Renault Twingo E-Tech: veja o interior do modelo que vai chegar ao mercado em 2026
A Renault aproveitou o Salão Automóvel de Bruxelas para revelar uma versão atualizada do protótipo do Twingo Prototype. Este show car antecipa o futuro Twingo E-Tech elétrico, que chegará ao mercado no próximo ano.
Apresentado, pela primeira vez, no Salão Automóvel de Paris, o protótipo Twingo E-Tech elétrico é um citadino compacto inspirado no modelo da primeira geração.
As linhas curvas e os pormenores modernos sublinham o seu carácter "reguila". Os faróis LED, em relevo, conferem um aspeto expressivo e alegre, enquanto a assinatura Twingo, no centro da porta da bagageira, reinventa o espírito do Twingo para uma nova era urbana sem compromissos.
Agora, no Salão de Bruxelas, a Renault revelou o interior do protótipo Twingo E-Tech elétrico, o show car que antecipa a abordagem de design do futuro automóvel de produção, previsto para 2026.
Fiel ao espírito da primeira geração, com uma configuração espaçosa e funcional, o interior revisita os elementos emblemáticos do primeiro Twingo.
Twingo está mais moderno, mas não esquece o passado
O painel de bordo do protótipo do Twingo E-Tech elétrico é cilíndrico e suspenso e, simultaneamente, funcional. Trata-se de um automóvel moderno, com um painel de instrumentos digital de 7'' e um ecrã multimédia central de 10,1''.
Além de proporcionarem conetividade, estes elementos dão um toque dinâmico à experiência a bordo, graças ao seu grafismo original. Ao lado dos três botões do ar condicionado, o botão vermelho do pisca-pisca destaca-se visualmente, evocando as memórias do primeiro Twingo.
Todos os aspetos do interior foram concebidos para facilitar a vida a bordo, segundo a Renault: o layout fluido inclui zonas de arrumação facilmente acessíveis, com espaços sob o painel de instrumentos para malas e objetos do dia a dia.
Mais do que isso, inclui um espaço plano sob o cilindro que cobre toda a largura do habitáculo, uma superfície que permite aos passageiros manter um livro, o telemóvel ou mesmo os óculos de sol facilmente acessíveis.
Renault repensou os revestimentos e materiais
Os estofos originais do protótipo Twingo E-Tech elétrico são inspirados nos padrões coloridos do modelo da primeira geração: combinam com a cor exterior da carroçaria, com toques subtis nos painéis das portas dianteiras e no painel de instrumentos virado para o passageiro.
Dado que os show cars são uma oportunidade para explorar e testar novas ideias, o chão deste automóvel é feito de cortiça tingida, um material que é, simultaneamente, resistente e durável.
O Twingo promete chegar com conforto e modularidade
A Renault procurou incluir o ADN do Twingo desde a raiz deste novo modelo elétrico, demonstrando-o com a capacidade de se adaptar facilmente às necessidades quotidianas: o banco traseiro do protótipo Twingo E-Tech elétrico desliza e dobra-se em duas secções 50/50, adaptando-se a todas as situações.
Quer o objetivo seja maximizar o espaço para as pernas, transportar objetos volumosos ou aumentar o espaço da bagageira, este automóvel foi concebido para oferecer um funcionamento intuitivo e uma ótima flexibilidade, tendo ainda cinco portas para garantir um acesso fácil aos ocupantes.
Com um generoso teto em vidro arredondado, o habitáculo do protótipo Twingo E-Tech elétrico é inundado de luz natural, proporcionando uma maior sensação de espaço.
O segredo está nos detalhes do Twingo
Segundo a Renault, o interior foi concebido para ser atrativo, prático e inteligente em todos os aspetos, "criando uma experiência de que todos os passageiros podem desfrutar".
Exemplos disso são o apoio de cabeça dianteiro com uma área magnética para os passageiros traseiros fixarem os seus telemóveis, ou uma tira elástica que funciona como um bolso para mapas e para manter uma garrafa de água à mão.
O botão de regulação das costas do banco é inspirado nas rodas de um skate, uma alusão ao ambiente urbano do Twingo.
Dando continuidade a uma história iniciada há mais de 30 anos, o protótipo Twingo E-Tech elétrico é um show car concebido sobre a pequena plataforma AmpR, antevendo o futuro automóvel de produção que vai chegar ao mercado, em 2026.
Desenvolvido pela Ampere, em apenas dois anos, com o objetivo de atingir um preço de entrada inferior a 20.000 euros, para um modelo produzido na Europa, "confirma a ambição da Renault de tornar a mobilidade elétrica mais acessível", enquanto complementa os outros modelos da gama elétrica E-Tech: Renault 5, Renault 4, Megane e Scenic.
Aquela coisa do querer era o R5 mas a carteia estica até ao Twingo. 20 mil paus é um preço que ja ajuda neste bate papo com as finanças locais.
20000 euros por um carro de gama de entrada que há pouco mais de 10 anos custava, mesmo com a carga fiscal cá do sítio à volta de 10000 euros… Para ter uma ideia de como encostaram os preços para cima à custa da desculpa da inflação…
Certo mas com o novo twingo é só pastilhas e pneus…. a Renault tinha que fazer o guito das manutenções nalgum lado..
lixo a pilhas
por causa da industria automovel aceitar as parvoices politica da UE é que esta na merd… a industria automovel acabou na europacom milhoes de empregos ao ar no minimo vai 1.7 milhoes de empregados junta-se as familias e a UE tem uma crise de dimensão colossal a varrer todos os países devido a lucura dos psicopatas politicos que governam a europa junte-se uma crise economica valente que se aproxima e vão ver como vai ser.
Estes não são a pilhas, a Renault não tem nada a pilhas.
Acabou ? Então mostre lá quantos acabou e se foi devido a isso ?
Antes de cometar há que aprender a escrever.
Já se fala na falencia economica da alemanha.
O desemprego está a disparar a olhos vistos, fecharam 3 centrais nucleares e agora os politicos pedem para popar electricidade e depois ainda vEem com os carros electricos temos alucinados na politica que deixarm de tomar os comprimidos.
Eles que vão para França, ninguém tem a culpa dos erros deles.
A crise automovel na europa que já está acontecer tem nomes ! são os politicos e os partidos que aprovaram estas leis milhoes vão estar no desemprego por causa deles.
Está ? O que os carros têm a ver com isso ?
Não precisa de se preocupar porque as nuvens negras vão cá chegar, nessa altura vai perceber.
Então consultou a Maya ?
Têm colocado mercenários na politica da UE e dos países ao invés de aproveitar a energia barata do petroleo que cada vez mais se encontra para criar riqueza e bem estar para os povos foram atrás de loucuras climaticas forjadas que estão a arruinar a vida de muita gente e que vai arrastar a europa para um crise economica que vai devastar tudo a crise de 2008 vai parecer um paraiso em comparação, aquele que agora andam atras do electrico quando o precisarem de o carregar vão perceber as escolha que fizeram.
Então qual é a energia barata do petróleo que a UE nem sequer tem ?
Forjadas ? está a falar do grupo VW e dos forjanços das emissões ?
Hoje crise em 2008 ?
Andam atrás do eléctrico ? desde quando ?
Eu carrego, sempre que preciso, você não ?
Grande treta.
Agora está na moda os EV’s “baratos” serem feitos com o interior com aspeto infantil e com plásticos montados tipo os brinquedos dos putos. Nem percebo como custam tanto, com interiores tão fracos deviam custar menos de 20k.
Como ? Ah ok, não sabe o que é um Twingo.