PplWare Mobile

Stellantis e CATL: fábrica em Espanha produzirá cerca de um milhão de baterias por ano

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Os chineses a trazer as baterias da BYD tecnologia LFP para a Europa, muito bem só tenho pena da fábrica não ser aqui em Portugal para ajudar a economia.

    • TugAzeiteiro says:

      Pois… mas cá em Portugal ias ter logo mil e um protestos da população que não sabe do que fala, mas que ouviu falar e vinham logo os ambientalistas dizer que a fabrica ia provocar a extinção de uma espécie de gambozinos ,que só se encontra precisamente naquela localização em que queriam instalar a fábrica! (Vejam o ex. do data center que queriam instalar em Sines). Enquanto isso continuamos a cair para a cauda da Europa… mas viva ao futebol que isso é que interessa!

      • Gonçalo says:

        Verdade somos um povo muito burrinho não nos atualizamos

        • OutroChegano says:

          “somos” ???

          • Tretada says:

            Há que admitir que o Gonçalo ao menos tem o mérito de se incluir no povo. Já tantos outros acham-se sempre melhores do que toda a gente.

          • Gonçalo says:

            Sim somos, somos contra a mudança tudo o que apareça de novo não vale nada, 90% dos portugueses não faz a mínima ideia de como funciona e quais as vantagens e desvantagens da energia nuclear no entanto a maioria é contra e quando espanha construiu uma ao pé da fronteira foi um caos do outro mundo ou já não se lembram, passados quase 40 anos Espanha continua a colher frutos das centrais e nós aqui deste lado parecemos uns burros a olhar para um palácio, no fundo é triste mas seremos sempre os mais fraquinhos da Europa a mentalidade do nosso povo não está feita para inovar

          • OutroChegano says:

            @Tretada: como sua excelência, claramente, faz
            @Gonçalo: que grande alteração de discurso, começou por ser-se “muito burrinho” para ser-se “contra a mudança” … em que ficamos ???

          • Tretada says:

            Caro OutroChegano, não me referia a si, portanto não se exalte que não há necessidade. Se me referisse a si dizia-lho sem rodeios.

          • Anung says:

            o “somos” foi apenas uma maneira simpática de incluir todos, pois parecia mal dizer que eras tu e os restantes como tu.

            Afinal o mais importante são as aparências, e estas são mais importantes que a verdade.

      • Tretada says:

        E ainda teriam o problema do transporte se viessem para cá. Como seriam exportadas as baterias? Iriam por camião até Espanha e seriam aí finalmente colocadas num comboio em bitola europeia para irem para o resto da Europa? Ou seriam cá colocadas num comboio em bitola ibérica/tuga para depois tal comboio parar na fronteira para que as baterias fossem aí colocadas em comboios espanhóis em bitola europeia para finalmente poderem ser exportadas para o resto da Europa?
        Em qualquer dos casos, com um transporte tão ineficiente para exportação, realmente mais vale serem fabricadas logo em Espanha e evitam também toda uma série de chatices… exactamente com o transporte.

        Estamos a perder investimento por causa da insistência em manter a bitola ibérica e este bem poderá ser mais um exemplo do que temos perdido para Espanha.

      • Grunho says:

        Não tem nada a ver com isso. Os chineses sabem que Portugal é um dos lacaios mais rafeiros dos imperialistas e que aqui os activos deles corriam perigo.

    • Toni da Adega says:

      Iria haver muito pessoal contra, sem contar com os obstaculos burocraticos, ambientalistas entre outros. Tudo que seja mudancas ou algo novo o portugues é contra.
      Ainda pior sendo algo ligado a VE. Os Anti-VE iriam logo fazer boicotes e protestos.

      E na volta ainda iriam utilizar matéria prima portuguesa, sao todos contra a exploracao de recursos naturais, temos que importar tudo

  2. Ivo says:

    Não tarda muito, alguém do outro lado do Oceano Atlântico há de dizer que a instalação desta fábrica é uma ameaça à ‘segurança nacional’ e irá pressionar o governo espanhol para proibir esta fábrica em Espanha.

  3. JL says:

    Então afinal os ve’s criam emprego na Europa. Humm.

  4. Fivelas says:

    Portugal é um pais de preguicosos, apenas servimos os estrangeiros e mais nada…nao temos capacidade para mais. Somos um povo manso e servente, temos que aceitar isso

    • OutroChegano says:

      o que é que fazes no dia-a-dia para mudar esse paradigma ??? e que tal não generalizar porque há muita gente neste país que não é “servente” mas que investe, inova, etc.

  5. Badoxa says:

    Podem produzir petaziliões de baterias. Se não houver onde as carregar vou ter de continuar a queimar gasóile para ir trabalhar todos os dias.

  6. jaugusto says:

    Por cá estamos à espera dos 500 milhões de empregos no hidrogénio….

  7. jorge says:

    Nao sei se Saragoça tem bitola europeia.

  8. Yamahia says:

    Para 2028? Ainda muita água vai correr debaixo das pontes até lá. Cheguei a acreditar com maior convicção na Northvolt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.