Tesla: Preço dos Supercarregadores sobe. Saiba quanto aumenta em Portugal
A Tesla voltou a aumentar os preços dos supercarregadores na Europa. Tal subida deve-se ao aumento da fatura da energia que a empresa de Elon Musk decidiu acompanhar.
Conheça quais os novos valores para Portugal e para outros países da Europa.
Todos nós temos conhecimento das subidas de preço da gasolina e gasóleo. Neste cenário (e noutros), os carros elétricos podem ser uma excelente alternativa, mas o preço da energia também está em crescimento.
Atualmente, fazer uma paragem numa das estações da Tesla em Portugal, com os atuais 0,56 euros por kWh, já é quase tão caro como reabastecer um carro a gasóleo ou a gasolina, mas obviamente que ainda compensa. Por exemplo, se o veículo gastar 158Wh / km, isto dá 15,8 kWh/100km * 0,56€ = 8,848€ para percorrer 100km. Se for um carro a gasóleo e gastar 6 litros por cada 100 km isto dá cerca de 12 euros (considerando o valor do gasóleo a 1,9€).
Para se ter um termo de comparação, na Itália os preços também dispararam, mas atualmente paga-se 0,45 euros por kWh nos V3s e 0,56 e 0,58 euros por kWh nos V2s.
Na Alemanha também há novas taxas. Em 2021 um custo de carregamento era de 0,45 euros por kWh. Desde esta semana, as tarifas aumentaram para entre 0,50 e 0,52 euros por kWh, dependendo da localização. Ou seja, 15,5% mais caro do que no início deste ano.
Resumo de preços nos Supercarregadores da Tesla
- Portugal: 0.56 euros/kWh
- Suécia: 0.55 euros/kWh
- Alemanha: 0.50 a 0.52 euros/kWh
- França: 0.45 euros/kWh
- Itália: 0.45 a 0.58 euros/kWh
- Espanha: 0.38 a 0.39 euros/kWh
Existem mais de 30 000 supercarregadores a nível global convenientemente instalados ao longo de percursos populares, localizados perto de comodidades como restaurantes, lojas, casas de banho e pontos de acesso Wi-Fi. Todos os locais têm vários supercarregadores para que possa carregar o seu veículo e regressar rapidamente à estrada.
Este artigo tem mais de um ano
Portugal sempre em primeiro nos preços…pena é que nos ordenados somos os últimos…
Sem dúvida!
É revoltante perceber o buraco que continuamos a escavar e as pessoas continuam acomodadas, com sorriso amarelo. Temos os que merecemos em aceitarmos em continuar com quem tem poder de decidir o futuro do país.
As energias renováveis contratos CMEC feito ao longo dos anos por vários governos levam a isto. A culpa aqui nem é da Tesla.
Vejo muitos países (ricos) a apostar no nuclear de última geração. Nós nem queremos ouvir falar disso. Ao invés vamos apostar no hidrogéneo. Deixo aqui uma questão – daqui a 10 anos, quem acham que vai ter razão e vai estar com maior crescimento? Será que soms assim tão visionários e os outros todos é que estão errados?…
Informa-te porque os CMEC já são residuais, estavam centrados essencialmente nas centrais a carvão. Mas claro… culpa-se o governo…
Quando for a IL vai ser tudo de borla… claro porque esses querem que a subsidiodependência passe das pessoas para as empresas… Tal como a Sonae por exemplo.
8.84€ cada 100 KMS num carregador Tesla? Isso deve ser sem as taxas…. com as taxas deverá de ser mais….
Tenho cá um feeling que em meia duzia de anos os pessoal dos VE vai pagar tanto de electricidade como o pessoal que paga tanto de combustíveis ao mês…
Electricidade e combustíveis vão encarecer ao mesmo ritmo. Mas actualmente carregar VE em postos rápidos e ultra rápidos já custa quase o mesmo que gasolina para a mesma distância,
Caro Pedro Pinto,
Os consumos que refere são superiores aos verificados na realidade. Se falarmos do model X, o valor muito dificilmente fica abaixo dos 22Kw/100Km. A adicionar a isto, existe ainda uma perda de cerca de 10%, que não é contabilizada na média que o carro apresenta. Depois de carregarmos o carro se fizermos as contas é o que dá.
Em suma, fica mais caro que os combustíveis convencionais, acrescido de todos os inconvenientes que todos nós já sabemos.
Falso, não há perdas de 10% num tesla, só em dias muito frios.
Faço estas contas com muita frequência há vários anos:
TMX 250Wh/km em autoestrada
TMX 210Wh/km em estrada
TMS 200Wh/km em autoestrada
TMS 160Wh/km em estrada
TMS 130Wh/km a 100km/h (IC19)
TMY 190Wh/km em autoestrada
TM3 170Wh/km em autoestrada
Contas feitas em temperatura >14ºC, sem chuva.
Volt..amos à discussão habitual.
VEs é para carregar em casa, carregar fora, apenas em caso de necessidade!
Os tugas até vivem todos em vivendas com paneis solares
A maioria sim, e a grande maioria tem estacionamento próprio, não sou eu que digo, é o ACP é o ine.
partilhe os estudos, sff.
Se estes estudos incluem garagens com parqueamentos em prédios com condições para utilização dita normal, e não de carregamento auto, então é voltar à estaca zero. Isto não é chegar e por uma tomada e está feito. Infelizmente, nos dias que correm nem o coitado que, como usam pouco o carro ou mota, liga a bateria à tomada, só para não ficar com a mesma estragada/gasta, já não pode. Mesmo sabendo que o consumo da mesma é residual.
Mas vamos continuar a achar que todos temos capacidade de carregar em casa/garagem!
Um dia, talvez… Não nos dias de hoje.
Aqui tem, página 14, e veja onde foi feito o estudo, nas ultimas páginas:
https://observatorio.acp.pt/estudos/condutor_portugues/index.html
Já o INE, no censos 2011 já apontava que a maior parte das pessoas tinha parqueamento ou garagem:
https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=ine_censos_indicador&contexto=ind&indOcorrCod=0005976&selTab=tab10
Sim, é chegar a uma tomada, qual é o carro que tem que não carrega numa tomada normal ? eu chego a fazer 240 kms por dia e uma tomada chega. Claro que não têm, andam a queimar literalmente o dinheiro.
Portugal não é só Lisboa e Porto
Pois, curiosamente foi as cidades abrangidas no estudo, eu vivo na província e o que é difícil é encontrar alguém que deixe o carro fora de casa.
Aqui temos o “mamão” da Mobi-E que “lixa” tudo o que é carregamentos com taxas e taxinhas aplicadas.
Seria bom ler, p ex isto, com atençao, nomeadamente a parte final.
Para alem disso, o diferencial de preço, com p ex espanha e alemanha, nao tem essa justificaçao tao linear, mas enfim, qdo a ideologia se sobrepoe ao racional, funde sinapses.
o tal link é este…https ://visao.sapo.pt/volt/2020-08-20-tudo-sobre-eletricos-carregamento-publico-e-na-rede-mobi-e/
Ja agora…http s://www.motor24.pt/sites/welectric/o-que-se-passa-com-a-rede-de-carregamento-da-tesla/1556395/
Nem mais. Ainda por cima pagamos pela incompetência e ineficiência deles.
mas estava à espera do quê????
E o quota de mercado de EVs é de apenas 5%.
Quando chegar a >20% vai haver muito choro por parte dos fãs de EVs “verdes”.
“Ai a eletricidade está tão cara”
Então consultou a Maia sobre isso ?
Um tesla que gaste +/- 20kWh, a pagar 0.56€/kWh vai gastar 11,2€ por cada 100km…
Fica mais caro que por exemplo o meu carro a gasóleo!
Realmente, quem não possa carregar em casa, não tem grande economia
Um Tesla que gasta 200Wh/km será um TMS, comparável p.ex. com um Panamera.
O elétrico continua a ser mais barato, não podemos comparar alhos com bugalhos.
A esse valor fica-me mais barato fazer 100 Km, mesmo ao valor que esta a gasolina, faço médias a baixo dos 4L/100… e não tenho que estar agarrado as fichas.
+1
de mota, certo? ou parado? 😀
Nop, um toyota yaris hibrido.
Um model 3 a acompanhar o seu carro com esse consumo faz uns 10 a 12 kWh /100 kms, ou seja , já o seu não sai mais barato.
Mas se for de scooter talvez.
É o que dá comparar alhos com bugalhos.
O modelo 3 em autoestrada a 130 faz esse consumos? Boa sorte. Além do custo inicial do carro.
Não, mas o yaris a 130 kmh também não faz esse consumo.
Podia então comprar uma scooter 125, também não se compara o preço de aquisição para um toyota yaris.
A 130 faço 4.2
Não, não faz, o consumo wltp é de 4.3.
https:// targa67.motor24.pt/teste-toyota-yaris-hybrid-verdadeiro-hibrido-tem-uma-surpresa/hoje-guiei-um/7380/
Isso é totalmente impossível, o TM3 LR faz 170Wh/km a 130km/h.
Tudo depende do pé. Em estradas nacionais já fiz 3.4. em média com 30 litros faço 750km. é uma questão de fazer contas
Carlos, eu não disse que era a 130 kmh.
Tb estou a avaliar um model y long range (empresa). De qualquer forma estou prefeitamente ciente pelas contas que já fiz que nunca vai gastar menos que a minha Passat 1.6tdi que carregada com 5 pessoas e carga até ao teto fez 5000km numa viagem o mês passado ao sul de França com 4.7 l /100 grande parte dele em cruise control a 130 /140 em ae. A portanto muito desconhecimento sobre os reais consumos de alguns diesel.
Quantos litros gastou nessa viagem ?
235l sensivelmente no total gastei cerca de 390€ de gasóleo.
Acho que não entendeu, essa média é a que o carro indicou ou a que você calculou depois da viagem com os recibos ?
Sao 2 coisas diferentes.
Média feita com o total de abastecimentos no final da viagem (recibos). Se bem que o meu carro regista consumos parciais desde o abastecimento e a média de cada um dos depósitos andou sempre a rondar esses valores.
Para ter uma ideia cada depósito de 60litros de gasóleo apresenta uma autonomia de 1350km …cheguei a fazer 1200 km e nunca abasteci na reserva.
Julgo que quem compra um tesla não deve estar muito preocupado com o preço da energia, não é propriamente um carro barato, da mesma forma que quem compra um BMD 60000€/70000€ está preocupado com o preço do gasoleo.
portugal sempre na liderança! somos fomos, e continuamos a ser, um exemplo para o mundo! ganda portugal 😉
A culpa é do Kosta, oh wait… o mercado é liberalizado… se quiserem vender o kwh a 1€ podem-no fazer.
Conheço vários donos de EV que voltaram a comprar um carro a gasolina.
Então traga os aqui.
Eu conheço dezenas de pessoas que trocaram de combustão para eléctrico e dizem que não querem outra coisa.
Nissan Leaf, Zoe, eTron, eGolf, etc…
Apenas três fatores levam aguém a voltar ao fumarento:
– Burrice
– Infraestruturas
– Não ser um Tesla
Historial do meu A250e, recebido a 25/02 e sempre carregado em casa:
– Distância percorrida: 2217 Km;
– *Puramente elétrico: 1507 Km (68%);
CONSUMOS: Combustível: 2,9 l/100 Km e 11,9 KWh/100 Km.
Super satisfeito e grande negócio!
Também tenho um A250e mas a minha média anda um pouquinho mais baixa distância percorrida 7222km puramente elétrico 5681km média combustível 1.7l/100km
Então querem um veiculo hibrido para quê ? troquem esses por eléctricos.
Preço de aquisição, meu caro!
E carregar só em casa, em tempo razoável (como um telemóvel) e com custos insignificantes!
Carregar em casa nem só, com o tarifário que uso faço 200 kms fora de casa onde com um hibrido só fazia 100, isto com as médias apresentadas.
Carlos, provavelmente, tenho feito viagens mais longas, porque se fosse só ir e vir para o serviço, o consumo de gasolina seria 0 l/100Km.
Já agora, em viagens mais longas, usa o modo Eco ou o Comfort?
Obrigado.
Não foram muito longas senão não fazia só 2.9 l de média.
Ele disse que está a fazer 1,7 l/100Km.
2,9 é o meu, mas tenho várias viagens superiores a 200 Km.
Sim, foi com a ideia que fiquei.
António Alves tenho viagens longas feitas nestes km como viagem a Espanha , Penela, Coimbra e mais eu sou de Espinho. Em relação ao modo gasto sempre o máximo da bateria possível no modo confort (deixo sempre 10km de bateria) e depois meto no batery level para não ter muito gasto em combustível e aproveitar para carregar um pouco a bateria e assim consigo numa viagem de 100km ter 82km feitos a bateria
Obrigado.
Vou experimentar esses modos de condução, nas viagens mais longas..
Em viagens de cerca de 60 km diários, ando sempre no modo 100% elétrico.
E mais:
Também tenho um Duster Bifuel, que, a GPL, gastando 8 l/100 Km, mesmo com o recente aumento de preço, fica a menos de 1 €/l, com os desconto dos 14 cêntimos do CNT.
Portanto, cerca de 8 € para fazer 100 Km, também é bastante económico.
Pessoal, aprendam…
E qual é o dacia que tem pelo menos 300 cv a gpl ?
Estávamos afalar de valores de utilização e não de cavalos… nem de burros.
Então mas quem está interessado em comprar um tesla fica na duvida em escolher o tesla ou um dacia ? para isso em vez do dacia comprava uma scooter 125, ficava bem melhor…
Não vim aqui comparar nada.
Dei o exemplo do Duster a GPL, por ser bastante económico. E a potência que tem chega bem para o que faço com ele: apreciar a Natureza, ir a sítios onde não posso ir com o Mercedes e nem iria com qualquer dos Tesla atuais.
E há que ter também em conta os preços de aquisição, seja do Duster, seja do Mercedes, seja do Tesla.
Para segundo ou terceiro carro está muito bom.
E atenção, por muito que se esforce, a Tesla não é marca premium.
Eu tenho eléctrico à mais de 15 anos e nunca deixei de ir a lado nenhum.
Olhe que quem escolhe um mercedes também não compara com um dacia.
-1
Portanto :
Desde Outubro de 2020 aumentou quase 75%….!
Não demora muito está ao preço da Ionity.
Parece que não percebeu o que eu escrevi porque apresenta médias de consumo e não perda de percentagem de bateria.
Eu tenho um Model X 100D que comprei em Junho de 2019 (mês pouco frio), e desde o princípio, que para um consumo de 9Kwh, pelo cálculo feito pelo carro, eram consumidos 10% de bateria (relembro que a capacidade da bateria é de 100Kwh). A pensar ser algum problema com a bateria, ao fim de um mês pedi à Tesla para avaliar a sua capacidade. Confirmaram que não existia qualquer problema e que essa perda era normal. Nesse período emprestaram-me um carro igual ao meu, também muito recente, que apresentava a mesma perda. Neste momento, o carro já tem cerca de 135000 Km, apresentando agora uma perda de 21Kw para 100%.
100 kwh é a capacidade teórica, os carros com bateria de 100kwh têm de útil 95kwh em novo.
Já agora onde via o consumo de 9kwh ?
Caro RC, o meu carro em novo e outro em que andei tinham apenas 90Kwh. Sei que parte desta bateria é para todas as outras funções do carro que não a deslocação, por isso alertei que os valores calculados pelo carro (pode ser mostrado no ecrã central e no ecrã atrás do volante os consumos médios por viagem, desde o carregamento, etc), estão abaixo do real consumo. A bateria também perde energia quando o carro está parado. Ainda agora o carro esteve parado 15 dias e perdeu 7%.
Sim, isso é o normal, o carro tem funções online ligadas e estão sempre a consumir, para reduzir o consumo desligue essas funções e mete em modo economico.
Tem a certeza que o carro diz 9kwh de média ? é difícil acreditar nesse valor, nunca vi nenhum X com consumo abaixo de 15 kwh
O José não falou em média, falou apenas em energia consumida e capacidade da bateria
Sim, mas esses valores estão correctos para o carro que é, se tem 95kwh em novo, e a cada 9 kwh de energia consumida baixa 10% bate certo, o restante é o consumo de alguns equipamentos do carro que não é contabilizado.
Bate certo com alguns que conheço.
Falou em “9kwh de média”
Ok, percebi mal, mas a conclusão é a mesma.