Apesar de toda a segurança, afinal é muito simples roubar um Model S da Tesla
A Tesla investe muito nos mecanismos de segurança dos seus carros. Para além da proteção dos condutores e dos passageiros na estrada, a empresa procura garantir principalmente a segurança física dos próprios veículos.
Como ocasionalmente vemos acontecer, estes roubos são possíveis. Um novo foi registado em vídeo e mostra como é simples roubar um Tesla. Desta vez foi um Model S e em poucos segundos os ladrões tiveram sucesso.
Afinal é muito simples roubar um Tesla
Este novo caso aconteceu no Reino Unido e mostrou uma das maiores vulnerabilidades dos modelos da Tesla. Em apenas 30 segundos foi possível roubar um carro avaliado em mais de 100.000 euros. Os larápios estavam munidos de um sistema de transmissão sem fios para enganar os computadores do carro.
Bastou aproximar parte do sistema da porta da casa para ser possível receber o sinal da chave do Tesla. Com esta solução, fizeram depois com que o veículo percebesse a proximidade da chave e uma vez dentro do carro repetiram o processo para que este ficasse pronto a ser conduzido.
Não rendeu nada roubar este Model S
Claro que desta vez a situação foi diferente e a ação destes ladrões foi filmada por uma câmara de vigilância. Rapidamente o vídeo foi recolhido e partilhado na Internet, mostrando a velocidade e o silêncio com que este tipo de roubos pode ser feito.
Claro que de pouco valeu aos ladrões este roubo. Foram rapidamente detetados e localizados com o Tesla. Esta é uma vantagem destes carros, que podem ser monitorizados e localizados remotamente pelos seus proprietários. Bastou meia hora para que o Model S fosse posteriormente localizado em Londres e rapidamente devolvido aos seus donos.
A segurança que estes carros trazem ao condutor
Como qualquer carro de outra marca, os da Tesla também podem ser alvos deste tipo de ataque. A chave que os desbloqueia pode ser facilmente replicada com sistemas de retransmissão de sinal. As chaves têm alcance de apenas alguns metros, para segurança. Claro que, com um sistema de retransmissão, este sinal pode ser amplificado e levado até próximo do carro a roubar.
Curiosamente, os roubos dos Tesla têm diminuído ao longo dos anos. O fator de desencorajamento parece assentar sobretudo na facilidade com que os carros são encontrados e os ladrões levados à Justiça.
Este artigo tem mais de um ano
De novo…. nada é 100% até mesmo os autônomos vão prova da pior maneira que não são seguros.
Vou dizer mais: os ladrões tiveram azar em rouba mas , quando encontra um hacker de verdade que estude toda a tecnologia embarcada pela tesla com certeza terá mais sorte
Não valeu de nada, mas saber que andaram no meu carro, sabe-se lá de que forma, já ficava triste, mas melhor que não o recuperar é certo..
Com esta fiquei parvo. 😐
Não é por nada, mas este método funciona em 99% dos carros que usam o mesmo sistema.
Nao é por ser um Tesla, todos os outros sofrem do mesmo tipo de ataque…
Pelo contrário.
Não é que os outros sofram do mesmo tipo de ataque dos Tesla.
Os Tesla é que sofrem dos mesmo tipos de ataque dos outros.
potato potato tomato tomato
Pergunta de alguém (eu) que não percebe nada de tecnologia:
Seria assim tão dificil ,a chave ser do tipo activo/passivo em que,ao afastar-se do carro,se desligasse por completo e ,voltar a ligar-se aquando na proximidade do mesmo?
Ou,ter um simples “On/Off” incorporada?
Nabos,pá!
era fantástico, ir a 120 km/h (ou mais) na autoestrada, e haver uma qualquer interferência no envio do sinal da chave ao carro, e ele desligar-se.
Mas, claro, um bitaite na net de alguém que pensou no assunto 10 segundos é de certeza mais válido que quem tem como trabalho pensar nisso o dia todo!
Como se não houvesse exemplos constantes exatamente do que estás a dizer que não acontece, acontecer.
Estás pouco atento ao mundo.
Isso já o sistema faz, o que os ladroes fazem e repetir o sinal para assim o carro pensar que a chave está perto….
mas para isso acontecer, um deles têm que continuar a estar perto da chave.
O que normalmente acontece é fazem isto por poucos minutos até ter o carro dentro de um camião ou garagem por perto.
Isto enquanto fazem jamming do sinal GSM e outros para evitar que o mesmo seja localização.
Podiam acrescentar ao artigo que TODOS os carros com as chamadas chaves inteligentes são susceptiveis a este ataque, incluindo por exemplo o BMW que eu conduzo.
e em ultimo caso podemos sempre meter o carro num reboque e a policia até ajuda…
Agora tambem convem dizer que alguns carros (incluindo o meu) como tambem os teslas estão permanentemente ligados á internet sendo relativamente fácil a policia rastrar o percurso pelo que o ladrão corre um risco muito grande de ser apanhado em flagrante……
Excepto se for um ladrão especializado e levar inibidores de sinal GSM/ 3G.
Estar ligado à rede global pode ser também mau. Imaginemos alguém aceder ao sistema de tal forma que acaba por faze-lo desaparecer do mapa e aparecer em peças pelo mundo fora.
Então estes burros sabem que chegue sobre o carro para conseguir fazer isto mas não sabem sobre o sistema de tracking cujo conhecimento sobre ele é publico, até anunciado como feature e são apanhados em meia hora? Ainda bem que correu bem para o dono mas amateur hour right there…
Se calhar o carro nem foi apanhado é mais certo.
Calaram a boca ao dono com outro para não queimar as vendas.
Quem o roubou já sabia o que levava.
Os Tesla costumam ter um sistema adicional de bloqueio por pin para precisamente evitar este tipo de problema comum a esta tecnologia (o proprietário pode sempre desligá-lo). Se estiver activo é mais uma barreira para ultrapassar
Todos os carros com controlo remoto RF têm este risco, repito todos. Na Tesla a abertura nativa é feita com o telemóvel (bluetooth) mas que também não é 100% segura mas mais do que RF. Só usa RF quem quer ter a chave catita… Contudo pode-se colocar um PIN para conduzir
.. que outro carro permite isto ? Já para não falar de remotamente saber onde está o carro…
Não sei se o pplware publicou cá isto mas ja fazem disto a bastante tempo https://www.youtube.com/watch?v=szbZwjmu0H0
Cá estão eles
https://pplware.sapo.pt/informacao/alerta-ha-um-novo-tipo-de-ataque-a-distancia-para-roubar-carros/
https://pplware.sapo.pt/informacao/e-possivel-roubar-um-carro-por-cerca-de-20e/
Uma chave normal como durante tantos anos existiu resolve o assunto, e barata.
Sim claro, que o ladrão “habitual” de carros tem toda essa parafernália.
essa “parafernália” custa entre 200 a 400€, diria que é um bom investimento.