Tesla adicionou em segredo o carregamento bidirecional ao Model 3
A criação de carros elétricos gera um leque de novas oportunidades fora do mundo automóvel. Estas viaturas têm outras capacidades que atualmente não vimos ainda nos carros com motores de combustão.
Como mais óbvia, destaca-se a capacidade de carregar outros equipamentos elétricos, uma vez que a bateria presente o poderá fazer. Não são todos os carros elétricos que têm essa capacidade, mas agora foi descoberto que a Tesla adicionou em segredo o carregamento bidirecional ao Model 3.
Uma novidade da Tesla escondida no Model 3
Desde cedo que se fala da falta de carregamento bidirecional nos carros elétricos da Tesla. Esta seria uma capacidade bem-vinda e que daria a estes veículos outras capacidades e funcionalidades, mais adaptadas a um veículo destes.
Mas do que foi agora descoberto, afinal os Tesla e em especial o Model 3, podem ter esta capacidade presente, mas não ativada. Tudo passaria, mais uma vez, por uma simples atualização de software, bem ao jeito do que a marca faz para trazer novidades.
This is massive. Tesla could enable it with a software update and automatically have a product worth billions to electric utilities.
— Fred Lambert (@FredericLambert) May 19, 2020
Carregamento bidirecional é muito útil
Aparentemente este modo de enviar energia para fora dos Tesla está já presente há algum tempo. Para além do Model 3, pensa-se que poderá estar também no recentemente lançado Model Y. Assim, seria simples carregar outros carros numa emergência ou alimentar uma PowerWall.
O próprio Elon Musk já tinha deixado essa porta aberta, em 2018, e tinha prometido rever este ponto. Até à data ainda não existem novidades sobre este ponto, mas aparentemente houve mudanças reais e que estão já nos carros da Tesla.
Gerir a energia dos carros elétricos
Claro que há já vários carros com esta capacidade. Aqui a vantagem dos Tesla é que não necessitam de um conversor para colocar essa energia na rede ou noutro veículo. Assim, torna-se mais simples de usar, bastando ligar ao carro elétrico.
Esta será mais uma novidade que a Tesla pode lançar em breve. Os seus carros elétricos vão passar a poder principalmente carregar as baterias de outros em problemas ou simplesmente carregar uma bateria externa que armazenará a energia.
Este artigo tem mais de um ano
Isso já existe à muitos anos nos carros a combustão, chamam-lhe: encosto de bateria…
ou nao percebeste nada do artigo ou simplesmente nao leste ahah
O titulo fala em “carregamento” , o que induz ligeiramente em erro. Em todo o caso existe mangueiras para os outros 😉
Abc
nos carros a combustão chama-se mangueira! 😀
André, os cabos de bateria é para dar um “boost” quando ñ há bateria no carro a combustão, para ele pegar.
Aqui estão a falar no cenário de dar boost, mas também carregar 10, 20 ou mais % se quiserem.
Eu sei disso. Se fizeres um encosto de bateria entre dois carros mas não deres o arranque, a bateria descarregada começa a carregar e a tua a descarregar…
Como ter energia “grátis” em casa. Ter um carro eléctrico. Trabalhar numa empresa que oferece o carregamento. Ir para casa e usar a electricidade do carro.
Acho que será preferível pagar a eletricidade do que pagar a substituição da bateria em poucos anos devido ao desgaste que isso lhe traria. 🙂
Exactamente, era o que faria se podesse carregar no trabalho.
Isto é excelente.
Ou entao teres um Tesla que tem carregamentos gratis para o resto da vida nos superchargers e voilá…
Energia em casa gratis em casa.
Os custos das baterias basta que andes a fazer carregamentos mais lentos para reduzir o desgaste das baterias ao máximo.
Só que carregamentos lentos em superchargers…
Outro exemplo é teres também carregamentos grátis nos superchargers e quando chegas a casa ao invés de carregares o carro, carregas as baterias que tens em casa usando a energia que tens no carro.
No dia seguinte voltas para a rua, só tens de ter autonomia suficiente para chegar ao supercharger, carregares e voltares para casa para voltar a dar energia as tuas baterias. 😉
Isto é o princípio do vehicle-to-grid (v2g) tecnologia que já fala alguns anos e que em teoria é possível.
Basicamente, quando houver muitos elétricos (Teslas) na estrada, quando se der por ela já não será preciso powerwalls e já haverá baterias suficientes para que a energia solar faça sentido.