T-Pod: O camião que não precisa de motorista já chegou
O presente/futuro passará muito por veículos autónomos destinados a serviços contínuos de atividade rotineira. Exemplo disso são os camiões de lixo e até mesmo camiões de mercadorias.
Depois de ter desvendado um protótipo, empresa sueca Einride revelou agora que o T-Pod estará à venda muito em breve.
Chama-se T-Pod e é um veículo de "nova geração". O T-Pod é um camião elétrico, completamente autónomo e que não tem cabine.
De acordo com as informações, este camião tem uma autonomia entre 130 e 180 km e pode transportar até 18 paletes na parte traseira. A carga máxima é de 16 mil quilos.
Desde o lançamento do protótipo, o T-Pod sofreu algumas atualizações ao nível do design, incluindo melhorias aerodinâmicas que não afetam as capacidades de transporte de carga, iluminação integrada na frente e luzes traseiras que percorrem toda a altura do compartimento de carga.
O T-Pod irá custar cerca de 10 mil dólares, ou seja, cerca de 8500 euros. Além do camião em si, a empresa disponibiliza também uma plataforma para gestão de frotas.
Robert Falck, CEO da Einride referiu que...
Depois de anos de trabalho árduo e dedicação por parte de toda a equipa, a empresa tornou-se líder de mercado em Transportes Elétricos Autónomos. O próximo passo é criar soluções para o mundo e acelerar a transição para um futuro de transporte ainda mais sustentável.
Além do T-Pod a empresa tem também o T-Log. O T-Log é mais poderoso que o T-Pod e foi projetado para transportar até 16 toneladas de carga. O veículo também pode navegar por estradas florestais densas e irregulares, um dos requisitos que foram propostos por futuros clientes, tornando-o ideal para locais onde não há circulação de veículos e com dificuldade de referenciação de estradas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
“T-Pod irá custar cerca de 10 mil dólares, ou seja, cerca de 8500 euros.”
Isso está errado. Não sei o preço mas de certeza que não e esse.
E outra não acredito que isso consiga andar nas estradas da madeira.
Abraços
Highway – AET 4
High-speed operation on major roads and highways between shipping destinations.
Reservation fee: $10,000
Estimated monthly service fee: $22,500
Como fica?
Einride Pod reservations require an initial down payment by credit card of $1,500. The remaining balance of the reservation fee for the first Pod will be invoiced subsequently ($8,500). Each additional Pod you wish to reserve will also be invoiced later, at a cost of $10,000 per Pod. Reservations are not final until payment of the invoice is received. You can request a refund at any time.
T-Pod 16 mil quilos de carga
T-Log 16 toneladas de carga
Qual a diferença?
É a ironia das medidas.
Só mesmo os trolhas, pedreiros e pintores estão a salvo no futuro…
Acho que nem isso! Sou contra essa condução autónoma.
“De acordo com as informações, este camião tem uma autonomia entre 130 e 180 km”
Então mas alguma empresa no mundo vai comprar isto? Deixem a dro… querem fazer camioes electricos esperem pelos carros, até porque muitas empresas de camionagem já o disse… depois dos carros é que vem a electrificação dos camioes…
Camiões não é só para grandes distâncias. O que não falta aí são Camiões que são utilizados para fazer meia dúzia de KMs
Parece-me excelente para encher os depósitos das bombas de combustível/depósitos de aeroportos. Pode estar a carregar enquanto descarrega o combustível…
excelente menos poluiçao e menos lixo