Tesla está alegadamente a despedir mais de 10% da sua força de trabalho
A Tesla está novamente a proceder a uma vaga de despedimentos de pessoal. De acordo com um e-mail interno, a empresa de mobilidade elétrica vai despedir mais de 10% da sua força de trabalho global, o que poderá traduzir-se em cerca de 14.000 trabalhadores dos 140.000 que tem em todo o mundo.
Trata-se, no entanto, de um número consideravelmente inferior aos rumores anteriores, segundo os quais os despedimentos deveriam afetar 20% dos trabalhadores da Tesla. Nesta fase, não se sabe quais os gestores, equipas ou áreas mais afetadas.
No entanto, tanto Drew Baglino, vice-presidente sénior da Tesla para a engenharia de propulsão e energia, como Rohan Patel, presidente de política da empresa, perderam o símbolo do Twitter que indica que são "afiliados da Tesla", o que pode significar que ambos os gestores fazem parte desta vaga de despedimentos. Os seus cargos, no entanto, ainda estão listados no site da empresa.
Elon Musk justificou as demissões citando "uma revisão abrangente da organização" com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade. A Tesla também terá tomado outras medidas para atingir os seus objetivos, como a redução dos turnos na Gigafactory em Austin, Texas, onde é fabricada a Cybertruck.
Elon Musk, sobre a recente vaga de despedimentos na Tesla
Abaixo está a carta completa que Elon Musk enviou aos seus funcionários:
Ao longo dos anos, temos tido um crescimento muito rápido, com várias fábricas a aumentar a produção em todo o mundo. Este crescimento acelerado levou à duplicação de alguns postos de trabalho e funções em determinadas áreas. À medida que nos preparamos para a próxima fase de crescimento da Tesla, é extremamente importante analisar todos os aspetos da empresa para reduzir custos e aumentar a produtividade.
Como parte deste esforço, efetuamos uma análise abrangente da organização e tomámos a difícil decisão de reduzir a nossa força de trabalho em mais de 10% a nível global. Não há nada que eu deteste mais, mas é algo que temos de fazer. Isto permitir-nos-á ser mais inovadores e manter a nossa dinâmica para a próxima fase de crescimento.
Quero agradecer a todas as pessoas que estão a deixar a Tesla pelo seu trabalho árduo ao longo dos próximos anos. Estou profundamente grato pelas suas contribuições para a nossa missão e desejo-lhes sucesso nas oportunidades que se avizinham. É muito difícil para mim despedir-me.
Para aqueles que permanecem na Tesla, quero agradecer-vos por enfrentarem o difícil desafio que temos pela frente. Estamos a desenvolver algumas das tecnologias mais revolucionárias nos setores automóvel, das energias renováveis e da inteligência artificial. À medida que nos preparamos para a próxima fase, a vossa determinação fará uma enorme diferença na concretização dos nossos objetivos.
Muito obrigado,
Elon.
Leia também:
Não foge a regra, quase todas as gigantes de todos os sectores despediram em 2024 e as vezes uma maior percentagem.
Como?
Como é que se explica que as vendas dos carros eléctricos aumentaram e a Tesla despede?
https://heycar.com/uk/blog/electric-cars-statistics-and-projections
https://www.statista.com/statistics/200002/international-car-sales-since-1990/
Estão a ser comidos pelos chineses!!!!!
Não se percebe porque é que as vendas dos carros eléctricos não disparam, não pagam impostos e ainda têem incentivos fiscais!!!!! Não largamos os carros a combustão!!!!! É o lobie do petróleo 🙂
Também não percebo porque insistem em comprar carros de 20.000€ quando podem comprar um eléctrico por 50.000€!!!!! 🙂
Vão substituir os empregados pelo Robot magnifico da Tesla que parece vindo dos anos 70.
Com papas e bolos se enganam os fãs da Tesla. O Musk sabe uns troques XD
Coitados dos haters da tesla, é que não acertam uma, enfim, tristes figuras.
Não é isso que se quer? substituir todos os trabalhadores do mundo por robots, assim as pessoas teriam mais tempo para sí próprias.
Ah, o robot trabalhava e você ganhava o dinheiro. Só se for o Elon.
Compre o robot.
Não é assim que tudo funciona ? quantas máquinas tem em casa que substituem o trabalho de uma pessoa ? quem fala em casa fala no trabalho.
PJA como achas que será num eventual futuro em que todas as necessidades de produção possam ser supridas por robots?
O ano 2020 ligou e quer que lhe devolvas os preços porque esses já não se praticam…
Se fores a ver as marcas como a Renault os preços dos 100% elétricos são idênticos aos de combustão como é o caso do Megane. Ou a Citroen com o C4 e E-C4 em que as diferenças são na ordem €3500.
As marcas que se demoraram a eletrificar são aquelas que apresentam diferenças nos preços…
Todos os sectores, é verdade. Ninguém foge a isso.
Maiorparte dos veículos não é vendido ao consumidor final. Ninguém quer Teslas.
Ah não ? então ficam na sua casa ?
Só na minha família existe 2, um tio e uma cunhada que eu saiba ambos são consumidor final, ou será que vão para Marte?
Nem a Tesla infelizmente se livra de despedir funcionários. Os últimos anos têm sido muito maus a nível mundial com tantos despedimentos. E com o surgir da IA daqui por uns anos é que vão ser elas.