Renault City K-ZE: O elétrico que poderá custar apenas 11 500 euros
Foi no Salão de Paris de 2018 que começou por ser apresentado um protótipo do Renault City K-ZE. Seguiu-se a China, mais concretamente o Salão de Shangai, onde a versão final do Renault City K-ZE foi revelada.
Este novo veículo da Renault custará apenas 7 000 euros na China e está a ser preparada uma versão para o mercado europeu.
Chama-se Renault City K-ZE, tem dimensões semelhantes às do Twingo e é construido com base na plataforma CMF-A (usada pelo Kwid). Na China o City K-ZE deve chegar em breve com um preço a rondar os 7 mil euros.
Para a Europa está a ser concebida uma versão mais robusta e, apesar de não existir nenhuma confirmação do preço, o site autocar refere que poderá custar cerca de 11 500 euros.
Principais características do Renault City K-ZE
Apesar do preço, este novo veículo 100% elétrico tem um conjunto de características interessantes. A autonomia é de cerca de 271 km (segundo o ciclo NEDC - 180 a 190 km em WLTP). Ao nível dos carregamentos, pode ser carregado até 80% em apenas 50 minutos. Para tal o carregamento tem de ser feito num posto rápido.
O motor elétrico é de 33 kW (45 CV) e tem um binário de 125 Nm. A bateria é de 30 kWh, sendo que um carregamento da sua totalidade demora apenas 4 horas...
Este artigo tem mais de um ano
Mt bom. Recentemente tive que comprar um carro para a minha mae que apenas faz prai uns 20km por dia se tanto. Um eletrico, mesmo com pouca autonomia, era o ideal, mas como sao tao caros ainda, fez com que fossemos para um de combustao :/ Por este preco, teriamos definitivamente optado por isto.
11 500 euros ? Não chegam para comprar algumas bicicletas …e não são elétricas…..
Vai ser esse o design final? O nome é que não cai bem em portugal
Menos mau que o hyundai kona. Mudaramlhe o nome em portugal
E as baterias??? Quando têm que ser substituídas, quanto custam?? E como se faz a reciclagem?? Não seriam coisas que já deveriam estar resolvidas??
E pesquisar?
Veja o que a Nissan e a Renault estão a fazer na “segunda vida” das baterias retiradas (a retirar) dos automóveis.
Reciclagem? Não sabe o que é feito nas baterias de tudo o que a rodeia… com baterias? Olhe que são milhões e milhões de baterias!!!
Com o devido respeito, não saber, não é crime, mas não saber procurar, já é erro grosseiro.
tanta preocupação numa casa de uma familia existem 50 smarphones que vao para o lixo, e o pessoal a bater na tecla das baterias dos carros eletricos
11.500 mais o aluguer das baterias…que deve ser 70/80 euros por mês.
por esse preço vou para um dacia sandero a gasolina e fico sem o problema da autonomia/carregamentos, e se calhar poupo dinheiro.
Aindda não se sabe se o carro sairá na europa com o símbolo da Renault à frente ou da Dacia…
https://poweron-pt.blogspot.com/2019/10/renault-city-k-ze-primeiro-na-china.html
E muito provável que seja Dacia… fazendo fé num artigo de há uns tempos que prometia uns Dacia eléctricos até 2022/23 com preço acessível e autonomia de 160kms.
Se tiver aluguer de bateria, nop.
11 mil euros por 1 chassis e um motor de bomba dagua de 30kW?
Com uma mensalidade vitalicia de 70 euros por mes
Obvio que e’ 11500+IVA, daqui a um ou dois anos sao uma pechincha.
Agora sim. Deste eu gostei. Como eu gasto 200 euros por mês de combustivel em 5 anos pago este investimento. Não vamos esquecer que os primeiros Volkswagem tinha apenas 36hp e serviam muito bem!
Atenção que a Renault aluga as baterias e o preço é conforme os Km , no meu caso ficava em 160€ só o aluguel mais os carregamentos.
A versão Chinesa o preço já incluí a bateria que é uma de 26,8 kWh, no versão Europeia embora se considerem uma bateria um pouco mais robusta na ordem dos 30KW ainda assim é metade da capacidade que tem o Nissan Leaf, se a do Nissan Leaf custa 7000€, tendo como comparação uma de 30kw deve andar ai pelos 3000€ logo vejo Renault City K-ZE mesmo com a inclusão da normas europeias de segurança, venham a ser proposto com valores inferiores a 12.000€ .
A questão é, se as marcas têm interesse em apresentar propostas desta gama visto que podem retirar alguma cota na vendas das versões mais caras.
Será que ainda chegam à Europa até ao final de 2020?
Talvez pudesse vir a adquirir.
Duvido, a política das grandes construtores é ter propostas à volta dos 30.000 euros para aproveitar ao máximo os subsídios e para financiar o investimento no desenvolvimento das suas soluções para compensar os custos da duplicação das linhas de montagem.
Infelizmente estas soluções não são lançadas na Europa, não por falta de tecnologia mas sim por falta concorrência e por falta de estratégia que proteja o consumidor europeu, o que faz transparecer que existe cartelização no mercado, visto que estes modelos são feitos para mercados como a China e Índia onde existe muita concorrência e a consertação de preços e soluções não é autorizadas pelo poder instituído. O que prova que na Europa também era possível construir viaturas eléctricas eficientes, bonitas e com um preço ajustado as necessidades de quem queira ter uma viatura funcional, equilibrada e de baixo custo.
Porque carros custa MUITO MAIS em Portugal (salario medio €700 por mes)? Otras paises custa $8700!!!