Tesla faz recall de mais de 400 veículos Model 3 para reparar problema crítico
Em 2022 a Tesla fez recall a mais de 4 milhões de viaturas, num ano onde a empresa vendeu perto de 1,4 milhões de elétricos. Estas "recolhas" ou convocatórias nem sempre exigiram a presença dos carros nos pontos de assistência técnica, algumas foram via OTA. A prática continua e agora há nova chamada para reparar cerca de 400 veículos com defeito na suspensão.
Problemas na suspensão no Model 3
A empresa americana lançou um recall para 422 veículos do modelo Model 3 nos Estados Unidos. A Tesla destacou que o motivo para este recall tem a ver com um defeito nos fixadores de ligação lateral da suspensão dianteira. Conforme o comunicado da fabricante de elétricos, todos os fixadores da barra lateral vão ser apertados ou substituídos.
Sem esta reparação, a separação da barra lateral poderá alterar o alinhamento da roda. Não houve registo de acidentes ou ferimentos relacionados ao problema.
Conforme é referido, o novo recall abrange veículos dos modelos de 2018 e 2019 e é uma expansão de outro que ocorreu em 2021 para resolver o mesmo problema em quase 2.800 carros dos anos 2019 a 2021 do Model 3 e 2020 a 2021 do Tesla Model Y.
De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito (National Highway Traffic Safety Administration), a separação da barra lateral poderia alterar o alinhamento da roda, causando instabilidade e aumentando o risco de um acidente.
A Tesla referiu que desde janeiro de 2019, foram registadas 25 reclamações de garantia e dois relatórios que também podem estar relacionados ao recall, mas nenhum acidente ou ferimento foi relatado oficialmente.
Este modelo recebeu esta semana um novo foco ao ver o seu preço baixar. Conforme referimos, o preço do Model 3 a desceu cerca de 1.000 dólares (alinhada com uma redução de cerca de 2.000 dólares no Model Y). Desde o início do ano de 2023, o preço do modelo mais barato, o Model 3, já baixou 11%.
Este artigo tem mais de um ano
É pena não ser também o meu Y , o barulho que faz “a suspensão a trabalhar” (segundo a assistência da Tesla) é ridiculo, em todos os mais de 50 carros que já tive, desde os 127 às carrinhas comerciais (nem vale a pena falar dos bons) nenhum fazia os barulhos que este faz, nem parecido
Então @Antonio? Que se passa, já não é o maior do mundo e arredores?
O caro yamahia bem quer desacreditar quem apostou nos elétricos. Mas isso não será o desdenhar? 😉 Eu, apesar de não ver nos Tesla o conjunto de características que me levam a apostar nesse elétrico, não deixo de lhe dar grande crédito. Também não digo que não seja uma opção de compra num futuro próximo. Mas o amigo não perde a oportunidade de dar a bicada 😉
Caro @Vítor M, vou tentar moderar esta faceta que não é mais que uma defesa aos ataques de quem acha (e são muitos) que tem a última bolacha do pacote e vem espezinhar os outros que não querem ou não podem ter uma bolacha igual à deles!
E não é de todo a última bolacha do pacote, aliás, longe disso (como longe de serem #verdes”) 🙂 . Mas é uma fantástica evolução no mercado automóvel. E que está a obrigar os automakers a saber debaixo da sombra da bananeira. 😉 E também parece-me o caminho dos próximos 20 anos.
Aparte o problema do barulho da suspensão( que se calhar é um problema de assistência), é um carro muito bom, que gosto muito de conduzir e que me sai muito barato.
Mas se não pudesse carregar em casa e tivesse de carregar sempre fora, pensaria duas vezes antes de comprar, os carregamentos fora estão a subir muito de preço, alguém se anda a aproveitar. Tudo depende do preço do gasóleo
@Antonio Vasco, obrigado pela sua opinião sincera, “Mas se não pudesse carregar em casa e tivesse de carregar sempre fora, pensaria duas vezes antes de comprar”, é isso mesmo, se não podermos carregar em casa talvez seja mais barato continuar a gasóleo, para já para mim está fora de questão um Tesla, só por causa do preço, como digo sempre sou muito forreta em comprar carro e compro um carro para a necessidade que tenho e não para a vaidade, assim que acabar a construção da minha casa nova vai ser das “primeiras” compras um VE, tinha pensado no Dacia Spring, para a minha utilização diária é excelente, mas com a noticia do VW ID2All, por 25K, fiquei mais pensativo, vamos ver como vai correr
25K ainda é muita guita. Um carro que custe mais de 20k destina-se exclusivamente à burguesia exploradora.
Precisamos de VE com módulos de baterias amovíveis para trazer para dentro de casa como quem trás um laptop e carregar à tomada!
Por acaso o preço por kW baixou quase 50% para carregamentos ultra rápidos…
Mas nos posto de carregamento da Tesla ou em todos?
Em frente ao meu local de trabalho há um posto rápido e dentro do parque de estacionamento também, antes na rua estava sempre cheio até faziam fila agora vejo quase todos a carregar dentro do parque de estacionamento, não sei se dentro do estacionamento também é carregamento rápido.
Suponho que seja todos já que a Prio desceu a tabela de preços CEME…
(No entanto as “taxinhas” continuam a ser cobradas)
@Realista, olha o cenário:
Elétrico 52,42€ https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq9c0Pr6I5j5a0F8WdA?e=47HepP
-Pá, onde vais?
-Vou ali acima carregar o meu Tesla com bruta bateria. Só uns kWh’s para chegar a Tavira. Espero uma horazita que aquilo é muito rápido. Se me chatear apanho um Uber e venho cá abaixo fazer umas cenas e volto lá no mesmo Uber qd estiver quase.
Gasóleo 22,48€ https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq9c1Peyni-3gp7v8wA?e=1EsrBh
-Pá, onde vais?
-Vou ali abaixo carregar o meu zagóleo meter 15 litritos para chegar a Tavira, Daqui a 2 horitas já lá estou. Vai andando que já te apanho.
Obrigado mas não vou clicar num link para aceder a um ficheiro manhoso, porque não sei de onde é essa fonte…
Se queres aceder aos preços da PRIO são públicos:
https://www.prio.pt/share/downloads/file321_pt.pdf
@Realista, isso da Prio é o preço do CEME, que para o carro que está no exemplo que vc não quis abrir precisava de 45 minutos para ~60 kWh e só aí a Prio papava-lhe 18,90€ para a energia propriamente dita. Isto num carro com curva de carregamento decente (Tesla 100D), porque se for um BZx4 bem pode abrir ainda muito mais os cordões à bolsa. Depois falta tudo o resto que é muito! Principalmente o OPC (que no exemplo que vc não quis abrir leva 21,39€), a TAR, o IEC, a EGME e o IVA sobre tudo isto.
Se eu for agora à app da Miio, e colocar para carregar agora mesmo um Tesla Y de 0% a 100% (55kWh) com CCS2, diz que demoro 1 hora e pagaria €19.14 (iva incluído)
Sendo:
– €9.93 de energia
– €9.82 do porto
– (€0.61) de taxas.
– €0.30 de ativação.
Ou seja, pagaria na rua, €19.14 para percorrer 300km.
Correção: Pagaria €19.14 para percorrer 450km e não 300km
Pois, chegou me agora a fatura de Março e fiquei enervado com a conta, os carregamentos nos Ionity ficaram a 1,55€ / kw , já reclamei
Pois @António, já tinha avisado. Se calhar vale a pena sair da AE e ir pastar durante 10 kms por estradas com buracos e terra batida para conseguir carregar a metade do valor num supercharger!
Sim, tal como vale sair da AE e pastar durante 10km por estradas com buracos e terra batida para conseguir abastecer a metade do valor de uma AE.
E quanto isso espera que arrefeça o turbo.
LMAO
@Realista, infelizmente não existe opção de bombas de gasolina com o litro a metade do preço. Na melhor das hipóteses apenas uns meros cêntimos o litro e portanto não vale a pena andar a sair da AE e a fazer desvios.
De qq forma, não conheço nenhuma bomba de combustível, por mais rasca que seja, cujo acesso seja feito por acessos de terra batida com ou sem buracos.
Se for pela A1 abastecer na Mealhada paga €133 para colocar 80 litros, mas se sair e andar 10km pelas nacionais paga €117.44 se for ao intermeche de montemor-o-velho.
Se €15 não justifica a diferença de preço. Pagar €15 a mais para carregar num posto rápido em AE também não… só que em vez de pagar €133 pagaria €45 e ainda trazia €90 de compras.
Mas para quem não conhece bombas de gasolina em terra batida mas conhece carregadores, significa que você sabe é muito… 🙂
Por acaso são 5.6 kms. LOL
Não vale, não, os carregamentos até 100kw são debitados a 9c, só os Tesla, a 44c , e os Ionity , a 95c , saírem do esquema. Não são a 1,55, como inicialmente tinha dito, porque não tinha visto a parte do desconto, no fim da fatura, mas mesmo assim, a 95c , não me apanham lá tão cedo.
@Antonio Vasco, então qual o valor final para recarregar a bateria?
Não faço ferias em Portugal, mas vou manter a carrinha a gasóleo, para uma ou outra viajem mais longa se tiver de a fazer rapidamente
@ JL
Às vezes.
Portugal não é plano nem temos 20°c o ano todo
Comentei no local errado
Sr. Barao Vermelho, deixe me esclarecer que me queixei da Ionity agora que os usei, mas em todos os outros postos até 100kw ( mas normalmente 50kw) carrego a uns modicos 6 a 9c /kw, ou seja, a menos de 1€ aos 100km.
A ionity é barata para as marcas que pagaram para tal, para as parceiras; onde a tesla nao está incluída.
Se eu for agora à app da Miio, e colocar para carregar agora mesmo um Tesla Y de 0% a 100% (55kWh) com CCS2, diz que demoro 1 hora e pagaria €19.14 (iva incluído)
Sendo:
– €9.93 de energia
– €9.82 do porto
– (€0.61) de taxas.
– €0.30 de ativação.
Ou seja, pagaria na rua, €19.14 para percorrer 300km, ou seja – €0.38/kW já com todas as taxas.
Já se for pela A1 e carregar em Cantanhede pagaria €24,10 dos 0% aos 100%…
Pela A1 carregar em Antuã pagaria também €24.10 dos mesmos 0% aos 100%…
Não sei onde é que vocês andam a carregar os veículos…
Se fosse ao posto da IONITY em Leiria com um Tesla Y completamente vazio pagaria para chegar aos 100%:
– €11.00 eletricidade
– €28.17 Posto (IONITY)
– €3.85 Taxas
Pelo um total de €43.02 e esperava 48 minutos.
Mesmo assim seria €0.78/kWh e não €1.55/kWh…
Isso é quase o dobro.
Ainda fica carote, eu lembro-me do ministro na altura de se começar a pagar os carregamentos avisar que carregar na rua teria de ser a exceção e não a regra, realmente os VE ainda não são para todos.
Na minha casa nova vou ter painéis solares e moinho para gerar com o vento, aqui na minha zona é bastante ventoso à noite principalmente nos meses de verão.
€19.14 para andar 450km é equivalente a um consumo de 2.5L/100km num veículo a gasóleo, em carregamento rápido…
@ realista, 450km com 55kwh no model y SR só se for em cidade e em condições especificas…
Em AE se der pra metade já não é mau.
@B@rão Vermelho quando pensar na eólica, já que solar não tem grande segredos, pesquise bastante sobre eles, e não vá apenas pelo preço, é uma área bem mais complexa que o solar, porque para estes basta haver solar sem sombras, no eólico tem muitos senãos, o melhor até é colocar um anemómetro a verificar a intensidade e horas que tem de vento e quais são os melhores locais.
Uma eólica boa e bem instalada tem um custo bastante alto, há quem diga que mais vale gastar esse dinheiro em paineis, eu discordo disso, porque solar e eólica apenas se complementam, mas como disse antes, obter bom rendimento de uma é complicado, por vezes parece que temos um bom local com vento, tal como eu pensei que tinha, no fim gastei quase 1000 euros numa e raramente mexia, acabei por vender.
O melhor é contactar bons profissionais na área, gasta mais mas pode ficar melhor servido.
@Seal, um model y faz 17 kwh aos 100 em AE, sem grandes problemas
Pois, também conheço esses números, mas os que recebi dos carregamentos da Ionity foram muito superiores, cerca de 95c por kw. Mas já aprendi a lição, só cai quem quer…
@ JL
Às vezes.
Portugal não é plano nem temos 20°c o ano todo
13º C só em AE.
https://www.youtube.com/watch?v=-pv-GlfbVs4
@ JL
Varia bastante
Há um teste com um Y lr, com 5°/6° que consome 21,5 kwh a 120km/h
Não tirando o mérito à eficiência da Tesla só quis dizer que 450 km com 55 kwh pode acontecer em circuito urbano mas não é a norma, nem perto.
21,5 kwh/100km
Certo Seal, a minha referência sobre esse assunto foi apenas para provar que bem mais de metade, mesmo em ae, como você também confirmou.
Eu faço médias de 12~13kWh/100km num citadino de 60kW, com 4 pessoas dentro, em AE…
@JL, 17,6 kWh/100 (NÃO 17, kWh/100) foram conseguidos a uma média de velocidade de 92,6 kms/h!
Vc ainda acredita nesse gajo lool
Todos os vídeos em que incoscientemente comprometeu a ME foram apagados, mesmo assim não lhe emprestam mais carros. Agora só com carros de amigos ou com os dele eheh
É notório o esforço que está a fazer para tentar limpar a imagem e ser como os outros youtubers que recebem umas coroas para mandar areia para os olhos da malta, mas ainda deixa pontas soltas. Repare bem:
Das 17:26H ás 19,00H tinha percorrido 139 kms (média 88,7 kms/h) com um consumo de 17,2 kWh/100 , 33 minutos depois a velocidade média subiu para 93,5 kms/h assim como o consumo disparou para 17,6 kWh/100 para ao fim de 3 horas lá chegarem ao destino com a estratosférica média horária de 92,6 kms/h mas conseguiram manter os consumos em 17,6 kWh/100 Clap, clap. loool
@Realista, eu tb faço 3 aos 100 na AE. Arrisco-me é ser passado a ferro por um camião!
Então mas só acredita nele quando lhe convém ? Quando é para usar consumos de 30?
Até tem aqui um relato.
Quando poder mostre me a média do seu carro andando na ae a 120kmh, depois falamos.
Meu caro, à média que eles foram faço entre 3,8 e os 4,2 lts/100, dependendo das inclinações! Sei pq é +- a minha bitola pela nacional!
A 120 não lhe sei dizer porque nc fiz a experiência. Td o que for abaixo de 150 em AE é para adormecer! Mas qq dia faço uma experiência só para si!
Já sabe, mas eu repito. Loures-Almeria 1 depósito chega e ainda dá para as voltinhas até ao regresso, sem ir a pastar nos 120!
Há dias era 5.1, hoje já 3.8 a 4.2, isso é a diferença em 17 kwh e 27 kWh.
Que grande tangas me saiu você.
5,1 a uma média de 90kms/h ?! Estava bem arranjado. lool Organize lá melhor esses neurónios eheh
Vivência real, Y SR , 18,1 kw/100, AE a 130 a 150 km/h, mas tem se que aproveitar as descidas para ganhar balanço. Faz 320km fácil em AE
Eu também aproveito as descidas para ganhar balanço seja no meu Elétrico seja no meu a Combustão… essa técnica faz parte de uma condução inteligente.
Obrigado a todos pelos esclarecimentos
Realista, falta dizer qual o modelo, estamos todos interessados em saber. Esse valor é muito bom…
Os Teslas são muito problemáticos. Qualidade zero…
São? então quais problemas teve ?