PplWare Mobile

Se tivesse que comprar um novo carro agora optaria por um a combustível ou elétrico?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. _RJCA_ says:

    Nunca considerei a questão “hibrido” mas seria algo a pensar. Por outro lado, a imposição do “elétrico” parece ser algo que é imposta na população automobilística como única opção de locomoção. Pelos menos é essa a ideia que eu tenho (posso estar errado)…

    • Fusion says:

      Sinto o mesmo, nada contra electricos, até surgir uma melhor tecnologia, parece-me ser o futuro. No entanto sou contra está imposição e obrigação de toda a gente passar para electricos, principalmente a retorica de carro a combustão mau – carro electrico bom.

      • JL says:

        Não existe qualquer imposição, nem agora nem no futuro.

        Imposição havia antes de haver alternativas.

        • Fusion says:

          Lá estas tu…
          Já sabemos que tens sonhos molhados com electricos, deixa só as pessoas terem a sua opinião?

          • JL says:

            Os meus sonhos são secos, a electricidade não é molhada, só o combustível. Lol

            Eu dei a minha opinião.

          • _RJCA_ says:

            A amigo “JL” tem pilhas Duracell. E dura, e dura, e dura…

          • JL says:

            E vai continuar a durar. Loool

            Eu fico mal quando chamam imposição aos tempos em que temos alternativas, mas pronto, sabemos que há muita gente que gosta de estar agarrada sempre aos mesmos. Lool

          • Fusion says:

            @JL Opinião é responderes a um post, expressando o teu ponto de vista sobre o tema discutido no artigo, analisando os prós e contras ou simplesmente partilhando o que pensas (sem fazer julgamentos de valor, concordando ou não com o conteúdo da notícia). No entanto, responder às opiniões de outros em todos os posts sobre veículos elétricos parece-me um pouco excessivo, peço desculpa por dizer isto.

            Um grande abraço e admiro a tua paciência e consistência. No Pplware, há algumas personalidades que certamente ficarão na história, como o/a Aves ou tu, no caso das notícias sobre carros elétricos, estás sempre presente. Por isso, até estava surpreso por não te ter visto comentar mais cedo.

            Cumprimentos e não leves isto para o lado pessoal.

          • JL says:

            Quem começou não fui eu.

            Além disso eu dei a minha opinião sobre a imposição, que não existe.

            Se já sabe a minha posição, não preciso de estar sempre a dizer o mesmo.

            Nesse caso também me parece que querem ficar na história com esse tipo de opiniões, já que passam o tempo a repetir o mesmo, sendo assim quem quer alguma imposição são vocês.

          • JL says:

            Ah, parece que você e outros também estão sempre presentes nestes artigos, portanto não são diferentes de mim.

  2. Naodou says:

    Neste momento um híbrido, daqui a uns 5 anos um eléctrico.
    Por varias razões, uma delas falta de oferta de automóveis “interessantes”

  3. Rodrigo says:

    Tenho um eléctrico com 2 anos e um velhinho a gasóleo, sem dúvidas que o eléctrico é o futuro.

    Quanto aos híbridos acho que tem pouca lógica pois a viatura passa a ter a manutenção dos a combustão mais a manutenção dos eléctricos, já para não falar em mais coisas que tem desgaste, motores eléctricos, baterias, etc…
    É praticamente pagar para ter 2 carros e só ter 1.

    • Naodou says:

      Híbrido, consumos baixos e bastantes cavalos, não é preciso parar para carregar em grandes viagens. E em cidade é usar só o eléctrico.
      Não se está preocupado com autonomia da bateria.
      ajudas do estado.
      Nunca usaria um eléctrico pra longas viagens, parar 30min a 1h pra carregar 80% e depois ter que andar a procura do próximo local de carregamento rápido para voltar a parar X tempo para ficar com 80%.
      Estou a ser simpático porque isto é quando a parte do carregamento funciona bem.

      • Maria Albertina says:

        Diz antes que estás enganado. Para viagens, calculo só IDA:
        – viagens de <250 km nem paras com nenhum (a não ser que queiras ter bateria para dar umas voltas no destino)
        – viagens <500 km páras uma (ou duas vezes dependendo do tamanho da bateria) para wc e café. Eu recentemente fiz Faro – Braga e paramos 2 vezes para wc e comer algo rápido, não ficamos à espera do carro e chegamos perfeitamente. Às vezes acontece de esperarmos 5 minutos porque o carro é pessimista e acha melhor carregar algo mais.

        Agora, não são veículos para o vendedor que está diariamente a fazer centenas de km …

        • Realista says:

          O pessoal com carros a combustão é tudo bexigas ‘aço e nunca param para nada…

          • Yamahia says:

            Há que goste de parar em locais edílicos e agradáveis à vista e se possa respirar um bom ar . Não é o caso dos locais onde estão os carregadores.

          • Realista says:

            Portanto, bombas de combustíveis são agradáveis à vista e pode-se respirar bom ar?

            Alguém anda a cheirar benzina a mais. LOL

          • André says:

            Ninguém falou em parar em bombas de combustíveis…
            Sem entrar noutro tipo de discussões e argumentos, e pelo menos por enquanto, é um facto que os carros a combustão têm mais autonomia que os carros eléctricos.
            Sendo assim, consigo fazer uma viagem Porto-Algarve, por exemplo, sem ter de parar para meter combustível. Obviamente que vou parar para descansar um pouco e para ir à casa de banho, mas essa paragem pode ser curta e até pode ser fora da autoestrada, ou seja, posso parar em locais que não sejam bombas de combustíveis.
            Já com um carro elétrico, terei de parar forçosamente num posto de carregamento e estou sujeito a ter de ficar parado muito tempo. Na minha última viagem ao Algarve, parei na estação de serviço de Grândola, os postos de carregamento estavam todos cheios e havia uma fila de 8 carros para carregarem a seguir. Fiz a minha paragem, comi qualquer coisa, fui à casa de banho, e quando arranquei a fila estava na mesma. É isso que está aqui em causa.
            Claro que isto não é algo que aconteça no dia a dia de quem tem um carro eléctrico. Mas é uma realidade (ou possibilidade) em circunstâncias como o exemplo que dei.
            Excluo por completo ter um elétrico por causa disso? Não, depende do uso que lhe penso dar e das alternativas que tiver (um segundo carro a combustão ou híbrido, por exemplo). Mas faz-me pensar e ponderar as opções.

          • Yamahia says:

            Quem é q precisa parar na bomba em viagem?

    • Naodou says:

      Sem contar que carregamento rápido pode ficar quase ao mesmo preço que abastecer um automóvel a combustão.
      O diferença de preço de um carro eléctrico da pra muitos anos de gasolina
      Há pessoas que vale a pena um híbrido outras um a combustão e outras um eléctrico.

    • GM says:

      Como assim?? Então um dos mantras dos eléctricos não é manutenção práticamente nula, salvo filtros de habitáculo, pneus, escovas limpa-vidros, e pouco mais??

      • Álvaro Campos says:

        Sim e é verdade, só que ele fala de híbridos que não é a mesma coisa que elétrico 🙂

        • GM says:

          Ele fala da manutenção dos veículos a combustão, mais a manutenção dos veículos eléctricos, integrados num único, híbrido.

        • GM says:

          Admito que se possa ter exprimido mal, mas que disse, disse.

          • Rodrigo says:

            Manutenção tem todas as coisas, não existe nada sem manutenção.
            Os eléctricos tem menos 90% de manutenção comparado com um carro a gasóleo.

            No entanto todas as peças tem desgaste, quando estás a fazer km num híbrido estas a desgastar as peças de um eléctrico e de um a combustão resumindo é gastos a dobrar.
            Quando estás em modo combustão não tiras todas as peças que compõe um eléctrico e metes na mala, não o desgaste é em simultâneo pois o motor em combustão tem desgaste e os motores eléctricos também tem mesmo que só estejas em modo combustão.

          • PJA says:

            @GM o problema dos híbridos é a bateria, não é tão cara como nós BEV mas lá está é contar com uma nova ao fim de 8 anos. Se tiver sorte antes de acabar a garantia.

          • JL says:

            Nalguns até é mais cara, custa mais a bateria de um Mercedes híbrido, de um range Rover, de um Porsche Panamera ou outro híbrido que custa a bateria de um Tesla model S de 100 kWh.

          • JL says:

            Então quer dizer que têm de levar motor a combustão de 2 a 4 anos ? Já que só duram a garantia.

          • PJA says:

            Esses veículos híbridos tem baterias mais caras do que um Tesla S? Duvido, mas como estava a falar de carros de pobres o valor é muito inferior, para aí 2000, 3000€. Pode não a substituir o híbrido não deixa de andar, mas que ela tem um tempo de vida, tem…a até nós.

          • JL says:

            Sim, têm.

            Depende do híbrido, nenhum Toyota anda sem ter o sistema híbrido, Mercedes também não e BMW muito menos.

  4. Zé Fonseca A. says:

    Híbrido a gasóleo

  5. Gonçalo says:

    A combustão só se fosse Gpl e como nem é uma opção seria sem duvida elétrico ou hibrido, gasolina e gasóleo já não fazem sentido nos dias de hoje ao preço que estão os combustíveis nao faz sentido comprar, mas isto sou eu que gosto de manter os meus carros ate não dar mais neste momento tenho um com 23 anos e outro com 6, quem mantem os carros por 5 anos e não se importa com o preço do combustível é irrelevante

  6. JV says:

    Optaria pela opção “outro” veiculo a GPL a marca Dacia/Renault têm umas boas alternativas. O GPL está em média 0.9€/l

  7. Antonio Vasco says:

    Para mim, a escolha é simples nas condições atuais:
    Para quem anda mais de 30,000km/ano e pode carregar em local de electricidade barata (casa ou trabalho) – electrico sem dúvida , poupa muito dinheiro.
    Para os outros, continuava nos combustão, por agora.
    Para aqueles que carregam em casa, mas andam pouco – hibrido.
    Os carregamentos fora estão a ficar caros, alguns mais rápidos já custam tanto como combustível, não vale a pena a diferença de preço

    • Maria Albertina says:

      Não faz sentido o que diz. Compensa SEMPRE. O único é que se faz muitas centenas de km com frequência e é dos que gosta (mas não deve) estar 3-4 horas ao volante sem parar, um VÊ não é para si. De resto serve para todos os outros.

      • Antonio Vasco says:

        Não é bem assim, o eléctrico faz sentido só para quem carrega em casa, ou no trabalho, fora isso e para já, não compensa. Tenho 1 há 14 meses, e poupo 300€/mes mas porque ando bastante e tenho empresa. Doutra forma, não recomendo, os carregamentos no mobi-e estão a ficar muito caros, o governo tem que rever a politica de entidade unica, é uma falsa concorrência que está a subir muito aos preços, já se carrega a 12€/ 100km , para isso uso diesel

        • Yamahia says:

          Desta vez o @Antonio Vasco está carregado de razão.

          Há dias vi um que arrotou 14€/100 no Intermarché da Sertã!

          • JL says:

            Até podem pagar sim, é deixarem lá o carro o dia todo.

          • JL says:

            Exato, foi o que eu disse, tanto que o carregamento já estava concluído, ele meteu o limite de 80% e foi embora, chegou já com ele concluído.

          • JL says:

            Já agora, não são 14 euros/100 kms mas sim 12.4€.

          • Yamahia says:

            À média que ele trazia até dá mais de 14€. E portanto secou 40+ minutos.
            Não deixou o carro no posto.
            Achei mto caro para posto de supermercado q não passa dos 50.
            Isto é só o começo, qd forem muitos ainda vai ser pior. Estes tique de esturpo só tendem para piorar. A mim não me apanham. Fuuuuuge loool

          • JL says:

            Em média até dá é menos, ou você faz a média de gasto usando o preço do combustível mais caro que alguma vez usou ?

            No começo é que é caro, quantos mais houverem mais baratos ficam, chama-se concorrência.

            Pois não apanham, você já foi apanhado há muitos anos, e continua naquilo que está mais que controlado para pagar sempre o valor mais alto.

          • Yamahia says:

            As contas são faceis de fazer. O homem fez 160kms com 30kWh até chegar a esse carregador.
            Diz ele pq o tempo estava frio. LOOOL

            Tende a baixar o tanas. Ao princípio a rede MobiE até era à borla. Agora é o q se vê. Até os lentos já são mais caros q os rápidos. Quer q lhe mostre?
            Portanto á medida q aumentam as solicitações , aumentam os preços e acabam as borlas.
            De momento só se safam a carregar em casa, mas isso tb tende a acabar.
            Há um que em 2022 já pagava a 0,23€ ao condomínio. A ver se percebo qt vai pagar este ano looolooolool

          • JL says:

            Errado, não foi esse gasto que ele teve, por isso ter corrigido a conta.

            Tanto tende a baixar que está a baixar, era de borla durante o período piloto, todos sabiam disso.

            Não precisa de mostrar, já que vai escolher os mais caros como argumento, curioso nunca fazer o mesmo com o combustível e escolhe sempre os mais baratos.

            Não, de momento safam-se em muitos sitios, começando nos supercharger que são os mais baratos, até aos dos supermercados, restantes, entre muitos outros que se encontram de borla.

            Pagava o preço de custo, o condomínio não pode vender energia, portanto o condomínio estava a ser um mau condomínio e não escolher os melhores tarifários para o seus condóminos.

  8. Robert Soares says:

    Tenho um eléctrico. Carro a combustão passou á historia

  9. Marco says:

    Comprar carro novo a gasolina ou gasóleo? Gastar dinheiro numa coisa que é obsoleta à nascença e que já tem os dias contados?

  10. Sito says:

    Falta uma opção: plug-in.

    Para mim seria, nesta altura, o ideal:
    Cerca de 40km eletrico, chegava para 90% dos caminhos do dia-a-dia, entre casatrabalho e supermercado.

    Para os restantes 5 ou 10% dos casos, contaria com o motor de combustão (como ir de férias descansado, etc).

    • Maria Albertina says:

      E tendo um elétrico não vai de férias descansado?! Sabe que a maioria faz 300 km de autoestrada e só para uns minutos para seguir viagem? Ou quando vai ninguém precisa de ir ao WC na viagem toda?

      • B@rão Vermelho says:

        Eu acho que é irrelevante, ser VE ou não, ainda há e vai haver muito mercado para os veículos a combustão, se forem daqueles que gostão de trocar de 5 em 5 anos, não vejo nenhum inconveniente, se forem como eu que tenho o carro por muitos anos, igual, quando sair das minhas mão vale pouco ou nada, até acho mais complicado comprar VE para o pessoal que gosta de trocar constantemente de carro, eu pessoalmente não gosto de comprar carro novo, por achar que é um mau negócio, mas estou a pensar comprar um VE novo, simplesmente não quero correr o risco com as baterias.
        Quanto as paragens para carregamento dos VE, dizer que é apenas uns minutos, ok, 5 horas também são só um monte de minutos.
        Se o VE estiver sem bateria e ligar ao carregador e voltar a desligar ele está pronto para andar?
        Não, vai ter de esperar algum tempo.
        Eu não sou contra a mobilidade elétrica, eu até por norma tenho por habito parar poucos minutos, mas dizer que carregar o carro é o tempo que demora um xixi, essa pessoas não têm uma próstata têm uma abobora entre as pernas. 🙂 🙂
        Conheço muita gente que faz viagens sempre de seguida, não gosta de parar.
        Eu acho que vale a pena passar para o mobilidade elétrica quem possa carregar em casa, eu estou quase nessa faze, agora falta ver as opções de VE novos na casa dos 20.000€ mais coisa menos coisa que é o preço que acho que vale um carro para mim, mais do que isto é loucura sem justificação nenhuma.

    • Realista says:

      Plug-in é uma modalidade de um carro híbrido…

  11. Victor von Frankenstein says:

    Elétricos

  12. Hugo says:

    Para fazer baterias polui-se o mesmo ou mais que os carros a gasolina… Os carros eléctricos ainda não me convencem. Talvez o futuro venha a ser o hidrogénio.

    • JL says:

      Ui, já vêm os ambientalistas com a treta das baterias.

      Então prove lá que polui mais ? não se esqueça de incluir a produção da gasolina, e o seu transporte.

      Mas a hidrogénio são elétricos na mesma, esses não poluem ?

    • filipe says:

      e os carros a combustão sao feitos de ar?! e a bateria que leva o carro a combustao? Os Oleos? Combustivel?

    • marco says:

      Quem diz que o hidrogénio será o futuro é porque não percebe nada de química, nem o que é hidrogénio verde e hidrogénio cinzento…e nem sabe como e a que custos o primeiro é produzido!

  13. Rui says:

    Cada caso é um caso.
    Um carro eléctrico tem aparentemente muitas vantagens, mas há pelo menos uma desvantagem que os vendedores recusam-se a informar-me:
    – Quanto é que custa substituir as baterias quando o carro fizer no máximo 200.000km?
    – E se eu tiver um acidente que danifique as baterias? Vai para abate?

    Quem tem carros a gasóleo como eu tenho, sabe que faz toda a diferença fazer 700km ou mais de seguida sem parar e sem abrandar, ou poupar no ac………!!!!!!

    • Realista says:

      De facto, os carros elétricos ainda não são para os bexigas de aço.

      Mas daqui a um tempo, quando as estradas forem eletrificadas podes ir de uma ponta a outra da europa sem sequer parar…

  14. André violante says:

    Sem dúvida a combustão no futuro próximo hidrogénio nunca elétrico ja fui experimentar um elétrico sinceramente não fiquei nada satisfeito tanto que comprei um carro novo a gasolina para quem gosta de passear como eu e só por gasolina e andar enquanto os elétricos têm que se tar muito tempo para carregar se formos haver os eléctricos também fazem poluição e o gasto das baterias além de ser caríssimo dispenso esta e a minha opinião

    • JL says:

      A hidrogénio é elétrico.

      Então qual experimentou a hidrogénio ?

      • NP says:

        Existe hidrogenio a combustao.

        • JL says:

          Existe, em testes com resultados ridiculos, só para provarem que não têm qualquer viabilidade, até nos eléctricos não têm.

          Comercialmente não existem.

          • NP says:

            E’ pena a Porsche nao concordar contigo.

          • GM says:

            Vê o DAKAR 2024

          • JL says:

            A Porsche não tem nada a hidrogênio, nem sequer em testes.

            O que tem é combustíveis sintéticos para o único carro que vai ter a combustão.

          • JL says:

            Sim, andam lá a fuel cell (electrico) e a combustão numa mistura de diesel com hidrogénio, hidrogénio ali é só para ingles ver.

            O outro da Hyse que faz 40 a 50 kms de cada vez é aquilo que digo, resultados ridiculos.

            Lembro que andam ali para fazer 1000 kms durante todas as etapas.

            Mas quem quer gastar 250 a 300 euros por cada 100 kms, tendo uma autonomia de metade disso, deve ser bom, ou não.

            Para se equipararem a eléctricos em termos de autonomia são eléctricos.

          • JL says:

            Isso não é hidrogénio.

            Sobre esses já referi por aqui onde iam ser usados.

            Mas ok, se quer combustíveis a 10 euros o litro….

          • NP says:

            O combustível sintético de que falas, é a combinação de carbono e do hidrogénio. Como tudo o preço tende a descer quando deixarem de ser só fase pilotos. Esperar para ver, mas até agora têm atingido todos os objectivos que estavam previstos.

          • JL says:

            Tudo tende a descer ? Só a electricidade para eléctricos é que sobe ?

            Então vão produzir hidrogênio e capturar CO2 com quê?

            Não é uma tecnologia nova, até a Alemanha usou isso na segunda guerra mundial.

            Atingiram que objetivos ? Já provaram que não resolvem nada, a poluição ainda é pior que os convencionais e provaram que é caro, tanto que gastaram 72 milhões de euros nessas instalações e conseguem produzir o suficiente para 800 carros durante um ano, ou seja, por isso é que já vieram dizer que vai estar apenas disponível para o único carro s combustão que vão ter a seguir a 2035.

            Já agora, não está nenhum carro no Dakar a usar esse combustível.

          • NP says:

            Os EVs também não eram uma tecnologia nova. Mas o avanço da tecnologia está agora a pôr los mais competitivos no mercado. Se é assim tão mau como é que estão a conseguir investimento e a abrir a segunda fábrica?

          • JL says:

            Os ve como são hoje, são tecnologia nova, as baterias usadas neles são deste século, tal como os motores e toda a tecnologia envolvente, pode dizer que já existiram antes, mas não como estes.

            Como conseguiram ? devido a apoios estatais, tudo o que envolve hidrogénio é assim, só funciona com fundos perdidos, sempre foi assim, por isso só ter fama quando há dinheiros a fundo perdido “no ar”.

            Abriram outra, com investimentos absurdos e dizem eles que conseguem descarbonizar 150 mil veiculos….

            https://hifglobal.com/region/hif-uruguay

  15. Marco says:

    Tive durante 4 anos um tesla, e vendi o carro para voltar a andar com o a diesel.
    A manutenção e exclusividade do carro (neste caso por ser da tesla) supera outras marcas. No inicio não tinha esta opinião, mas ao fim de 3 anos, depois da garantia (>80.000km) terminar é que consegui abrir os olhos.
    Adicionalmente, quando se tem crianças pequenas, os carregamentos são um pesadelo, sejam nos superchargers ou nos outros. Para alem dos desvios necessários, do tempo de carregamento, a incerteza se o posto está a funcionar (neste caso se não for carregador tesla), são mais um problema. Também não nos podemos afastar muito do carro, pois passado 20 a 30 minutos temos de voltar ao carro para o mover e encontrar estacionamento, seja durante o almoço, jantar, festa, shopping, caminhada, supermercado, etc…
    Carregar a bateria fora de casa durante as ferias de verão é outro problema, seja dentro ou fora de Portugal.
    As autonomias em estrada dependendo do carro, mas não são nada de especial. Devemos em média andar a falar nos 300km num elétrico vs. 1000 num a diesel e sem nos preocuparmos se temos o AC ligado, se vamos um bocado mais rápido, ou se decidimos ir almoçar a X em vez de Y, desvios de ultima hora.
    Em longas deslocações carregar o carro fora de casa fica geralmente mais dispendioso que o diesel.
    Comprar um elétrico é também mais dispendioso.
    Resumindo, o elétrico é bonito para quem quer pagar mais pelo carro, e apenas faz trabalho casa (curta distancia).

  16. Ricardo says:

    Depende da carteira…

  17. freakonaleash says:

    Combustão, de preferência Bifuel Gasolina-GPL. Os BEV ainda são demasiados caros mesmo em segunda mão!

  18. nuno a says:

    Se tivesse que comprar teria de ser um a gasolina com mais de 10 anos, mas se pudesse seria elétrico

  19. Joaquim Sobreiro says:

    Até que venham mais algumas soluções energéticas, sempre com o rótulo ” mais amigas do ambiente” pensaria em encontrar forma de praticar a caminhada como um bom exercício
    para ter uma boa qualidade de vida, física e mental. Para maiores distâncias, tornar os transportes públicos atraentes para uma escolha consciente.

  20. Angelo says:

    Tenho um hibrido a gpl. Ou anda gasolina/elétrico ou anda a gpl/elétrico. Com 22€ de gpl faço entre 480-520km (dependendo do pé). Não estou limitado nem á energia 100% elétrica nem ás limitações por vezes da ausência de postos gpl.

  21. Realista says:

    Tenho carro elétrico faz 1 ano e só me arrependo de não ter comprado mais cedo…

  22. AA says:

    A minha unica duvida é o valor de um eletrico usado. Um a gasolina/diesel, mesmo após desvalorizar vale alguns €, mas e um eletrico em que a garantia de uma bateria ao final de 8 anos acaba? Comprar um pack de baterias não é a mesma coisa que levar o carro ao mecanico…

  23. Zé Gato says:

    Comprarei um carro elétrico quando já não houver carros de combustão à venda, seja 100% combustão seja híbridos.
    O próximo talvez seja um Full híbrido, mas até ver o que vai acontecer com os eléctricos e as baterias, não faz parte dos meus planos.
    Quando os Próprios fabricantes, especialmente Toyota e Mercedes, não estão totalmente convencidos de que o futuro passa pelos eléctricos, isto significa que há muitas incertezas nesta tecnologia.

    • filipe says:

      A Nokia e a Sony Ericsson tb diziam isso dos smatphone.. Onde estão agora?
      E a mercedes ja tem eletricos bem jeitosos..

    • JL says:

      Tanto a Mercedes com a Toyota estão convencidas, porque isso é que todas as alternativas que têm são eléctricos.

      • Zé Gato says:

        Errado, não é por isso que tem carros eléctricos. A Toyota só agora apresentou o seu carro 100% eléctrico e a Mercedes os que tem são caríssimos e não são para vender em massa. O mercado dos eléctricos está em forte desaceleração e ainda não é pior porque existe os incentivos do estado para as empresas, dedução de impostos.
        https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-insiste-em-nao-apostar-nos-eletricos-e-deixa-3-razoes-sera-que-farao-sentido/

      • Zé Gato says:

        A volkswagen já reduziu a produção do seu “best seller” iD3
        A Tesla anda constantemente a baixar os preços, especialmente do model 3 e model Y. Ora diz-me a lógica que quando a oferta é maior que a procura…o mercado ajusta-se para o lado do consumidor.
        Com a agravante que daqui a um par de anos podem aparecer baterias com o dobro da autonomia e com tempos de carregamento em metade do que é agora, e se assim for…os eléctricos que se venderam agora vão ficar de borla se não tiverem de pagar para os trocar, porque ninguém os vai querer.
        Acho piada que grande parte dos players da indústria automóvel não sabem ainda se o futuro passa por esta solução, daí os construtores europeus pressionarem a UE para alargar o fim dos motores de combustão. Se isto não quer dizer nada, então vocês são todos uns génios.
        Cumprimentos

        • JL says:

          Quais foram os grandes construtores que pressionaram a UE ? A Porsche e a Ferrari ? Esses são grandes construtores ?

          • Zé Gato says:

            Primeiro referi que os eléctricos Mercedes NÃO são para massas.
            Depois não disse que eram grandes ou pequenos construtores, falei apenas em construtores europeus, e não não foi só a Ferrari e a Porsche.
            O eléctrico da Toyota até pode ter 10 anos, só agora foi apresentado oficialmente e se encontra para venda, maiores disso não estava.
            Todos os construtores europeus pressionaram e conseguiram mudar as regras da norma euro 7 que era mais branda nas emissões de escape a partir de 2025.
            Não sei qual é a dúvida, basta ler um pouco e ver que toda a gente está cética em relação aos eléctricos, exceto o Elon Musk.

          • Zé Gato says:

            A norma euro 7 era menos branda, onde se lê mais branda
            E o eléctrico da toyota não estava disponível até ao
            ano de 2023
            Duas correções …

          • JL says:

            Eu disse: “desde quando Mercedes são para massas”, seja de que tecnologia forem.

            Errado, a Toyota já tem no mercado eléctricos há bem mais tempo, apresentou o ultimo há quase 2 anos….

            Claro que pressionaram, a razão foi porque não valia a pena estarem a investir numa tecnologia que tem o fim marcado, a razão era essa.

            Sim, bastou ler o seu comentário para ver que usou argumentos errados.

            Errado, tanto que há outras marcas a querer só eléctricos, VW, Volvo, Renault, GM, Nissan, Audi, Honda, BMW, entre outras.

          • JL says:

            A Toyota já teve o RAV4 EV desde 1997 até 2014, tem desde 2014 o Mirai, e teve também o IQ EV.

          • Zé Gato says:

            A conclusão a que chego é que nem lês os comentários com atenção.
            Mas por mim este assunto está encerrado.
            Não sou um expert em indústria automóvel e o futuro dirá o que vai acontecer.

          • JL says:

            Eu leio, ás vezes até mais que uma vez para ter a certeza que li bem tal disparate.

            Nem eu sou, mas não costumo meter a inventar sobre marcas, a toyota até é uma que sigo com muito interesse.

  24. Infinity says:

    Tenho um Yaris hibrido para as voltinhas na cidade e gasto 1 deposito por mes que me dá para mais de 700Km o que para mim é melhor que electrico uma vez que nao tenho onde carregar e a diferenca de preço para um electrico é bastante significativa, para viagens tenho carro a gasoleo.

  25. Anung says:

    Hibrido ou EV.
    Se tivesse muito dinheiro gasolina.

  26. palex says:

    A quantidade de modelos e versões, provam que não há só uma opção válida. Para o efeito, na compra do carro contam vários fatores… que dependem da necessidade/utilização que damos ao carro. Há muita variadade porque há gente variada… Eu, por exemplo, neste momento não faço mais de 30km diários e só tenho 1 filho. concerteza que valorizo mais um pequeno citadino a gasolina, ou um pequeno eléctrico, do que um vendedor/comercial que faz muitos km ou uma família mais numerosa que precisa de um carro mais espaçoso… Aliado a isto vem o tamanho do bolso de cada um e a sua rotina diária. Diria que o mercado tem uma oferta válida para cada um.

  27. iDespairing says:

    Mild hybrid o corrente e o proximo.

  28. says:

    Numa situação de igualdade de preço (obviamente que isso é utopia), no meu caso penso que um híbrido plugin ou um totalmente elétrico seria o ideal. No dia a dia vários percursos pequenos para trás e para a frente. A acrescentar a isso, há sempre a viagens ocasionais/férias.
    Agora se falarmos num carro elétrico de 40 ou 50 mil e um a gasolina de 20 mil, acho que estamos conversados, até porque não tenho para o de 20 mil, quando mais para os outros.
    Por outro lado, confesso que já estive a ver um Citroen AMI. Para 95% da utilização que faço, chega e sobra.

  29. filipe says:

    O maior peso será sempre o preço do carro. Se gostaria de ter um elétrico sim. Dp dogp tenho por exemplo um budget de 10000€. O que compro? Mm em segunda mao consigo algum eletrico dos primeiros que sairam, com tecnologia obsoleta, 100 km de autonomia no maximo e que seremos provavelmente o ultimo dono. E cuidado com os Renault e as suas rendas mensais

  30. Jose says:

    Francamente, não sei. Todos falam, mas o facto é que nada é certo.

  31. SemCheta says:

    O pessoal anda cheio de guita… devo estar no ramo errado.
    Ou então preferem comer apenas um pão por dia para conseguir ter um electrico decente…
    Ou vivem em casa dos papás…
    Qual será a melhor hipotese?
    O será que o que falam da pobreza do nosso país é só fachada?

  32. Parlare says:

    Já comprei há um mês a combustível.

  33. José says:

    Eu optei por Hibrido a gasolina e já a tenho
    RENAULT ESPACE E-TECH FULL HYBRID Iconic
    Já fiz 8’000km dos quais 4’000km Suíça, Portugal ida e volta
    Estou muito contente

  34. JP 95 Aditivado says:

    Acho que vim parar a um site de milionários
    O meu carro anterior durou 17 anos. Só mudei por motivo de acidente.
    Nestes 17 anos (a fazer poucos kms) quantas vezes tinha de mudar de baterias???? Já para não falar em mudar de carro…
    Não usem o argumento das manutenções, pois fiz sempre a horas e conforme as indicações da VW, mas não na VW!!!, e não ficou uma fortuna.
    Eléctricos é para quem é rico e pode trocar de carro com frequência, para quem tem um segundo carro a combustão (que horror..) para fazer viagens longas, para quem tem paciência para andar em AE a 100km e para quem tem paciência para ficar uma hora a olhar para o carro a carregar.
    Sejam honestos e digam quanto demoraram a ir de Lisboa ao Algarve de eléctrico… Já nem falo do Minho ao Algarve…
    Os carros a combustão têm de acabar. É verdade, mas ainda não vi alternativas.
    Um abraço a todos e vivam as diferenças de opinião.

    • JL says:

      Provavelmente nenhuma, quantos KMS fez com ele ?

    • Sejamos honestos says:

      JP 95 é uma pessoa séria, ao contrário de outros que andam aqui só para vender!

    • Antonio Vasco says:

      Eu não sou rico e tenho 1 VE , porquê? Porque faço contas e ando em trabalho 50,000km ano. Se fizer as contas como eu, em 8 anos o carro está pago por si, o que nunca me aconteceu com um combustão.
      Quanto ao quanto faço Braga Algarve agora, faço em 6h e talvez 10min mais , o mesmo tempo que lavava com o combustão, mais coisa menos coisa, mas muito mais relaxado, e com mais 50€ no bolso, já dá para a dormida. Carro carregado. E lhe garanto que não ando nunca a 100

  35. JS says:

    Elétricos?
    La anda ele outra vez por aqui

  36. Realidade says:

    Combustão, sem QQ dúvida. Não tenho o stress de andar sempre a pensar na autonomia, não é preciso ir a 100 Kms/h numa autoestrada para ter autonomia suficiente para fazer, por exemplo uma A1 e ainda o risco de incêndio e por ultimo a desvalorizar do automóvel (visto que já não tiver garantia nas baterias, ninguém o quer comprar).

  37. SemCheta says:

    Fala-se muito sobre a transição energética, sobre descontinuar os motores a combustão, mas… e preparar a rede electrica para suportar o aumento de carros electricos?
    Qualquer dia as pessoas começam a ter falhas electricas em casa mas vivem felizes porque têm um carro electrico em casa, mas esquecem-se que não carregou devido à falha.
    E de onde vem o incremento necessário de electricidade?
    Vejam a contribuição atual e vejam onde está a maior fatia.
    Não se queima combustiveis nas estradas, queimam-se na central… afinal onde está a redução?
    Ah espera… movemos a central ali para aquele país que tem emissões mais baixas…
    No geral continuamos a emitir o mesmo, fica é repartido por várias partes do globo…
    Enquanto não chegar efetivamente uma tecnologia mais limpa para produzir electricidade, vai tudo continuar no mesmo.

    • JL says:

      Que incremento de electricidade é esse ?

      O combustível que se queima nas centrais em pequena propulsão não é o mesmo nem tem a mesma eficiência.

      Já existe, e por isso esta ser das mais limpas.

      • SemCheta says:

        Que incremento é esse? Então?
        Na sua casa se ligar vários aparelhos, não está a consumir mais electricidade? Caso não seja assim diga-me qual é o segredo.

        Assim, quantos mais carros estiverem a carregar, mas é exigido à rede electrica… pura fisica e pura matemática.

        A energia não é infinita, e a rede instalada atualmente tem as suas limitações.

        Mais uma vez, na sua casa se exceder a potencia contratada, o quadro desliga.
        Agora imagine (se conseguir), este cenário em grande.
        Vários carros, casas, escritórios, fábricas, etc tudo a exigir energia e as instalações irem abaixo porque excedemos o máximo…
        Não é só uma casa a ficar às escuras, mas provavelmente uma cidade inteira.

        Mas pelo seu comentário, o seu carro electrico deve carregar as baterias com energia obtida do ar à volta dele…

        • JL says:

          Afinal não sabe qual é o incremento.

          Não, o meu carrega com a energia que eu produzo, não sabe que se pode fazer isso ?

          Irem abaixo ?

          Então qual é a solução, em vez de eléctricos ?

        • Antonio Vasco says:

          70% dos carregamentos do VEs são feitos á noite, por outro lado o costumo de electricidade desce durante anoite cerca de 50%,em relação ao dia , por isso não há grandes problemas no carregamento dos VEs.
          A Alemanha e a Suíça tomaram algumas medidas de contenção de gasto electrico por 2 razões:
          – podem ter um problema de excesso de carga porque fecharam as centrais nucleares e entretanto ,tiveram o problema do gás russo e estão a virar para bombas de calor
          – são países previdentes que tomam medidas quando desconfiam que podem ter 1 problema.
          Só foi pena não terem desconfiado do Putin…

  38. TM says:

    Eu acabei de comprar o meu segundo electrico. Apesar de gostar de automoveis com um motor a ccombustão, nada bate a economia de um electrico(experiência própria). Mas vou sempre manter um automóvel a combustão para uma saída aos fins de semana para diversão.

  39. Paulo Silva says:

    Sintéctico! E aproveita o motor a combustão!

  40. JP 95 Aditivado says:

    O Sr “JL” prova que usar um eléctrico significa ficar horas à espera que carregue a bateria.
    Só assim se compreende o nº de intervenções que teve nesta notícia…
    Diga lá qual é o seu carro. Assim quem estiver a pensar comprar um eléctrico já não cai na mesma asneira.
    Obrigadinho…

  41. Antonio Vasco says:

    Você está sempre do contra , nem lê bem o que se escreve. A 90% a autonomia, por baixo e a 130-150km/h é de 250 a 270km. De origem marca 418km de autonomia, mas a estas velocidades ela é de 300km máximo.
    Já agora, você está farto de dizer que as baterias não duram mais que 200,000km, mas estou muito feliz por ter baterias FLP pois tenho visto ultimamente variados estudos credíveis sobre estas baterias que demonstram que se pode esperar uma duração de 1000.000 de km, com perda de 20%. Nem esperava tanto

    • Yamahia says:

      Sr. António, de 20 a 90 vão 70.
      O que o carro indica é uma falácia, nem sei como continua a acreditar no que vê.
      “…por baixo e a 130-150km/h é de 250 a 270km…
      A essas velocidades esse carro nem chega aos 200 kms.
      Não é ser do contra. É não papar “grup’s”

  42. Antonio Vasco says:

    Não vale a pena perder tempo consigo, está é a minha realidade diária, já há 14 meses, se quer acreditar, acredite, para mim é igual, nunca quis aqui fazer alguém comprar um VE, limito me a dizer a minha pratica diaria, boa ou má

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.