PplWare Mobile

Rússia passa a ser maior importadora mundial de carros chineses

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Jfcastro says:

    Então não iam ficar isolados do resto do mundo?

    • Rui says:

      dados da própria rússia, que valem o que valem, indicam que a rússia em finais de 2022 venderam metade de petróleo e gás, apesar de terem aumentado de preço!!!!

      Se isso não é significativo!

      • Vasco says:

        Dados teus valem o que valem… Ou seja:Zero!!!

      • João Melo says:

        Que eu saiba a Rússia fez no ultimo ano 15 Triliões de Dolars…ora isso coloca-a como a 3ª maior economia do mundo…eu sei eu sei nos vamos continuar a lhes chamar uma estação de gas mascarada como um País..
        Jé parece a propaganda Nazi vinda de bruxelas, a dizer que eles andam a tirar chips das maquinas de lavar, e que vão ficar sem misseis…que gente mais burra.

        • Rui says:

          Você sabe lá o que está para aí a dizer!?

          O PIB russo anda entre a Espanha e a Itália, na Europa. É a 3ª maior economia em que galáxia!!!!

          Cada um!
          Nem nas 10 maiores economias mundiais está, quanto mais em 3º!!!!!

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal

          • Artur says:

            O PIB Russo nunca foi maior que isso… O que queres provar? Que és burro? Parabéns, conseguiste!!!

          • Grunho says:

            PIB é uma noção que só faz sentido para capitalistas e para políticos ocidentais reacionários. O que conta são os recursos naturais, e os da Rússia são mais que os de todo o ocidente junto.

          • João Melo says:

            Cada vez que usas fontes como wikipedia, e da Polonia aos paises balticos, ou EUA ou UK para demonstrares as receitas Anuais Russas…aquilo que provas…é que estas errado..

          • João Melo says:

            @Artur,
            O PIB Russo é difícil de calcular, porque uma coisa é o estado, outra coisa são as empresas do estado e outra coisa ainda é o mercado privado..
            Aquilo que se conhecia do PIB Russo é que andaria na Casa dos 5 triliões de dolars..e é sempre por volta disso, mas nunca tive conhecimento de alguém que fizesse uma analise mais profunda do mesmo..
            O Estado Russo no ultimo ano recebeu á volta de 2 trilioẽs de dollars, se tivermos em consideração que metade das receitas na Russia vem de empresas do estado, teremos que o colocar a 8.5 triliões, ou seja que o estado fez juntamente com as empresas do estado.
            O que deixa um mercado privado á volta dos 6.5 triliões de dolars.

            Isto é partindo do principio que o numero de empresas do estado são 50% do volume de negócios na Rússia.

            De qualquer forma a Russia retomou a 8 posição a nível global.
            Mas para uma economia que fez 15 triliões neste ultimo ano transato…eu não sei como a posso colocar na 8 posição..

            Há muito dinheiro a entrar na Rússia via Union Pay e via SPFS..muito muito dinheiro..
            Aquilo que normalmente vemos a nível de analises, é apenas os impostos que o estado recebe, ou seja há volta de 2 triliões de dolars…por isso é que colocam muitas vezes a economia Russa a par com a Italiana…mas não podemos fazer essa analise, porque grande parte da receita na Russia vem de empresas do estado, e como parte do estado, o estado pode puxar a si, os lucros dessas empresas, ou seja neste caso poderíamos colocar a coisa por 8.5 triliões, isto partindo do principio que o sector privado é 50% do mercado..

        • freakonaleash says:

          Propaganda Nazi de Bruxelas!? Pode explicar a relação entre Bruxelas e nazismo?
          Obrigado

      • Duarte says:

        O s teu dados é que são bons.
        E a desvalorização do Rublo? Dados….

    • freakonaleash says:

      Mundo ocidental sim…não completamente mas para lá caminha. Os compagnons de route da Moscóvia são principalmente Autocracias com fraca ou mesmo nula implementação de direitos humanos e outros países de 3º mundo!

  2. João Melo says:

    A EU cometeu um grande erro…quer dizer …tem sido erro atrás de erro..mas em relação ao artigo..eles resolveram deixar um mercado bastante importante.
    Claro que o mundo continua a seguir o seu caminho, e outros concorrentes vorazes, apanham esse mercado.
    Uma das coisas boas que isto trás, é que a concorrência na construção de carros, na Rússia está ao rubro..

    Já teem sistemas ABS próprios, estão agora a trabalhar para produzir sistemas ESP próprios, estão a expandir a gama de motores que tinham, de modelos,etc, agora já tem mais uns quantos motores Russos, que antes não tinham.Os carros Russos estão a evoluir a nível de qualidade a um ritmo alucinante, precisamente devido á concorrência.

    O sector automóvel Russo, agradece as sanções, porque foram uma dádiva vinda do céu, neste momento já existem umas 4 marcas revitalizadas de carros na Rússia, antes havia 2..

    Em Relação aos Chineses, pois eles vão ocupar uma parte do mercado, mas as marcas Russas vão lhes fazer frente, e por aquilo que percebo…quando a EU achar que é altura para voltar ao mercado Russo…não vai haver cota de mercado para eles, porque nessa altura os Russos já estão a construir a um nível na qual a concorrência é difícil, e por outro lado…se há coisa que o Russo não esquece é traição…para eles é para o resto da vida..

    • Kush says:

      Tás muito informado, os teus dados são da Ria Novosti?? Hahahaha não esperava rir logo de manhã! Hahaahhaahahah

    • Rui says:

      Você ao menos faz ideia do que escreve ou é um dos guiões que tem de escrever em site estrangeiros?

      Para começar a rússia (letra minúscula propositada), ao invadirem sem nenhuma razão um país soberano (não sei o que a palavra independência quer dizer para algumas pessoas), ficaram sem o maior cliente, o resto da Europa (não sei se sabe que metade da Europa é ocupada pela rússia). Vá verificar quanto é que caíram as exportações de energia russas! Andam na ordem dos 50%, mesmo tendo aumentado de preço!!!!!! Ah, mas vão exportar para a Índia e China! E passam as tubagens pelo Tibete?

      E quem é que fornece agora a tecnologia que a rússia precisa para o armamento militar e continuar a invadir países? Grande parte da tecnologia vem do ocidente!!!!

      Veja canais de russos que vivem na rússia a contarem como é o dia-a-dia! Só na capital parece tudo normal, no resto do país….

      https://www.youtube.com/@1420channel

      Depois diga-me onde é que estão os nazis!!!!
      Para enquadrar, é um canal de um russo que vive na capital e que vai entrevistando a população! As pessoas falam para ele e sempre a olhar para os lados e para trás, com medo até do que dizem para a câmara!

      Meu caro, se o imperialismo já acabou para o resto do mundo, também tem de acabar para a rússia e deixar em paz todos os países vizinhos (roubou território à Ucrãnia, Geórgia, Moldova, Finlãndia, Polónia, Alemanha………

      • João Melo says:

        lol..que comentário mais distorcido..mas eu até entendo.. a propaganda é forte.

        • jotabê says:

          Propaganda fraquinha é anunciar que as sanções para o lado russo foram uma “dádiva” (vide comentario inicial de @JoaoMelo), os media ocidentais vao dizendo que as sanções prejudicam os dois lados, já do lado russo, “venham mais! que estamos a gostar”, nem sei como não se autosancionam só para os ocidentais aprenderem a lição !

      • Duarte says:

        Concordo que a rússia é problemática, tirana, corrupta e que a invasão da Ucrânia é por motivos pessoais, mesquinhos e de ressabiamento.
        O próprio putin já disse publicamente que o fum a urss foi o pior desastre do século, pois como todos sabem, mais ainda os Hungaros, Polacos e Alemães, na urss é que se vivia bem, com fartura e amor. O capitalismo era só miséria, fome e cabelo grande.

        A rússia e putin têm de ser punidos, até aí concordo, mas as medidas estã a ser desproporcionais e desajustadas, estão a afectar tanto russos como europeus.

        • PN says:

          Hahaha gostei da piada, houve tanto “amor e viver bem” no holodomor e na grande purga de Staline, tal e qual o amor e viver bem que havia se um soldado fugisse para trás da frente de batalha, sem munição ou arma que não lhe davam, tal carne para canhão, mas estava lá o sargento para lhe dar um tiro no meio dos olhos, lutar ou ser morto. Ah espera, isso ainda acontece! Também há tanto “amor” na expressão de Vladimir Lenin: os capitalistas vão vender-nos a corda com que os enforcaremos.

          Vai aqui uma ideia: eles que deixem os territórios ocupados, levem os assassinos que bombardeiam e matam na Ucrânia a torto e a direito à justiça, paguem pelo que destruíram, mostrem que são honestamente de confiança e que aceitam as diferenças entre culturas e povos, tal e qual como os comunistas dizem defender, e serão aceites de volta para comércio e parcerias, parece bem??

        • João Melo says:

          @Duarte,

          Eu acho que não percebeste o que o Putin disse…tens que colocar sempre as coisas no contexto certo..e não omitas as partes mais importantes..

          A União Soviética foi a PIOR coisa que aconteceu á Rússia…sim a PIOR, uma catástrofe total.A Rússia foi obrigada a ser escravizada por lideres ditadores, que sem sequer eram Russos, e que só faziam mal aos Russos…podes ver o caso da Ucrânia agora…se não tivesse havido União Sóvietica a Ucrânia secalhar nem existia como País, e com certeza absoluta esta guerra nem sequer existia..

          Mas aquilo que o Putin queria dizer é que o fim da União Soviética, deixou 30 Milhões de Russos espalhados por diversos territórios onde são abusados, maltratados perseguidos e mortos..é por isso que ele diz que foi a pior coisa do Século…mas eu discordo dele, porque a pior coisa foi a eliminação de 39 Milhões de Russos nas invasões nazis..mas pronto ele acha que foi a pior coisa do século..

          A mesma coisa vai acontecer com a União Europeia quando terminar…vai haver milhões e milhões de pessoas que de repente ficam sem protecção da lei..no entanto aqui, não é um caso tão grave como na Ucrânia, no caso da Ucrânia 55% do territorio é de origem Russa, e portanto eles teem que respeitar, a Religião, a Cultura,Educação, etc dos Russos, porque eles estão basicamente na terra deles..

          Mas no caso destas pessoas na EU, elas vão ficar em Países diferentes, que não são nativos deles, e como tal…vão perder os seus direitos, guerras, crime organizado, etc…vai ser uma loucura..

          Há muitos Países como os Países Bálticos, onde existe uma grande comunidade de Russos, mas de repente ficaram sem País, e são maltratados..mas nesse caso o País de origem não é o deles, no caso da Ucrânia, esses Russos estão no territorio deles..é uma diferença bem grande..

      • PorcoDoPunjab says:

        Rui, “ao invadirem sem nenhuma razão um país soberano”.. Alô? É do Iraque? Vamos aí invadir isso porque vcs têm armas que colocam em perigo não só o planeta Terra como toda a galáxia.
        Mas nós não temos nada disso.
        Não interessa, isto é só uma desculpa para irmos até aí roubar o vosso petróleo. Até já…

        Ah já sei, o Iraque na altura da invasão não era independente. Ficou soberano depois da mesma.
        Ai o meu cabeço… eu assim fico maluco

        Vc adora comer palha, sai mais um fardo para a mesa do canto.

        • PN says:

          E a invasão da Rússia à Síria, e ao Afeganistão, e territórios anexados à Geórgia, e à Ucrânia, e o genocidio às mãos do Milosevic, e os campos de “reeducação” em Xinjiang, e a invasão e anexação do Tibete, e que tal deixar de usar o argumento, “se os outros foram bandidos, todos têm direito a ser”? É que não há moral nenhuma nisso, apenas a tentativa de justificar uma barbaridade com outra!

          O insultozinho no fim é só aquele toque especial, seria interessante ver argumentos mais inteligentes do que apenas ataques ad hominem.

          • João Melo says:

            A primeira invasão da Russia, acontece na Ucrânia em 2022, porque a Ucrânia anda a matar Russoas desde 2014..e em 2022 iam lançar um exercito criado pela Nato sobre donbass, a Russia não teve outra opção.
            A Russia podia ter invadido a Ucrânia em 2014 depois do golpe de Estado Americano, mas preferiu optar pelos acordos de Minsk, e foi o unico país que optou pela paz, todos os outros, optaram pela Guerra.
            Era uma questão de tempo, e só dependia da NATO..

            Em relação á Siria, quem a invadiu foi os EUA,etc, e a Turquia, os dois Países ainda ocupam território lá.
            Sobre o Afganistão, a Russia foi convidada pelo Governo do Afganistão, para combater terrorismo, criado pelos EUA no País.. a mesma coisa na Siria…eu não sei onde vai buscar a Ideai de que a Russia invadiu a Siria ou o Afganistão..os EUA/Alemanha/França/Reino Unido/Ucrânia/etc sim fizeram, mas não a Russia.

            Já li muita coisa louca aqui, eu sugiro que se cultivem a nível de historia, para poderem depois ter uma opinião sobre um assunto.

            Sem um contexto Histórico, não é possível formar uma opinião pessoal!
            Sem conhecimento da Historia, a única coisa que vocês vão saber é regurgitar a propaganda que veem nas TVs e nos Jornais…mas essa opinião não é a vossa, essa mensagem é a mensagem de quem produz propaganda.

          • PN says:

            @João Melo,
            “A primeira invasão da Russia, acontece na Ucrânia em 2022…” não, foi em 2014 quando anexaram a Crimeia durante o vazio de poder que houve após a revolução Euromaidan, em clara violação dos acordos de Minsk, que diz que as nações que quisessem ser independentes da Federação Russa mantinham a integridade territorial.

            “A Russia podia ter invadido a Ucrânia em 2014 depois do golpe de Estado Americano”. Golpe de estado americano, ou as pessoas estarem fartas de corrupção, abuso de poder e violação dos direitos humanos, e quererem escolher um modo de vida europeu, o que levou a forte oposição por parte da Rússia? Se quisessem ficar aliados à Rússia, não teriam escolhido o caminho da Bielorússia, onde não encontro em lado nenhum, que houvesse qualquer tipo de interferência americana para mudar o que quer que fosse.

            A intervenção militar da Rússia na Síria começou em 30 de Setembro de 2015, com tropas e material militar, em suporte ao regime de Al Assad. Agradeço a correção, e não devia ter usado isto como exemplo de invasão, mas o exemplo pode ser usado de outra forma, com o recente bloqueio da ajuda humánitária da ONU à Síria estar em perigo, devido ao veto da Rússia.

            A guerra no Afeganistão foi uma referência à guerra da União Soviética contra o Afeganistão de 1979 até 1989.

            De qualquer forma, agradeço a resposta educada e sem insultos à mistura, mas o contexto é que lá porque alguns foram bandidos, não é justificação para o que está a acontecer na Ucrânia, que, conforme mencioei anteriormente, viu a integridade territorial violada pela Rússia desde 2014, isso sim em clara violação dos acordos de Minsk, não havendo nada em lado nenhum que indicasse que a Ucrânia quisesse aderir à NATO nessa época. A Suécia e a Finlândia estiveram fora da NATO até há pouco tempo sem intenções de aderir, mas já há vários anos que pertencem à União Europeia.

            O simples facto de indicar “foi isto por causa dos americanos / EUA / Ocidente etc” metido à mistura é discutível e parece metido no meio à força, porque não há provas disso para além daquilo que é debitado pela propaganda russa, mas não é desculpa para as atrocidades que estão a ser cometidas.

          • PN says:

            Ainda no meu comentário, onde se lê “não teriam escolhido o caminho da Bielorússia,” corrigo para ser “teriam escolhido o caminho da Bielorússia,”

          • João Melo says:

            @PN,
            O assunto da Crimeia é Lei Internacional, é um assunto arrumado.
            Pela violação dos direitos á autodeterminação do povo Russo na Crimeia a Crimeia fez um referendo, validou o referendo no Parlamento e declarou-se um País independente…é Lei Internacional..assunto arrumado.
            Mais tarde pediram a adesão á Federação Russa, e os Russos aceitaram-os.
            O que é que o PN quer que eu lhe diga..já leu sobre a carta das Nações Unidas no que toca ao direito á auto-determinação?É bem clara..

            Os acordos de Minsk I e Minsk II referiam-se a formar regiões autónomas no donbass e possivelmente noutros lugares onde fosse preciso, porque os Russos estavam a ser atacados… e ainda estão.
            A Rússia podia ter atacado a Ucrânia em 2014 quando os primeiros Russos começaram a morrer, mas preferiu apostar numa chance de paz…mas o extremismo do oeste da Ucrânia matou a única possibilidade de paz…tenho muita pena mesmo, mas eles fizeram de tudo para terem o que estão a ter hoje.

            Em relação a Bielorrússia, claro que os EUA e a EU estão a desestabilizar o país… se até há contingentes de grupos paramilitares a ser treinados na Ucrânia, na Polónia e pelos países bálticos…como é que pode afirmar que não ha desestabilização??Não é uma análise séria do problema..

            Esta a cometer o mesmo erro…volta a repetir que a União Soviética fez uma Guerra contra o Afeganistão…é falso!
            A união Soviética participou de um conflito no Afeganistão, a pedido do Governo do Afeganistão, contra um grupo terrorista(taliban), financiados e apoiados pelos EUA..é só isso, nunca lutou contra o Afeganistão..mas sim pelo Afeganistão.

            Quem invadiu o Afeganistão, foram os EUA/Ucrânia/Reino Unido/França/Alemanha, esses sim, só o Reino Unido invadiu o Afeganistão 2 vezes, na historia recente…e claro invadiram o Iraque Síria,Líbia..enfim toda a gente sabe o que se passou..
            O plano era “7 Países em 5 anos”..é publico.

            Tocou num ponto importante, o caso da corrupção e crime organizado, a verdade é que a Ucrânia mesmo com a ajuda do territorio Russo, mesmo com tudo que a Rússia lhes deu(como quem diz…retirado a força contra a vontade do povo Russo..enfim)…nunca teve hipótse de ser um País soberano.. o crime/corrupção juntamente com o extremismo natzie mataram todas as ambições..

            No meu entender a Ucrânia(Que significa fronteira em Russo..mas também tem uma conotação muito negra ligada com natzies, muito antes do nazismo alemão…tente procurar por um termo “ser Ukraini”…significa odiar os Russos, ou tudo o que seja Russo…mesmo tendo em conta que eles próprios…são Russos mas enfim..) nunca deveria ser criada como um País por inteiro..deveria ter sido criada como uma Federação, como acontece na Rússia, onde 193 etnias diferentes vivem em paz.
            Agora os do oeste querem dominar os de este…uns querem uma coisa outros querem outra…
            Eu no meu entender a única solução neste momento é partir a Ucrânia em 2 ou mais bocados, os Russos ficam no território deles, os Húngaros no deles, os Checos no deles, os polacos no deles, os Bielorrussos no deles, as outras etnias, gregos, turcos,suecos, finlandeses,etc..ficam onde eles quiserem desde que não criem problemas…mas no meu entender, pelo menos a região de Galija tem que ser isolada do resto, porque isto não pode voltar a acontecer uma 3ª vez…em menos de 1 século, sim o problema é recorrente, mas para o perceber é preciso ler historia..são centenas de milhares de mortos..não dá para ignorar, ainda mais em pleno século 21..e antes que venha argumentar sobre historia digo-lhe desde já que o verdadeiro fim da 2ª Guerra mundial apenas terminou em 1953…desde 45 a 53 a Rússia teve que lutar contra os natzies Ucranianos por eles terem cometido Genocídio de 100K Polacos,30K Judeus, e cerca de 30K Russos, tudo na tentativa de obter uma raça pura..e nessa Guerra a Rússia perdeu cerca de 50K Soldados, os presos deveriam ter ficado na prisão até morrerem, mas claro a União Soviética tinha que cometer o erro de os tentar reabilitar uns 10 anos mais tarde…Socialismo..

            Os Russos estão nos territórios deles, eles nunca foram atacar os polacos ou outros povos da Ucrânia, são os únicos civilizados no meio daquela corja de bandidos.. e pela Lei Internacional eles teem direito a autodeterminação…é um direito..e não é negociável, nem percebo o que fazem as tropas ucranianas no bonbass para ser franco, do ponto de vista de Lei Internacional…a Lei é clara.
            No entanto a Lei Internacional falha em determinar, como é que a autodeterminação vai ser imposta..porque neste tipo de situações…tem mesmo que ser imposta, não há outra forma…o presidente da Ucrânia assinou uma Lei a dizer que não negoceia enquanto o Putin for presidente…ora a Ucrânia não pode escolher o Presidente da Rússia…por amor de Deus..eles tentaram com o prighozin..mas correu mal..

            No meu entender o Zelinsky, e o Poroshenko entre outros devem ir presos por genocídio e crimes de guerra, é a minha sincera opinião..
            Agora eu também sei que Israel tem um puder muito grande e isso não vai acontecer..

          • PN says:

            @João Melo
            O meu comentário vai ser relativamente breve e a minha última resposta neste artigo, e vou evitar de repetir o que que já disse noutros comentários, mas aqui vai:

            O tal referendo na Crimeia foi feito após ter sido anexada pela Rússia, e podia ter sido validado de houvessem observadores internacionais, o que não aconteceu, e basta usar um pouco de raciocício: referndo feito por uma nação que anexou um território é no mínimo questionável, no máximo uma fraude, mas se tivesse sido antes, e com observadores internacionais (orientais e ocidentais, para não haver estranheza), aí todos aceitavam. Como contraponto, ficamos na ignorância sobre se estão ou não plantadas quintas-colunas na Crimeia ou Dombas, Se diz que os americanos fazem isso em muitos sítios com tanta certeza, também podia dizer com certeza que os russos fazem o mesmo, porque não são nenhuns santinhos (homicídios da janela, envenenamentos, etc), afinal existe algo chamado reciprocidade. Nada nos diz que não tenham ou já tivessem quintas-colunas plantadas na Crimeia, Dombas e Transnístria. https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta-coluna

            A resposta aos restantes comentários resume-se a isto: tanto ódio aos ucranianos, e onde diz que a Ucrânia devia de ser separada e dada a várias nações, a utilização dos termos Ukraini e naztsie, está aí claramente aí o ódio e a influência da narrativa da Rússia, país onde os órgãos de comunicação são fortemente censurados pelo governo. Por essa ordem de ideias, aplicando a outra nações, a Alemanha ainda devia de estar dividida em duas, mas não é o caso, evoluiram e proibiram o nazismo, e eles também se consideravam a raça suprema.

            Um pequeno aparte: Portugal não é um país socialista, é um país democrático onde as pessoas têm liberdade de voto e de escolher o representante que querem. Claro que existe socialismo, mas também existe comunismo, social-democracia e liberalismo, como é próprio de uma democracia saudável, apesar de não ser perfeita. Um dos requisitos para pertencer à União Europeia é que os países membros sejam democracias, para evitar extremismos com o fascismo, comunismo ou nazismo ou tentativas de subversão, houve a escolha demanter uma aliança com os EUA porque é uma democracia, apesar de muito imperfeita e muito importante, apoia a União Europeia. Alianças com ditaduras ou regimes que tentam contantemente subverter ou criar divisões na União Europeia não, obrigado!

            Finalizo com o seguinte: vender a narrativa de apenas uma fonte de informação, que ainda por cima é censurada pelo respetivo governo, é no mínimo questionável, e reitero aqui a recomendação de as pessoas verem a informação de várias fontes, para evitar filtros dos governos, mas com a mente aberta.

          • João Melo says:

            @PN,
            O PN usa muita propaganda…mas adiante..

            O Referendo da Crimeia diz apenas respeito ao povo da Crimeia, não foi organizado pela Rússia, e sim claro teve observadores Internacionais…inclusive muitos da Europa, e estes da Europa uma grande parte deles estão ou presos, ou proibidos de entrar nos Países de origem deles..muito provavelmente por décadas…até os sistemas políticos mudarem.

            Fala em 5ª Coluna, um dos grandes problemas da Rússia sempre foi a 5ª coluna, eles são 193 etnias diferentes, vivem em paz, mas isso não quer dizer que não haja interferência externa…há e muita, não é ao acaso que a Rússia Legislou sobre um status de quem é financiado externamente para causar distúrbios…são Chamados Agentes Externos.
            Em Relação á Crimeia, a maioria são Russos, a segunda maior representação são tartaros, e são uma dor de cabeça, desde atentados a bomba, execuções sumarias, há de tudo, e claro teem alguns Ucranianos também, e já li sobre o facto de essa pequena população estar também envolvida em atentados a bomba, etc, portanto existe.
            Os Tartaros odeiam o povo Russo em Geral(Não todos os tartaros…os da crimeia), não nos podemos esquecer o que lhes aconteceu na WWII, mas outra vez é preciso ler historia, para conseguir colocar as coisas no contexto certo.Os Tartaros com o vazio de Lei e Ordem devido a Guerra assassinaram um numero enorme de Judeus na Crimeia, e foram deportados para prisões na Sibéria, eles nunca esqueceram isso, mas esquecem-se que os monstros são eles…enfim.
            Eu diria que Ideologicamente combinam bem com os Ucranianos de oeste..

            Em relação á Ucrânia, e aos Ucranianos, nem subverta o que eu disse por favor.
            Eu não tenho pena que criminosos estejam agora a pagar pelos quase 10 anos de genocídio, tortura, morte, violação, tráfego de orgãos humanos(inclusive crianças…sim sim está documentado), Supressão de Língua, Cultura,etc.
            O que tenho pena, é da gente boa que existe na Ucrânia, corta-me o coração ver uma nação que a Rússia deixou com uma excelente construção Naval, com uma boa Industria Espacial, e de aviação civil(Não só a nível de motores mas também a nível de aviões) e com um futuro brilhante…ser destruída, custa-me ver esse país destruído, tudo por cause da raça pura…é de cortar o coração.O que quer que lhe diga?Eu sou humano e realista.

            Há muita gente a lutar actualmente que são raptados das ruas com armas apontadas á cabeça e enviados para as frentes de batalha…é terror puro, parte dessas pessoas são a parte boa da Ucrânia, muitos destes “Soladados” mataram-lhes os pais e obrigaram-nos a lutar…como sei?Porque eu vejo alguns vídeos deles próprios a falar disso.E muitos fogem…quando conseguem, entregam-se as forças Russas e pedem para nunca mais voltar para a Ucrânia..eles próprios percebem que é um caso perdido.
            Agora a EU/UK/US se tivessem alguns valores morais(não teem nenhuns, e se duvidas há este problema esclarece tudo..), nunca tinham permitido nada disto.

            Eu não disse que devia ser separada, o que disse é que a Ucrânia deve ser Federalizada, cada etnia no seu territorio deve ter Policia local, governo, parlamento, etc, e especial atenção deve ser tido em relação a Galija.
            Precisamente para evitar esta catástrofe de acontecer pela 3ª vez.

            A União Europeia “vendia”, o conceito de que era preciso peencher uma longa lista de requesitos para entrar na EU…mas o caso da Ucrânia prova que isso não é verdade..

            Não há Democracia na Ucrânia desde 2014 e em particular desde que este ultimo presidente tomou posse, estão todos presos ou mortos, ou exilados fora do País.
            Não há liberdade de emprensa, todas as estações de televisão estão fechadas, só é permitido operar as do regime.
            Não há respeito pelos direitos humanos, pessoas são mortas torturadas, violadas, etc
            Não há respeito pela liberdade de expressão, se as pessoas o fizerem são executadas.
            Não há respeito pela liberdade religiosa, a igreja dos etnicos Russos foi proibida, os monges e padres presos, expulsos e em vez da igreja deles, agora estão a criar uma igreja herética.Os Items de ouro e pedras preciosas que a Igreja tinha…que data alguns deles de ha uns mil anos trás, estão a ser distribuídos pela Alemanha, Itália,França e Reino Unido.
            Não há liberdade Cultural, todos os livros pelo menos Russos, estão a ser destruídos e quem for apanhado com eles é executado.
            O que é que a Ucrânia ainda tem?
            Corrupção e crime organizado em massa.

            A sua retórica de que os povos podem evoluir…é muito pouco provável especialmente se não foram tomadas medidas para eliminar o problema.
            Basta ver o caso da Europa, 2 Guerras mundiais e a caminhar para a terceira, onde o extremismo,a intolerância, e falta de valores, são um quantidades massivas.

            E vou terminar por aqui, porque você não está interessado em discutir o problema, mas ao invés disso dissimular propaganda..

          • PorcoDoPunjab says:

            PN, a Rússia invadiu a Síria? Essa é nova para mim, menos para si, óbvio.
            Pelos vistos sabe mais que toda a gente.
            Vá lá informar-se melhor e depois ficará a saber que a Síria pediu a ajuda dos Russos para evitar ser despedaçada pelos cof cof ” rebeldes moderados”, que depois deram origem aos Estado Islâmico, financiados pela CIA para derrubarem o Assad.
            Tão moderados que eles eram, cruzes…

            A Rússia evitou que a Síria fosse invadida e completamente desestabilizada, pelos EUA, como foram o Iraque e a Líbia antes.
            E como eu hoje até estou com paciência pare ler disparates e responder aos mesmos, sabe porque razão iriam fazer à Síria o que fizeram à Líbia e ao Iraque?
            Porque o Assad opôs-se à passagem do gasoduto que iria ligar o Qatar à Europa.
            O objectivo de tudo isto era derrubar o Assad, meter lá um espantalho e deixar passar o gasoduto, que iria eliminar a dependência Europeia do gás Russo.
            Só que os Russos toparam o esquema e o Assad para não ser derrubado pediu ajuda deles.
            Volto a repetir, o Assad pediu ajuda aos Russos. Leia isto várias vezes.
            Em relação ao Afeganistão e Geórgia, ao Milosevic e o Xinjiang, que raio têm os Russos a ver com isso?
            Devem ser como o Passos, são culpados de tudo o que é mau…

            Só lhe digo o seguinte, sabe qual é o país que está e esteve presente em todas as guerras do século passado e presente?
            Pronto, está respondido…
            Já agora que foi pesquisar que país é esse, veja tb a quem pertencia o território que hoje é o Texas e a Califórnia e mais uns poucos estados…
            OS EUA, se bem me lembro, tb invadiram o Afeganistão, mas até posso estar enganado.
            É que vc confunde-me com a sua realidade paralela…
            O Milosevic? Quer falar do Milosevic? Então eu vou falar do Saddam, que no início dos anos 80 desencadeou uma guerra brutal contra o Irão em que foi ajudado pelos EUA.
            E mais, usou armas químicas contra aldeias Curdas, eu vi imagens de mães com os filhos ao colo, mortos pelo gas que o Saddam lhe mandou para cima.
            Sabe o que os EUA fizeram, sabe?
            Pois não lhe digo, vá aprender e abra os olhos antes de mandar disparates.
            Em relação ao Xinjiang e aos campos de reeducação, já aqui expliquei o que se passa e não vou repetir, não vale a pena.

            Esse toque final ou especial, como diz, de dizer que se uns podem ser bandidos os outros não podem ser, quer dizer o quê em concreto com isso?
            Se é para dizer que os EUA podem fazer tudo e mais alguma coisa e os outros nada, pode parar já aí porque hipócritas é na sala ao lado.

            Somos todos filhos do planeta Terra e não há, pelos menos para mim, povos eleitos por Deus ou pelo Diabo a quatro, com poderes e permissões para poderem fazer tudo e mais alguma coisa e os outros têm que se conformar e aceitar e quando alguém reclama leva logo com um, como é que é, se eu sou bandido tu não podes ser, ou algo do género.

            Se vc justifica a barbárie de um por fazer algo, terá que justificar o outro por fazer o mesmo.
            Assim é que é, imparcialidade…

            Pronto, não tem que agradecer e desculpe o longo texto.
            Qualquer pergunta, esteja à vontade, ando nas massagens por estes dias, estou no relax.

            Só um aparte, o “comer palha” não leve isso como um insulto pessoal, até porque não conheço a pessoa de lado nenhum e sem dúvida que será uma boa pessoa, é apenas uma constatação do mais que evidente cérebro formatado por propaganda reles…
            Não é um insulto, é uma constatação.

            Sabe porque é que o Kadaffi foi deposto? Sabe?
            Pensa que sabe, mas não sabe.
            Era por ser ditador? Mas isso já era há décadas, porque não foi deposto antes?
            Ahah,one million dollar question….

            Cumprimentos do PorcoDoPunjab

          • Yamahia says:

            Ena pá…clap…clap…

      • João Melo says:

        Eu vou responder em relação á Ucrânia, e Georgia, também posso falar da Finlândia, o resto vocês teem que fazer os trabalhos de casa..santa paciência..

        A Finlândia só existe..porque os Russos apoiaram os Finlandeses contra os Suecos, para os tirar do puder… e digo puder porque ainda ha muito sueco na Finlandia, e são uma especia de raça suprema, pois teem mais direitos que os filandeses..sim a Russia teve um conflito com a Finlandia…e na nossa historia nós so falamos da forma como os filandeses lutavam contra os Russos…mas apagamos da Historia que a Finlandia ficou sem a Região de Karelia, que agora pertence á Russia… não descarto um futuro conflito com a finlândia, esta historia da NATO mostra que a Finlândia tem ambições de recuperar a Região de Karelia na Russia..

        Sobre a Georgia..vocês teem que ler mesmo historia para puder comentar…a Georgia era uma das 15 republicas da União Sovietica, quando a união Soviética acabou, a Georgia ao sair fê-lo de forma ilegal, a Região do Sul da Ocetia, e a Abkasia, quiseram continuar na União Sovietica…a Georgia que andava a ver se deitava as unhas a essas regiões, atacou-as violentamente… a mesma coisa que acontece agora na ucrânia..na altura ainda tropas Sovieticas intervieram, essas regiões declaram-se independentes, elas são regiões autonomas, e de acordo com a lei internacional, fizeram uso do direito á autodeterminação.
        Nessas regiões, ficaram cerca de 500 capacetes azuis da ONU, ou seja foi um erro, porque com uma força de 500 capacetes azuis não dá para garantir segurança, a única coisa que dá é para monitorizar..e a Georgia tirou partido disso mesmo e nos anos 2000s avançou para um segundo ataque, as forças da ONU foram todos mortos, obviamente que isso levou a que a Russia desse um “chega para lá” nos Georgianos(que estavam a ser financiados pelos EUA), isso aconteceu quando o Medvedev foi presidente..eles acharam que com um presidente inexperiente na Russia, iriam ter exito…correu mal.
        A região do sul da Océtia, é populada por uma maioria, enquanto que na abkasia é populada por uma maioria diferente, no entanto as duas continuam tecnicamente na União Soviética.
        A Rússia ainda não as reconheceu como Países independentes, mas eles aspiram a se juntar á Federação Russa.
        As relações com a Georgia são más obviamente depois desta confusão, há muitos Georgianos a lutar na Ucrânia contra a Russia, e tem havido muita interferência dos EUA, mais recentemente para fazer um golpe de estado na Georgia, para a Georgia abrir uma segunda frente de combate contra a Russia, até ao momento fracassou, mas os EUA teem muitas opções no jogo..é esperar para ver..

        Em relação á Moldova, não tenho muita informação histórica de factos portanto não posso comentar muito.
        Aquilo que sei é que a Transnistria é habitada por Russos, quer seja da Rússia, quer seja da Ucrânia…Russos.Há planos dos Ucrânianos de oeste de invadir a transnistria para deitar as unhas a um grande stock de munições que se encontra lá, desde os tempos da união Sóvietica…não sei como está essa opção agora, mas a transnistria é relativamente pequena do ponto de vista populacional, os Ucranianos teem opção de puder invadir, mas a Russia considera essa invasão como uma invasão de território Russo, e diz que vai responder de forma firme…é esperar para ver no que dá.

        A Ucrânia é uma tema de conversa bem longo.. ela ocupa território da Russia, BieloRussia,Hungria, Republica Checa,Polonia,…dizes que a Russia tenta ir buscar territorio da Ucrânia…eu não penso assim…na melhor das hipótses poderia dizer que a Russia tenta recuperar o seu próprio territorio..
        A nível populacional, é uma País com mais de 10 etnias diferentes, sendo a etnia Russa a maioria da população, 55% do território?Até 2022 o genocidio era so contra Russos, de 2022 para cá, com os Ucranianos, a requisitarem os Russos primeiro para a guerra, e a seguir todos os outros, eu diria que o objectivo é tentar eliminar, as outras etnias, de uma forma que pareça de foi “por acaso, um azar da guerra”..

        Eu não sei o que vai acontecer com a Ucrânia, estou a ser franco, eles tiveram todas as hipotses para fazer as coisas correctamente, mas 8 anos a matar Russos, caminha agora para os 10 anos, ameaçar a Russia com a NATO na ucrânia, e ameaçar os Russos com armas nucleares….não me parece mesmo nada inteligente..eu acho que o desfecho na Ucrânia, que já é extremamente triste, ainda vai ficar pior, e vai chegar uma altura de colapso total..
        Uma coisa é certa, a EU não aceita a Ucrânia enquanto ela tiver populações Russas, eu acho que a ideia de genocidio total, por esta altura …pode ser posta de lado, até porque há mais de 10 Milhões de Refugiados na Russia…quando a Guerra acabar, eles voltam para as suas casas, e vão continuar, a conviver com as suas famílias na Russia…eu não sei como é que a EU vai conseguir limpar a Ucrânia da maioria da população..para ser franco.

    • PN says:

      Os russos não são burros nenhuns e é claro que não iam ficar parados, mas se são assim tão vingativos, já deviam ter tirado o putin e amigos de rastos lá do kremlin, porque a única coisa que ele tem feito é levar pessoas que estavam na vida deles para a trituradora de carne. Basta ver que ninguém impediu a marcha do Prigozhin em direção a Moscovo, foi ele próprio a desistir.

      A experiência que tenho com russos é de serem pessoas iguais às outras, nem mais nem menos vingativos, apenas com os pensamentos condicionados por décadas de ditaduras, tal como por cá ainda há saudosistas dos tempos do Salazar, mas tristes e com vergonha do que está a acontecer na Ucrânia.

      • João Melo says:

        Os Russos tal como nós são Socialistas, ou seja são um povo sociável, e educado.
        Claro que ha de tudo em todo o lado..há sempre ovelhas negras nas sociedades..mas o Russo não esquece traição por norma..
        Os Ucranianos do oeste da Ucrânia são extremistas…naztsies..leiam historia que ajuda a perceber o problema bem negro da Ucrânia..sobre uma raça pura..

        O Putin é o homen que salvou a Russia da desgraça…por isso é que é tão odiado pelas elites Europeias e algumas Russas..essas elites não vão puder roubar os recursos Russos, isso é um choque para esses gaviões que pensavam que a Russia era uma estação de gas mascarada como um País, e que tinha uma economia fraca..pois é…mais de 40 Paises a impor sanções graves contra eles, e o que aconteceu?Pois é 15 Triliões de dolars, o melhor ano de sempre desde o fim da União Soviética..

        Sobre o prighozin…vocês não veem o óbvio?
        Quem está no controlo da Ucrânia…quero dizer, como presidente obviamente…Israel, e no meio desta crise quem tentou deitar a unha á maior potência nuclear do mundo, e uma das maiores em recursos também?Pois é…Israel…era o melhor dos dois mundos para eles..

        O prighozin desistiu do golpe de estado porque não teve apoio das forças armadas, nem do publico Russo…as primeiras 48 Horas são fundamentais para um golpe de estado..
        As primeiras coisas a fazer é deitar a mão aos centros de Inteligência, e estações de televisão, para os traidores puderem disseminar a propaganda deles, outro dos factores é o apoio da População..eles não conseguiram nenhum dos objectivos..

        Em relação aos militares que iam em direcção a Moscovo, para a população eram um grande problema, porque eles usaram tacticas terroristas, como por exemplo misturarem-se no meio de carros, autocarros civis, etc, para não serem abatidos, ou seja era importante numa situação dessas não destruir esse grupo porque ia morrer muito inocente..

        Moscovo é uma cidade criada do zero, com o objectivo de puder ser defendida…não podemos esquecer que desde há muito tempo que muitos na Europa tentam a sorte deles contra os Russos, na historia recente, Napoleão, 1º Guerra Mundial,2ª Guerra mundial..Moscovo tem aneis de defesa, em toda a volta,se a cidade cresce mais, mais um ringue..estes aneis de defesa permitem parar tropas invasoras, ou que queiram fazer golpes de estado…em suma á espera do prighozin, estavam 30K Soldados, armados até aos dentes, com mais 10K de reserva, com equipamento pesado, como se isso não bastasse, eles cortaram o transito, ou seja por estrada no meio de civis…tornou-se impossível de avançar.. e se eles fossem pelo mato, era morte certa, porque ai as tropas podiam atirar para matar, sem problemas de destruir civis..
        Como se isso não bastasse…o prighozin já estava rodeado por 10K spetnaz, foi quando ele percebeu que ia ser morto..ele nunca se preocupou com os soldados rebeldes, esse tipo de gente não tem dó..a preocupação dele foi para com a própria vida..e acabou o sonhe de Israel, de deitar as unhas á Rússia… e nem foi preciso haver grande reboliço..
        No meio disto tudo, o povo Russo demonstrou ter atingido maturidade cívica.

        Em relação ao Salazar, de lembrar que o Salazar era um regime nazi… a mesma coisa na actual Ucrânia.. os Russos são Socialistas…são coisas diferentes..
        Em relação a Ditadura, acredito que sim, era o que existia na altura na Europa, não havia excepção..há muitos Países na Europa que ainda teem resticios da ditadura.. o Reino Unido, a Espanha, Países baixos, etc ainda com as “casas reais” a ditarem sobre as populações meramente civis..escravos..temos que lembrar que o Reino Unido vai no 3ª Primeiro Ministro sem eleições…pois é..nem na Coreia do Norte..

        Em relação á Ucrânia, sem duvida nenhuma, o povo Russo da Rússia e em particular Russos Ucranianos sofrem imenso desde 2014.

        • PorcoDoPunjab says:

          João Melo…”Os Russos tal como nós são Socialistas, ou seja são um povo sociável, e educado.”
          Mas desde quando Socialista significa ser sociável e educado?
          Só se for a partir de agora.
          Ser Socialista significa ser corrupto, invejoso, ordinário e burro que nem uma porta.
          Isso sim…

          • João Melo says:

            O Socialismo, não é um sistema Político, mas sim uma forma saudável de viver em sociedade de forma civilizada..
            Desde Serviços públicos de saúde,segurança social, etc são tudo coisas do Socialismo..

            Por ser uma ideologia bastante abstracta(sem regras rígidas), tem sido adoptada, para criar sistemas políticos.
            O comunismo é um desses sistemas que foi criado com base no Socialismo, a própria constituição Portuguesa tem como base o Socialismo, a Francesa a mesma coisa, assim como muitos Países na Europa/Ásia/Centro e Sul da América.

            Sobre a corrupção…isso não é um problema do Socialismo, é um problema dos sistemas políticos que são corruptos…todos os sistemas políticos são corruptos, uns mais do que outros..

      • PN says:

        @João Melo
        Agradeço mais uma vez uma resposta educada, mas mais uma vez vou rebater os argumentos:

        “Os Ucranianos do oeste da Ucrânia são extremistas…naztsies..leiam historia que ajuda a perceber o problema bem negro da Ucrânia..sobre uma raça pura.” Todos os povos têm passados negros: os portugueses com o colonialismo, americanos com as guerras por dinheiro, ex-repúblicas soviéticas com o comunismo, alemães com o nazismo, etc, mas isso não impede que cada povo aprenda com as lições do passado e que sigam em frente e evolua, o que não aconteçe quando ficam agarrados ao passado.

        A Ucrânia ainda não foi aceite na UE ou na NATO devido a problemas estruturais que ainda tem que resolver, nomeadamente a corrupção, agora no que toca aos direitos humanos evoluíram muito, um exemplo rápido: quando capturam soldados russos não lhes cortam as “jóias de família” ou põem os russos a morrer de fome ou a serem torturados, pelo menos não vi nenhum que estivesse maltratado nas imagens das trocas de prisioneiros, de tão “naztsies” que são, e são tão “naztsies” que têm uma linha telefónica para soldados russos que não querem morrer nesta guerra estúpida, só liga quem quer, e não encontro em lado nenhum informação desses soldados a serem vítimas de “naztzismo”.

        Relativamente à economia russa, foi próspera até ele ter dado o tiro no pé e invadido a Ucrânia, sim, porque as sanções começaram com a anexação da Criméia, agora com mais força depois da invasão de larga escala iniciada em 2022. China e Índia continuam a ter relações comerciais, mas mesmo assim perderam um dos maiores clientes, que é a União Europeia e até mesmo os EUA, que sim, compravam muitas matérias-primas à Rússia. Quanto ao PIB russo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_PIB_nominal

        O Prigozhin é outro exemplo de como os russos são vingativos e não perdoam traição. Se assim fosse, neste momento já teria caído de uma janela do 10º andar ou bebido um chá “bem temperado”, como aquele que foi dado ao Alexander Litvinenko. Se a população fosse vingativa e não permitisse traição, teriam-se metido à frente dos Wagner para os impedir, e não os teriam saudado com bandeiras do grupo.

        Mais uma vez, sobre Moscovo, exemplos do passado, de uma época em que haviam conquistadores sedentos de poder, mas não há nada na história recente que indique que existam intenções de conquistar Moscovo, aliás se a referência está a ser feita à NATO, esta organização foi criada com o objetivo de defender de ações de regimes iguais ao nazismo, assim tal como foi o Pacto de Varsóvia (ou foi para defender da NATO, logo a seguir a ter sido criada? Não tenho a certeza disto).

        Ditaduras? Não estou a ver cá em Portugal, UK, outros países da UE pessoas a serem presas por delito de opinião, desde que, claro, não começem a destruír coisas ou a usar a “liberdade” para cometer crimes, agora na Rússia, quem falar mal do pres-ditador ou do sistema político vai preso até 15 anos, se é que saia da prisão com vida. Se isto não é de ditadura, então não sei o que é, até parece que o Putin aprendeu com o Salazar.

        Maios uma vez, muita narrativa dos canais de comunicação russos aqui à mistura (que não por acaso são censurados pelo governo, tal e qual o lápis azul foi por aqui), mas recomendo que se veja a informação de mais do que uma fonte e que, com base nisso, cada um tire as suas conclusões, é a única forma de as coisas serem vistas com clareza.

    • freakonaleash says:

      Quando o nível de qualidade de um carro fabricado pela Moscóvia era perto do zero, pois não há como caminhar ainda mais para trás. É alucinante a forma como produzem equipamentos do século XX. Até Portugal produz há décadas equipamentos “avançados” (para russo ver) da indústria automotiva!

      Eu não acredito que comenta da forma como o fulano comenta acredite no que está a escrever. É só e apenas pela avença, certo? É que de outra forma seria muito estúpido e eu não quero acreditar que partilho o mundo com gente desse calibre!

      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem na mesinha de cabeceira.

    • Alcool na fogueira says:

      Eu reparei que a sansoes no fundo sera como jogar alcool na fogueira. So ira piorar, ou seja todas as empresas que sairam da russia recentemente ja foram substuidas por empresas locais ou estatais

  3. Rui Carlos says:

    Tendo em conta que a populacao da russia com capacidade para comprar um carro não chega a 40M e na europa sao mais de 600M que grande mercado lol. A Russia so e relevante por ser um pais grande com muitos recursos mas ate a noruega com 1 centesimo do seu territorio tem um PIB 3x maior. Criticam tanto o ocidente mas todos querem vir para ca, ate os filhos dos ditadores da coreia do norte e russia vivem e estudam na europa

    • SouHumanoNaoOcidental says:

      Desculpe lá todos querem vir para aqui porque a maioria dessas pessoas vieram dos locais onde o Ocidente andou a explorar os seus recursos para construir os seus pais. E digo-lhe um exemplo real para ver se abre bem os olhos a legião estrangeira francesa uma vez foi chamada para exterminar uma aldeia completa em África porque um Belga queria construir um parque nessa zona. Mataram todos. Vá a Gulbenkian ver um vídeo que está lá na exposicao Histórias de uma coleção. Mesmo ao lado de quadros da Paula Rego.Quando o senhor fala das pessoas irem para a Europa talvez devesse perguntar se realmente essas pessoas querem vir para aqui ou se são obrigadas a vir. Ninguém deseja sair do seu país se ele estiver bem.

      • Rui says:

        Você deve ser político para desconversar tanto.
        O Rui Carlos está a falar da rússia. Diga-me lá em que momento da história algum país europeu foi explorar a rússia!

        Em que século? Ou milénio?
        Os únicos povos que humilharam a rússia foram….. o Japão, e o Tibete e a China foi humilhada pela rússia e perdeu grande parte do território para a rússia!

        Antes de falar asneiras, estude em vez de dizer asneiras!!!!!

        As suas alegações sem sentido, são iguais às dos brasileiros brancos, descendentes que europeus, e apesar de serem independentes à 201 anos ainda perguntam pelo euro que os antepassados deles roubaram dos índios!!!!!!! É preciso ter lata!?!?!?!?!?!

        • João Melo says:

          Ele tem razão, a Europa tem feito terror pelo mundo, nas últimos séculos na Asia,Africa, mas também na Europa, Russia é uma caso, o outro é a Jugoslávia..

          • Rui says:

            Esqueça a cacete de esquerda!!!!

            Olhe para Portugal, sabe quantos países já invadiram e governaram Portugal, alguns durante séculos?
            Você sabe que o país esteve 500 anos sob o comando dos árabes vindos do Norte de África?

            E antes deles os Fenícios, Egípcios…….
            Já agora, sabe a origem dos visigodos e suevos que invadiram o nosso país a seguir ao Império Romano? Eram dos lados da rússia 🙂

          • João Melo says:

            O Rui está a atirar para baixo do tapete o obvio…

            Sim Espanha ocupa parte de Portugal correntemente!Onde está a sua indignação?
            Onde está a EU/UK/EUA/NATO para ajudar Portugal?

            Mora ai alguém?

      • jotabê says:

        A ver se percebo, foram exploradas no pais deles pelos ocidentais, e em vez de se mudarem para os bonzinhos da China ou Russia, mudam-se para o Ocidente para continuarem a ser explorados.

      • PN says:

        “China Rússia bom, Ocidente mau porque cometeram barbaridades no passado, portanto justifica o que está a acontecer agora, etc etc”, se fossem assim tão evoluídos, não invadiam Tibete nem Ucrânia nem ameaçavam invadir Taiwan com a intenção de anexar os territórios, à boa moda imperialista. Isso foi misturar alhos com bugalhos.

      • freakonaleash says:

        Da próxima vez puxa outra carta do baralho “os europeus são culpados pelas misérias do mundo”, podias ter jogado um “as naus portuguesas cheias de escravos”. Não te podes é esquecer que muitas dessas cartas, essa em particular, têm escrito no verso factos que vão contra a ideologia “os europeus são culpados pelas misérias do mundo”. Ou seja na carta “as naus portuguesas cheias de escravos” no verso está lá “comprados às tribos que os escravizaram”.

        Só sabes é atirar areia para os olhos! Quem vos paga a avença acredita mesmo que o nível intelectual do vosso público é assim tão baixo! Tristeza!

        • B@rão Vermelho says:

          Se a Rússia é assim tão fantasticamente boa, relembro que o Put In, dá 300€ para quem quiser ir para a linha da frente, aproveitem, até têm carros fantásticos e são o único país do mundo que mesmo com um embargo do maior mercado mundial ficou muito melhor, só não garanto é que possam depois vir largar postas de pescada aqui no Pplware.

    • João Melo says:

      Que eu saiba a EU são 446Milhões de habitantes..
      A Europa não é a EU… a Europa tem pelo menos uns 51 Países..

  4. Mr. Y says:

    Pronto! Aqueles BYD que estavam abandonados já podem ser despachados para a Rússia a preço de saldo.

  5. zelig says:

    Quando os russos acordarem só tem lixo em casa.

  6. PorcoDoPunjab says:

    Dependendo muito de quem fica no poder depois da guerra, se o Putin ou outro mais aguerrido que ele, provavelmente as marcas europeias que abandonaram a Rússia perderão o acesso ao mercado russo de forma imediata e total.
    Pelo menos era o que eu faria, excepto em casos onde não houvesse alternativa.
    Antes que digam os disparates que andam para aí a dizer, verifiquem mas é os negócios que as marcas alemãs automóveis têm na Rússia e que devido a pressões políticas foram obrigadas a sair de lá.
    Ficarem sem esse mercado não vai ser nada agradável..
    Os Chineses agradecem o mercado Russo dado assim de bandeja.

  7. EEQTR911 says:

    Tudo o que é lixo, leia-se VE, vai para a Rússia.

  8. Artur says:

    Ainda hoje foi enviado através do meu trabalho bastante material da ASML para a Russia via terceiros… E isto acontece pelo menos 3 a 4 vezes por semana. Nem vou mencionar outras empresas que “não enviam” material para a Russia, mas que enchem contentores…

    • João Melo says:

      Em relação a essas coisas não sei..

      O que sei é que a Russia fabricava as partes criticas dos Aviões da Boeing e da Airbus..
      Em relação á Boeing os EUA já disseram que não há problema e que eles teem o knowhow para substituir..
      Em relação a Airbus.. a coisa esta tremida.. a França diz que tem capacidade para substituir a Rússia na construção dessas partes… mas eu percebo a França…e acho que os Alemães também os percebem…e esse é o problema dos Franceses..

      Da Airbus ainda não vi nenhuma declaração publica, sobre quem vai substituir a Rússia…se calhar o comércio continua nesse sector, mas de forma discreta.

      Em relação á produção de chips, a Rússia pelo que percebo tem produção local de 180-65nm..
      Os complexos militares estão sempre á parte em qualquer lado, ou seja são auto-suficientes..

      Mas com a saída dos EUA/Coreia do Sul/Taiwan, etc eu diria que a Rússia tem uma necessidade bastante grande no sector civil, e no meu entender eles não devem ter a capacidade de fabricação em grande escala que montes destes Países teem..isto leva-me a pensar que eles irão usar microcontroladores chineses, etc para o mercado civil..

      Este é outro sector onde a china ganha em grande, um mercado perdido talvez para sempre..

  9. PorcoDoPunjab says:

    Quero aqui relembrar, para quem anda mais distraído, que o Putin disse, taxativamente, que as relações com a Europa nunca mais serão as mesmas.
    Agora cada um tire as conclusões que quiser.
    Para mim isto só quer dizer uma coisa, quem saíu já não volta a entrar, havendo alternativa viável, claro.

    • João Melo says:

      O que eu acho é que a Europa, em particular, precisa de políticos maduros, experientes…e o que tem sido eleito é putos, sem maturidade nenhuma..alguns deles devem ter perto de 50 anos, mas são miudos mimados, sem maturidade, nem capacidade de liderança…
      Mal estas coisas acontecem, a Europa começa em Guerra…
      A historia do mundo é sempre em ciclos..quem não aprende com a historia…esta condenado a cometer os mesmos erros uma vez atrás da outra.

      Os Russos já teem um trauma muito grande, pela forma como muitos na Europa os tratam, e pela quantidade de sofrimento que provocaram á Rússia, no passado e no presente..e vai demorar uns 200 anos a passar, se não mais… a China tem o mesmo problema com os Europeus..em geral Asia,Africa,America latina,sul..chama-se historia..

      A minha ideia é de que a Rússia começa a dar sinais de que vai desistir deste “Circo de Lunáticos” que é a Europa.. há muito tempo que a Rússia procura um ambiente mais suadavél, eles começaram pelos BRI, mais tarde a China aparece com um Presidente que é um homem muito maduro, experiente e um grande Lider, e os BRI transformam-se em BRICS.

      Os Lunáticos por aqui tentam convidar a Rússia a fazer parte do G7(7+1..G8), mas a Rússia já não vai na onda e recusou..
      Depois de toda a tragédia que é a Ucrânia, já há 41 Países em linha de espera para se juntarem aos BRICS, vão criar uma moeda própria baseada numa coisa real…ouro, para trocas comerciais..
      Eu acho que o Futuro da Russia vai ser ai, num ambiente saudável, com pessoas normais..

      Eu já não tinha muita fé na Europa…o nosso passado é muito negro, mas depois do projecto Ucrânia, se havia duvidas, dissiparam-se todas, o Futuro está nos BRICS+.
      Agora também não sabemos que desafios eles vão passar, porque estamos a falar da grande maioria da população mundial, e isso vai ser visto como uma ameaça pelas elites na Europa e nos eua.

      Mas se esses países apostarem por procurar o que é melhor para o seu povo, eu diria que teem um futuro brilhante.
      Os EUA e a EU vão ficar isolados numa ilha, onde só existem eles, “os especiais”, e o resto do mundo junta-se todo comunidade gigante.

      Uma das hipotses para muitos Países na Europa, será juntarem-se aos BRICS+, ou formarem uma aliança com a parte leste da Europa, que é onde ainda há algum senso comum, a Itália podia ter um papel fundamental nisso, a Hungria,Servia, etc..agora eu não acho que a Italia esteja preparada para liderar o que quer que seja, a Hungria está, mas não tem mais suporte…por outro lado o governo de extrema direita em Itália preocupa-me imenso..

      A França e a Alemanha são um caso perdido, a Alemanha já o era, mas fiquei surpreendido, pela negativa, com a França, porque a França costumava, juntamente com a Rússia fazer contrapeso na balança, e estabilizava a Europa…a França caiu e a Rússia cançou-se das nossas loucuras.

      • Rambo says:

        Sabio Joao Melo, parece estais certo. Voce viu “Pepe Escobar mundo multipolar” no youtube? Tem algum twitter para eu te seguir? Por me passa ele

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.