Repsol: 610 pontos de carregamento elétricos em Portugal e Espanha
O presente/futuro passa pela mobilidade elétrica. O segmento automóvel aposta cada vez mais em carros 100% elétricos e outras marcas ajudam a construir todo o ecossistema necessário.
De acordo com informações recentes, a Repsol investirá 42 milhões de euros para instalar 610 pontos de carregamento elétricos nas suas Estações de Serviço de Portugal e Espanha.
"Apenas" 33 carregadores da Repsol serão instalados em Portugal
A Repsol irá investir 42,5 milhões de euros na instalação de 610 pontos de carregamento elétricos nas suas Estações de Serviço de Portugal e Espanha. Este projeto vai ao encontro do objetivo da multienergética de alcançar 1.000 pontos de carregamento elétricos na rede pública, até ao final de 2022, disponibilizando o maior número de pontos de carregamento aos seus clientes na Península Ibérica, e de ser uma empresa neutra em carbono até 2050.
Os 610 pontos de carregamento elétricos (18 ultrarrápidos e 592 rápidos) serão instalados antes do final de 2023 e ficarão situados em 33 das Estações de Serviço em Portugal e em 577 em Espanha, nos corredores do Mediterrâneo e do Atlântico.
A potência instalada nos pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos será de 50 kW e 180 kW, respetivamente. Todos os pontos de carregamento elétricos da Repsol têm a garantia de origem de eletricidade 100% renovável.
O montante total do investimento da Repsol para reforçar ainda mais o seu empenho na mobilidade elétrica é complementado por uma subvenção de 5 milhões de euros que receberá da iniciativa da União Europeia Connecting Europe Facility (CEF).
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Quando o carregamento elétrico não for 5 minutos ou menos até 100%, não obrigado, não tenho tempo, nem me quero disponibilizar, nem sair do meu conforto para estar à espera que um carro carregue.
9 problema sempre foi esse.. Ninguém quer sair da zona de conforto e por isso mesmo estamos atrasados na vida… Já devias estar mais evoluídos
Essa é a mentalidade de um carro de combustão, num carro eletrico não se se vai à bomba abastecer.
As bombas servem para dar aquele cheirinho em caso de falta de bateria até chegar ao destino.
Um carro eletrico é para chegar a casa e por a carregar, todos os dias tem o “deposito” cheio… ou seja, raramente é preciso ir à bomba.
+1
O quadro do condomínio não aguenta, já tentei carregar no prédio para que todos os condomínios patrocinassem as minhas deslocações e o quadro vai abaixo 🙁
Como se todos os portugueses vivessem em vivendas, ou estas a ver malta a lançar fios do 10 andar para a rua?
O meu vizinho fez uma instalação elétrica dedicada (com contador) no lugar de garagem dele. Tudo que teve de fazer foi pedir autorização ao condomínio e as despesas ficaram ao encargo dele. Acredito que no futuro seja algo standard nos lugares de garagem dos prédios.
Sabes que muita gente mesmo morando em apartamentos não tem garagem certo?
99 em cada 100 prédios não tem garagem… pagar 98000 euros para colocar uma estação na rua, ninguém quer, pois o seguro são 1800 euros anuais e é 100% certo que irá aumentar para 32000 euros ao cabo do 2 ano.
ha pessoas que compraram apartamentos sem garagem.. basicamente não souberam pensar no futuro.. ha uns 5 anos andei a ver apartamentos.. só me interessava com garagem, e nem pensava em carros eletricos…
Para quem pode
Sim que 100% dos portugueses só fazem 60km para o trabalho e regressar a casa, com uma fila de 2 horas no trânsito, por causa de um que tapou duas das 3 faixas e obriga a passar lentamente durante 24km…
Hoje na minha deslocação casa -> trabalho tive que me desviar do meu caminho, ir até à bomba de combustível, atestar, pagar, e voltar ao meu caminho “normal”…. Nisto tudo pedi uns 10min porque não havia praticamente ninguém na bomba! Sim foram apenas 10min… mas se tivesse um veículo elétrico, carregava o mesmo em casa enquanto estava a dormir e por um preço por km muito mais reduzido! Para a minha utilização um veículo elétrico não me fazia nenhuma confusão, pena é os preços elevados para aquisição. Agora para outras pessoas, percebo que o elétrico possa não ser uma solução, ou por não terem onde carregar (apartamentos/grandes cidades/etc), já que postos públicos é de fugir devido à sua escassez e preços ridiculamente elevado, ou por passarem o dia na estrada a fazer km’s e km’s (distribuição por ex.)… Agora uma coisa é certa, os 100% combustão estão condenados e os nossos hábitos vão ter mesmo que mudar forçosamente… Mas não é com 33 novos postos de carregamento a serem instalados antes de 2023 que se vai mudar o que for…
É possível colocarem em todos lugares de estacionamento nas cidades,vilas, aldeias fichas normais para carregamento, a partir dai funciona o mercado livre de energia , os postos de carregamento rápidos ficam só para emergências ou para viagens longas.
Já tenho ouvido e lido desculpas porreiras, mas esta de falta de 5 minutos para carregar o EV, é deveras hilariante.
Vamos lá ver que este senhor chega à bomba, não sai do carro, para seu desconforto, , atesta, paga e arranca em menos de 5 minutos?
Em proporção, consegue ser mais rápido que os abastecimentos na F1. Parabéns. LOL
Pelo menos não demora 48 minutos para chegar aos 65% numa viagem de 1 hora… fica em 2 horas e se existir lugar na bomba, senão são 8 horas de viagem ou vai ter de andar a pagar 50 euros para ter rede no carro para indicar carregadores próximos.
Até 20 minutos é bom.
Nem sempre vais ter a bomba sem ninguém. 5 minutos com 3 à frente, dá 20 minutos.
Ora um carregador fica ocupado durante 45 a 60 minutos, chegas à bomba, estacionas, vais ao bar, regressas, deixas o carro a carregar 60 minutos e voltas ao bar. No fim a conta do bar e do carregamento são iguais…
Pagar 50 euros por 200km de carregamento. Acham mesmo que isso vai fazer as pessoas aderir?
Carregas em casa.
1.5€ por 100Km
Se morar num apartamento não pode. Enquanto o abastecimento não estiver mais generalizado (e com preços minimamente apelativos) só compensa para alguns a mudança – até porque o investimento num veículo novo não é pequeno, comparativamente à versão a combustão.
Eu próprio terei de investir em breve num veículo (o velhote está a precisar da reforma) e adorava poder avançar para um elétrico, mas atualmente e para as minhas necessidades sei que seria a escolha errada – iria ter um investimento inicial maior, não iria ter retorno desse investimento acrescido (pior, iria sair-me mais caro o consumo por Km) e teria todas as desvantagens de alguém que não conseguindo carregar em casa tem de se sujeitar aos tempos e preços dos postos públicos.
Talvez daqui a uns 2-3 anos a situação seja diferente, mas atualmente ter um EV é coisa de nicho ou para pioneiro (lamentavelmente).
o pessoal que mora em predios deve mesmo conseguir!! imagina lancar fios do 10 andar para a rua?
Claro, todos tem possibilidade de ter a sua casinha em Portugal
85% (segundo a Pordata) vivem em prédios de habitação, ora só 3% dos prédios tem garagem dedicada, dá quase 7,6 milhões de pessoas que não podem pagar 500000 euros por uma vivenda para poderem carregar o carro na entrada da garagem.