Tesla Model Y pode perder o estatuto do carro mais vendido na Europa para o Dacia Sandero
O posicionar do Model Y no topo das vendas na Europa no final do ano passado, surpreendeu muitos. O carro elétrico da Tesla bateu toda a concorrência e assumiu uma posição que se pensava ainda demorar muitos anos a ser realidade. Agora, e um ano depois, há um novo líder a preparar-se para a assumir a liderança. Falamos do Dacia Sandero.
A não ser que a Tesla consiga um milagre na reta final, o Telsa Model Y muito provavelmente não assumirá a liderança como veículo mais vendido na Europa este ano. Essa honra parece ir para um tipo de veículo totalmente diferente, o hatchback ICE Dacia Sandero.
O Dacia Sandero saltou para a frente após grandes lideranças nas vendas de novembro e de 11 meses, segundo a informação mais recente que foi disponibilizada. O Dacia Sandero lidera, com os seus concorrentes mais próximos, o Volkswagen Tiguan, com 21.506 a 18.618, em novembro.
Estas posições surgem conforme os números preliminares da Dataforce. Os dados mais recentes representam 97% das vendas na União Europeia, nos mercados da EFTA e no Reino Unido. A Hungria, Portugal e Eslováquia ainda não divulgaram os seus números finais, refere o relatório.
Até ao momento, o Model Y está em sexto lugar até novembro, com 181.781 vendas. Isso significa que tem 65 mil vendas a realizar para alcançar o Dacia Sandero. Ainda assim, a Tesla tem historicamente oferecido grandes ofertas para impulsionar as vendas de final de ano. Isso inclui um ano de Supercharging gratuito para os compradores do Model Y na Europa que adquiram um veículo antes de 31 de dezembro.
No ano passado, o Tesla Model Y foi o carro mais vendido na Europa, tornando-se no primeiro carro elétrico a fazê-lo. Embora tenha assumido o seu lugar durante alguns meses no ano passado, os resultados de final de ano foram muito próximos aos do Dacia Sandero, com um preço competitivo de 13.051 dólares (12.000 euros).
É claro que a BYD teve o maior número de crescimento de vendas, com o modelo Song. Este está a ser um sucesso com um aumento de 42% nas vendas em comparação com o período homólogo, pelo que 2025 provavelmente trará alguns novos concorrentes para o top 10. A Tesla, também, espera-se lançar a atualização do Model Y chamada Juniper no início do próximo ano, pelo que poderemos muito bem ver o Model Y de volta ao topo das tabelas em breve.
Só demonstra a pobreza que vai na Europa que ninguém aparentemente quer admitir…
1000x o Sandero ao “assoprado” model 3. Que grd trambolho saiu dali, feio que dói e zero harmonia de linhas.
Estão a falar do model y e ele vem falar do model 3. LOOL
Sempre lhe disse q o Y é um 3 assoprado. Vc anda mesmo esquecido e estou a ficar preocupado. Acho que vc já não vai laços o Memofante. Isso está grave. A partir de hoje recomendo Leqembi.
Não, um y é um y, o 3 é o 3.
Se não entende nada de automóveis ninguém tem a culpa, daqui a pouco um Audi A4 é um A3 esticado. Looool
O Model Y é baseado no Model 3 tem a ver não só mas tb com a utilização da mesma plataforma que foi pensada para um “sedan” estar a ser usada para fazer um SUV e portanto o resultado final é o Y sofrer limitações de design por causa disso. Quiseram fazer um SUV sem grande investimento em design num SUV. O resultado é um Model 3 soprado,desajeitado e desproporcional.
Portanto design muito desagradável, então visto de certos ângulos é de fugir, uma aberração completa.
Sendo assim todos os carros têm a mesma base, todos têm 4 rodas.
O design é bem melhor que a grande maioria, que parecem tijolos contra o vento.
Daí ser um dos veículos mais bem conseguidos em termos aerodinâmicos, continuo a dizer que as outras marcas fazem carros para andar no espaço e andam na terra, a Tesla é das poucas que mete um carro no espaço mas faz os para circular na terra.
Tanta retórica para chegar à conclusão inicial: O Y é um model 3 assoprado. Mais valia vc ter embuchado pq é a verdade e ter ficado calado de inicio.
Qual é a diferença entre um a3 e um a4 ? é um ser esticado em relação ao outro ?
Que fale do cheiro a plástico do D@cia….
Yamahia vais para o inferno por dizer isso.
Elektro é que é bom, ainda incomodas o sacerdote dos elétricos que se espuma todo.
No tem nada a ver com pobreza, até porque quem tem um carro novo não é pobre nem muito menos é da classe baixa.
O pessoal escolhe este carro porque faz o que interessa que é de ir A a B a um preço reduzido.
só demonstra a pobreza da tesla, é onde competem em qualidade, entrada de gama
No entanto não é a marca que mais vende, logo não é tanto por ai.
Só demonstra que os “outros” carros estão muito caros!
A Tesla vai lançar um modelo Y renovado no início do próximo ano, também se fala nalgumas alterações ao modelo 3. Quem quer comprar Tesla está a a adiar a compra.
É verdade.
O model 3 já foi mais q alterado.
Está quase perfeito
Longe disso.
Então que defeitos encontrou nos seus testes ?
carrega 100% da bateria em 5min?
Na verdade não sei quanto tempo demora.
Não confundir carro mais vendido com marca mais vendida. Como marca a Tesla é irrelevante.
Nos carros novos matriculados na Europa (UE+EFTA+UK) por marcas, em novembro e no acumulado Jan-Nov – a Tesla:
– Em novembro de 2024 comparado com novembro de 2023: teve uma queda na quota de mercado de 3,4% para 2,5% e uma queda nas vendas de 28,4% (vendeu 26.191 carros em Nov/2024 contra 36.563 em Nov/2023)
– No acumulado de janeiro-novembro de 2024, comparado com o período homólogo do ano anterior: teve uma queda na quota de mercado de 2,8% para 2,4% e uma queda nas vendas de 13,7% (vendeu 282.691 carros contra 327.635).
https://www.acea.auto/files/Press_release_car_registrations_November_2024.pdf
Quer dizer então que marcas como:
Volvo
Nissan
Suzuki
Mazda
Jaguar Land Rover
Mitsubishi
Honda
São tudo marcas são irrelevantes ?
São marcas de nicho, além de que a Volvo já é mais chinoca que europeia.
A Volvo é sueca.
Ah bom, só se tivessem acima da tesla é que eram marcas de não nichos.
A Volvo é China e como tal vai levar com a pastilha.
Btw, a Volvo cresceu.
A Volvo é sueca. Já vi que nem de marcas entende.
Mas segundo alguns comentadores, é uma marca irrelevante. Lol
A Volvo é tão sueca, como a MG é inglesa.
Tanto é sueca que se identificam como tal.
É principalmente por causa das etiquetas com bandeirinhas nos bancos.
Há dias tb comi uma comida com bandeirinhas da Colômbia, mas isso aconteceu ali para os lados do Estoril. De certeza que a comida era colombiana.
Mas estamos a falar da marca ou do produto ?
*São tudo marcas irrelevantes ?
Não reparei. Só reparei que, comparado com o período homólogo, a Tesla vendeu menos 28,4% em novembro e menos 13,7% no acumulado de janeiro-novembro.
Para uma marca com uma quota de mercado de 2,4% dão-lhe importância a mais.
Talvez por ser a única marca só com elétricos, e mais nova.
Simplesmente é a marca que reinventou os carros eléctricos e a toda uma indústria automóvel, e é uma referência em inovação.
Qual foi a inovação?
Tanto anti Tesla. É assim que a marca ganha estatuto. Por muito que digam, vende.
O q vai fazer a Tesla para atingir os 2 milhões prometidos para este ano?.
Parece q,ainda faltam 706 344.
Cheira-me que Tesla vai matricular muitos carros como veículos de serviço até ao final deste mês.
Faz igual as outras, abranda a produção.
Aposto que não. O Musk vai cumprir o objectivo! Venha quem vier.
Entanto, nos Estados Unidos o Ford serie F é o mais vendido, 650000. Assim anda o mundo.
Grande lol!
Por isso a Tesla vai falir daqui a uns anos.
Ainda falta muito ? já ouço isso há 12 anos, estamos a ficar impacientes. É que depois fico com um clássico.