Rede Mobi.E: recorde no nº de carregamentos em junho (mais de 200 mil)
Conhece a rede Mobi.E? Face aos números que têm vindo a ser apresentados, não há dúvidas que o segmento dos carros elétricos está a crescer de forma conscientes em Portugal. O ecossistema de carregamentos também tem vindo a ser melhorado, e os carregamentos na rede Mobi.E até ficara mais baratos.
Segundo um comunicado da rede Mobi.E, foram realizados mais de um milhão de carregamentos entre janeiro e junho.
Mobi.E: crescimento de 67% face ao ano passado
No primeiro semestre de 2022, foram batidos todos os recordes, em termos de utilização da rede Mobi.E. Junho foi o melhor mês de sempre com 200.074 carregamentos, que totalizaram um consumo de 2.919 MWh.
Segundo o comunicado enviado ao Pplware, a rede Mobi.E ultrapassou a barreira de um milhão de carregamentos nos primeiros seis meses do ano, registando um crescimento de 67% face ao ano passado. Em 2021, esse valor apenas tinha sido ultrapassado em outubro.
Quanto ao número de postos de carregamento, aumentou 46% face ao mesmo período do ano anterior, existindo atualmente cerca de 2.700 em todo o país, incluindo Açores e Madeira, o que corresponde a cerca de 5.600 tomadas.
Entre janeiro e junho, realizaram-se mais de 1 milhão e 55 mil carregamentos na rede Mobi.E. O mês de junho foi o melhor mês de sempre, com 200.074 carregamentos efetuados. Já no que se refere a utilizadores da rede, foram registados mais de 54.700 no primeiro semestre, uma subida de 53% face a 2021.
A energia consumida registou também números recordes: nos primeiros seis meses de 2022 na rede Mobi.E., foram consumidos 14.820 MWh, tendo o mês de junho superado todos os meses anteriores com 2.919 MWh. Como curiosidade, os valores da energia consumidos na rede nacional de carregamento correspondem a mais de 4 milhões e 465 mil litros de gasóleo que, desta forma, não foram utilizados.
A média de postos instalados por semana ao longo deste ano aumentou para 19. De sublinhar também o crescimento da potência na rede, ou seja, do número de postos de carregamento rápidos (superiores a 22 kW) e ultrarrápidos (iguais ou superiores a 150 kW), que correspondem a mais de 32% da totalidade dos postos existentes.
A MOBI.E, S.A. é uma empresa pública desde 2015 e, desde esse momento, foi designada como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica, sendo atualmente responsável pela gestão e monitorização da rede Mobi.E.
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“os valores da energia consumidos na rede nacional de carregamento correspondem a mais de 4 milhões e 465 mil litros de gasóleo que, desta forma, não foram utilizados.”
0,3 lts pr habitante a cada 6 meses . Bravo
Presumo que quando inventaram os carros a palha poupada para alimentar burros de carga também era pouca
O valor apresentado de 14820 mWh (14820000 kWh) daria para percorrer 59280000 km com uma média de consumo de 25kwh/100Km com um valor de 0,60€/kWh (todas as tachinhas incluídas) custaria em euros 8568000€ o que sairia 4509473 LT de gasóleo á média de 1,9€/LT.
Se um carro a gasóleo fizer 10LT/100Km esse 4509473 LT de gasóleo daria para algo como 45094730 km.
É isso que estes números querem representar, estamos a falar de valores médios de consumo. No meu antigo corsa 1.3 diesel fazia uma média de 5,5 LT/100 km, no meu novo Mokka-e faço 14kWh, a minha vantagem é que com o corsa eu era obrigado a por gasóleo na bomba pagando o valor que me pediram, com o Mokka-e eu carrego 99% das vezes em casa e ao invés de pagar a média de 0,60€/kWh da rede MOBI.e pago 0.145€/kWh a noite o que de longe compensa.
A rede da Mobi.e só em casos limite de maiores deslocação…carrego sempre em casa, pois alimentar taxas e mais taxas, dispenso.
À conta deste “monopólio”, o Continente (excelente hub a preços justos) a Tesla (por ora, só para os carros da marca, mas já está a abrir às outras marcas na restante Europa) e a Ionity (não abre mais como faz no resto da europa) estagnaram e mandaram a Mobi.e passear.