Tesla: condução autónoma testada com sucesso no complicado trânsito de Paris
A condução autónoma não será um caminho fácil enquanto a máquina não falar só com máquinas. O humano no meio desta equação do trânsito traz imensos desafios complexos à tecnologia. Contudo, a Tesla está disposta a resolver o problema e mostrou como o seu elétrico consegue desenvencilhar-se com sucesso no complicado trânsito da Praça Charles de Gaulle, em Paris!
Tesla: conduzir de forma autónoma no meio de caos de Paris
A empresa de Elon Musk pretende afirmar-se como líder mundial na condução autónoma. E a Tesla mostra que os seus veículos conseguem lidar com os locais mais complexos de Paris!
O gigante dos veículos elétricos continua a atualizar o seu sistema denominado Full Self-Driving (FSD), o suporte à condução autónoma dos veículos Tesla. Um sistema sobretudo utilizado em países como os Estados Unidos, mas que demonstra agora as suas capacidades num local nada apreciado pelos automobilistas da capital francesa!
A condução autónoma da Tesla enfrenta um dos locais mais difíceis para manobrar em Paris!
Confiança na tecnologia Full Self-Driving
Muitos esperam um dia poder usufruir de um sistema no carro que lhes permita largar o volante e deixar a máquina fazer o trabalho. Mas se é relativamente fácil confiar em estradas isoladas ou retas, há locais particularmente difíceis onde a confiança é posta à prova.
É o caso da famosa Praça Charles de Gaulle (antiga Praça da Estrela), que rodeia o Arco do Triunfo, onde é bem conhecido o comportamento imprevisível dos condutores, com mudanças bruscas de faixa e exigência de constante vigilância. E, no entanto, como se pode ver no vídeo abaixo, a Tesla sai-se de forma exemplar.
FSD Supervised can handle Arc de Triomphe no problem
If there is a bigger roundabout in France, please let us know in the comments 😀
Pending regulatory approval pic.twitter.com/IPR0jLiOW7
— Tesla Europe & Middle East (@teslaeurope) May 16, 2025
Uma forma de convencer a Europa?
No seu comunicado, a empresa de Elon Musk esclarece que o veículo usado nesta demonstração foi um Tesla Model 3, “equipado com o mesmo hardware dos veículos atualmente entregues aos clientes”.
No mês passado, o fabricante já tinha realizado uma demonstração semelhante, mas desta vez na cidade de Amesterdão.
FSD Supervised in Europe, pending regulatory approval pic.twitter.com/PYkcATjSUN
— Tesla Europe & Middle East (@teslaeurope) April 5, 2025
Estes vídeos parecem visar provar que o sistema também funciona nas cidades europeias, que estão menos adaptadas ao tráfego automóvel do que as grandes cidades dos Estados Unidos.
A Tesla está, de facto, a trabalhar atualmente com os reguladores europeus para obter autorização para a utilização do FSD no Velho Continente.





















Vídeos vindos da Tesla são muito credíveis! XD
Quem garante que não foram adulterados como o outros fake FSD.
Pensei o mesmo.
Enquanto FSD não for testado na Europa por entidades independentes eu não vou confiar na palavra da Tesla.
Bem, quem anda ai, faz tudo
Pela posição das mãos do condutor, vai a rezar…
Enquanto não colocarem 100%, dos carros civis, com condução autónoma, nunca irá funcionar (só veículos, de emergência, irão ter condução manual prioritária). Humanos são, demasiado, imprevisíveis, para a lógica, informática. Não é por terem 920 milhões de sensores, que vão prever o que fez o imprevisível, ser humano.
+1
Só 920 milhões de sensores ? Acho que agora foi muito modesto.
Muitas vezes fiz essa rotunda. Por acaso é a rotunda a mais complexa de Paris. Ao passar a minha carta de condução, pedi a quem me ensinou para fazer essa rotunda varias vezes. Quando se sabe fazer essa rotunda, pode-se conduzir em qualquer sitio non mundo.
A India n deve fazer parte deste mundo
Pois não, até porque lá se conduz pela esquerda. lol
O trânsito no verão é causado pelos avecs todos… Essa terra tem trânsito 24/7…. Penso que nenhum país da união europeia os gosta de ver na estrada .. e eu já trabalhei em muitos… Por isso a Tesla não tem problemas a conduzir lá… Qualquer processador de um Pentium 4 dava
..
Em Shenzhen já circula uma frota de táxis sem condutor à bastante tempo…
Só com câmaras não chegam lá. Muita gente já perdeu a vida por acreditar nessas tretas. Este tipo de publicidade devia ser proibida.
Estão em perigo de vida?
Ou perigo de morte?
Segundo os jornaleiros seriam perigo de vida, porque estão mortos…
E muitos não perderam devida a elas…