Suspensão da BMW recarrega bateria quando há mau piso
A BMW está a criar algo inovador! É verdade que o segmento dos veículos elétricos tem vindo a inovar, mas haverá ainda certamente muitas coisas por descobrir e aperfeiçoar. No campo da autonomia dos veículos, as investigações continuam focadas nas baterias, mas poderão existir mecanismos para recarrega bateria enquanto os veículos estão em movimento.
A BMW está a desenvolver uma suspensão capaz de gerar energia face às irregularidades da estrada e assim recarregar a bateria.
Suspensão da BMW atua e gera energia que é usada para recarregar a bateria
A energia elétrica é fundamental para que os carros elétricos se movam. Além da energia armazenada nas baterias, que oferece uma determinada autonomia, seria interessante que os próprios veículos gerassem energia enquanto se movimentam. Foi nesse sentido que a BMW está a trabalhar numa solução que tem como equipamento gerador de energia a suspensão.
Na prática, quando a suspensão atua, para atenuar irregularidades do piso, é gerada energia que é armazenada na bateria.
Esta suspensão da BMW, pelo que se sabe, será para uso exclusivo em veículos elétricos. Não há ainda nenhuma informação de quando fará parte de um modelo elétrico da marca alemã.
De referir que tradicionalmente, a energia das rodas de um carro ao passar por lombas é absorvida pelos elementos de mola da suspensão, e essa energia é então dissipada na forma de calor pelos amortecedores. O trabalho dos amortecedores, tal como o nome sugere, é amortecer e isso traduz-se numa viagem mais calma.
Este artigo tem mais de um ano
Então quer dizer que em Portugal nunca mais vamos carregar o carro, com o estado em que estão a estrada a suspensão vai estar sempre a carregar palhaçaria que é este país…
Nunca mais ia precisar.
Eu moro num sítio com estradas em paralelo nas zonas centrais (para manter o aspeto tradicional, o carro que se lixe) e mesmo assim, tenho 4 lombas num espaço de uns 500m com um entroncamento que faz esquina de 90º, com um stop, em frente a um posto da GNR. NINGUÉM acelera aqui e mesmo assim tenho 4 lombas.
Com um sistema desses, o risco aqui era uma sobrecarga da bateria.
podes sempre vender energia ou usar em casa xD
3…2…..1 alguém vai aparecer com a brilhante ideia de meter um gerador nas rodas. 😀 😀 😀
Não ha necessidade. Basta andar pelas aldeias onde os pisos são extremamente direitos
Funcionar, pode funcionar. Mas a energia recuperada seria sempre mínima, pelo menos em pisos minimamente decentes.
Ficava era a gastar mais, já que não existem sistemas 100% eficientes.
Uns aerogeradores na frente do carro
Também não.
Já faz a regeneração na desaceleração e nas travagens …
Esta resolvido o problema de carregamento em Portugal…
A BRISA não vai gostar disto visto que os condutores vão preferir percorrer nas estradas secundárias……além de não pagar portagens ainda percorrem mais Kms e talvez consigam ainda chegar ao destino sem o incómodo de carregamento a meio da viagem
Nem por isso. A A8 está em pior estado que a N8. Quando vou a Lisboa prefiro 1000xs ir pela N8 e não é por ter carro elétrico. Já antes de o ter fazia isto.
A A8 por acaso agora até anda porreirita ao nivel do piso e diria que das Caldas para Leiria aquilo está um must.
O problema da A8 para um veiculo eléctrico é sem duvida as ingremes subidas desde Loures até A-da-Gorda.
Qual o problema ? Passo lá todas as semanas com o meu.
A diferença entre a A8 e a A1 é notória. Aquelas subidas todas chupam muita bateria. Ainda pensei que as descidas compensassem mas a prática diz que não. Costumo reduzir a velocidade nas subidas na A8 quando estou mais apertado na bateria.
Noto diferença sim, mas nada que não notasse também quando andava de combustão.
N8 até Várzea….de Várzea até Loures é N115 e de Loures até C. Carriche é novamente N8…….mesmo assim dá para carregar com este sistema 😉 A8 é da Autoestradas do Oeste…..as mais caras e mesmo assim mais deploráveis em piso e segurança
Deveriam por umas gráficas e mineralizar! Isso é que era de valor! O carro em pouco tempo ficava pago! Bem, vou compra mais umas bitcoins, está bom para isso!
E que tal estudar a possibilidade de… DESPEDIR A EQUIPA TODA DE DESIGN?!!! Por assassinarem a marca com estes nojos de 4 rodas!!! Uma marca com um design tão singular e agora ate dá nojo olhar para eles
Ou não, finalmente fazem carros bonitos, já deixaram a antiquacao de lado. Bem hajam senhores designers.
Apenas a minha opinião.
Os gostos são mesmo assim, somos todos diferentes, na minha opinião os BMW também estão cada vez mais feios. O pico do design exterior BMW, para mim, foi final anos 90!
Aqui no Brasil esse carro nunca ia ficar sem carga na bateria!
Vai tudo para o TT
Vamos começar a fazer estradas com o piso mau.
Estes engenheiros que nao percebem nada, são um espetaculo, antigamente as bicicletas davam luz com induzido “Parte de um gerador eletromecânico na qual é induzida uma força eletromotriz.”, portanto se eles gajos quisessem os carros electricos carregavam o pouco que seja a bateria, 4 rodas a fornecer energia e o mundo e os fornecedores nao têem interesse. Enfim como não dá dinheiro não interessa. Mundo Podre, instalem paineis solar fotovoltaico, e mesmo assim tem de vender a electricidade a EDP, que pelo vistos deve ser dona do SOL.
Têm de vender porquê? Eu tenho painéis solares há vários anos e não vendo nenhuma, tenho bateria e armazeno.
Antigamente as bicicletas davam luz com um dínamo, mas em plano era preciso pedalar como se estivesse a subir, e a subir não andavam. Em compensação, a descer gastava-se menos travão. Mas agora já temos kits de electrificação de fricção (tipo Solex) que recupera energia em descidas.
Nos elétricos de hoje em dia chama-se regeneração na desacelaração e travagem, sim, usam um mecanismo similar para “recarregar” as baterias, mas a energia que gastas para mover o carro será sempre muito superior à que consegues recuperar, neste caso a lei da fisica chamada de “atrito” não perdoa.
O tuga comi sempre a chorar, é tudo a culpa do governo lol. Vão lá para fora, para uns países mais pobres, e vão ver o que são estradas mas.
Grande verdade, vão para países em que neve e vão ver o espetáculo de estradas que por lá há.
Que raio de raça somos feitos que está tudo mal, mas só aqui dentro, o que é de fora é sempre muita bom.
É caso para dizer ir a caça com “cães” destes…
Sou o único a detestar esta linha dos BMWs?
Os nossos Engenheiros andaram sempre muito a frente, já fazíamos as estradas assim a muito anos.
Têm de começar a pensar colocar umas placas de indução na frente, que aquele grelhador já passou de moda!
Têm de começar a pensar colocar umas placas de indução na frente, que aquele grelhador já passou de moda!
É um bom carro para a madeira, Funchal, sabem porque? Pela cuantidades de buracos que existe na estrada a matéria Íria estar sempre nos 100% carregada.