Reino Unido vai responsabilizar as fabricantes em caso de acidente com carros autónomos
Ainda não vemos as estradas repletas de carros a conduzirem-se sozinhos, pelo que estes ainda têm um longo caminho a percorrer. Apesar disso, o Reino Unido anunciou um projeto de lei a partir do qual responsabilizará as fabricantes de automóveis, e não os motoristas, em caso de acidentes com carros autónomos.
A par de controversa, a condução autónoma está ainda em fase embrionária. Apesar de não estar consolidada e não ser, de todo, o padrão nas estradas, há fabricantes e empresas de tecnologia a trabalhar nela e a desenvolver projetos inovadores.
Os Estados Unidos da América foram pioneiros neste sentido, havendo Estados, como o da Califórnia, a ter este tipo de veículo a circular nas suas estradas.
Na Europa, os processos são mais lentos, além de haver uma lacuna jurídica, relativamente ao responsável em caso de acidente: o condutor ou a fabricante do carro autónomo responsável pela tecnologia?
Fabricantes vão ser responsabilizadas em caso de acidentes com carros autónomos
Ora, o Reino Unido anunciou, pela voz do Rei Carlos III, um projeto de lei a partir do qual as fabricantes serão responsabilizadas em caso de acidente.
Apesar de o Governo britânico prometer esta lei há mais de um ano, este anúncio, feito durante a apresentação da agenda legislativa da próxima sessão parlamentar, parece indicar a concretização.
Os meus ministros introduzirão novos quadros jurídicos para apoiar o desenvolvimento comercial seguro de indústrias emergentes, como os veículos autónomos.
Disse Carlos III, indicando que o Governo britânico pretende criar um quadro para o desenvolvimento destes veículos, bem como para atribuir responsabilidades.
Na perspetiva da diretora de operações da seguradora global da AXA para o Reino Unido e Irlanda, Tara Foley, esta lei "trará múltiplos benefícios para a economia do país, segurança rodoviária e empregos verdes".
Para as seguradoras, proporcionará clareza crucial no estabelecimento de responsabilidade por veículos autónomos.
O projeto de lei do Governo britânico pode abrir um precedente para este tipo de tecnologia: além de esclarecer responsabilidades, também estabelecerá o limite do que pode ser classificado como carro autónomo, combatendo o marketing enganoso.
Esta tecnologia é inevitável, pelo que esta é uma oportunidade fantástica para avançar e criar estruturas para construir a confiança pública.
Opinou Paul Newman, fundador da empresa de software Oxa.
Este artigo tem mais de um ano
Provavelmente implementarão o melhor sistema viário do mundo para veículos autônomos.
Provavelmente vai pagar mais carro por esse serviço….
É o serviço + o seguro se der asneira, e ainda pagas o seguro anual a tua seguradora.
A conta dos elétricos os seguros vão aumentar para xuxu.
Cada vez é mais caro reparar carros, até aqueles simples toques é sensores é isto é aquilo.
E a seguradora não vai ficar a perder dinheiro, por isso UPA UPA no preço do seguro.
acho bem, Tesla bem que ser castigada por meter software Beta num equipamento que pode matar pessoas.
Se em ambientes profissionais (como de ser) versões beta nao são usadas pelo risco acrescido, num veiculo devia ser proibido.
Acho muito bem, que o façam.
Pq o povo tem contra os autônomos? Dá pra ver ae o lobby da seguradoras
Então quem paga o seguro é a marca, ótimo!
Então a Tesla está tramada. O Autopilot falha muitas vezes.
O Musk charlatão brincou enquanto pode.
E dp os construtores, vao recorrer pa tds os lados, alegando que afinal ( provavelmente bem), o condutor nunca poderia abandonar a supervisao total do carro. Com as custas judiciais e advogados, ainda vai ser pior para os segurados.