Sabia que os pneus do Cybercab da Tesla são feitos em Portugal?
O Tesla Cybercab foi revelado oficialmente. O prometido robotáxi não possui volante ou pedais e Elon Musk afirmou que entrará em produção antes de 2027. Apesar da simplicidade, reinam as linhas elegantes, num dourado que chega até aos pneus. Sim, estes foram fabricados em Famalicão!
Robotáxi rola em pneus feitos em Lousado
A Tesla revelou oficialmente o tão aguardado Cybercab durante um evento em Los Angeles. Inspirado no design do Cybertruck, o Cybercab tem uma aparência futurista, destacada por barras de luz LED na dianteira e traseira, e portas do tipo borboleta, características que chamaram a atenção dos participantes.
O evento decorreu no estúdio da Warner Bros e o homem forte da Tesla chegou a bordo de um Cybercab, que não tem volante nem pedais, anunciando que "há mais 20" de onde aquele saiu.
Um dos pormenores que se destaca são as suas rodas douradas - não só a jante, mas toda a lateral do pneu. Este projeto saiu da fábrica de Lousado da Continental, em Vila Nova de Famalicão.
O que tem de especial este pneu?
Em abono da verdade, é um pneu "normal" que recebe, na etapa final, a parede dourada. Contudo, os pneus usados nos elétricos da Tesla têm algumas características especiais que os diferenciam dos pneus convencionais, otimizando o desempenho e a eficiência dos veículos elétricos (VE).
Aqui estão os principais aspetos que tornam os pneus da Tesla únicos:
- Baixo ruído: os carros elétricos, como os Tesla, são muito mais silenciosos do que veículos com motores a combustão. Para manter o conforto acústico, os pneus usados nos Teslas geralmente possuem tecnologias de redução de ruído, como camadas de espuma interna que ajudam a absorver o som gerado pelo contacto do pneu com o asfalto.
- Eficiência energética: os pneus para Tesla são projetados para minimizar a resistência ao rolamento, o que ajuda a maximizar a autonomia da bateria. Pneus de baixa resistência ao rolamento permitem que o carro use menos energia para se mover, o que é crucial para manter uma alta eficiência e aumentar a autonomia entre as recargas.
- Alta aderência e performance: Mesmo com foco em eficiência, os pneus dos Teslas são também desenvolvidos para oferecer excelente aderência e tração. Isso é especialmente importante devido à aceleração instantânea dos motores elétricos, que podem gerar muito binário desde o início.
- Desgaste uniforme: Como carros elétricos são geralmente mais pesados do que carros a combustão, devido às baterias, os pneus precisam ser construídos para suportar este peso extra sem sofrer desgaste prematuro. Pneus para Tesla são reforçados para suportar a carga adicional e garantir um desgaste uniforme ao longo do tempo.
- Marcação específica: alguns pneus para Tesla vêm com marcações específicas, como o código “TO”, que indica que o pneu foi projetado em colaboração com a Tesla para garantir o desempenho ideal nos seus veículos. Estes pneus passam por testes rigorosos para atender às exigências do fabricante.
Estes fatores são cruciais no fabrico dos pneus e a fábrica da Continental, em Lousado, obedece rigorosamente aos critérios exigidos pela marca americana.
Pelos vistos os investidores não gostaram muita da ideia, a desvalorização da Tesla depois do anuncio do Cybercab foi gigantesca.
Não é novidade.
Após todas as apresentações e reuniões trimestrais ocorre stock dump….
Além de que o mercado raramente entende o impacto a longo prazo dos resultados e objetivos da empresa
yap, Musk fala a 10 anos, o mercado a 3 meses… não é um bom indicativo…
Eu sempre achei que a Tesla (e as outras do mesmo dono) eram um mix de Ponzi e Evergrande. Se houver um abanico mais forte, vai-se o castelo todo abaixo.
E ao fim destes anos todos ainda não foi abaixo… Esta desvalorização foi muito mais que um “abanico”…. se calhar aquilo não é um castelo mas sim um Bunker
Sim e estão sempre na falência, ainda ontem a Spacex fez uma das coisas mais extraordinárias já vistas na industria
Desde quando as ações deste tipo de empresas se movem pela lógica? É que se assim fosse a Tesla hoje era uma empresa falida, no entanto…
Gigantesca? Baixou 20 dólares ahah
Caíram 10%, é significativo. E porquê:
“As demonstrações do Cybercab foram realizadas num estúdio de cinema, num ambiente bem controlado, e foram muito parecidas com um passeio lento e curto de parque de diversões. A Waymo [que possui serviço de robotáxi] está atualmente a realizar 100 mil viagens por semana em grandes cidades, então esperávamos mais da demonstração da Tesla,” disse o analista do Wells Fargo, Colin Langan, ao site Business Insider.
20 dólares por share. Só foram 62 Mil Milhões de Euros num dia. Achas pouco?
Lucros não realizados não são lucros, qualquer investir que se preze sabe isso e sabe ir tirando ganhos pontualmente, principalmente em stocks especulativos como é o caso
Os pneus não são fabricados em V. N. de Famalicão mas sim em LOUSADO, terra do falecido amigo do Salazar, famoso cardeal Cerejeira. V. N. de Famalicão não tem fábrica de pneus… eu sei muito bem do que estou a falar…
Segundo a wikipédia, o site da junta de freguesia de Lousado e o portal autárquico, pertence ao município de Vila Nova de Famalicão. Se calhar não sabe assim tão bem do que está a falar
Lousado não é Famalicão, Lousado é Lousado e Famalicão é a sede de concelho de onde Lousado pertence, sei do que estou a falar pois Habito o Local à 50 anos. Craveira pai é Cravera pai e Craveira filho é Craveira filho apesar de terem o no me Craveira não são o mesmo… faço-me entender? a Continental (antiga Mabor) está situada em Lousado e não em Famalicão. a geografia é tramada, tal como muita gente diz que é do Porto e e depois nasceram e moram a 50 km, devemos tentar ser o mais rigorosos possível para trapalhada basta os “média”… fui…
Engraçado o seu total desconhecimento em geografia mas isto não é geografia, é administração geopolítica local, não tem nada a ver com geografia, a geografia pode ter influência pois um rio ou uma montanha pode separar uma localidade, concelho ou país mas não é intrínseco, faz-se somente por uma questão de ordenamento lógico. Portanto foi definido politicamente pelas autoridades nacionais e locais que Lousado seria uma freguesia de VNF e pode tentar fazer os malabarismos que quiser mas o que prevalece é o que foi definido pelas autoridades politicas. A única coisa que lhe resta é uma luta armada pela independência de Lousado do concelho de VNF (e de Portugal, porque não, Principado de Lousado é uma excelente ideia!) mas até lá, você está ERRADO
Então é melhor reportar à Continental, pois em todo o local diz que eles estão instalados em Lousado.
É a primeira vez que vejo fazerem referência a uma fábrica em VNF (que não existe), nem sei pq não colocaram Braga.
LoL…
É conhecimento local, não sabes, não digas asneiras 🙂 e lê o que escrevemos, porque está corretíssimo 😉
🙂 claro que Lousado é concelho de Famalicão. Há malta que não tem as luas todas. Mistura tudo, é uma confusão naquelas cabeças. Nossa!!!
Carcavelos pertence ao concelho de Cascais. O Colégio Marista fica em Carcavelos e não em Cascais.
Por isso é que cheira tanto a borracha queimada no zé dos cães…
Em casa do JL, faz lousado -> VNF todos os dias por isso não gasta pneu, não precisa de manutenção e a bateria dá para 5 meses numa única carga
Não sabes nada. 😀
Aliás, sobre este assunto, não trazes nada de novo, ora lê o texto. E mais, a mim, que conheço muito bem quer a freguesia, quer o concelho e até mesmo a unidade fabril… não estás a dizer uma novidade 😉
Então… segundo as informações que nos são dadas, são pneus de «baixa resistência ao rolamento» e de «excelente aderência e tração». Parece que entrámos no mundo da fantasia em que as leis da física se podem violar à vontade só para impressionar o freguês!
Meus caros, ou uma coisa ou outra… as duas ao mesmo tempo é uma impossibilidade física nos pneus tal como os conhecemos.
Tanta gente por aqui sempre tão opinativa mas quando veem uma contradição destas já nem a reconhecem tal é a obsessão que alguns sentem em falar de Musk!
– «baixa resistência ao rolamento» entre outros pormenores significa menor consumo mas também travagens mais longas (menor segurança);
– «Alta aderência» ou «excelente aderência e tração» significa… exactamente o oposto: travagens mais curtas (maior segurança) mas consumo maior.
Para termos as duas situações em simultâneo nos mesmos pneus teríamos de ter uns pneus “activos” em que a largura da banda de rodagem se alterasse significativamente conforme a situação de condução.
Os pneus deve ser a única cosa de jeito que o carro tem. No entanto “Alta aderência/performance” e “Eficiência energética” são características que estão em conflito num pneu. Ou se tem uma coisa ou se tem outra. Escolham e deixem de atirar areia para os olhos do zé pagode!
Um pneu que tenha menor atrito vai aumentar a eficiência energética e performance. Estas características não estão em conflito. Pelo contrário um pneu mais rápido é também mais eficiente, o motor tem que fazer menos esforço para a mesma velocidade.
A aderência é algo diferente, normalmente maior aderência significa borracha mais macia e maior desgaste.
Por qualquer motivo em competição se investe tanto em pneus, um bom pneu faz uma diferença enorme no consumo e performance.
resistência ao rolamento não Atrito.
Um pneu que tenha menor resistência ao rolamento vai aumentar a eficiência energética e performance
Estou curioso com <> e <>, pois me parece contraditório
«baixa resistência ao rolamento» e de «excelente aderência e tração»
Não é contraditório, aderência e resistência ao rolamento são coisas distintas.
Resistência ao rolamento é provocado pela deformação do pneu é dependente da carcaça do pneu.
Aderência entre outras é dependente da composição da borracha e muito ligado á durabilidade do pneu. Normalmente um pneu mais macio tem maior aderência/tracção e baixa resistência ao rolamento. Mas desgasta mais.
Claro que é contraditório. «Aderência» e «resistência ao rolamento» podem ser dois conceitos diferentes mas são ambos faces da mesma moeda estando ambos directamente correlacionados com o atrito.
Comecemos pelo atrito. Haver mais ou menos atrito depende de vários factores: tipo de piso, tipo de borracha do pneu, área de contacto entre o pneu e a estrada, peso do veículo ou ainda a presença na estrada de substâncias contaminantes sólidas ou líquidas que se oponham ao atrito. Isto é lógico e não é novidade nenhuma.
A aderência do pneu em estrada vem do atrito… quanto maior o atrito maior é a aderência, ou seja, menos desliza o pneu em curva e menos patina em aceleração mais forte.
A resistência ao rolamento também vem do atrito entre o pneu e a estrada… quanto maior o atrito maior é a resistência ao rolamento.
Se ambos são directamente proporcionais ao atrito é então impossível haver «baixa resistência ao rolamento» e em simultâneo haver também «excelente aderência e tracção»:
– «baixa resistência ao rolamento» depende de haver pouco atrito e
– «excelente aderência e tracção» depende de haver mais atrito
por consequência «baixa resistência ao rolamento» e em simultâneo haver também «excelente aderência e tracção» é algo de contraditório.
Por sua vez a eficiência de um pneu também está relacionada com o atrito mas, ao contrário das outras, é inversamente proporcional a este… quanto maior o atrito menor é a eficiência.
Tudo isto parece-me lógico, não percebo onde está a confusão.
As rodas e pneus são mais largos atrás do que à frente, ninguém sabe porquê:
– à frente: rodas de 18″ + pneus 215/60R18 (largura 215mm/índice de carga 60 (250Kg)/pneus radiais/jante de 18″
– atrás: rodas de 21″ + pneus 225/60R21
O anel de pintura dourada no pneu percebe-se – para quase fazer desaparecer o pneu. Na produção provavelmente cai.
diferença de peso nos eixos p.exemplo – veja na F1 onde tem a tração traseira.. etc
“ninguém sabe porquê”
Dezenas de carros vêm com pneus mais largos atrás e ninguém sabe porque 🙂
Os pneus são +1cm, as jantes são +7,6cm (+3″).
E ninguém sabia porquê. Ainda bem que “esclareceste” 😉
jantes de 18″ ou 21″ é diferente de ser mais ou menos largo. São medidas diferentes sem qualquer relacão entre si.
Existem varios carros desportivos com esta configuracao, pneu mais largo e com maior diametro na traseira.
Mas por que é que o diâmetro da jante à frente é de 18″ e a de trás é de 21″?
Que o pneu de trás tem mais 1cm de largura já se percebeu e não é nada de estranhar.
No meu carro, tração traseira, o jogo de pneus das rodas de trás são bem mais largos que os da frente. De origem. Tem a ver com vários fatores:
1. Maior aderência e tração: Pneus mais largos aumentam a superfície de contacto com o solo, o que é especialmente importante em carros de tração traseira. Como a força do motor é transmitida às rodas traseiras, mais aderência ajuda a evitar que as rodas percam tração, especialmente durante acelerações fortes.
2. Distribuição de potência: Em carros desportivos de alta potência, a tração traseira pode sobrecarregar pneus estreitos, resultando em derrapagem. Pneus mais largos atrás ajudam a distribuir melhor a potência e suportar a aceleração.
3. Estabilidade: Pneus traseiros mais largos também contribuem para a estabilidade em curvas. Em velocidades maus elevadas, ajudam a reduzir o risco de sobreviragem (quando a traseira do carro perde aderência e desliza para fora).
4. Equilíbrio de desempenho: O uso de pneus traseiros mais largos também equilibra o comportamento do carro, permitindo uma combinação de controle na frente (direção precisa) e tração máxima atrás.
Os Smarts as rodas traseiras são muito mais largas que as da frente
Salvo erro, tirando os Smart Forfour, todos os outros são de tração traseira, o que vai ao encontro com o que referi.
Pelo que vi, “muito mais largos” .. 1 ou 2cm (os pneus são de 165, 175, e 185mm) – e a mesma jante de 15″.
Os pneus podem ser mais largos atrás com a mesma jante (e índice de carga).
Que carroça XD