Tesla Semi Alpha possui 26 câmaras no total e várias configurações da cabine
Por onde passa este camião Tesla tem criado um grande alvoroço face ao ainda enigmático conceito que foi criado à sua volta. Ainda não se sabe algumas das principais novidades e vão-se descobrindo pequenas inovações à medida que a exposição é maior.
Foram agora reveladas algumas informações depois de uma unidade do Tesla Semi ser encontrado carregado, a testar grandes percursos. Novidades como a cabine para dormir, os megacarregadores e outras dúvidas começam a ser dissipadas.
Tesla Semi está cada vez mais presente nas estradas
Recentemente, um grupo de fãs avistou uma unidade do camião Tesla Semi no estado do Colorado, que fica a cerca de 1600 km da Fábrica Tesla Giga (o que mostra que a marca está a testar o pesado em viagens de longa distância). Nessa altura o grupo percebeu que o veículo estava totalmente carregado e tiveram oportunidade de conversar com o motorista e engenheiros sobre o modelo.
De acordo com a informação que emerge do vídeo gravado pelos fãs, o Semi tem 26 câmaras a bordo, embora no modelo da série pode trazer menos, dado que ainda são unidades de teste e ainda poderão usar estas todas para verificar quais as posições mais adequadas.
Cabines adaptadas às necessidades
A empresa tem já várias encomendas sinalizadas para os seus veículos pesados. São frotas que cruzam as estradas americanas e fazem trajetos longos, de várias dias ou semanas. Por isso, cada empresa poderá escolher diferentes configurações do veículo, principalmente no que toca às acomodações na cabine.
O Semi está atualmente a ser testado na sua versão "day cabin", uma cabine de condução diurna. Contudo, os engenheiros confirmaram que também está em desenvolvimento uma cabine que incorporará uma estrutura para o condutor dormir, como é o caso em muitos outros veículos pesados de longa distância.
Depois dos supercarregadores, chegam os Megacarregadores
O Tesla Semi poderá carregar 80% das suas baterias em apenas meia hora, graças ao uso de uma rede de megacarregadores que a marca quer implantar nas mais importantes rotas comerciais dos Estados Unidos. No momento, o veículo é carregado usando quatro SuperLoaders.
A autonomia do modelo será de 480 km ou 800 km, dependendo da versão e usará quatro motores do Tesla Model 3 (o que poderia dar uma potência de cerca de 1.080 cv.).
Inicialmente, será a própria Tesla que comprará as primeiras unidades do Semi, a serem usadas no caminho entre a Gigafábrica 1 de Nevada e a fábrica da Fremont na Califórnia. O protótipo Alpha, que pode ser visto nas imagens, é fabricado em fibra de carbono, e é o modelo que está a ser apresentado às as empresas para que sejam feitas as reservas.
Pepsi espera encomenda de 100 camiões Tesla Semi
De acordo com dados da própria Tesla, estão já reservados cerca de 2000 Semi. Há, contudo, muitas empresas atraídas pela promessa de custos operacionais muito baixos: sem ir mais longe, o Walmart Canadá reservou mais 30 unidades do camião, que se juntam às 10 que inicialmente haviam solicitado.
Segundo os planos de Elon Musk, o camião começará a ser fabricado em 2019, embora o local onde será produzido ainda seja desconhecido (a Fremont está saturada pelo Modelo 3, então a Gigafábrica 1 pode ser escolhida apesar do facto de que até agora só fez baterias). No entanto, segundo alguns analistas, a empresa irá ser obrigada a atrasar o início da produção para 2020.
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Interessante falta ver se consegue entregar o que promete e se conseguem manter a produção