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Táxis: há 500 mil euros para descarbonização e digitalização

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. lunatic says:

    Há taxis em Lisboa com mais de 20 anos a circular. Uma autentica vergonha e crime ambiental.
    Vamos ver se aproveitam estes fundos para renovar esses chaços.

    • Yamahia says:

      Estamos bem.
      Numa das ilhas espanholas há um Merc com 7milhões de kms e com mais de 50 anos.
      Tem uma legião de Clientes que só querem andar naquele carro qd vão à ilha, sujeito a reserva.

      Creio que vergonha e crime ambiental é mais destruir o que existe e está perfeitamente funcional.

  2. Patinhas says:

    500.000€ ? É só para dizerem que há uma verba que não dá para nada

    • rui says:

      Provavelmente é o mesmo sistema que o fundo ambiental, a ideia é quem já ia trocar fazer a coisa mais cedo pois poderá ir buscar uns €€€, malta com taxis mais velhos pode ir buscar um Model 3 base em preto por 25 mil euros, isso é trocos para o retorno dos carros…

      • iDespairing says:

        Caro cliente aguarde 15 minutos ate termos carga suficiente para a sua viagem. lol

        • Figueiredo says:

          Lamento informar mas o carregador não trabalha porque o gerador a diesel que se encontra aqui ao lado avariou-se, sem isso carro não anda nem funciona, viagem anulada.

        • rui says:

          se há ubers com Zoe antigos que fazem 200 a 250 km de autonomia, um tesla que faz na cidade 400 a 500 tem de ser mais que suficiente, isto assumindo uma média de 200km por dia de uso que já dá 50k ao final do ano…

    • Medina says:

      É uma fortuna pelas contas do estado.
      … dá para 66 táxis.

  3. Alexandre Sousa says:

    Deveriam era investir parte desse dinheiro em educação e civismo dos taxistas. No Porto, armam confusão e insultam os TVDE de 5 em 5 minutos.

    • Figueiredo says:

      Os Portuenses não pediram nem querem o “serviço” de TVDE na Cidade do Porto.

      É mais um esquema que pode eventualmente ser igual ao das “empresas de estafetas” que servem como fachada para o tráfico/consumo de droga, justificar o deslocamento de Estrangeiros para Portugal dando-lhes esse emprego igualmente como fachada, tráfico de Seres-Humanos e emigração ilegal, controlo das ruas das Cidades, Vilas, Aldeias, e dos movimentos dos seus Naturais.

      Tudo isto acontece com a conivência dos Executivos que governam as Câmaras Municipais, por isso a Regionalização/Federalismo tem de ser implementada em Portugal para garantir que os interesses dos Portugueses naturais das Cidades, Vilas, e Aldeias, sejam garantidos.

  4. rui says:

    Só não percebo é porque as CM como a de Lisboa e Porto não revoga licenças a taxis com mais de 10 anos, não faz qualquer sentido permitir esse tipo de veículos, devia ser uma regra e já estou a ser generoso pois na minha opinião o máximo devia ser 4 anos nesse tipo de sitios, pequenas vilas e cidades podia ser um pouco mais tipo 8 pois efetivamente andam menos e têm menos retornos.
    E os Ubers e Bolts da vida devia ser igual…

    • Yamahia says:

      Qual é o problema de um carro com 4anos e 1 mês?

      • rui says:

        Numa grande cidade como Lisboa ou Porto provavelmente já têm 200 mil km, os sistemas anti poluição já estão significamente detiorados e isso aumenta a poluição na cidade, para alem disso fica feio carros velhos a servir as pessoas, existe ainda avanços tecnologicos de segurança ativa e passiva e numa cidade faz sentido que os carros que mais circulam usem esses sistemas.

        • Yamahia says:

          Bolas…Um carro com 4 anos está despachado. Nunca imaginei.

          • rui says:

            Podes me dizer onde disse estar despachado? disse degradado, não é a mesmo coisa, não faz sentido continuar a ser usado num ambiente que é altamente exigente como ser taxi numa cidade, algo que motores diesel modernos odeiam.
            Preferivel ser vendido a alguem que use menos logo gerá menos poluição e substituir por modelos novos.

          • Yamahia says:

            Degradado em que aspecto?
            Desculpa mas não me entra!

          • JL says:

            É ver o estado dos bancos num carro com 400 mil kms. Se quiser mostro um.

          • JL says:

            Não sei se sabe, mas há carros que fazem kms em pouco tempo, não é como aqueles que passam a vida na garagem.

          • Yamahia says:

            Nem com 5 milhões de kms, quanto mais com 400 mil… Isso é a rodagem:
            https://pbs.twimg.com/media/A02fXYkCQAAaEWH?format=jpg&name=small

          • JL says:

            Até faz 20, é ir trocando peças e motores.

          • Yamahia says:

            Motores não trocou. Faz uma revisão mais técnica a cada milhão. Hoje já segue com mais de 7milhoes
            Claro que a manutenção é necessária e bastante mais ecológica do q andar a trocar de carro de 4 em 4anos..
            Os +de 40 anos q tem , nao impede q e o carro mantenha um estado visual e mecânico irrepreensível.
            É nestes exemplos que a suposta sustentabilidade se deve focar e não troca troca.

          • JL says:

            Sim sim, mas nisso já você acredita.

            LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Ah é mais ecológico ? então mostre lá números sobre isso, contando que é um carro que nem deve cumprir norma euro nenhuma.

          • Yamahia says:

            Só o facto de evitar o fabrico de mais 1 elektro já ganhou em termos ambientais.

          • JL says:

            Mas não evitou nada, só os consumiveis que esse levou, teve piores emissões que qualquer elétrico a fazer o mesmo.

          • Yamahia says:

            Basta uma bateria ir para o galheiro e todos os consumíveis aplicados num combustão com 7 milhões de kms estão pagos. Acontece que há baterias a ir para o lixo por causa de pequenos toques de elektros com pouquíssimos kms e isso e muito grave à escalq ambiental.

          • JL says:

            Estão? Então mostre lá os números, ainda quero ver uma bateria a custar um milhão de euros. loooooooool

            Lixo onde ? Onde estão elas ? Qual lixo, pode deixar as coordenadas ? Tipo aquela pedrada que você inventou ?

            Vá, 1000 euros por cada uma, quer ver quantas vêem.

          • Yamahia says:

            Não está nada inventado. Está é inventariado na Current, um espaço pró elektro. Ainda não encontrou? Loool

          • JL says:

            Sim sim, já percebi, quando dizem as verdades são pro, portanto você é só do contra e inventa os seus números.

          • Yamahia says:

            Quais são os nrs inventados?

          • JL says:

            Era 7 milhões agora já são 5, depois eram 200 000 Teslas. Depois são as médias. Enfim

          • Yamahia says:

            A foto dos bancos é de quanto o carro tinha 5 milhões de kms, pois vc disse com 400 mil um carro já não tem bancos! Em resposta levou com uma foto onde se verifica que os bancos de um térmico podem ter 13 x’s mais kms e manterem-se impecáveis.
            Actualmente o carro tem mais de 7 milhões:
            https://motor.elpais.com/actualidad/taxi-mercedes-mas-siete-millones-kilometros-canarias/
            Qual é mesmo o seu problema?

          • JL says:

            Portanto todas as semanas muda o óleo, este motor leva 6.5 litros de oleo por muda, portanto, já são mais de 12 toneladas de óleo que levou e tiveram de ser recicladas, e sabe-se lá onde ficou parte dele.

            Depois, já vai no terceiro motor e caixa, portanto mentira que dizia que não trocou e ainda leva uma manutenção profunda a cada milhão, ou seja, nessa altura também troca muita coisa.

            Em 2008 foi todo restaurado, onde levou:

            carroceria , chapa, mecânica, portas, sistemas, mecanismos, pintura

            Portanto parece que apenas o chassi é original.

            Um mês depois parecia novo, ou deve pensar que por ser a gasóleo os bancos duram mais ? LOOOL

            Depois fala que os bancos já foram reforçados e estufados novamente.

            Travões também já não tem o sistema original.

            Tejadilho reforçado.

            Portanto o que é de origel é o chassi., mas não deixa de ser um feito.

    • Professor says:

      Só está a demonstrar, que não tens rigorosamente noção alguma de como os taxis funcionam e o que é preciso para ter um a circular, simplesmente está a comparar com a Uber que não tem rigorosamente nada a haver…

      • rui says:

        O taxi tem despesas associadas e maior exigencia que Uber, a começar com seguros e inspeções mais rigorosas, mas tem tambem maiores beneficios fiscais na compra da viatura, tem tambem maior rendimento por km em teoria.
        existe pros e cons em cada abordagem, em qualquer uma delas um carros com 4 anos numa cidade como Lisboa tem de estar mais que pago e pronto a ser trocado.

  5. Figueiredo says:

    E a Classe-Média a pagar todo este chulanço, o pior é que pretendem substituir os veículos a combustão por veículos eléctricos que são extremamente poluentes, prejudiciais à Natureza, ao Meio-Ambiente, ao Ser-Humano, e dependem dos combustíveis fósseis caso contrário não andam nem funcionam.

    • Mr. Y says:

      Isso é uma piada, certo?

    • JL says:

      Trocou tudo. Enfim.

      • Figueiredo says:

        Ora diga lá como é que você carrega um eléctrico?

        • JL says:

          Eu carrego com o meu sistema de produção solar, e você ?

          • Figueiredo says:

            Você não está a responder à pergunta

            E depois como é que faz durante a noite quando precisa de carregar o seu carro durante a viagem? Vai a casa buscar o sistema de produção solar? Utiliza um carregador no posto de abastecimento ou via pública que funciona graças ao gerador a diesel? Ou espera que o Sol nasça? E quando não há Sol, como é que faz, usa a reserva, um gerador a diesel, ou fica à espera que venha bom tempo?

            A propósito, sem os combustíveis fósseis, nem carros eléctricos ou painéis solares existiam.

          • JL says:

            Raramente carrego de noite, e mesmo que o tenha de fazer tenho apoio solar com baterias, e você ?

            Não existem carregadores com geradores diesel.

            Se usar os carregadores que costumo usar, eles usam energia renovável.

            Já ouviu falar em energia renovável ? ou isso não idade na idade média que você vive ? e baterias estacionárias, já ouviu ?

            Sem eletricidade também nada disso existia, e pior ainda quando a grande maioria é renovável.

            Sem combustíveis fosseis os carros a combustão nem andam e sem eletricidade também não.

    • Que_Va_Tio says:

      Já vem mais um chalupa dos carros elétricos e da origem da energia….os dados dos últimos meses, ate me atrevo a dizer do ultimo ano, houve picos de semanas, vou repetir, SEMANAS, com excedente energético e o mix -energético foi 90% renovável….portanto tenta outra tanga que essa é facilmente desmontada

  6. JCarlos says:

    A tara do clima virou paranóia.

  7. iDespairing says:

    We have a plan all EV’s Rent a cars regret buying like Hertz. Sell them cheap to Taxi drivers. lol

  8. TdSR says:

    Governantes a encher os bolsos e a tapar os olhos do povo.

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