Tesla Model Y Long Range RWD com 600 km de autonomia chega à Europa, mas não a toda!
A Tesla lançou uma nova versão do popular elétrico Model Y em vários países europeus. Denominada Model Y Long Range Tração traseira, esta é a segunda versão mais económica do SUV compacto de entrada de gama da Tesla, mas é a mais potente no que diz respeito à autonomia de condução. Sim, já está à venda em Portugal!
Com uma distância máxima de viagem classificada pelo WLTP de 600 quilómetros com uma carga completa, o novo Model Y europeu supera a versão Long Range tração integral às 4 rodas em 67 km (WLTP), tudo isto por menos 3000 euros em Portugal.
O novo Model Y LR RWD começa nos 48.990 euros em Portugal, o que o torna € 4000 mais caro do que o modelo básico de tração traseira com a bateria de alcance padrão. Além disso, é importante notar que o Model 3 atualizado com tração nas quatro rodas e a bateria de longo alcance ainda supera o alcance anunciado do novo modelo Y em 29 km no ciclo WLTP.
No entanto, o preço deste elétrico mais pequeno é de 48.990 euros. Sim, é exatamente o mesmo preço. O que possivelmente deverá deixar dúvidas ao cliente do que escolher!
De acordo com a publicação oficial da Tesla no X, o Model Y Long Range Tração traseira tem um consumo médio de energia de 14.9 kWh/100 km, o que faz dele o modelo com o custo por quilómetro mais baixo do mercado europeu de SUV elétricos.
Introducing Model Y LR RWD
Maximum range that allows you to commute all week without charging—at an even more accessible price
Specs below - 600 km (WLTP) when equipped with 19" Gemini Wheels - 217 km/h top speed - Lowest cost per kilometer in the electric SUV market (14.9… pic.twitter.com/1jlZuU9Yxi
— Tesla Europe & Middle East (@teslaeurope) April 11, 2024
No entanto, o sítio Web da Tesla afirma que o mesmo modelo tem um consumo médio de 15,5 kWh/100 km. Em comparação, o mesmo sítio Web indica que o Model Y com tração traseira de série consome 15,7 kWh/100 km.
Atualmente, a nova versão de longo alcance com tração traseira pode ser encomendada em 19 países europeus:
- Áustria
- República Checa
- Dinamarca
- Finlândia
- Alemanha
- Bélgica
- Luxemburgo
- Suíça
- Espanha
- Portugal
- Noruega
- Suécia
- Islândia
- Itália
- Grécia
- Polónia
- Eslovénia
- Roménia
- Hungria.
Curiosamente, países como o Reino Unido e os Países Baixos não constam da lista.
A título de curiosidade, nos Estados Unidos, a única versão de longo alcance do Model Y disponível também vem com tração integral. Começa em 49.990 dólares (antes do crédito fiscal) e tem uma autonomia de 500 km com uma carga completa, segundo a EPA.
Começa nos 48.990 euros ? Demasiado (muito, muito, muito) dinheiro para um carro!
Então o que dizer da concorrência? .claro, comparando autonomia, potência e durabilidade …
Sem dúvida. É muito dinheiro.
Quase 50.000 euros por um carro. É demasiado dinheiro. Para os norte-americanos ainda é naquela agora para um português com um salário mínimo nem em sonhos o terá, infelizmente.
Existem milhares de portugueses que ganham bem acima do ordenado mínimo.
Há mercado para carros nesta gama de preços.
(https ://www.publico.pt/2024/04/12/opiniao/opiniao/vao-aumentar-salario-minimo-nacional-futuro-sera-extraordinario-2086792) “Tenham presente que, em Portugal, aproximadamente 900 mil trabalhadores ganham o salário mínimo nacional (SMN) e que mais de metade dos trabalhadores ganham menos de 1000 euros.” Leia bem o que aqui está e pense no que disse. Eu não digo que esteja errado, apenas que vive num país onde não há possibilidade para este tipo de luxos.
Não é verdade, seja por particulares ou empresas o que é certo é que é das marcas que mais vende neste momento, acho piada que a malta fala sempre que não há dinheiro, mas o que é certo é que a quantidade de carros acima dos 40 mil euros novos em circulação não é assim tão poucos…
“…mas o que é certo é que a quantidade de carros acima dos 40 mil euros novos em circulação não é assim tão poucos…” Nas mãos de quem é pobre não estão eles certamente.
Amiguito vives numa sociedade capitalista para mal dos teus pecados.
Uns têm mais, outros têm menos. Isso não pode, contudo, forçar as marcas a baixar o preço de um produto.
Ou achas que um “pobre” vai comprar um relógio à Cartier? Também queres pedir à Cartier para baixar o PVP?
O que está mal é o elevador social não funcionar…
Bom bom é comunismo! Todos pobres yeahhhh todos iguais.
Em Portugal, este tipo de carro a este preço será sempre para um nicho de mercado.
@Mestre Interespacial: é muito mas há bem quem os possa pagar. “Ah não são os pobres”. Pois está claro que não! Ou um no café a usufruir do rendimento mínimo ou um pintor da construção são supostos ter veículos destes? Nem aqui nem na Bélgica nem no UK.
Agora a classe média costuma ter salários suficientes para este ou até mais (depende do que se quer gastar) e como tal NÃO faz sentido virem falar como se todos os carros fossem acessíveis a todas as pessoas.
Eu se tirasse 1000€/mês não pensaria num veículo destes.
O meu 3 tem autonomia de papel de 500km se não me falha a memória, o que quer dizer que este tem uma autonomia de 400 e poucos. Nada mal.
Só gostava que a Tesla ficasse aquele sensor/radar que é usado nos carros europeus e sensores de estacionamento…
Acho muito mais preciso que as câmeras …
Tirando isso um Tesla tem tudo o que é preciso… Sem exageros…
Bateria para 500 e tal … Suficiente para a maioria das pessoas para um dia a dia…
Para viagens maiores…ou respeitem os limites, ou parem para descansar um pouco enquanto carregam durante uns. 20/30min…o suficiente para depois carregar em casa a um valor mais barato por kW/H…
LIDAR?
Não sei se podemos chamá-lo de LIDAR, mas é o sensor que encontra nos carros “europeus” em média no para-choques em baixo, a Mercedes usa no símbolo…
Tenho de admitir que é mais funcional que a câmera…
Os minis que usam as câmeras, como o BMW série 2 (sei por conhecimento de um 235 e um M2) anterior á actual versão usam a câmara… Os Tesla quando estão com o Cruise Control ligado, aquando duma diferença de luminosidade, essencialmente passagem de claridade para escuro ele trava/desactiva o Cruise Control…por não saber se é estrada ou se é “fim da linha” e esta situação deve acontecer com outras marcas que usam as câmeras…
Há EVs melhores no mercado.
Ninguém quer estes Teslas subdesenvolvidos.