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Rede Supercharger da Tesla entrega num mês energia gasta por um país num dia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Miguel Porto says:

    Falta saber se as fontes de energia que alimentam esta fonte de energia são limpas ou nao.

    • JMCXL says:

      Ainda que possam não ser limpas esses veiculos continuarao a ser ambientalmente menos poluidores do que os movidos por motores de combustão interna.
      Esses ultimos dependem exclusivamente de formas de energia não limpa, poluem eles proprios o ambiente e para alem disso o seu rendimento não chega sequer aos 40%, já que todo o restante se perde em energa térmica não passível de ser utilizada, excepto para aquecer o habitaculo

      • Miguel Porto says:

        Boa resposta mas… Se a origem da energia for fóssil estamos apenas a empurrar o problema. Além de que o custo de aquisição é brutal, comparado com os irmãos poluentes. Gosto da performance e limpeza dos carros elétricos mas o custo de aquisição e manutenção na hora de trocar baterias, fora a poluição da extração de lítio na natureza (como é o caso recente no nosso país) deixa muito a desejar.
        Isto sou eu, que sou mais um velho do Restelo, com o seu TDI supermegapoluente…
        Cumprimentos

        • João says:

          Eletricidade gasta na extração de petróleo, queima do gás na extração do petróleo, aproximadamente 1.5 KWh para cada 1 litro de gasolina/gasóleo, transportes marítimos e terrestres… Isto tudo comparado com o carregar o carro elétrico ou extrair o lítio parece bem menor…

        • JMCXL says:

          Quanto a poluição nso processos de extracção o petroleo não é propriamente um exemplo, excepto se falarmos de exemplo a não seguir: tudo o processo de extração, transporte e refinação é altamente poluente.
          Isto já para não afaram dos acidentes e das catastrofes ambientais: Exxon Valdez, Deep Water Horizon são só dois dos maiores exemplos de catástrofe ambiental.

        • cesar says:

          falta falar da poluicao das mudandas de oleo nos motores a combustao. E tambem a poluicao dos caicos de travao, algo que nos eletricos praticamente duram uma vida.

        • Louro says:

          Mesmo que grande parte da energia gerada viesse de fontes poluentes hoje, a realidade acabará por ser bem diferente amanha pois cada vez se investe mais em fontes de energia mais limpas e baratas.

          Felizmente os TDI, afins e similares tem os dias contados, espero bem que os governos comecem a carregar forte e feio nos impostos nesses carros para ver se finalmente as pessoas abrem os olhos e pensem mais no bem global do planeta que na sua própria carteira.

        • ze says:

          A questão é que o caso ao dia de hoje mudássemos todos para electricos e caso a origem da energia para os carregar fosse 100% renovavel isso só iria ter um impacto em 5% nas emissões de CO2 mundial, mesmo que por algum milagre até 2050 conseguissimos ter todos os transportes do mundo (avião, barco, comboio, veículos agricolas, transporte passageiros, etc) movidos a electricidade, só iria ter impacto em 23% das emissões de CO2. Com o aumento da população em mais 3B até lá e necessidades de comida, vestuário, bens de consumo, esses 23% esfumaçam-se em valores negativos.
          Não existe solução para o problema pois todos os governos negam o verdadeiro problema.

      • Zé tuguinha says:

        Há aí um grande erro de cálculo! Um motor de explosão a 30 ou 40% de eficiência a produzir eletricidade para carregamento duma viatura, está parado! Portanto é um autêntico contra senso não o pôr de forma híbrida direta na viatura; mas quanto a isso, diga-se que em Portugal, felizmente só a central do Carregado trabalhou uma vez em anos e é a gás para a produção elétrica; portanto não se pode pôr essa questão! Depois a questão duma viatura ser a motor de explosão, não foi, não é nem será uma má alternativa aos elétricos porque pura e simplesmente os motores já têm 100 anos de evolução (não seja por causa disso a razão) e sim POR CAUSA DO COMBUSTÍVEL que pode ser hidrogénio (já com provas dadas há largos anos na BMW em produção) e de forma comparativa com a produção de lítio que é poluidora; portanto não é questão o tipo de motor, mas sim e sempre o que o alimenta!! Quanto ao motor elétrico o rendimento ronda muitas vezes com facilidade os 80%, mas se a eletricidade falta, não se vai buscar um bidon de eletricidade em pó e se o combustível para o motor térmico for hidrogénio, não se vai buscar um zeppelin para encher o carro; Não há bela sem senão; existem é compromissos que se podem fazer já com rentabilidades muitíssimo superiores que não são convenientes aos lobbys.

        • Louro says:

          Hibridos nao fazem quaquer tipo de sentido do ponto de vista ambiental, pois continuam a populir tanto como qualquer outro carro a combustao.

          Já parece um amigo meu que comprou um Prius e achava que andava a salvar o planeta.

          • Rodrigo Da Silva says:

            errado! Vai ver quantos kms consegues fazer com um litro de gasolina num hibrido comparado com um carro normal.
            O motor electrico ajuda.

          • João says:

            Híbrido fez sentido enquanto os elétricos não amadureciam. Um híbrido tem consumo menor, fazendo ainda mais diferença nos centros urbanos, comparativamente a um normal carro de combustão. Mas sim, para salvar o planeta é caminhar sempre que possível, quando não é possível então sim um carro elétrico

          • Zé tuguinha says:

            Essa resposta é típica de pessoa que não sabe, porque simplesmente… não sabe o que se passa. O Prius, até cerca de 2014/15, senão erro na data, gastava a andar normalmente entre 4,5 e 4,8 com cerca de 138 cv; o atual com maior bateria, bate os 3,5 e nem estou a falar do plug-in que esse nem gasta 2 litros, fazendo médias ridículas de forma que não haveria necessidade de utilizar só motor elétrico se desde há 30 anos para cá já existisse esta forma (e existiu); Temos o Outlander Plug-In, que é uma besta de quase 2 toneladas híbrido com quase 230 cv que gasta 2,5 l aos 100; grande poluidor e gastador… Por alguma razão os de Le Mans são todos os de topo híbridos, que em vez de gastarem 30 a 40 litros aos 100 que com o diesel baixaram para 20, agora gastam 11 litros aos 100 com um terço de paragens na box; não chega como provas dadas? Ou ainda poluem como os outros? é que normalmente vê-se pela quantidade de combustível gasto e pela pegada de CO2 e pela autonomia; basta fazer contas…

          • Louro says:

            @Rodrigo da silva,
            Faz os memos km que qualquer outro carro do mesmo segmento, pois só em casos em que andes no para arranca é que estás a usar o motor eletrico, acima de velocidades de cidade é um carro normal a combustao a transportar baterias.

          • Rodrigo Da Silva says:

            @Louro
            Nao faz nao! Estou a falar de consumo por litro.

            Gasta-se muito mais combustivel no arranque e com velocidades baixas do que quando se esta na 5a ou 6a mudanca por exemplo.

            Logo faz sentido utilizar a parte electrica dum hibrido em velocidades baixas.

            Basta fazer uma pesquisa na net:

            MPG num prius 2019 – 52 – 54 cidade / 48 autoestrada
            MPG num golf 2019 – 29 cidade / 35 autoestrada

        • Zé tuguinha says:

          E o homem continua a dar-lhe! No Prius o motor elétrico está sempre a trabalhar ou como propulsor ou como alternador para as baterias; Não pára! como propulsor a qualquer velocidade (SEMPRE) e como alternador aquando do tirar do pé do pedal para desacelerar(SEMPRE)! Depois como continuamos a não saber, a caixa deste carro não tem velocidades fazendo o efeito de pequeno carreto no arranque para maior carreto a grande velocidade por caixa de excêntricos; logo está sempre na velocidade “certa”. Agora senão gostamos do Prius, está certo, eu também, porque preferia um Lexus..

      • Ze says:

        Só os 63Kg de lítio que compõem uma bateria dum Tesla são uma fonte de poluição muito mais perigosa que a produção de monóxido de carbono.. É tóxico para todos os seres vivos. Estou para ver daqui a 2/3 anos quando tiverem que começar a trocar as baterias (porque vão perder propriedades químicas) como é que vão resolver o problema do tratamento dos resíduos…

        • João says:

          Uma bateria de 60 KW da Tesla tem 5,4kg de lítio, 63 kg dá para várias baterias. Lítio mais perigoso que monóxido de carbono? Só por curiosidade, os psiquiatras por vezes têm de receitar lítio porque existem determinadas doenças no cérebro humano que impedem o mesmo de produzir lítio de forma natural para as sinapses cerebrais. O que as pessoas inventam para suportar convicções infundadas… Petróleo é mais perigoso para a saúde pública em caso de derrame do que o lítio.

        • Rodrigo Da Silva says:

          Oh Ze gostava de saber onde vais buscar todas essas informacoes erradas! Sera no Facebook?

        • rui says:

          também o álcool e o tabaco são toxicos e não é por aí que é proibido.

        • Zé tuguinha says:

          Meu caro! Se não sabe, vai aprender, porque aquilo que lhe vou indicar é facto comprovado quase há uma centena de anos! O Benzeno que é um hidrocarboneto C6H6 é um subproduto que tem boa aroma e foi temporariamente usado em perfumes; Ele vem desde os vulcões, cigarros, plásticos, petróleo e principalmente como solvente e aditivo na gasolina; No entanto a sua inalação é venenosa e foi detetado que a referida inalação é causadora de cancros de forma direta, e uma deformação na medula óssea que 50% da população tem e nunca dá conta até ela se desenvolver de forma descontrolada, denominada as gamopatias monoclonais; Portanto se vamos por aí, estamos mal porque ao encher o depósito, estamos a levar com o smell do benzeno..

    • Rodrigo Da Silva says:

      cada vez mais a energia provem de fontes limpas

    • Oscar says:

      Ou queimam toneladas carvão para ativas as centrais térmicas como na China

  2. Carlos Braga says:

    Não existe o conceito de energia limpa, todos os processos de produção de energia são poluidores por natureza. O que acontece atualmente é que os lobbys das renovavéis são mais fortes que outras fontes de produção de energia. O problema do planeta terra é o excesso de população humana principalmente na Asia.

  3. blablabla says:

    Ai que as cryptocurrencies é que gastam tanta energia, ai ai… Que venham os cavaleiros de armadura defender o ambiente! Hahaha

  4. JG says:

    Ainda que os eléctricos sejam ambientalmente menos poluidores, isso apenas é verdade durante o seu period de vida, ou seja, enquanto circulam.
    O que não se sabe ou pelo menos é muito pouco tornado público, é o que é feito quanto à exploração do lítio por exemplo para produção de baterias e o que acontece no final do ciclo de vida dessas mesmas.
    Ninguém possívelmente contabiliza quanto terá de ser gasto para a sua reciclagem. Será que do ponto vista ambiental é assim tão limpa!?

    • JMCXL says:

      E a exploração do petroleo acaso é limpa? E a refinação do petroleo? E o seu transporte?
      O petroleo é, em todo o seu ciclo de vida desde a extração até ao consumo e aos produtos dele resultantes, altamente poluente.
      Os automoveis a bateria de litio serão a solução “final” do ponto de vista ambiental?
      Não creio, mas são um claro avanço face aos motores de combustão interna que, ao fim de mais de 100 anos de evolução não conseguiram sequer passar a fasquia dos 40% de rendimento.

    • rui says:

      a ver vamos, o mesmo com o fim de vida dos carros a combustão, o óleo que está nos mesmos é retirado, o das revisões é reciclado ou embalado e enviado sabe-se lá para onde.
      Assim como qualquer tipo de produto que são 100% reciclável (como as garrafas de água) e quantas não andam por aí a boiar nos oceanos.

  5. LSousa says:

    Continuo a dizer que daqui a uns anos vamos todos pagar por essta febre eletrica….. As pessoas nem imaginam de onde vem a energia nem do material utilizado para as baterias nem o que se fazem a baterias desgastadas….

    • JMCXL says:

      Tudo tem um preço. O petroleo e todos os processos a ele inerentes até chegar ao combustivel usado pelos nossos carros é um processo 100% “sujo” e um enorme problema ambiental.
      Já a energia eletrica, ao contrário do petroleo, pode ser obtida a partir de fontes “limpas”: energia eolica, energia hidrica, energia solar, energia geotermica, etc.
      Quanto às baterias desgastadas a Tesla tem uma solução de reaproveitamento: quando as células já não servem para os automoveis, podem ser reaproveitadas para outras aplicações nomeadamente as PowerWall.

    • rui says:

      a energia elétrica para além de ser a mais eficiente vai ser sempre a mais económica de produzir (de aquisição depende dos lobbys) pois com grande facilidade produzes energia elétrica com qualquer fonte (eólica, solar, térmica, motriz, vapor, carvão, petróleo, gasóleo, gasolina, pedais…) venha a fusão nuclear que já esteve mais longe.
      Não vejo a eletricidade e a eletrónica serem substituidas nos próximos tempos (séculos) na sociedade. por isso a produção da mesma terá de tender a ser sustentável/limpa.
      Ou então estou enganado e em vez de andarem a eletrificar linhas férreas aos anos deviam voltar a meter as fuamarentas a diesel que parece que polui menos que a produção da eletricidade.

      As baterias será uma forma de transição, é uma tecnologia que tem 30 anos com pouca evolução nos últimos 20, apenas recentemente se tem investido mais na mesma, há outras alternativas, poderá existir novas com química mais “limpa”, existe o hidrogénio, existem hybridos que usam gasolina para o armazenamento, este armazenamento de energia é algo que poderá ser substituído no sistema como um todo e não condicional à sua evolução.

    • Zé tuguinha says:

      Meu caro, a recuperação das baterias de automóvel é o grande exemplo do que se faz! Recupera-se e reutiliza-se e tem uma parte que é lixo! As baterias de lítio são a mesma coisa! Depois de estragadas (viciação, sem capacidade, etc) são simplesmente decompostas no seu material, tenta-se a sua recuperação do material havendo uma parte que é lixo de novo! Por algum motivo há “pilhões” em toda a parte! As baterias tem uma viciação ao longo do tempo mas está começando a ser evitada com as formas novas de carregamento inteligente que as fazem durar; há baterias a fazer 600 ciclos (imaginemos 600 ciclos x 300 km = 180.000 Km) e outras já, a fazer 1.000 ciclos, o que diminui enormemente a sua poluição; são contas apenas; Note-se que o seu reaproveitamento é muito superior a qualquer combustível fóssil exceto na sua fabricação inicial; Portanto neste caso, ganha perante o petróleo

      • Tiago says:

        As baterias modernas não viciam, apenas perdem capacidade de armazenar carga. O que não falta são exemplos de Teslas com 200k km+ que ainda retêm mais de 80% da sua carga original. Uma bateria destas, depois de substituida, pode ser colocada automaticamente ao serviço de uma residência alimentada por paineis solares, por exemplo. Uma bateria de um model 3 tem 50-kWh. Assumindo que a mesma é substituída com 80% da carga original, ficas com 40-kWh, o suficiente para correr uma residência durante vários dias.

        • ze says:

          Eu gosto do exemplo dos teslas de 200k km+ percorridos com mais de 80% de carga.. para quem não percebe nada de baterias isso é muito giro, agora vai lá comparar com o tesla de 4 anos e 5000 km percorridos e vê qual a capacidade de carga.. para quem quer um carro de garagem ou carro de fim-de-semana está bem tramado com um electrico.

        • Zé tuguinha says:

          Uma bateria moderna não vicia? Treta! o que falou foi exatamente o vício delas que é a perda e mantimento do mesma capacidade ao longo dos tempos de uso! Que depois esse subaproveitamento é reaproveitado noutras formas de potência inferior, ok! Mas há perdas ao longo do tempo daí a Tesla ter feito os packs em forma separada e os do Prius (que não são de Litium) também o são por alguma razão; se um módulo perde, tira-se e mete-se novo;

  6. Louro says:

    É com cada coisa que leio por aqui…

    Só falta vir aqui alguém dizer que a poluicao gerada por um eletrico é superior á poluicao gerada por um diesel ou a gasolina…

    • jaugusto says:

      Só falta não existem “estudos” por entidades “independente$” que últimamente querem fazer crer que uma coisa a deitar fumo é menos poluente e etc …

      • Louro says:

        Sim claro que existem muitos estudos e depreendo que é um pouco complicado de quantificar exactamente qual será a pegada ecologica de cada tipo de carro, visto que existem alguns ser mais eficientes que outros.
        Para além disso, a maioria dos estudos que referem isso, nao só nao tem em conta a poluicao gerada para extrair petroleo, transportar o mesmo, refinar e transformar nos seus derivados e depois transportar os mesmos até ás bombas, mas querem a todo o custo tentar fazer parecer que as baterias quando deixarem de ser eficientes sao muito poluentes.

  7. Joao Ptt says:

    O melhor destes carros modernos é que uma explosão solar ou explosão de uma arma nuclear a grande altitude (ou até de algumas armas não nucleares especializadas para esse efeito) e a maior parte dos veículos deixam de funcionar.
    Tanta electricidade e electrónica tem os seus problemas.

    • Zé tuguinha says:

      Calma lá….

      já houve tanta explosão solar e sim, elas terminaram com comunicações de forma temporária, por exemplo e sim se houver uma explosão nuclear a grande altitude acaba com tudo o que é eletrónico; sugere-se nessa altura andar de capacete de chumbo com bicicleta e de arco e flecha para evitar deixar de andar nos dias em que se tenha de trabalhar…. mas se explodir alguma coisa das grandes acima de nós não acaba o emprego também??

    • Joao Correia says:

      Até porque isso acontece todos os dias. A probabilidade disso acontecer é menor do que ganhar o Euromilhões 2x seguidas

  8. Luís Martins says:

    O grande problema na poluição do nosso planeta não são os carros, os carros são sim a galinha de ovos de ouro para encher os cofres do Estado em todos os países.
    Os atuais motores de combustão dos carros já são muito eficientes ao nível da poluição , a solução para os melhorae é usar motores híbridos de combustão e electricidade de forma a diminuir o consumo dos combustíveis.
    O grande problema da poluição neste planeta são os grandes motores de combustão super poluentes como a dos barcos, o poluição provocada pela agricultura e fábricas . O maior poluidor deste planeta são os agricultores, mas porque é que ninguém fala disso só se fala em carros ?

    • Zé tuguinha says:

      Dantes eram 4 barcos que poluiam mais que todos os carros do Mundo; agora são 15 os barcos e cada vez que o gado vem todo passear a Lisboa para ver as lojas e andar nos Tuk Tuk´s (coisa mais pitoresca de Lisboa, diga-se), o barco ao fazer a manobra, de atracar e sair com a entrada na barra polui mais que todos os carros num ano em Lisboa; Os aviões ao levantar se for um 320 são no mínimo 8 toneladas queimadas… e quanto aos agricultores, temos o gado bovino que é 11% da poluição mundial (transportes terrestres são 20%) e o resto distribuído, etc..

  9. rodriluisa says:

    Também acho que se deve salvar e cuidar do planeta, e não tendo muito conhecimento em tecnologias deixo uma pergunta a qual nunca ninguém se refere no que diz respeito aos carros com bateria eléctrica. Quantos anos dura uma dessas baterias? O que fazem às mesmas quando já não podem mais ser usadas?

    • Rodrigo Da Silva says:

      essas baterias sao de facto compostas por milhares the pequenas pilhas 18650. E tal como qualquer outro tipo de pilhas, pode se reciclar mas isso ‘e so em ultimo caso. Pode-se reutilizar as pilhas para outros fins ja que nao tem carga suficiente para o carro mas tem para outras coisas.

      Como as baterias funcionam td em conjunto duram anos e anos. Mas ainda ninguem tem 100% a certeza pq ‘e relativamente novo

    • Zé tuguinha says:

      As minhas já vão em 10 anos com garantia e fazem os ciclos completos com 100.000 Km feitos, mas não vamos por aí; Há previsões e situações comprovadas de 300.000 Km efetuados em que começa a declinar nessa kilometragem o rendimento; Os módulos são substituídos e são usados em caso possível em novas estruturas de menor rendimento ou simplesmente reconvertidas, abrindo o pacote, retirando o material, reciclando e voltando a fazer de novo; ronda os 70% o reaproveitamento.

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