Sikorsky Raider X: Helicóptero de combate mais rápido do mundo
Já ouviu falar no Sikorsky Raider X, o helicóptero de combate mais rápido do mundo e que está equipado com armas de última geração?
Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, tem sido revelada muita artilharia de peso por diversos países. Sejam meios terrestres ou aéreos, a conclusão a que se chega é que muitos países têm muito poderio. Vamos conhecer melhor o Sikorsky Raider X.
Sikorsky Raider X: O helicóptero que pode atingir os 215 nós (398,18 km/hora)
O Sikorsky Raider X é um dos protótipos que estão a ser criados para o Exército dos Estados Unidos. Fará parte do programa FARA (Future Armed Reconnaissance Aircraf) dos Estados Unidos e o objetivo é ir substituindo modelos como o AH-64. Atualmente está perto da fase de desenvolvimento e é considerada uma das principais armas em território aéreo.
Este helicóptero tem uma velocidade máxima de 215 nós e está equipado com oito mísseis Hellfire. O Sikorsky Raider X está quase pronto, e fará o seu primeiro teste já em 2023.
A base deste helicóptero é o S-97 Raider, uma máquina de reconhecimento e ataque equipada com um sistema de rotor coaxial. No entanto, o projeto do S-97 Raider acabou por ser cancelado, devido ao alto consumo de combustível, vibrações excessivas e complexidade.
As armas do helicóptero, oito mísseis Hellfire, serão configuradas em dois módulos, implantados pelas laterais do helicóptero. Este armamento encontra-se escondido durante o voo, para melhorar a eficiência aerodinâmica. O que não está escondido é a enorme metralhadora com três canos de 20 milímetros, montada na parte frontal do aparelho.
Também será capaz de lançar drones de combate, como o pequeno Eaglet da General Atomics. Este tem um peso de 90 kg, uma velocidade máxima que ultrapassa os 200 quilómetros por hora e uma capacidade de carga de até 13 quilos. Assim, é possível lançar cargas explosivas em alta velocidade.
Embora os testes comecem em 2023 a entrega das primeiras unidades operacionais deste helicóptero não está prevista antes de 2028.
Este artigo tem mais de um ano
A Ucrânia já solicitou 200 unidades, e pediu para mandar a conta para os Russos. *fim de anedota*
looolll +1
Se for o da ultima imagem vai mudar muito as guerras. Acho também que eles andam a jogar em demasia o jogo Earth 2150: Lost Souls pois está demasiado parecido com um helicóptero que está no jogo.
A evolução dos heli passa por copiar um drone de 4 helices mais pequenas e mais manobral.
deve ser mesmo isso e tem de pedir autorização à ANAC e à RGPD para poder voar..
Obrigado.
Quando apresentarem o modelo final já a Rússia e a China vão ter melhor…
A sério? E desde quando a Rússia ou a China têm melhor que o Apache AH-64?
Desde sempre..
Mi 28nm..põe o teu apache to caixote do lixo..
Equivalentes em algumas Specs: “Some experts, as quoted by some defence journals, are also of opinion that in terms of flight performance, arms specifications, combat survivability, and operating convenience Mi-28N could be on par, if not superior, to Apache. But, when it comes to shooting accuracy, the US chopper is said to be better than the Russian chopper.”. Na pratica são equivalentes, com vantagens e desvantagens comparativaemte nao outro. Fazer afirmaçãoes dessas é apenas leviano. Nunca se deve menosprezar as maiores potencias mundiais de armamento USA e Russia (a China está a chegar).
Se reparares, não fui eu que comecei a fazer afirmações “levianas”..
Hã. Por isso é que existem tão poucos Mi28. Ah ah ah!!!
O Mi28NM (2016) é só um upgrade recente, e não serve de comparação a um Apache original, só talvez com AH-64D Longbow (2003? ) ou o mais recente Apache Ah-64D Block III, renomeado para Guardian.
Sim, também os Apache são atualizados.
Tenho muitas dúvidas que o Mi28NM seja melhor.
O Mi 28, é um veiculo mais rápido que o apache, tem uma cavalagem muito superior ao apache, consegue fazer todo tipo de manobras, incluindo loops e mais completamente carregado ao máximo, etc..
O apache por exemplo para fazer essas manobras precisa de pousar as armas..
É usualmente aceite que o Mi 28, é um helicóptero muito mais pesado, muito mais armadilhado, com uma proteção muito superior que o apache..
O apache é um helicóptero light, enquanto que o Mi28 é um helicóptero mais pesado de ataque.
Se for para ires para um País estrangeiro matar civis…o apache é adequado, mas se for para guerra pesada o apache não chega..
Tem-se visto…
+ 1
Não me parece que vá dar em alguma coisa, historicamente mudar de Helicópteros tem sido um negocio complicado.
O Exercito dos EUA já cancelaram programas semelhantes anteriormente.
Parecido com o Lockheed AH-56 Cheyenne, neste caso houve jogo politico para terem o A10 e o Cobra.
https://www.youtube.com/watch?v=fR-r6RR1nJM
Também há uns anos cancelaram o RAH 66 Comanche
https://www.youtube.com/watch?v=inlflEHGWo0
Nada que já não tivesse sido feito, surpresa era se houvesse adopção.
O Comanche é do tipo F22: tipo saco de dinheiro sem fundo, stealth e mais dinheiro sem fundo para o development: o Cheyene é um protótipo que antevia este, mas ainda mantia o hélice de caua de curva, mas já era considerado uma coisa bem melhor do que havia; O Cobra atualmente se tivesse rodas chamava-se Apache e tem mais de 50 anos de desenho e o A10 é um tanque voador que toda a gente quer acabar com ele mas continua a dar provas!
Ah, e os mísseis são Hellfire e não Hellfier 🙂
Vocês têm aí dois erros:
1) 1 nó = 1 milha náutica = 1853m; 215 nós ~398 km/h
2) os mísseis são Hellfire e não Hellfier, como aparece no texto
Eu já tinha feito estes apontamentos. Um foi publicado e depois apagado…
Essa info está corrigida. Obrigado José.
São mais 14nós (26km/h) que, AS365, não compensa o upgrade
O rotor coaxial é copiado de onde, estou a pensar?