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Sabia que os pneus do Cybercab da Tesla são feitos em Portugal?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. B@rão Vermelho says:

    Pelos vistos os investidores não gostaram muita da ideia, a desvalorização da Tesla depois do anuncio do Cybercab foi gigantesca.

    • TheD says:

      Não é novidade.
      Após todas as apresentações e reuniões trimestrais ocorre stock dump….
      Além de que o mercado raramente entende o impacto a longo prazo dos resultados e objetivos da empresa

    • says:

      Eu sempre achei que a Tesla (e as outras do mesmo dono) eram um mix de Ponzi e Evergrande. Se houver um abanico mais forte, vai-se o castelo todo abaixo.

      • BurroFuiEuQueEstudei says:

        E ao fim destes anos todos ainda não foi abaixo… Esta desvalorização foi muito mais que um “abanico”…. se calhar aquilo não é um castelo mas sim um Bunker

      • Rui says:

        Sim e estão sempre na falência, ainda ontem a Spacex fez uma das coisas mais extraordinárias já vistas na industria

    • PeterJust says:

      Desde quando as ações deste tipo de empresas se movem pela lógica? É que se assim fosse a Tesla hoje era uma empresa falida, no entanto…

    • Filpe says:

      Gigantesca? Baixou 20 dólares ahah

      • Aves says:

        Caíram 10%, é significativo. E porquê:
        “As demonstrações do Cybercab foram realizadas num estúdio de cinema, num ambiente bem controlado, e foram muito parecidas com um passeio lento e curto de parque de diversões. A Waymo [que possui serviço de robotáxi] está atualmente a realizar 100 mil viagens por semana em grandes cidades, então esperávamos mais da demonstração da Tesla,” disse o analista do Wells Fargo, Colin Langan, ao site Business Insider.

      • Pedro says:

        20 dólares por share. Só foram 62 Mil Milhões de Euros num dia. Achas pouco?

    • Zé Fonseca A. says:

      Lucros não realizados não são lucros, qualquer investir que se preze sabe isso e sabe ir tirando ganhos pontualmente, principalmente em stocks especulativos como é o caso

  2. Theboice says:

    Os pneus não são fabricados em V. N. de Famalicão mas sim em LOUSADO, terra do falecido amigo do Salazar, famoso cardeal Cerejeira. V. N. de Famalicão não tem fábrica de pneus… eu sei muito bem do que estou a falar…

    • PeterJust says:

      Segundo a wikipédia, o site da junta de freguesia de Lousado e o portal autárquico, pertence ao município de Vila Nova de Famalicão. Se calhar não sabe assim tão bem do que está a falar

      • Theboice says:

        Lousado não é Famalicão, Lousado é Lousado e Famalicão é a sede de concelho de onde Lousado pertence, sei do que estou a falar pois Habito o Local à 50 anos. Craveira pai é Cravera pai e Craveira filho é Craveira filho apesar de terem o no me Craveira não são o mesmo… faço-me entender? a Continental (antiga Mabor) está situada em Lousado e não em Famalicão. a geografia é tramada, tal como muita gente diz que é do Porto e e depois nasceram e moram a 50 km, devemos tentar ser o mais rigorosos possível para trapalhada basta os “média”… fui…

        • PeterJust says:

          Engraçado o seu total desconhecimento em geografia mas isto não é geografia, é administração geopolítica local, não tem nada a ver com geografia, a geografia pode ter influência pois um rio ou uma montanha pode separar uma localidade, concelho ou país mas não é intrínseco, faz-se somente por uma questão de ordenamento lógico. Portanto foi definido politicamente pelas autoridades nacionais e locais que Lousado seria uma freguesia de VNF e pode tentar fazer os malabarismos que quiser mas o que prevalece é o que foi definido pelas autoridades politicas. A única coisa que lhe resta é uma luta armada pela independência de Lousado do concelho de VNF (e de Portugal, porque não, Principado de Lousado é uma excelente ideia!) mas até lá, você está ERRADO

          • Ze says:

            Então é melhor reportar à Continental, pois em todo o local diz que eles estão instalados em Lousado.
            É a primeira vez que vejo fazerem referência a uma fábrica em VNF (que não existe), nem sei pq não colocaram Braga.

            LoL…

          • Vítor M. says:

            É conhecimento local, não sabes, não digas asneiras 🙂 e lê o que escrevemos, porque está corretíssimo 😉

          • Vítor M. says:

            🙂 claro que Lousado é concelho de Famalicão. Há malta que não tem as luas todas. Mistura tudo, é uma confusão naquelas cabeças. Nossa!!!

      • Zé Alfa says:

        Carcavelos pertence ao concelho de Cascais. O Colégio Marista fica em Carcavelos e não em Cascais.

    • ricardo says:

      Por isso é que cheira tanto a borracha queimada no zé dos cães…

    • Zé Fonseca A. says:

      Em casa do JL, faz lousado -> VNF todos os dias por isso não gasta pneu, não precisa de manutenção e a bateria dá para 5 meses numa única carga

    • Vítor M. says:

      Não sabes nada. 😀

      Aliás, sobre este assunto, não trazes nada de novo, ora lê o texto. E mais, a mim, que conheço muito bem quer a freguesia, quer o concelho e até mesmo a unidade fabril… não estás a dizer uma novidade 😉

  3. pvc says:

    Então… segundo as informações que nos são dadas, são pneus de «baixa resistência ao rolamento» e de «excelente aderência e tração». Parece que entrámos no mundo da fantasia em que as leis da física se podem violar à vontade só para impressionar o freguês!
    Meus caros, ou uma coisa ou outra… as duas ao mesmo tempo é uma impossibilidade física nos pneus tal como os conhecemos.

    Tanta gente por aqui sempre tão opinativa mas quando veem uma contradição destas já nem a reconhecem tal é a obsessão que alguns sentem em falar de Musk!

    – «baixa resistência ao rolamento» entre outros pormenores significa menor consumo mas também travagens mais longas (menor segurança);

    – «Alta aderência» ou «excelente aderência e tração» significa… exactamente o oposto: travagens mais curtas (maior segurança) mas consumo maior.

    Para termos as duas situações em simultâneo nos mesmos pneus teríamos de ter uns pneus “activos” em que a largura da banda de rodagem se alterasse significativamente conforme a situação de condução.

  4. YamahiaP says:

    Os pneus deve ser a única cosa de jeito que o carro tem. No entanto “Alta aderência/performance” e “Eficiência energética” são características que estão em conflito num pneu. Ou se tem uma coisa ou se tem outra. Escolham e deixem de atirar areia para os olhos do zé pagode!

    • Toni da Adega says:

      Um pneu que tenha menor atrito vai aumentar a eficiência energética e performance. Estas características não estão em conflito. Pelo contrário um pneu mais rápido é também mais eficiente, o motor tem que fazer menos esforço para a mesma velocidade.
      A aderência é algo diferente, normalmente maior aderência significa borracha mais macia e maior desgaste.

      Por qualquer motivo em competição se investe tanto em pneus, um bom pneu faz uma diferença enorme no consumo e performance.

      • Toni da Adega says:

        resistência ao rolamento não Atrito.

        Um pneu que tenha menor resistência ao rolamento vai aumentar a eficiência energética e performance

  5. PAULO SILVA says:

    Estou curioso com <> e <>, pois me parece contraditório

    • PAULO SILVA says:

      «baixa resistência ao rolamento» e de «excelente aderência e tração»

      • Toni da Adega says:

        Não é contraditório, aderência e resistência ao rolamento são coisas distintas.
        Resistência ao rolamento é provocado pela deformação do pneu é dependente da carcaça do pneu.
        Aderência entre outras é dependente da composição da borracha e muito ligado á durabilidade do pneu. Normalmente um pneu mais macio tem maior aderência/tracção e baixa resistência ao rolamento. Mas desgasta mais.

        • pvc says:

          Claro que é contraditório. «Aderência» e «resistência ao rolamento» podem ser dois conceitos diferentes mas são ambos faces da mesma moeda estando ambos directamente correlacionados com o atrito.

          Comecemos pelo atrito. Haver mais ou menos atrito depende de vários factores: tipo de piso, tipo de borracha do pneu, área de contacto entre o pneu e a estrada, peso do veículo ou ainda a presença na estrada de substâncias contaminantes sólidas ou líquidas que se oponham ao atrito. Isto é lógico e não é novidade nenhuma.

          A aderência do pneu em estrada vem do atrito… quanto maior o atrito maior é a aderência, ou seja, menos desliza o pneu em curva e menos patina em aceleração mais forte.

          A resistência ao rolamento também vem do atrito entre o pneu e a estrada… quanto maior o atrito maior é a resistência ao rolamento.

          Se ambos são directamente proporcionais ao atrito é então impossível haver «baixa resistência ao rolamento» e em simultâneo haver também «excelente aderência e tracção»:
          – «baixa resistência ao rolamento» depende de haver pouco atrito e
          – «excelente aderência e tracção» depende de haver mais atrito
          por consequência «baixa resistência ao rolamento» e em simultâneo haver também «excelente aderência e tracção» é algo de contraditório.

          Por sua vez a eficiência de um pneu também está relacionada com o atrito mas, ao contrário das outras, é inversamente proporcional a este… quanto maior o atrito menor é a eficiência.

          Tudo isto parece-me lógico, não percebo onde está a confusão.

  6. Aves says:

    As rodas e pneus são mais largos atrás do que à frente, ninguém sabe porquê:
    – à frente: rodas de 18″ + pneus 215/60R18 (largura 215mm/índice de carga 60 (250Kg)/pneus radiais/jante de 18″
    – atrás: rodas de 21″ + pneus 225/60R21
    O anel de pintura dourada no pneu percebe-se – para quase fazer desaparecer o pneu. Na produção provavelmente cai.

    • PAULO SILVA says:

      diferença de peso nos eixos p.exemplo – veja na F1 onde tem a tração traseira.. etc

    • Toni da Adega says:

      “ninguém sabe porquê”
      Dezenas de carros vêm com pneus mais largos atrás e ninguém sabe porque 🙂

      • Aves says:

        Os pneus são +1cm, as jantes são +7,6cm (+3″).
        E ninguém sabia porquê. Ainda bem que “esclareceste” 😉

        • Toni da Adega says:

          jantes de 18″ ou 21″ é diferente de ser mais ou menos largo. São medidas diferentes sem qualquer relacão entre si.
          Existem varios carros desportivos com esta configuracao, pneu mais largo e com maior diametro na traseira.

          • Aves says:

            Mas por que é que o diâmetro da jante à frente é de 18″ e a de trás é de 21″?
            Que o pneu de trás tem mais 1cm de largura já se percebeu e não é nada de estranhar.

      • Vítor M. says:

        No meu carro, tração traseira, o jogo de pneus das rodas de trás são bem mais largos que os da frente. De origem. Tem a ver com vários fatores:

        1. Maior aderência e tração: Pneus mais largos aumentam a superfície de contacto com o solo, o que é especialmente importante em carros de tração traseira. Como a força do motor é transmitida às rodas traseiras, mais aderência ajuda a evitar que as rodas percam tração, especialmente durante acelerações fortes.
        2. Distribuição de potência: Em carros desportivos de alta potência, a tração traseira pode sobrecarregar pneus estreitos, resultando em derrapagem. Pneus mais largos atrás ajudam a distribuir melhor a potência e suportar a aceleração.
        3. Estabilidade: Pneus traseiros mais largos também contribuem para a estabilidade em curvas. Em velocidades maus elevadas, ajudam a reduzir o risco de sobreviragem (quando a traseira do carro perde aderência e desliza para fora).
        4. Equilíbrio de desempenho: O uso de pneus traseiros mais largos também equilibra o comportamento do carro, permitindo uma combinação de controle na frente (direção precisa) e tração máxima atrás.

  7. VaPoC says:

    Que carroça XD

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