Solarbay: o xeque-mate da Renault para os tetos panorâmicos
Os tetos panorâmicos já são comuns em muitos automóveis. Contudo, apenas os da Renault contam com a tecnologia Solarbay, que permite deixá-los mais opacos ou mais transparentes, com um simples toque ou comando de voz. Conheça melhor esta tecnologia.
Tecnologia Renault
O ambicioso projeto Renaulution revela-se em todos os detalhes das novas propostas da Renault. O teto de abrir tradicional, por exemplo, foi ultrapassado pela revolução tecnológica que nos últimos anos tem assolado a indústria automóvel. A marca francesa tirou os olhos do volante por momentos, olhou para cima e acabou por encontrar uma solução.
Estamos a falar do teto panorâmico opacificante Solarbay, uma inovação que resulta de uma colaboração entre a Renault e a Saint-Gobain Sekurit, empresa líder na produção de vidros automóveis. Esta tecnologia oferece aos utilizadores dos veículos da marca francesa uma experiência única em termos de conforto, iluminação e privacidade.
O teto Solarbay é composto por um vidro panorâmico com uma funcionalidade opacificante, o que significa que pode ajustar a transparência do vidro automaticamente ou manualmente.
Com um simples toque, ou comando de voz, o condutor ou passageiro pode alterar a opacidade do teto, tornando-o totalmente transparente, para permitir a entrada de luz natural, ou mais opaco, para reduzir a intensidade da luz solar ou garantir maior privacidade.
Pode ser ajustado em quatro posições diferentes: totalmente transparente, completamente opaco, transparente à frente e opaco atrás, e o inverso. Desta forma, os ocupantes do veículo podem desfrutar da luz natural sem a intensidade direta do sol.
A tecnologia utilizada baseia-se em Cristais Líquidos Dispersos em Polímero (PDLC), com esta espessura, o veículo ganhou 30 milímetros de distância do teto. Este "cortina" é construída com oito camadas. Tal composição não só assegura conforto térmico em qualquer estação do ano, mas também bloqueia até 85% dos raios solares.
Vantagens para o condutor e passageiros
A tecnologia subjacente ao teto Solarbay já era utilizada no setor da construção, mas foi a Renault a primeira marca de automóveis a iniciar como que um processo de democratização deste equipamento em modelos (como o Rafale, o Scenic ou o Symbioz) fora do segmento premium.
E a verdade é que o Solarbay oferece várias vantagens, tanto a nível estético como funcional.
- Conforto térmico: ao poder ajustar a opacidade, os utilizadores podem controlar a quantidade de luz solar que entra no veículo, ajudando a regular a temperatura no interior. Em dias de sol intenso, o vidro pode ser tornado mais opaco para evitar o sobreaquecimento do habitáculo.
- Privacidade: o ajuste do nível de opacidade garante maior privacidade sem necessidade de cortinas ou coberturas adicionais.
- Estética e experiência de condução: a capacidade de alterar o ambiente do veículo com base nas preferências de luz e visibilidade oferece uma experiência de condução e viagem mais personalizada e moderna.
Sustentabilidade e eficiência
Além do conforto, o teto Solarbay contribui para a eficiência energética do veículo. Ao ajustar a entrada de luz solar e calor, reduz a necessidade de utilização de ar condicionado, o que, por sua vez, pode contribuir para uma menor utilização de energia e maior autonomia em veículos elétricos.
Assim, o desenvolvimento do teto panorâmico Solarbay insere-se no compromisso da Renault em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis, otimizando a tecnologia para melhorar a experiência dos seus clientes e, simultaneamente, promover práticas mais ecológicas na indústria automóvel. E, claro está, para aprofundar o seu princípio de “voitures à vivre”. Porque quem não vive um carro, talvez não devesse ter um...
Essa tecnologia ja chegou aos carros? Eu quando trabalhava na Microsoft no parque das nacões as nossas salas de reunião tinham `paredes´ ja com essa tecnologia. Salvo erro isso é uma espécie de vidro eletronico Opacificador (Vidro Inteligente). Esse vidro utiliza uma camada de cristal líquido (LCD) que, quando energizada, permite a transparência, e, quando desligada, se torna opaca. Isso permite o controlo dinâmico da opacidade. Muito bom Renault.
Os Renault nao sao os unicos, os novos audi a5 por exemplo tem a mesma coisa
É realmente incrível uma marca generalista ter isto nos carros no entanto o preço desta brincadeira não é nada barata
O Taycan é Renault?
https://media.porsche.com/mediakit/taycan-gts/pt/the-new-taycan-gts/panoramic-roof-with-sunshine-control
Diz-me uma marca “generalista” com esta tecnologia. E depois compara com o preço do Taycan 😉 e tens a resposta.
+1
A serio que estamos a comparar um carro que custa 50 vezes mais ?
A unica que fica com má cara aqui é mesmo a porsche que devia oferecer tecnologia 50 vezes acima da renault
Esta tecnologia já existe desde dos anos 80!
No Knight Rider, o Kit já punha os vidros escuros do carro sempre que queria… 😀
😀 o Kitt voava! Falava com o condutor, tinha condução autónoma generativa, era à prova de bala e… tinha a Bonnie 😀
Temos em Lausanne, na Suiça, casas de banho publicas com essa technologia… é preciso confiar nela
A solução da Tesla é muito melhor e mais barata. Basta um chapéu de palha.
Tecnologia PDLC ou genericamente smart glass/smart film.
Já começa a existir muita oferta no mercado. No estrangeiro há até quem aplique em vidros laterais de carros.
A levar com sol e humidade, infelizmente, os polímeros tendem a degradar-se muito. Ao fim de uns poucos anos o material deixa de trabalhar em condições (efeito ghosting, camada de polímeros torna-se amarelada, perde transparência, transparência cintilante, etc).
O conceito é muito interessante mas caro e pouco fiável.
Se carregasse a bateria com o aproveitamento da luz solar é que era de valor.