Sabe quanto se pouparia num dia por semana sem carros?
O Dia Europeu sem Carros é uma campanha que nasceu em França em 1998, sendo que, em 2000, a União Europeia a adotou a nível europeu, e pretende ser um dia para a consciencialização das populações.
Um estudo apresentado hoje pela Associação Zero, indica quanto se pouparia num dia por semana sem carros. Conheça os resultados.
Hoje é o Dia Mundial Sem Carros, em que os condutores de automóveis são encorajados a deixá-los estacionados, proporcionando a eles próprios e aos seus concidadãos cidades e vilas mais tranquilas, silenciosas, limpas, seguras e socialmente coesas.
Para marcar o dia, a Associação Zero deu a conhecer um novo estudo no âmbito da Campanha Cidades Limpas, um consórcio europeu que a ZERO integra, que revela que 62% das pessoas em cidades europeias apoiam a ideia de um dia sem carros por semana.
O estudo agora publicado revela que um único dia semanal sem carros nas principais cidades europeiaspoderá poupar entre 541 e 945 mil barris de petróleo em cada dia em que é implementado (dependendo do dia da semana) – ou seja,o equivalente a 3-5% de todo o consumo de gasóleo e gasolina em meio urbano na Europa (que representa cerca de 23% das emissões e uso de energia), ou o equivalente a cerca de 40% de todo o consumo anual de petróleo em Portugal ou o consumo inteiro de petróleo de países como a Estónia, Letónia e Lituânia.
O estudo mostra ainda que esta é uma medida que pode ter mais impacto do que trabalhar a partir de casa três dias por semana, assumindo que 40% da força de trabalho o faz.
Este artigo tem mais de um ano
Os custos com o desodorizante não iriam aumentar?
Não. Numa fila de carros de para-arranca transpira-se mais que numa subida em bicicleta eléctrica. Pelo esforço e pelo stress de ver o ordenado a fugir pelo tubo de escape.
O pessoal que venha para as vilas e aldeias, onde ha menos gente. Pelo o contrário o trabalho aumentou, pena nao ser de escritório como todos os meninos lindos da cidade querem!
Eu andava mais de transportes públicos na aldeia do que agora, numa grande cidade. Havia menos quantidade, mas mais qualidade.
Tenho casa na aldeia e na cidade, se lavrar a terra me pagasse o mesmo que o meu emprego e me permitisse ir de férias certamente que faria a troca.
Estou na mesma situação, vivo na aldeia , trabalho na cidade a 120 kms e também tenho casa perto do trabalho, logo evito viagens grandes, no trabalho tanto uso uma scooter como bicicleta, depende da altura do ano.
Eu também ia na boa para a aldeia cultivar terrenos que até tenho da familia, inclusive até tenho formação para gerir qualquer empresa agrícola, só que infelizmente pouco depois da formação, com pouco tempo de atividade, cheguei à conclusão que era trabalhar para aquecer, a cultura nacional e até os governos nunca incentivaram esta nobre atividade que eu gosto, em vez de incentivar tentam subsidiar como se isso resolve-se algum problema.
E digo onde está o problema, está na cadeia de distribuição, quem produz um kilo de tomate vende por 10 cêntimos e quem compra para consumir compra por pelo menos 1 euro, tentamos alterar isso com associativismo mas é complicado e o mercado é sempre mais feroz que os poucos que se associam.
Mas é algo que tenho esperança de voltar a fazer, porque o gosto por ela nunca desapareceu, mas por vezes para meter comida na mesa temos de ter outras opções.
A “jeira” anda a 40/45 dia, se souberes um pouco mais ou tiveres equipamento proprio duplica ou triplica!
@Daniel,
Cheirou aí a alguma inveja do trabalho dos outros, ou neste caso do que voce chamou meninos lindos da cidade.
Eu vivo próximo da cidade, numa das maiores da Europa, podemos trocar se quiser.
Todos tira o S. Nem toda a gente que trabalha e vive nas cidades ou perto delas trabalha com o cu sentado numa secretária….
Em localidades com uma boa rede de transportes públicos e com trânsito caótico, nem faz sentido utilizar o automóvel. O problema é que fora de grandes cidades, os transportes públicos são fracos.
Fora de grandes cidades, onde não há para-arranca, um familiar médio com 4 passageiros a bordo sai à volta de 3 cêntimos por km para cada um. O problema é que para isso tem mesmo que rodar cheio e para isso as pessoas têm de se organizar.
Isso é muito bonito, mas duvido que as entidades patronais deste país pactuem com a falta a 1 dia de serviço por semana, e antes que comecem com a lega-lenga dos transposrtes públicos, deixem avisar que fora dos grandes centros urbanos, praticamente não há transportes, e mesmo dentro, são poucos, atrasados e ineficientes. Quem mora dentro das cidades, tem uma hipótese. Quem mora fora, nem por isso
….mas ter um plano para este miserável país crescer mais de 3% ao ano por um período de pelo menos 10 anos, está quieto. Cada vez mais um Portugal de mão estendida.
Não se ia poupar nada porque as petrolíferas iriam aumentar os preços por perca de rendimentos…
afirmativo
Não tem nada que saber. Quando perdes metade dos clientes esfolas a dobrar a metade que resta e manténs o mesmo nível de proveitos. E o limite é o céu.
Sabe o que pouparia 1 dia sem cruzeiros em Lisboa em termos de poluição ? 1 semana de todo o trafego automóvel em Portugal inteiro.
+1
Nunca ninguém quer falar de cruzeiros, nunca ninguém quer falar dos navios gigantescos que chegam diariamente da China carregados de lixo inútil … não convém falar.
Ninguém? Há várias propostas do BE e dos Verdes sobre isso apresentadas no Parlamento
https://www.esquerda.net/artigo/bloco-quer-limitar-impactos-do-terminal-de-cruzeiros-no-ambiente-e-saude-de-lisboa/65765
E os petroleiros também entram nessa conta ?´
Eu também apoio um dia sem carro por semana, mas para os outros, não para mim, claro.
Um dia sem carro, mais valia nem ir trabalhar nesse dia.
Já com carro, saio de casa às 8h15 e chego pelas 20h30 e são +/-30min para cada lado.
De transporte público, tenho apanhar no mínimo 2 autocarros com mais de 1 hora para cada lado, fora o que tinha de andar até às paragens. E moro numa cidade.
E ao preço dos bilhetes único não sei se pouparia na carteira.
Nas áreas metropolitanas já existem descontos para os transportes públicos. Julgo que só falta incluir as trotinetas, devido às colinas da cidade.
A Associação Zero não que publicar um estudo sobre o consumo, e estado de algumas embarcações?
Que poluem talvez mais que estes carros todos juntos numa só viagem?
Quando não se sabe o que há, critica-se.
Já pesquisaste direito sobre isso?
Só para te poupar o trabalho…
https://zero.ong/lisboa-e-portugal-em-6o-lugar-europeu-nas-emissoes-poluentes-de-navios-de-cruzeiro/
Os navios só estão a fazer um favor aos carros, o que os carros não emitem em termos de SOX, emitem os navios, metam os navios a consumir gasóleo normal e quero ver que emissões eles têm….
Os navios consomem aquilo que é considerado um resíduo da refinação., que se não fosse consumido por navios, provavelmente ia ser queimado nas refinarias, ou em centrais termicas ou ainda pior, ia parar aos rios e mares.
Ideia inovadora:
Quem aderir a dia semanal sem carro tem direito a semana laboral de 4 dias (sem perda de benificios e rendimento).
Quem nada produz, tanto faz que trabalhe 0, 1 ou 5 dias por semana.
Conheço tantos…
é mais um argumento para as semanas de trabalho passarem a ser de 4 dias ???
E sem comer e beber ainda mais, um dia?! check that uma semana!
A pergunta a fazer-se é quem ganharia e quem perderia?…
E que tal incentivarem mais o tele trabalho??
Uma pessoa tem maior rentabilidade e poupa em combustível e alimentação.
Essa é a primeira medida a tomar, simples e eficiente
O que se podia implementar para reduzir o numero de carros nas estradas:
– as empresas apostarem mais no trabalho remoto. Se não tenho de ir para o escritório não uso o carro.
– O governo local apostar muito mais em transportes publicos. Em vez de se gastar dinehiro em ciclovias para turistas (ou andar a pintar estradas com bicicletas para se andar em paralelo) que tal apostar em mais oferta – incluindo horaria, de transportes publicos?
Quem vive em Lisboa ou Porto, a meu ver, só usa carro porque quer porque ambas as cidades têm uma boa rede de transporte publico. Já usei a de lisboa e servia-me bem, acredito que no porto seja o mesmo. Agora, para quem vive em cidades mais pequenas ja é uma sorte ver autocarros depois das 19h.
Eu optei pelo passe.
Entre gastar 40€ e ter transporte para o mês inteiro ou gastar o mesmo valor em gasolina… 😉 (Região de Lisboa)
Esqueci-me de referir que os 40€ em gasolina só me duram 1 semana e meia… 😀
Não havia fotos de carros deste século?
Tanta gente rica que fala fala mas andam de carro todos os dias. Andem de transportes publicos ou bicicleta..afinal se sao tao ricos o governo devia era subir a gasolina para 5 euros.
Até devia ser mais, digo-te já que muita gente continuaria a andar de carro…
Não olhem só para a vossa barriguinha! Há muita gentinha que é obrigada a levar o seu carrinho porque os transportes públicos são uma vergonha ou simplesmente não existem! E as bicicletas “dadas” pelo estado também não estão ao alcance de todos e não servem para todo o terreno! É muito fácil escrever assim quando moramos perto do emprego. Também eu queria ir a pé, se pudesse…
Sim, realmente vê-se muitos todo o terreno nas cidades, ainda bem que vivo na aldeia, cá temos estradas em condições. 😀
Essa boca foleira não deve ser para mim com certeza mas fazer 16 quilómetros à pata não é para mim mas uma pessoa minimamente esperta percebe isso…
Uma e bike são 0,75 kwh/100 km, mais ou menos 20 cêntimos. Sobe em modo de espreguiçadeira e praticamente nem transpiras. Encostas o carro e vais todos os dias para o trabalho com ela e ao fim de um ano meteste ao bolso 1 a 2 meses de ordenado. E se prescindires completamente dele, e deixares de pagar prestação, combustível, seguro, IUC, inspecção e todo o resto, é mais de meio ano de ordenado que metes ao bolso. É como se ganhasses num ano o que ganhas em dois.
Esquece a e-bike e anda a pé… 😉
A pé?? Até parece que o calçado é de borla. Ou barato.
Vai descalço… 😉
E um dia por semana sem telemóvel?
Isso é que era poupar…
e se deixassem de comer tostas mistas???
já pensaram na quantidade de ingredientes que poupavam? e quantos animas nao eram abatidos e quantos litros de leite eram poupados e quantos quilos de sal?
E so fazer as contas!
E se deixássemos de respirar todos por um dia?
Já viram o Oxigénio que se poupava?
Ridículo, o absurdo é a normalidade.
Estranho mundo este…
Não há encantamentos que cheguem..
PorcoDoPunjab, o encantador de burros e coleccionador de casas
Empestar o mundo com escapes de automóveis não é a mesma coisa que respirar. É precisamente o inverso.
Tens bom remédio. Usa máscara…
Gringo, é simples, não use automóvel.
Ou é daqueles que fala para não se usarem automóveis, mas só para os outros, porque vc precisa.
Se o Putin mandar uns supositórios atómicos vais ver o que acontece aí ao pessoal…
As armas nucleares não existem para ser usadas, é só para intimidação. O mundo infelizmente já conhece o resultado do uso delas, ninguém ganha.
Por causa do que aconteceu em Hiroshima e NAgazaki não vamos ver armas nucleares a serem usadas tão cedo. No entanto não me admira que possam ser usadas armas nucleares taticas e o Putin, encostado à parede, é gajo para isso.
Certo, duvido que isso aconteça, não é a primeira vez que temos conflitos e crises onde malucos aparecem sentados em cima de bombas.