Renault 4 E-Tech elétrico: estamos na Ericeira a conhecer esta máquina “para todos e para tudo”
O nosso país foi, mais uma vez, o destino escolhido pela Renault para o primeiro contacto dinâmico com um dos modelos mais aguardados da marca: o Renault 4 E-Tech elétrico. Com a Ericeira como palco, a marca francesa está a dar a conhecer de muito perto este que não é apenas um automóvel, mas um símbolo de mudança e liberdade.
Nascido nos anos 60 como resposta a um mundo em mudança, o Renault 4 foi criado para ser versátil, acessível e robusto. No fundo, um carro "para todos e para tudo", que vendeu oito milhões de exemplares, em 100 países.
Símbolo de liberdade e mudança, o novo Renault 4 E-Tech elétrico recupera o ADN do modelo original para o reinventar como um compacto arrojado, elétrico, conectado e pronto para a aventura. Este modelo emblemático continua a ser um automóvel para ser vivido!
Depois de ter sido apresentada, no Salão Automóvel de Paris, em outubro do ano passado, e de as encomendas serem abertas, em Portugal, importa conhecer esta máquina de perto, conduzindo-a e procurando sentir tudo o que a Renault quer transmitir.
O Renault 4 E-Tech elétrico é um símbolo de liberdade renovado
O Renault 4 E-Tech elétrico dirige-se a um público mais vasto do que o Renault 5 E-Tech elétrico, incluindo as famílias jovens.
Numa ode à versatilidade, está disponível com uma configuração modular, um comprimento de carga de 2,20 m e uma capacidade de bagageira de 420 litros, adaptando-se a todas as necessidades.
A porta da bagageira prolonga-se até ao para-choques para uma altura de carga de apenas 61 cm.
Além disso, está equipado com Extended Grip e com uma capacidade de reboque de 750 kg, permitindo ao condutor efetuar confortavelmente qualquer tipo de viagem em qualquer tipo de estrada.
O Renault 4 E-Tech elétrico chega repleto de tecnologia:
- ADAS para a segurança;
- OpenR Link com Google integrado para a experiência de condução e de bordo;
- Mais de 50 aplicações e serviços úteis;
- Reno, o avatar oficial da Renault com ChatGPT.
A par disto, possui ainda um conjunto de funcionalidades que farão dele o automóvel compacto elétrico de referência de uma nova geração.
Um modelo emblemático com tecnologia V2L e V2G
O Renault 4 E-Tech elétrico deve muito da sua qualidade à plataforma dedicada AmpR Small, única na Europa, partilhada com o Renault 5 E-Tech elétrico.
A tónica é colocada na condução ágil e dinâmica, graças ao baixo centro de gravidade e à suspensão traseira multi-link.
Além de um carregador de 11 kW CA para uma utilização quotidiana, o Renault 4 E-Tech elétrico está equipado com um carregador de 80 ou 100 kW CC para as deslocações mais longas.
Em mais uma prova de versatilidade, o carregador de 11 kW CA é bidirecional, para ser compatível com as funções V2L (veículo para a carga) e V2G (veículo para a rede).
Segundo Fabrice Cambolive, diretor-executivo da marca Renault, "com o Renault 4 E-Tech elétrico, a Renault prossegue os seus esforços para integrar os automóveis elétricos na Europa".
Este último modelo vem completar uma gama já variada, com o Megane, o Scenic e o novo Renault 5 E-Tech elétrico. Mas faltava-nos um automóvel compacto com verdadeiro espaço. Agora temo-lo com este modelo versátil, funcional e modular, com uma bagageira grande e fácil de carregar. Um automóvel capaz de satisfazer um vasto leque de necessidades quotidianas.
É um automóvel elétrico de referência, em sintonia com o seu tempo, repleto de tecnologias úteis para a condução e o conforto.
Duas opções de motor e bateria a partir de 29.500 euros PVPR
#1 - Autonomia urbana
Disponível a partir de 29.500 euros (PVPR), esta versão combina um motor elétrico de rotor bobinado de 90 kW (120 cv/225 Nm) e uma bateria de iões de lítio NMC de 40 kWh, para uma autonomia de até 308 km.
#2 - Autonomia conforto
Disponível a partir de 33.000 euros (PVPR), esta versão associa um motor elétrico de rotor bobinado de 110 kW (150 cv/245 Nm) e uma bateria de iões de lítio NMC de 52 kWh. Promete uma autonomia WLTP de até 409 km.
Estradas portuguesas voltam a ser palco de ensaios da Renault
Desde 2007, a Renault já organizou, em Portugal, um total de 14 apresentações internacionais à imprensa:
- Clio III R.S. (Braga);
- Twingo R.S. (Baião);
- Nova geração Clio III (Braga);
- Laguna Coupé (Algarve);
- Nova geração Laguna e Latitude (Cascais);
- Fluence Z.E. e Kangoo Z.E. (Cascais);
- ZOE (Cascais);
- Mégane IV (Cascais);
- ZOE Z.E 40 (Óbidos);
- Master Z.E (Oeiras/Sintra);
- Mégane R.S. Trophy (Estoril);
- Clio V (Évora);
- Novos Trafic e Master (Cascais);
- Novo Espace (Castelo de Paiva).
A ação internacional de imprensa do novo 4 E-Tech elétrico é a 15.ª organizada pela Renault no país.
No fundo, representa o reconhecimento do papel estratégico de Portugal na história da marca.
Saiba mais informações:



























Carro para todos??? A partir dos 30mil? Ide gozar com quem vos pôs no mundo! Portugal tem apenas o 3º ISV mais pesado da Europa! Enfim… Mais chulice!
Este não paga isv.
Imagina então se pagasse… É um absurdo, supostamente é um carro para todos?! Não se admirem com o aumento substancial de usados importados…
Exato, já que é um carro que sai barato.
Usados importados é para quem gosta de gastar dinheiro em oficinas.
Os novos comprados em stand oficial no dia seguinte já são usados. E já vêm programados para avariar ao fim de X kms e deixar outro tanto na oficina alé do que custaram.
Pelos carros que se ve nas estradas este é baratissimo
Com o dinheiro do IVA comprava um Mercedes em segunda mao em bom estado, com 20 anos e com todos os extras da epoca, podendo ter 300 mil km e faz outros 300 mil! Posso ir para todo lado, seguro barato, IUC barato. Ao fim de 10 anos fazemos a conta ao preço por km, gasoleo+impostos+preço do carro e depois fazemos as mesmas contas para este electrico de 30 mil euros, no final de 10 anos, com o Mercedes ficou-me o preço por km mais barato, mesmo o electrico nao gastando dinheiro numa gota de gasoleo. Cabeçudos!!!!
Pois comprava, mas segundo o que diz compra carros novos e vende ao fim de 4 anos.
Um carro compra-se para fazer 20, 25, 30 anos, a fazer 10, 15 ou 20 mil. Quanto mais anos o carro fizer mais barato sai em cada ano.
Acredito que sim, mas é estranho ver as pessoas a defender aquilo que não fazem.
Preferia este novo do que essa sucata nas condições que apresentas.
Sem hesitar.
Você pode preferir o que quiser, cada pessoa tem a sua preferencia, agora ficaria mais limitado, o carro iria-lhe durar menos km, e o preço por km também lhe ia ficar mais caro, mas quem tem dinheiro a sobrar… é assim!!! Iria paga mais por PIOR, mas sim era novo!!!! pouco bom!
Menos kms ?! Mais custo por km ?!
Comprar um velharia com 300000km e rezar pra que faça 600000…
Os Estrelados que faziam isso já acabaram à muito.
Mas sim, cada um com as suas preferências.
Rezar?? se ha motores que fazem isso sao Mercedes!!!! aqui em casa ja tenho um a bater nos 600 mil e outro a caminhar para la. Agora uma coisa é certa, será que este carro do anuncio o faz??
Epa não compares um carro novo com um carro com 20 anos tem juizo, tens um acidente com o mercedes de 20 anos matas a familia toda com este estão todos vivos é a pequena diferença, e vais para todo o lado menos para o meio de Lisboa.
Voce não sabe mesmo do que fala!!! Um Mercedes com 20 anos tem tudo e mais em comparaçao com muitos carros novos de hoje!!! O que este Renault ou qualquer outro carro da mesma gama tem a mais que um Mercedes de alta gama com 20 anos?? Tem coragem de me dizer?? Quer mesmo falar de segurança?? ou outro aspecto??
Qual é o seu Mercedes com 20 anos ?
O de 20 anos é um E320 W211, é o mesmo que comparar a estrada da beira com a beira da estrada!!! não tem nada a ver, mesmo com 20 anos, dá 10-0 ao carro do anuncio. depois tenho um mais recente mas nao custou o IVA deste carro do anuncio, um S. E se quiser tb tenho aqui outro com quase 600 mil, E300 W210, mais velho ainda.
Como sabe que dá 10 a 0 ?
Ah ok, bem me parecia que afinal não andava de carro com 20 anos.
Esse classe S, se for o W140, de preferência de 1995 até 98 são os melhores de longe.
Se for um W220 fica muito bem no lixo, por isso valem pouco mais que 0. Dos piores alguma vez construídos.
Já o W210 saiu em 1995… 30 anos.
E afirmas que custam menos por km que este EV.
Bravo !!
Já agora quanto custou o E320 W211 em novo, para calcularmos o custo por km, só assim sabemos se é mais caro ou não.
Vamos falar de segurança, esse mercedes batendo de frente contra um carro novo a 50kmh, até pode ser este R4, o mercedes vai parecer um acordeão com as pessoas todas esmagadas, neste vão todos para casa pelo próprio pé. Informe-se antes de dizer asneiras irresponsáveis, não engane as outras pessoas com coisas sérias.
30K lol
Ontem passou por mim um ER 5 Alpine, é alguma versão mais musculada?
30 paus, não é barato, mas hoje em dia há carros baratos?
Eu, no outro dia, vi o que me pareceu ser o Renault 5 eléctrico.
Todo amarelo.
Só quero dizer que o carro é lindo que se farta.
Não faço ideia dos preços daquilo, mas que é bonito, é.
Para quem gostar de pagar para por coisas bonitas na rua em exposição é uma opção interessante. Para o resto das pessoas é ruína.
Grunho, eu apenas relatei o que vi.
É bonito, vai atrair mais compradores do que se fosse feio.
A mim, conforme já disse por aqui abundantemente, não me vendem nenhum EV.
Não quero e não preciso.
Só quero Diesel.
Todos dizem isso até comprarem, depois só lamentam não ter comprado mais cedo.
Por enquanto não lamentam. Na auto-estrada diesel ainda sai mais barato que carregamentos eléctricos, além de mais prático e menos stressante. Agora, um dia em que dêem uma volta ao ISP e passem a indexá-lo ao teor de carbono, ou seja, ao CO2 de cada litro de combustível, o caso vai mudar radicalmente de figura porque isso dava logo gasóleo 15% mais caro que gasolina.
Malta o preço actual hoje!!!! ou apenas conta o preço do carro em novo?? Eu não comprei o W211 novo e quem o quiser comprar hoje, já não é preço novo, ou não conta, querem ver??? Com 20 anos já não é carro?? quem quiser perder dinheiro é comprar seja que carro for, NOVO, mas depois que moral tem para falar que o combustivel esta caro??? Mas afinal o que importa nao é o preço por KM ser o menos possivel??? O carro do anuncio custa 30k!!!!! Um w211 hoje E320 por 7k ou 8k ja existem e IUC antigo, um saco de rebuçados!!! 23k de gasoleo sao anos, ANOS!!! Ah e seguro mais barato!!! tenho varios carros porque gosto de carros, mas carro NOVO, nem pensar, prefiro BOM e barato. Portanto quem da 30k por este ou outro carro, tem de comparar o que é a realidade ao dia de hoje, 30k por um novo ou 8k por um Mercedes com 20 anos? É so fazer as continhas!!!!
Olé – W221 e sim W220 nao vale a pena e sim por acaso ando de olho nos W140 tambem, mesmo um W140 com 30 anos querem la ver que nao é melhor que o carro do anuncio?? Claro que não é novo, mas desde a qualidade dos materiais, durabilidade dos mesmos etc etc não ha comparação, um carro novo é novo naquele ano, depois acaba por deixar ser novo e depois como é? e 30k ja la estao enterrados ainda sem km rodados, mesmo nao gastando combutivel, fica o preço por km barato, fica…. as continhas tem de ser todas feitas, ou o preço no carro nao conta? LOL E volto a reforçar, ninguem tem moral para falar nos preços dos combustiveis e dar um camiao de dinheiro por um carro NOVO!!!
Se não fizer a conta com o preço novo como sabe o custo por KM ? Que eu saiba eles só passam a ser em segunda mão no fim de alguem o comprar novo.
Interessa mas sem batotas, então comprar o preço por de um carro novo com um em segunda mão ? Então espere que este exista em segunda mão e depois faça a conta.
Mas se ninguém novo nunca você vai ter um em segunda mão, simples.
Como sabe que nesse o seguro é mais barato ?
Sim, são contas que têm de ser feitas, daí ter de comparar o que dá para comparar.
Então quanto custou esse novo para lhe explicar-mos a desvalorização do dinheiro ?
Temos de fazer as contas ao dia de hoje ou voce é obrigado a comprar novo?? Uma coisa é querer comprar novo outra coisa é querer andar mais barato, são duas coisas distintas!!! Será que consegue entender? Vou ate fazer outra pergunta, voce tem 30k para gastar, qual o melhor carro que consegue comprar com 30k? seja novo ou nao!!!! acredito que nao iria comprar nenhum novo, nem 1!!!
Exato, portanto temos de usar o preço deles em novo.
Como disse, não há carros em segunda mão que não tenham sido novos, não se comparam alhos com bugalhos.
Este EV não consome combustível. Nem paga IUC.
Mas esses 6 cilindros, suponho que diesel, devem funcionar a agua benta, os problemas devem ser de borla e as manutenções feitas por Oompa-Loompas.
Quanto ao seguro, se fizeres de responsabilidade civil é de valor semelhante.
Testes de segurança em modelos com 20/30 anos , hoje, é pra rir.
Fazes muito bem em procurar um W140, reconhecidamente um dos melhores da história da Mercedes. Tendo em conta que foram produzidos na década de 90 diz muito da fiabilidade dos modelos seguintes. Vende o resto.
Até hoje não vi um automóvel que fosse bom e barato, seja novo ou usado.
Suponho que seja da percepção que se tem em relação ao Bom…
Existem alguns que sao melhores que outros e mais baratos que outros. Vou fazer a mesma pergunta que fiz ao JL, voce tem 30k para gastar, qual o melhor carro que consegue comprar com 30k? seja novo ou nao!!!! acredito que nao iria comprar nenhum novo, nem 1!!!
Obviamente comprava novo.
Não entendeu a minha pergunta, com 30k o melhor carro que voce pode comprar nunca será NOVO, entende? Voce ate podia comprar novo, mas pelo mesmo dinheiro sem ser novo, conseguia melhor, NOVO não é obrigatoriamente melhor!!!
NUNCA compraria um automóvel com 15/20 anos, ou mais, como esses Estrelados que tens.
Está melhor assim ?
Já tive a minha dose de velharias. Esse tempo acabou.
Ou até semi-novo, maximo 6 meses.
Porquê viver numa casa nova se pode viver numa barraca?
Pois é, esta a fazer a comparaçao certa? cabeçazita…. a comparaçao que esta a fazer nao pode ser feita, ou acha que sim? qualidade nao obriga a ser novo!!! um clio novo, gama baixa, nunca será melhor que um mercedes de alta gama com 20 anos, nunca!!! e digo mais quando o mesmo clio tiver 10 anos o mercedes terá 30 e o mercedes continuará a ser melhor. isto em iguais circunstancias, ambos bem mantidos etc etc, existem cabeçorras que tem dificuldade em fazer comparaçoes justas e honestas.
está a comparar alhos com bugalhos, também lhe posso dizer que um carro com 20 anos é sempre melhor que uma mota nova, mas garanto-lhe que não é argumento válido, pois se fosse deixavam de se vender motas. Além de que o Clio novo é melhor em alguns aspectos que o Mercedes de gama alta com 20 anos, por exemplo, é um modelo novo, só isso já dá valor ao carro por muito que você desvalorize, mas o mercado está-se a cagar para as suas preferências pessoais. Tem garantia. Grande parte das pessoas quer um carro pequeno, prático e fiável a curto médio prazo, não quer uma banheira com 20 anos que não cabe em nenhum estacionamento e tem manutenções avultadas porque tem 20 anos. Portanto, NÃO, um Mercedes com 20 anos não é melhor que um Clio novo, se fosse, ninguém comprava um Clio ainda mais caro que o, supostamente melhor, Mercedes com duas décadas, isso é uma opinião sua que a maioria das pessoas discorda claramente e isso reflete-se nas vendas de ambos que terão um rácio de 5000 para 1 ou mais