Tesla lançou serviço de robotáxis em Austin, Texas
A Tesla, gigante da indústria automóvel elétrica, já lançou o tão aguardado serviço de robotáxis.
Robotáxis são viaturas Model Y
A Tesla lançou este domingo o seu serviço de robotáxis em Austin (Texas), o CyberCab. Trata-se de um projeto-piloto com cerca de 10 a 20 unidades do Model Y, que vão prestar serviço numa área geográfica limitada e restrita a utilizadores convidados, principalmente influenciadores e entusiastas.
Os robotáxis são viaturas Model Y, elétricas e totalmente autónomas, mas nesta fase inicial vão ter um funcionário da Tesla no banco do passageiro, apenas como medida de segurança.
Cada viagem custa um valor fixo de 4,20 dólares americanos (cerca de 3,90 euros). Os veículos vão circular entre as 6h e as 24h, apenas quando existirem boas condições meteorológicas.
A Tesla recorre a teleoperação remota para auxiliar os carros em situações excecionais ou imprevistas. Vão ser usadas câmaras e inteligência artificial, sem sensores LiDAR.
Our second Robotaxi ride done.
It’s smoother than a human driver. Absolutely amazing work by @Tesla_AI team. Well done. pic.twitter.com/s2j2McOegV
— Zack (@BLKMDL3) June 22, 2025
A entrada da Tesla nos serviços de robotáxi era muito aguardada por investidores e fãs. Embora a primeira fase utilize Model Ys, a empresa tem em desenvolvimento um CyberCab sem volante nem pedais.
A Tesla indicou no relatório do primeiro trimestre aos acionistas que a produção em larga escala do CyberCab está prevista para começar em 2026.





















A montanha pariu um rato.
Lançar no estado do Texas é garantia que não irão arder! Quero ver lançar na Califórnia!
Isso diz mais sobre a california que qualquer outra coisa…
Precisamente. Pobre California a ser destruida pelos Californianos. É possivel com o crescimento da população no Texas e a estagnação na California esta perca ainda mais congressistas.
No census de 2020 a California perdeu 1 congressista, o Texas ganhou 2. Em 2030 poderá perder mais 4 e o Texas ganhar 4 se se mantiver a tendência.
O problema da California é o custo da habitação. dai as pessoas estarem a tentar mudar de estado.
Ainda à dias estava a ver um documentário no Youtube trabalhadores Americanos que mesmo trabalhando todos os dias não ganhavam para pagar uma renda de casa, dormiam nos próprios carros.
Em parte. Adiciona a não reacção ideológica ao roubo – muitas empresas fecharam as lojas em S. Francisco, e muitas ainda abrtas têm os produtos nas lojas em cofres vidrados , drogas, urinar e defecar em zonas publicas sem punição, escolas destruídas. Regulamentos insanos sobre as propridades, ler sobre as tentativas dos habitantes de Los Angeles reconstruirem as casas após o incêndio, etc.
Seria normal, a Califórnia, tal como todos os estados democratas são mais propensos ao crime e violência.
Na Califórnia existe mais pessoas que se revoltam contra as injustiças e intervêm mais nas ruas, no sul da américa são explorados a torto e a direito e nem se importam com isso e andam desdentados, alienados do mundo e a servir os proprios opressores com a ilusão que os culpados são os pretos e os migrantes, há toda uma falta de mundo e capacidade intelectual.
A Waymo está muito mais avançada que a Tesla.
Os Waymo são nível 4, o FSD dos Tesla são nível 2.
Curiosamente, ou talvez não, o governador do Texas aprovou ontem uma lei que obriga que os robotáxis sejam de nível 4 – mas que só entra em vigor em setembro.
A Tesla que aproveitar bem este período, porque, diz quem comparou o atual regulamento do Texas com o da Califórnia – no Texas, a licença de circulação dos robotáxis é fácil de obter, mas também é fácil de perder, se houver sarilhos.
Para já, a Tesla rodeou-se de todas as precauções – o percurso, georeferenciado é restrito, evitando cruzamentos complicados e mau tempo e que uma pessoa a telecomandar o carro se necessário. Mais curioso, marca-se a viagem, de um dia para o outro usando uma app da Tesla. Não me admirava que quem não seja, comprovadamente, fã da Tesla não consiga marcar .