Stellantis e CATL: fábrica em Espanha produzirá cerca de um milhão de baterias por ano
A Stellantis estabeleceu uma joint venture com a gigante chinesa de baterias Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), com o objetivo de estabelecer uma fábrica de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), em Saragoça, em Espanha. A infraestrutura deverá estar totalmente operacional em 2028, altura em que produzirá cerca de um milhão de baterias por ano.
Num investimento de 4,1 mil milhões de euros, a Stellantis e a CATL uniram-se numa joint venture para erguer uma fábrica de baterias de LFP, em Saragoça. O objetivo passará por potencializar os esforços da fabricante de automóveis no sentido de ser uma empresa com emissões neutras de carbono até 2038.
Esta nova fábrica situar-se-á ao lado das atuais instalações da Stellantis em Saragoça e as baterias serão utilizadas nos automóveis de passageiros, crossovers e SUV elétricos a bateria do grupo, que atuam nos segmentos B e C.
A Stellantis não confirmou qual dos seus modelos será o primeiro a utilizar estas novas células LFP fabricadas em Espanha, mas salientou que a capacidade da fábrica estará "sujeita à evolução do mercado elétrico na Europa e ao apoio contínuo das autoridades em Espanha e na União Europeia".
A instalação, que terá uma capacidade de até 50 GWh, deverá estar totalmente operacional em 2028, altura em que produzirá cerca de um milhão de baterias por ano, conforme informação dada por Jorge Azcón, presidente de Aragão.
Numa conferência de imprensa, a mesma fonte adiantou que, quando este volume for atingido, a fábrica irá gerar um volume de negócios de 10 mil milhões de euros. O projeto criará 3000 postos de trabalho diretos, conforme a imprensa espanhola.
A Stellantis está empenhada num futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para oferecer produtos competitivos para veículos elétricos aos nossos clientes.
Esta importante joint venture com o nosso parceiro CATL trará a produção inovadora de baterias para um local de fabrico que já é líder em energia limpa e renovável, ajudando a impulsionar uma abordagem sustentável de 360 graus.
Afirmou John Elkann, presidente da Stellantis.
A fábrica de baterias, em Espanha, foi pensada para ser completamente neutra em termos de carbono.
Os chineses a trazer as baterias da BYD tecnologia LFP para a Europa, muito bem só tenho pena da fábrica não ser aqui em Portugal para ajudar a economia.
Pois… mas cá em Portugal ias ter logo mil e um protestos da população que não sabe do que fala, mas que ouviu falar e vinham logo os ambientalistas dizer que a fabrica ia provocar a extinção de uma espécie de gambozinos ,que só se encontra precisamente naquela localização em que queriam instalar a fábrica! (Vejam o ex. do data center que queriam instalar em Sines). Enquanto isso continuamos a cair para a cauda da Europa… mas viva ao futebol que isso é que interessa!
Verdade somos um povo muito burrinho não nos atualizamos
“somos” ???
Há que admitir que o Gonçalo ao menos tem o mérito de se incluir no povo. Já tantos outros acham-se sempre melhores do que toda a gente.
Sim somos, somos contra a mudança tudo o que apareça de novo não vale nada, 90% dos portugueses não faz a mínima ideia de como funciona e quais as vantagens e desvantagens da energia nuclear no entanto a maioria é contra e quando espanha construiu uma ao pé da fronteira foi um caos do outro mundo ou já não se lembram, passados quase 40 anos Espanha continua a colher frutos das centrais e nós aqui deste lado parecemos uns burros a olhar para um palácio, no fundo é triste mas seremos sempre os mais fraquinhos da Europa a mentalidade do nosso povo não está feita para inovar
@Tretada: como sua excelência, claramente, faz
@Gonçalo: que grande alteração de discurso, começou por ser-se “muito burrinho” para ser-se “contra a mudança” … em que ficamos ???
Caro OutroChegano, não me referia a si, portanto não se exalte que não há necessidade. Se me referisse a si dizia-lho sem rodeios.
o “somos” foi apenas uma maneira simpática de incluir todos, pois parecia mal dizer que eras tu e os restantes como tu.
Afinal o mais importante são as aparências, e estas são mais importantes que a verdade.
E ainda teriam o problema do transporte se viessem para cá. Como seriam exportadas as baterias? Iriam por camião até Espanha e seriam aí finalmente colocadas num comboio em bitola europeia para irem para o resto da Europa? Ou seriam cá colocadas num comboio em bitola ibérica/tuga para depois tal comboio parar na fronteira para que as baterias fossem aí colocadas em comboios espanhóis em bitola europeia para finalmente poderem ser exportadas para o resto da Europa?
Em qualquer dos casos, com um transporte tão ineficiente para exportação, realmente mais vale serem fabricadas logo em Espanha e evitam também toda uma série de chatices… exactamente com o transporte.
Estamos a perder investimento por causa da insistência em manter a bitola ibérica e este bem poderá ser mais um exemplo do que temos perdido para Espanha.
Não tem nada a ver com isso. Os chineses sabem que Portugal é um dos lacaios mais rafeiros dos imperialistas e que aqui os activos deles corriam perigo.
Iria haver muito pessoal contra, sem contar com os obstaculos burocraticos, ambientalistas entre outros. Tudo que seja mudancas ou algo novo o portugues é contra.
Ainda pior sendo algo ligado a VE. Os Anti-VE iriam logo fazer boicotes e protestos.
E na volta ainda iriam utilizar matéria prima portuguesa, sao todos contra a exploracao de recursos naturais, temos que importar tudo
Não tarda muito, alguém do outro lado do Oceano Atlântico há de dizer que a instalação desta fábrica é uma ameaça à ‘segurança nacional’ e irá pressionar o governo espanhol para proibir esta fábrica em Espanha.
Então afinal os ve’s criam emprego na Europa. Humm.
Desde que deixem PT fora disso o pessoal nao se importa.
Será que chegam para colmatar os que se perderam?
Perderam onde ?
Portugal é um pais de preguicosos, apenas servimos os estrangeiros e mais nada…nao temos capacidade para mais. Somos um povo manso e servente, temos que aceitar isso
o que é que fazes no dia-a-dia para mudar esse paradigma ??? e que tal não generalizar porque há muita gente neste país que não é “servente” mas que investe, inova, etc.
Podem produzir petaziliões de baterias. Se não houver onde as carregar vou ter de continuar a queimar gasóile para ir trabalhar todos os dias.
Eu não.
Felizmente há mais sitios com eletricidade do que sitios com gasoleo
Milhões deles.
O meu irmão veio visitar ontem e carregou o carro, apesar de não precisar.
Alguma vez deram gasóleo ao vosso irmão ?
Gasoleo n, mas gasolina sim. Foi só pegar no carro e ir à gasolineira aqui pertinho 🙂
Aquilo nem foi preciso perder tempo com isso.
Segundo o JL nem era necessário carregadores, pois como ele diz as baterias dos VEs auto carregam-se em poucos minutos, e caso se queira ligar a uma tomada é coisa para uns 20 segundos.
Eu disse onde ? Também não consegue ser um homenzinho ? Pois, há por aqui muito disso.
Por acaso é ao contrario, @Gonçalo
Ha algum lugar com gasóleo que não tenha electricidade ? Impossível.
Tantos.
Onde ?
Então tens de me dizer quantas bombas de gasolina há no mundo sem eletrecidade e quantas casas têm gasoleo e não tem eletricidade
As que quiseres. Basta um gerador ou uma manivela.
Então mostre lá quais são ?
Para ir trabalhar todos os dias basta ter uma tomada em casa, a não ser que tenhas de fazer todos os dias centenas de kms. Mas para isso mais vale mandar o emprego às malvas, a diesel não ganhas para a gota.
Por cá estamos à espera dos 500 milhões de empregos no hidrogénio….
Então ? a gasolina está barata demais ?
Nao sei se Saragoça tem bitola europeia.
Para 2028? Ainda muita água vai correr debaixo das pontes até lá. Cheguei a acreditar com maior convicção na Northvolt.
A Catl nem sequer fabrica baterias, anda apenas a ver se consegue fazer uma. Loool
Mas nao precisamos de fabricas destas. Ninguem compra EV é sabido que iria falhar.
Depois apostaram em processos de fabrico Europeus. Nesta area quem apostar nos tradicionais processos de fabrico Europeus vai falhar.