Tesla quer que os seus robotáxis elétricos se limpem sozinhos
Os robotáxis da Tesla não estão, ainda, a transportar passageiros, mas a fabricante tem comunicado desenvolvimentos. Numa patente detetada por um investigador, a empresa parece ter a certeza que os quer bem limpos - com a tarefa a ser assegurada por eles próprios ou por robôs.
Indo ao encontro do que outras empresas estão a fazer, especialmente nos Estados Unidos, a Tesla planeia lançar um serviço automatizado de transporte de passageiros. Apesar de a condução totalmente autónoma não estar, ainda, suficientemente aprimorada, a fabricante já informou que o robotáxi chegará em agosto.
Não estando, ainda, a circular pelas estradas, a Tesla está ciente dos desafios que um carro totalmente autónomo a transportar diferentes pessoas acarreta. Afinal, embora seja pertinente, retirar o condutor de um carro resulta em alguns problemas. Por exemplo, a manutenção dos veículos, que é habitualmente assegurada pelos motoristas.
Tesla's patent WO2023/163943A1 presents a system and method for automatically sanitizing enclosed spaces, particularly vehicle interiors, that can be shared by multiple people.
The core of this patent is detecting the current environmental conditions of the… pic.twitter.com/Mh5Q6oITak
— SETI Park (@seti_park) June 30, 2024
Assim sendo, conforme detetado e partilhado pelo utilizador @seti_park, citado pelo Electrek, a Tesla solicitou o registo de uma nova patente para um sistema de higienização automática para os seus futuros robotáxis elétricos.
De nome "Controlo das condições ambientais em espaços fechados", a Tesla descreve-a da seguinte forma:
Os espaços partilhados apresentam vantagens em termos de custos, eficiência e sustentabilidade ambiental. Por exemplo, um automóvel que fornece transporte ao longo do dia para várias pessoas proporciona custos de transporte e uma pegada ambiental mais baixos do que um automóvel utilizado por apenas uma pessoa para deslocações pessoais.
No entanto, os espaços partilhados têm a desvantagem de facilitar a transmissão indireta de doenças transmissíveis através do ar ou de superfícies contaminadas. Os meios atuais de higienização dos espaços partilhados, por exemplo, a limpeza manual das superfícies de contacto com toalhetes desinfetantes, podem ser morosos, trabalhosos e conduzir a condições sanitárias insatisfatórias. Além disso, essas atividades executadas manualmente podem não ser facilmente verificáveis.
A patente da Tesla procura aprovar um sistema que, por via de uma variedade de sensores (que podem incluir um sensor de imagem, um sensor acústico, um sensor térmico, um sensor de pressão, um sensor capacitivo, um sensor de radiofrequência, ou um sensor de gás), mantém o controlo do ambiente no interior do veículo.
Relativamente à rotina de higienização, a Tesla menciona a potencial utilização de luzes UV e um sistema de aquecimento para higienizar. Segundo a patente, a fabricante de carros elétricos poderia utilizar elementos no interior do veículo para higienizar automaticamente.
Além destes, o robotáxi poderia, também, conduzir autonomamente para uma área equipada, no sentido de se higienizar com robôs. O veículo entraria numa espécie de "modo de higienização" que poderia incluir a deslocação dos bancos, se necessário, ou a abertura das janelas para deixar entrar uma fonte de luz.
Leia também:
Primeiro têm de limpar a porcaria que o Musk tem feito.
Sim criar uma das maiores empresas de automóveis que o mundo viu ahah bela porcaria que tem feito carros que vendem como paezinhos quentes e acções altíssimas
Acções sobrevalorizadas. A Nvidia sempre faz algo produtivo para o mundo.
Só compra Teslas quem percebe zero de automóveis. Há tantas opções melhores no mercado EV, CI e Híbrido.
Não existem acções sobrevalorizadas, se têm valores alto durante tanto tempo é porque muita gente vê valor na empresa.
Sim eu tambem dizia isso até ir investigar bem não há nada nem perto em termos de eficiência, autonomia, rede de carregamentos não há nada comparável quem diz o contrário são pessoas que não perderam nem 2 segundos a pesquisar e hoje em dia ainda entra o preço um model 3 é mais barato que um Renault megane eletrico e nem é comparavel os teslas conseguem ser dos mais baratos e de longe os melhores ainda não competição para eles. Em termos de eficiência a concorrência está a anos de luz. Rede de carregamentos nem vale a pena comentar é a única marca com rede de carregamentos próprio todas as restantes estás dependente da rede de carregamentos publica que digamos de passagem para isso mais vale comprar um carro a gasolina
eu quero isto no meu carro 🙂
Shut up and take my money