ShadowCam: Adeus “ângulo morto” nos carros
O ângulo morto é a área circundante ao automóvel em que o condutor, apesar de sentado numa posição adequada, não o consegue visualizar. Esta falta de visibilidade é originada pelo deficiente posicionamento dos espelhos retrovisores e pela ocultação provocada pelos pilares do automóvel. Nos carros autónomos este problema é ainda mais significativo.
Agora, foi apresentada uma solução para resolver este problema. Chama-se ShadowCam e foi criada pelo MIT.
ShadowCam: a tecnologia que é melhor que os radares LiDAR
Com o objetivo de acabar com o "ângulo morto", uma equipa de investigadores do MIT está a desenvolver a ShadowCam.
Esta tecnologia consiste numa câmara que tem a capacidade de interpretar sombras (e a sua variação) e será destinado a carros autónomos. De acordo com as informações, a tecnologia usada, que é apenas baseada em câmaras, será mais rápida que os radares LiDAR (usados pela Uber ou a Google).
Segundo os investigadores, a grande vantagem da tecnologia ShadowCam é conseguir uma deteção mais rápida (menos de meio segundo). Além do tempo de resposta dos radares LiDAR, estes apenas conseguem detetar objetos visíveis.
A tecnologia ShadowCam pode evitar acidentes e, como referido, detetar objetos "ocultos". Essa capacidade não apenas previne acidentes, como também ajuda os carros autónomos a modificar o seu comportamento.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano