Aqua é o primeiro super iate luxuoso movido a hidrogénio
A embarcação chama-se Aqua e será o primeiro super iate a usar o hidrogénio líquido e tecnologia de células de combustível. Segundo as empresas envolvidas no design e construção, a única emissão do iate é água. Além disso, o sistema dependerá de dois tanques de 28 toneladas de hidrogénio líquido selados a vácuo armazenados a -253ºC.
A embarcação, apresentada no Monaco Yacht Show, mede 112 metros de comprimento, tem capacidade para 14 passageiros e 31 tripulantes.
Aqua, Super Iate apresentado no Mónaco
O estúdio Sinot Yacht Architecture & Design e a empresa de engenharia naval Lateral Naval Architects apresentaram o projeto e as características de um iate elétrico chamado Aqua. Com a finalidade de marcar profundamente este segmento, foi destacada uma característica inovadora.
Além do luxo, cuidado com todos os seus detalhes, espaço e privacidade para os seus ocupantes, o foco recai para a capacidade de usar uma célula de combustível de hidrogénio para se mover. Como resultado, é possível fazer viagens transoceânicas sem reabastecimento.
No palco do Monaco Yacht Show, a feira comercial anual realizada no Mónaco, foi desvendado o projeto que demorou cinco meses a desenvolver. Assim, o conceito Aqua foi apresentado através de uma série de imagens recriadas por computador. Estas apresentam o luxo, conforto e espaço oferecido por este super barco de hidrogénio com 112 metros de comprimento e 15,4 metros largura.
Hidrogénio a bordo
Conforme foi referido na sua apresentação, o Aqua é capaz de percorrer 3.750 milhas náuticas (quase 7000 quilómetros) e deslocar-se a uma velocidade de cruzeiro entre 10 e 12 nós e um máximo de até 17 nós (31,5 km/h) graças ao hidrogénio liquefeito armazenado em dois tanques de 28 toneladas que são mantidos a uma temperatura de -253ºC.
Segundo a construtora, a tecnologia de célula a combustível que utiliza funciona com uma membrana de troca de protões (PEM). Esta tecnologia opera entre os 80 e 95ºC, temperatura relativamente baixa. Ainda assim, esta é totalmente adequada para aplicações que requerem uma resposta operacional rápida.
O eletrólito nele contido é uma membrana de polímero sólido contendo vários ácidos que, para maximizar a eficiência, é mantida hidratada durante a operação para promover a condução do protão, limitando a sua temperatura de operação abaixo de 100°C. A energia elétrica gerada é distribuída entre o sistema de propulsão, sistemas auxiliares e serviços a bordo. Além disso, existe uma bateria de grande capacidade que acumula o excedente para amortecer os picos de consumo.
Portanto, sendo a água o único líquido utilizado e também o único subproduto do seu sistema de impulsão, os problemas de corrosão são mínimos. Desta forma são eliminadas as emissões poluentes, ruídos e vibrações. Igualmente, isso significa um maior conforto de navegação para os seus passageiros.
Outra vantagem face ao que é oferecido pelos grandes iates equipados com motores de combustão. Além disso, os seus designers basearam-se em duas premissas, espaço e privacidade, para oferecer uma experiência única a bordo.
Aqua que exala água
Conforme podemos perceber, as representações do Aqua mostram um conceito composto por cinco decks. Existe uma sala de hidromassagem, sala de yoga, plataforma de banho e plataforma de praia, junto a uma piscina infinita. Além disso, há também um heliporto e um spa.
A área reservada para as cabines, localizada no meio do andar superior é um espaço dividido por painéis de madeira. Contudo, são propostas salas envidraçadas e alturas de teto entre 2,8 e 3,8 metros. Possui um pavilhão principal, duas cabines VIP e quatro cabines "standard". Desta forma, podem ser alojadas 14 pessoas, além das 31 que compõem a tripulação.
Para passar do andar superior ao inferior, uma escada circular oferece a possibilidade de contemplar os tanques hexagonais contendo hidrogénio. Isto acontece através de uma divisória de vidro reforçado.
Aparência exterior
Tendo em conta as linhas quase de nave espacial, a sua forma e proporções do Aqua são "inspiradas pelas ondas do oceano definidas pelos ventos e correntes". Assim, existe uma proa invertida que oferece a imagem espetacular do navio e é o topo de um convés superior curvo no qual se situa um observatório de vidro.
Apesar dos cinco níveis de altura, os passageiros conseguem ter a maior proximidade possível da água. Além disso, na popa, os decks sucessivos têm o efeito de uma cascata que cai em direção ao mar, e uma piscina permite um acesso confortável à água.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Sinot
Fonte: Forbes
Neste artigo: barco, hidrogénio, iate, mónaco
Tendo em conta q o zero absoluto andas ali nos -273, parece-me demasiado incrível a informação a negrito dos -250
Cada vez mais o futuro aponta ao Hidrogenio, apesar das cabecinhas pensadoras que por aqui pastam acharem que a baterias é que é….
onde esta o posto de abastecimento de hidrogénio mais perto de ti? Enquanto que todos temos um posto eléctrico em casa.
os eléctricos sao o futuro sem duvida. os de hidrogénios so daqui a décadas
This will be fun…
O problema do hidrogénio é o “cabum” (explosão) ser potencialmente muito grave. Talvez seja possível prevenir explosões catastróficas com muitos e bons sistemas redundantes de segurança, mas é uma questão que não pode ser minimizada… porque se algum explodir de forma catastrófica é suficiente para acabar com toda a linhagem de produtos. Que ninguém vai querer estar num barco, avião ou automóvel se souber que em caso de acidente com o hidrogénio as probabilidades de morrer são mais que muitas.
Ora nem mais! Enquanto que a gasolina e o lítio ardem, o hidrogénio explode… Eu continuo a achar que o mais equilibrado é ter baterias não poluentes, como as de grafeno, e produção de energia limpa para as carregar, e aí sim, pode ser produzida com hidrogénio ou outras formas limpas.
É mito hidrogênio não explode já foram feitos estudos, principalmente para tanques de foguetes espaciais e combustíveis fósseis são mais perigosos, e lítio também dificilmente explode, até hoje não há caso de um EV explodir, incendiar sim.
Hidrogênio é o futuro mas temos que mudar a infraestrutura, lutar o lobby do oil e melhorar o armazenamento.
É essa a razão de estarem a optar por carros eléctricos e não a hidrogénio. Mas o futuro é hidrogénio.
Isso não é questão sequer.. As baterias eléctricas actuais também possuem elevados riscos de explosão. . Há uma entrevista recente com o prémio Nobel da química no Sapo, acerca disso. Os carros a gasolina e a diesel tb podem explodir. Quantas vezes aconteceu?
O hidrogénio é o futuro. Já era para ser há mais tempo se o lobby das baterias eléctricas não aparecesse. A BMW, a Mercedes e sobretudo a Toyota tinham projectos de combustão interna de hidrogénio e de pilhas de hidrogénio em desenvolvimento já no final dos anos 90. Puseram um pouco de lado, por causa da pressão dos mercados. Mas por trás, continuam os seus projectos com o hidrogénio, porque sabem que esse é o futuro próximo, e quando chegar a altura vão dominar o mercado.
Aliás, o hidrogénio será mesmo a fonte de energia mais limpa e eficiente. O fabrico das baterias de lítio e de outro tipo de metais pesados emite imensos poluentes derivados da sua manipulação. E já nem conto com a energia necessária para serem produzidas, que tem de vir de algum lado.