e põem a conversa em dia com amigos. E os outros que esperem.

      • Yamahia says:

        Aqui o que está em causa não é ir fumar um cigarro e tagarelar comos amigos já com o depósito cheio.
        O que está em causa é o depósito, por exemplo, levar 60 litros e qd chegares aos 50, se quiseres completar os restantes 10 litros, já estás a pagar uma taxa extra pelo tempo adicional. Faz sentido? Parece-me que não!

        • JL says:

          Aqui não são depósitos, são equipamentos muito mais evoluídos.

          Qualquer utilizador destes veiculos vai dizer que sim, porque se querem carregar devagar usem carregadores lentos, não sabe já disso ? nesses não paga taxa nenhuma.

          Supercharger a partir dos 90% não faz qualquer sentido, esse tempo de 90% a 100% pode ser usado por outro carro para ir dos 10 aos 80%.

          Porque está sempre a comparar alhos com bugalhos ?

    • Louro says:

      O governo também vai cobrar uma taxa… IVA…

  2. dfs says:

    Apesar de não ser bom pagar taxas, o benefício para quem usa pode ser maior que o prejuizo. A velocidade de carregamento acima de 90% deve ser bem mais baixa do que a velocidade máxima pelo que faz sentido desincentivar se existirem pessoas à espera. Apesar dos carregadores serem uma mais valia da Tesla, não é obrigatório utilizá-los.

    • B@rão Vermelho says:

      E se fosse o governo a aplicar uma taxa de 1€, para manter o SNS, ainda achavas bem?
      Repara eu não estou contra nem a favor, para mim é quase indiferente neste momento, ainda não tenho um VE, acho é estranho o pessoal aceitar este tipo de coisas de empresas privadas que só vem engordar as contas deles e depois quando é para o bem comum ai Jesus ai Jesus.

      • Louro says:

        Se o governo cobrasse uma taxa por cada pessoa que aparece nas urgências e não é uma urgência mas faz com que todos fiquem a aguardar por mais umas horas, sim acharia muito bem.

  3. Yamahia says:

    1 Usd por minuto? Pior só mesmo o parque de partidas do aeroporto de Lisboa. Um dia atrasei-me 5minutos nas despedidas e comeram-me logo 10€. Fdp

  4. Zé Fonseca A. says:

    lol.. isto de planear paragens para fazer viagens ainda hoje me faz rir..

    • Mr. Y says:

      Sim, já sabemos que gostas de fazer Lisboa – Madrid em hora e meia…

    • Shout says:

      aqui em casa já fazemos isso há muitos anos…..já o meu pai fazia qd iamos passear para mais longe e era preciso meter combustivel a meio da viagem, fazer as refeições, ir à casa de banho todos em filinha e aproveitar para brinca um bocado, etc…
      A gente agora continua a fazer a mesma coisa 😉

      • João Câmara says:

        Partindo do principio que a maior parte do carros, não circula em passeios de família, a sua solução não resolve o problema de muita gente.
        Se eu faço 500km por dia em trabalho, nem sempre me apetece parar para brincar e na maior parte dos lugares onde tenho de parar não posso carregar.

    • Yamahia says:

      Vê a grandiosa “road trip” do boneco dos carrosEV no YT, de partir a rir, mesmo!
      Vou aguardar pelo fim para tecer comentários. Para já só se enterra looolooolool

      • JL says:

        Que tem ? Aquela coisa de gastar 3.10 euros em luz no hotel ?

        • Yamahia says:

          Atão e ter q pagar 20 mokas para poder carregar? Não conta?!
          Mas esse facto nem sequer faz parte do grande portfólio de palhaçadas q envolvem a “aventura” de 900kms, bem como hype de capacidades q pretende passar ao model 3LR. Quatro (4) dias para percorrer uma distância q costumo fazer num dia ao serão depois do trabalho looolooolool

          • JL says:

            20 não, 3.1 euros.

            Ele não usou 4 dias para fazer 900 KMS, isso é o seu preconceito a funcionar, ele usou 4 dias para fazer um passeio por vários lugares.

            Você quando sai de casa é só por dizer que faz KMS ? Curioso, por ainda hoje vi um que fez 2000 KMS em 24 horas, e até é o mais fraquito, o SR, passe no club Tesla, está lá.

          • Yamahia says:

            Mas vc é lerdo ou faz-se? Mais 18€ para aceder à garagem do Hotel e aos carregadores, quando tinha lugares livres no parque exterior que é grátis. Grande negócio que este gajos dos elektros julgam que fazem.
            E vai na volta havia hotéis mais baratos em redor, embora sem carregadores. Que tansinhos, meu Deus.

          • JL says:

            Em qual vídeo ? é que há vários, estou a falar do que ele mostrou no segundo vídeo, 14 euros de estacionamento + 3.10 euros de luz.

            Você é que é lerdo, não ouviu ele dizer que fez um bom negócio porque a alternativa era no supercarregar perto ?

            Deve meter combustível de borla para vir dizer disparates.

            Se houvesse tinha escolhido esse e carregava no supercharger, ele falou tudo, você é que não viu.

          • Yamahia says:

            O homem termina a odisseia classificando o carro como um devorador de kms.
            Última etapa, 600 kms, 10 horas.
            Grande devorador de kms, sem dúvida. Só rir loooloolool

          • JL says:

            E onde ele diz que ocupou essas 10 horas só na viagem ?

            É a mania de vir dizer que as pessoas só se metem no carro para fazer kms. Enfim.

          • Yamahia says:

            Pois não, deve ter ido dar uma voltinha às ramblas loool
            Nem almoçou pá apenas comeu umas sandochas pelo caminho looolooolool.

            Ainda agora venho da BP e assisti a uma cena q não me mandei para o chão a rir pq parecia mal looolooolool

          • JL says:

            Ele disse para o que foi, ou não viu, ou não quer dizer ?

          • Yamahia says:

            Já lhe respondi à sua insinuação acima, mas posso voltar a colocar aqui.
            Boa desculpa.lool Família só se forem os carregadores da Tesla que o carro não encontrava outros nem traçava rotas com outros.
            E acrescento.
            E sabe pq é desculpa? Se quiser eu explico. Mas basta ver o final do episódio penúltima etapa para ter a resposta.

            Já agora veja o 1⁰ ao que parece, a existir, a verdadeira família estava em SanSebastián. Apenas não percebo pq teve que dormir no Hotel eheh

          • JL says:

            Mas desde quando ele usa desculpas ? O homem até mete lá informação que nem precisava para ter bons vídeos.

            Ah então não pode visitar outros ? Loooool, enfim, é com cada espernear que até levanta pó. Loool

          • Yamahia says:

            O homem está tão sério que até apagou o vídeo do Volvo Recharge. A partir daí morreu. E só filma a estrada.
            Apenas serve para rir qd se distrai e são muitas vezes. Por ex. Voltando ao 1⁰ vídeo média de 100 e…comentário do próprio: excelentes consumos, looolooolool
            Alias passou a thread de 6 episódios a enaltecer consumos e a dizer que não andava a pisar ovos looolooolool

          • JL says:

            Palhaçadas onde ? aquelas que você gosta de inventar ?

            Porque não falou das outras médias ?

            Olha que engraçado, afinal os carros fazem menos de 20 kwh/100 kms só a andar em AE.

            Diga antes assim: “estou tão incomodado!!!”

          • Yamahia says:

            Qual média, aquela de 80 kms hora da etapa 4?

            Ou gastar 6dias para fazer 2 mil kms?

            Qual das médias quer que comente?

          • JL says:

            Escusa de comentar, já vimos que não acerta uma

            Portanto não sabe mesmo o que é uma roadtrip, e pensa que todos sao uns miúdos, que vão para a estrada para contar KMS, ah já percebi, como tem o carro sempre na garagem, cada vez que sai de casa tenta fazer o máximo. loooooooool, ao que chegamos, assim ao menos tenta justificar a manutenção anual, fazendo KMS que não eram necessários.

    • B@rão Vermelho says:

      Eu também planeio paragens em viagem, principalmente quando tenho de ir para o norte, planeio sempre que possível passar à porta do meu restaurante preferido de leitão à hora das refeições, e que eu saiba não há carregadores por perto, há pessoas que não gostam de parar e há outras que gostão, a questão e teres de parar por 5 ou 10 minutos ou teres de para por 30 ou mais porque não podes perseguir mesmo que queiras é a única diferença que vejo.
      Também há aqueles que dizem que não faz diferença nenhuma porque planeia sempre as viagens atempadamente, a vida desse pessoal deve de ser uma pasmaceira não há imprevistos na vida dessas pessoas?
      Eu planeio comprar um VE para a vida do dia a dia, mas para fazer deslocações maiores vou continuar com o atual veiculo a gasóleo, não haja duvidas para as voltinhas do dia a dia os VE são a melhor opção.

      • Zé Fonseca A. says:

        agora tens a meta na paragem de serviço da mealhada e tens lá dois carregadores, boa sorte, com a meta e com os carregadores 😀
        já me enfiaram numa dessas numa deslocação ao porto em que quiseram levar o tesla.. o leitão não valia nada e os carregadores estiveram sempre ocupados, felizmente ainda tínhamos bateria para chegar ao Porto senão tínhamos perdido uma reunião importante por causa das brincadeiras dos electricos

        • JL says:

          Desde quando os postos da Mealhada tiveram ocupação lotada ? É que é o local com maior número deles e nem de perto é o que tem maior afluência.

          Outra mentira sua. Antes disse que se recusava a andar no Tesla, agora já inventa desculpas.

          • Carlos says:

            Deus no Céu e JL na Terra 😀

          • Yamahia says:

            Até eu que não conduzo elektros percebi que os carregadores estavam no parque do restaurante, que a rapaziada foi lá pq aproveitavam para almoçar enquanto a bateria enchia e passaram fome pq a comida não valia nada e o carro tb ficou a anhar pq os carregadores estavam ocupados. Aquilo que os BEV nos fazem passar, só banhadas lool. Grande stress, dias desses dispenso, meu rico Pedro dos Leitões 😛

          • Zé Fonseca A. says:

            então passa por lá num dia de semana à hora de almoço e tira as tuas conclusões, é das estações de serviço onde mais paro Lisboa -> Porto, de preferência depois de já ter almoçado no Rei dos Leitões.

          • Yamahia says:

            Até nos chargers da Tesla a 6 kms dos bons restaurantes aquilo não é famoso.
            Basta consular o Gmaps:
            https://maps.app.goo.gl/dyDMsqfU5T1wFvn99

            Já sabes @Zé Fonseca A., próxima vão ao Rei dos Leitões e o gajo que teimou em levar o tesla que vá carregá-lo à Pedrulha e vá a pé ou chame o uber para ir e vir (mas 1º tem que vos deixar no Restaurante) lool

          • JL says:

            @Yamahia, nenhum de vocês vai lá, mas sabem o sabor da comida, no entanto de quem lá vai elogia as sandes e almoços de leitão.

            Anda aqui alguma coisa errada, então afinal sabe quem não experimenta ? isto já parece a vossa experiência com ve’s, sabem tudo, sem nunca ter tocado em nenhum.

            Errado, os carregadores nunca tiveram ocupados, houve uma ou outra vez que tiveram avaria, mas são coisas diferentes, e como já disse muita vez, não vale a pena repetirem a mentira 20x porque ela nunca vai ser verdade.

            @Zé, ainda não fez 15 dias que passei lá, tinha 2 carros + o meu.

            @Carlos, não vale a pena andarem a justificar o dinheiro que recebem dos vossos donos com tentativas de me calar, porque não vale a pena.

          • JL says:

            @yamahia, obvio, este só não presta porque tem carregadores tesla, se não tivesse já era bom. LOOOOOL

          • Yamahia says:

            “Errado, os carregadores nunca tiveram ocupados”
            Olhe que sim, olhe que sim.
            Já lhe deixei a imagem, não abriu?
            https://maps.app.goo.gl/dyDMsqfU5T1wFvn99
            Vá não tenha medo, tudo a abarrotar e rode a imagem para ver mais 7 ou 8 carros à espera alem do Model S que aparece na foto e que tb está na seca. Na Pedrulha_Tesla Mealhada,

          • JL says:

            Dai estarem por ai tantos até em estacionamento comum.

          • Zeca says:

            JL quando é que fazemos negócio? No outro dia passei lá no teu stand, mas nem largas o telemóvel, sempre a comentar aqui no Peopleware.

          • JL says:

            Olá Hugo, está bom ?

            Qual stand, mostre lá o stand

            Looooool, com cada incomodado….

        • B@rão Vermelho says:

          @Zé Fonseca A, o meu restaurante de eleição fica em Coimbra norte 🙂
          Não faço ideia se tem ou não carregadores, até ao presente momento ainda não sou proprietário de um VE, mas esta próximo, se não tivesse em Portugal, talvez a casa nova já estaria pronta, mas como estou em Portugal e com a qualidade dos nossos empresários a coisa está atrasada 🙁

    • JL says:

      E precisa de planear porquê? Provavelmente porque não tem nenhum, senão não se preocupava.

    • Pedro Fonseca says:

      Num carro a combustível fóssil também paramos para descansar. Não planeias isso?
      Talvez isso explique muitos dos acidentes!

      • Pois, Pois says:

        Num carro a combustão também paramos, mas não precisamos planear… é quando der jeito ou se quiser… e não por falta de energia para o carroço andar

      • Zé Fonseca A. says:

        nunca parei para descansar, não me canso a conduzir e faço viagens de 12h seguidas só com 2 paragens para xixis e gasoil.
        track record de 0 acidentes e 0 multas em 27 anos de carta e mais de 2 milhões de kms feitos.

        • JL says:

          Afinal enquadra-se bem nesta mobilidade, até porque essas são as vezes que precisa parar para fazer os KMS que faz em 12 horas.

          • Zé Fonseca A. says:

            Lisboa -> Andorra.. 1200 kms, experimenta no teu EV e diz-me quanto tempo demoras com as tuas paragens, eu aposto em 15-16h.

          • JL says:

            Sim, é mais ou menos isso.

            E é muito ? faz em 2 horas a menos com diesel, e chega com o dobro do cansaço.

          • Yamahia says:

            @Zé Fonseca A. Estás a ser muito benevolente. Um elektro Lisboa Andorra faz em 2 dias e é de amigo.

            @JL ponha lá 8,5 horas nisso e já estou a dar de avanço.

          • JL says:

            8 horas para quê ? vai carregar na lentidão ?

          • Yamahia says:

            8,5h para fazer o percurso. Carregamentos é p elektros looolooolool

          • JL says:

            Para fazer o percurso e visitar a familia ? sim, parece que sim.

          • Yamahia says:

            Boa desculpa.lool Família só se forem os carregadores da Tesla que o carro não encontrava outros nem traçava rotas com outros.

          • JL says:

            Quem anda a inventar desculpas é você, daí o planeamento no vídeo anterior para evitar de parar onde não era preciso.

          • Yamahia says:

            12horas? Ó diacho , mais me ajuda looolooolool

          • Yamahia says:

            Pelo q estou a ver, ele andou foi a fazer kms que não eram precisos num térmico e muito provavelmente num outro elektro, tudo em busca dos carregadores da Tesla pois o SW do carro não dá para maise apenas lhe indicava o percurso em função dos superchargers.
            Patético.
            Num térmico a velocidades legais desde URH Zen Balagares Hotel & Spa que foi de onde ele saiu até ao Porto são 3 horas e meia até ao Porto. Ainda a tempo de ir almoçar um cozido à tasca da TiMaria.
            Pelo contrário com o Tesla chegou de noite à garagem de casa à custa dos percursos mirabolantes que o SW da Tesla sugeriu.
            Só se enterram looolooolool

          • JL says:

            Não sabe o que é uma roda trip ?

            Bom, parece que não.

          • JL says:

            Mas onde ele disse que tinha pressa de chegar a casa ? Não pode visitar a família?

            Curioso porque não poupou o dinheiro e comprado um termico. Looool

            As justificações que você inventa para se afirmar. Enfim

          • Yamahia says:

            @JL o homem ainda equacionou entrar pir cima mas teve medo de não localizar carregadores alternativos Mais que evidente. Já em San Sebastián tinha andado feito zombie pq nao conseguiu voltar a encher a bateria para poder fazer directo ao URH Zen Balagares Hotel & Spa ficado obrigado a paragem desnecessária
            Satander para encher a bateria no dia seguinte.
            Já era o trauma a trabalhar naquela cabecinha 😛 e portanto resolveu
            seguir o trilho da Tesla.
            A familia a existir, estava no Porto. Aquele era o ultimo carregamento q a Tesla ordenou q ele fizesse. Ganda lol ter q vir dar a volta pela Guarda. Eheh

          • JL says:

            Ah portanto inventou a sua história, como é costume, enfim, é sempre o mesmo filme.

          • Yamahia says:

            Não tá nada inventado. Está td do no report do home, veja com atenção. A tsla manda e o rebanho obedece lool

          • JL says:

            Está tudo ? Não vi lá nada disso. Acha mesmo que o homem ia despender 6 dias para fazer 900 KMS, isso faz-se bem numa tarde.

        • Zé das Cobes says:

          Você é um GRANDE CROMO =)

        • Kush says:

          De camião ? Sem tacógrafo? Ou estás a cagar de saco!

        • Kush says:

          De acordo com os regulamentos, os condutores não devem conduzir mais do que: 9 horas por dia (período que pode ser alargado para 10 horas duas vezes por semana). 56 horas por semana e 90 horas por quinzena

          Fazes infrações todas as semanas!

          • Zé Fonseca A. says:

            poor me 🙁

          • Yamahia says:

            @Kush, parece-me que isso é para camião. Nao compares o desgaste num camião a um carro. E uma coisa é a lei e outra é a realidade. Apesar de toda a fiscalização recente, ainda há profissionais que conseguem dar a volta aos tacógrafos.

  5. Jorge Gourmet says:

    Quem compra teslas preocupa se com o futuro, quem ainda tem o descaramento de usar carros a combustao não se queixe se ficar com pneus vazios. Comigo não tem hipotese

  6. Pedro Fonseca says:

    Isto não será diminuir a autonomia em 10% para viagens de longo curso?

  7. há cada gajo says:

    Quando se tenta racionalizar aquilo que só pode ser considerado como mais um roubo descarado acontece um desfile de argumentos desprovidos de razão num triste chorrilho de comentários boçais e ofensivos. Mas acredito que ninguém queira dar por perdida a decisão que em dado momento tomou para comprar um carro elétrico, esse salvador de todos os males do planeta.

    • JL says:

      Ou então os chorinhos daqueles que não conhecem o sistema e portanto não conseguem ver as vantagens de algumas medidas, mas ok, já estamos habituados a este lançar de opiniões desinformadas.

      • há cada gajo says:

        Para mim não tens de te justificar, só tens é de te questionar acerca das decisões que tomas e que pela quais anseias reconhecimento alheio como tendo sido bem tomadas, quando na opinião de muitos, não são mais do que palermices. Tudo tem vantagem como inconvenientes. Para uns aquelas são maiores que estes, para outros o contrário. Mas recusamos a tua evangelização.

        • JL says:

          Eu justifiquei-me ?

          Eu não preciso da opinião dos não experientes para tomar decisões, se formos por aí, então enterram-se ainda mais.

          Tem sim, e muitas vezes são enumeradas aqui.

          Evangelização porquê? Porque tenho uma opinião diferente? Então também é um evangelista. Afinal não somos diferentes.

          Isto não serve para só para deitar abaixo como você pretende, como já viu muitas vezes, eu também crítico os veículos eléctricos.

    • Tromp says:

      O carro eletrico não salvará o planeta.
      O avião, o comboio, o navio eletrico e a energia nuclear, sim.
      Motores eletricos já há em veiculos pelo menos desde a década de 60.
      Não é nada de inovador.
      Inovador é os softwares da treta que trazem e que não tem nada com o ser VE ou não.

      • JL says:

        Lol, e alguém disse que vinham para salvar ?

        Motores a combustão já existem desde o século 19, portanto nada inovador também.

        • Tromp says:

          Claro.
          Verdade de Lappallissada.
          Se não salvam o planets, não são prioritarios nem devem receber subssidios..
          Só mamões.

          • JL says:

            Então porque os diesel continuam a receber ?

            E porque os combustíveis continuam a ser subsidiados ?

            Não é para salvar ninguém, é para reduzir as emissões, é assim tão difícil lerem as notícias ?

  8. NunoManuelAlves says:

    Não é lerdo:) é um Ork mesmo :):):)

  9. PJA says:

    Medida completamente estúpida e absurda. Serve para secar dinheiro às pessoas.

  10. Aguenta says:

    Está a começar! O IUC das pilhas está a chegar…

  11. Paulo Brito says:

    Aquele momento em que nos tornamos defensores de uma marca como se de uma religião se trata-se, passamos a ser o produto da mesma. Aqui o nosso acionista da Tesla, já chegou a essa fase. Alguém que lhe ilumine o caminho 😀

  12. PorcoDoPunjab says:

    Eu não tenho EV, mas se tivesse estava-me bem a marimbar para carregadores e paragens e não sei o quê.
    Metia um gerador na mala, uns jerricans de gasóleo do bom e quando parasse para tomar um café metia o gerador no chão e pimba já está a carregar e a fazer fumo.
    Assim é que é…
    Independência total…
    Ora digam lá o que acham da ideia?
    Alô JL, esta ideia foi patenteada por moi meme.
    Quem fizer isto tem de pagar royalties.

    PorcoDoPunjab, what else?

  13. JL says:

    Só para informar que já chegaram os idle fees aos a combustão, confirmado cá em Portugal.

    https://x.com/chicofinissimo/status/1728691819871981783?s=20

    Looool

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.