PplWare Mobile

Radares de velocidade média na Ponte Vasco da Gama a partir de sábado

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo+Seichinha says:

    O objectivo não é garantir a segurança, mas sim encher os bolsos do estado.

    • Antonio Ferreira says:

      isso mesmo. Deixei de fazer a Vasco da Gama depois da meia noite pois já apanhei muitos sustos com esses montes de “cócó” a fazerem corridas. Vamos lá encher os cofres ao estado, vivaaaaaaaaa

    • Grunho says:

      Talvez o estado encha os cofres à pala de uns javardos otários que nem para eles são bons. Mas isso não interessa nada. Ao fim e ao cabo o resultado vai ser mais segurança para quem circula e isso é o que conta. Estão à espera de quê, de algum movimento de solidariedade com a javardagem?

    • JL says:

      Se querem encher os bolsos é fácil, é aumentar as multas e multarem mais, o que não faltam são situações para multar.

      • TdSR says:

        É multar os bisontes elétricos pesadíssimos que passam na ponte.

        • JL says:

          Como sabe que são pesados, já os pesou ?

          O peso também paga multa ?

          • Fred says:

            Multa por peso elevado não. Mas imposto sim, ajuda à manutenção do piso.

          • TdSR says:

            Não tens elétrico?

          • JL says:

            Eu tenho, mas já os pesou ?

            Se considerarmos o peso por cm2 vai ter ao mesmo.

          • Yamahia says:

            Portanto uma bicicleta de estrada gasta mais o alcatrão que um elektro com pneus 285/35R22.
            Este @JL tem que ser promovido a filósofo no âmbito pejorativo da palavra.

          • JL says:

            Onde é que eu disse isso ?

            O alcatrão gasta ? Pensava que eram os pneus que gastavam.

          • JL says:

            O pneu de uma bicicleta exerce mais peso por cm2 que um carro ?

          • Yamahia says:

            Claro q o alcatrão gasta, por isso é q de qd em vez as vias levam com tapetes novos. Nc deu por isso.? E qt mais pesado forem os veículos q por lá passam , mais gasta.

            Não em momento nenhum, mas de acordo com a sua teoria do cm2 teria que gastar.
            Está ver como a sua teoria não tem pés nem cabeça? Até vc duvida dela e de si próprio.

          • JL says:

            Levam tapetes novos devido ao desgaste ? Loool

            Depende, se tiverem mais peso por cm2 e se forem mais potentes que provoquem mais atrito.

            A minha tem, é assim funciona o atrito, peso por cm2.

          • Yamahia says:

            Tenho aqui o veículo ideal para si, com rodas de 1200x70R24 e 8 TONS, de certeza que não estraga nada o alcatrão
            Ideal para circular na baixa de Lisboa
            https://ireland.apollo.olxcdn.com/v1/files/k9iz68ugjtk52-PT/image;s=1000×700

          • JL says:

            Esse é para gastar o alcatrão ?

            Que peso faz ele por cm2 ?

          • Yamahia says:

            Experimente andar a passear com ele.

          • Mário says:

            @JL já agora… Há 25 anos atrás… andavas a pé porque já antevias que ia aparecer elétricos não é?
            Amanhã se disserem que andar a gasoleo faz bem ao ambiente, és daqueles que vai dizer que o eletrico não presta.

          • JL says:

            Ha 25 anos atrás ja andava a pé sim, já tenho bem mais que isso de idade.

            Não, eu comprei eléctrico quando começaram a aparecer, já lá vão 16 anos.

            Até aí andava naquilo que era obrigado a andar, agora sim, existem alternativas.

            Não é preciso que digam, eu não sou como você, que só vai por aquilo que alguns dizem, não pertenço a nenhum rebanho.

          • JL says:

            Então ? Fica com dor nas costas ?

      • Mário says:

        @JL explica então porque é que de tempos a tempos os tapetes das estradas têm que ser repostos?
        Ah já sei… é um senhor lá na Brisa que diz… epah temos lucros a mais… vamos meter um novo betuminoso para dar uns milhões ás empresas dos amigos.
        Já chega de tanto radicalismo.

        • JL says:

          Não são repostos, leva novo por cima para ficar liso, já que o velho ganha ondulações.

          Você é que está a ser radical, não se deu por isso? E mais alguns por aqui.

          • Mário says:

            Deixa me rir… então a malta que faz estradas tem andado enganada todo este tempo… eu sabia.
            Por isso é que esta semana, na minha rua arrancaram 5 a 7 cm de alcatrão para meter novo.
            Vou lá ralhar com os senhores a dizer que estão a fazer tudo errado.

          • JL says:

            Onde eles dizem estar enganados ?

            Ah então não se gasta! Curioso, não foi isso que eu disse ?

      • Mário says:

        @JL você é que é do rebanho… se eu fosse pelo rebanho, andava atolado de dívidas para pagar um elétrico para dizer que sou amigo do ambiente.

        • JL says:

          Mas eu comprei quando quis, para você parece estar a ser obrigado, portanto só pode ser a mando do rebanho.

          Se quer ser amigo do ambiente, ande a pé, nu e descalço e come plantas e animais animais.

          • Mario says:

            @JL o governo é que anda á anos a impingir elétricos ao pessoal, pouco falta para prenderem o pessoal dentro de casa e dizer só sais daí quando tiveres um elétrico… bastou ver a intenção de agravar o IUC a carros mais antigos… Diga-me uma pessoa que tenha uma reforma de 500€, vai comprar um elétrico e deixar de comer só para ser amigo do ambiente?
            Antes disso:
            – Acabar com voos domesticos
            – Reduzir as férias feitas no entrangeiro, e habitualmente quando se vai de avião
            – “atacar” nos cruzeiros que poluem num dia, o que um carro polui em alguns 10 anos
            – Os grandes deixarem de andar de jatos privados
            – apostar nos transportes públicos nas grandes cidades…

            Depois disto, acho que ha condições para se começar a apostar nos eletricos.

          • JL says:

            O governo não anda a impingir em lado nenhum, senão também impingiu carros a combustão quando lhes deu incentivos, e ainda mais quando dá benefícios fiscais aos diesel e lhes dá um combustível mais barato.

            Falta pouco para prenderem ? Então depois dão um ordenado para eu ficar em casa ? MARAVILHA, não há meio de chegar esse dia.

            Mas por havia de comprar um eléctrico ? Não pode comprar outro ? Onde não pode comprar ? No planeta Marte ?

            Lá está você com radicalismos, depois chama os outros de radicais….

            Para mim e para muitos existe condições, portanto…

          • Mario says:

            @JL não sou eu que tenho palas… nem foi o governo que quis aumentar propositadamente o IUC de carros anteriores a 2007 para “incentivar / impingir” elétricos ás pessoas, o aumento da carga fiscal dos combustiveis não é impigir… nada nada… são uns santos.
            Ainda bem que tem condições para comprar um elétrico… a economia precisa de funcionar.

          • JL says:

            Ele só quis aumentar o IUC naqueles que tem de aumentar, já que o IUC é um imposto sobre poluição, logo os que mais poluem têm de pagar mais.

            Isto não é a minha opinião, é um facto.

            Não é para impingir nada, se comprarem carros novos a combustão pagam menos IUC, portanto estão a impingir carros novos, no máximo…

            Não houve aumento de carga fiscal nos combustíveis, houve sim uma diminuição, que ainda existe, e também houve um aumento da carga fiscal na eletricidade, portanto neste caso é impingir carros a combustão, novamente.

    • João-Sousa says:

      Neste caso, só enche o bolso do estado quem quer.

    • Fred says:

      Encher os bolsos com a ajuda dos parvos e inconscientes sim.

    • nunof says:

      Troco ter radares em todas as estradas pelo IVA e IRS…. sempre a mesma m rda…Experimenta andar agora na reta do Cabo em VFX para ver a diferença….sempre os mesmos populistas a roncar!!!

  2. Paulo+Pedroso says:

    Se realmente o objetivo dos radares fosse diminuir a sinistralidade, não faziam radares móveis escondidos, muito menos colocar em OE valores que assumem que ja vão obter, se esses mesmos valores fossem canalizados para melhorar as estradas, por exemplo podia ter sido feito um estudo se a sinistralidade não baixou na segunda circular após a troca do pavimento … ainda assim um limite de 120km/h criado ha mais de 50 anos(1976) quando os automóveis nessa altura não tinham nem metade da segurança de hoje é absurdo.

    • Antonio Ferreira says:

      o índice de sinistralidade na 2ª circular baixou por causa da repavimentação ? e os radares que la estão ? não contribuíram para isso também ? mesmo com o limite de 80km/h há malta que consegue capotar, gostaria de imaginar como seria a mais de 120Km/h.

    • Grunho says:

      O javardo é para ser caçado à má fila, para não ter hipóteses de saber de onde vem a ameaça. Assim é obrigado a andar sempre na lei se não quer ser vergastado. O melhor anida era encher as estradas de caixas vazias a imitar e nalguns pontos móveis radares escondidos a morder mesmo.

    • João-Sousa says:

      Está redondamente enganado, a grande maioria dos radares são fixos, não estão escondidos, estão em todos os “wazes” desde mundo e mesmo assim apanham milhares de bur**s que passam por eles todos os dias e sabem onde eles estão.
      A sinistralidade não vai baixar unicamente pelo controlo de velocidade, porque o principal problema não é a velocidade, mas sim as manobras perigosas, mas alguma coisa tem de ser feita.

      • Paulo+Pedroso says:

        Le o meu texto de novo. “ Se realmente o objetivo dos radares fosse diminuir a sinistralidade, não faziam radares móveis escondidos” qual foi o ponto neste parágrafo que eu escrevi que ha mais ou menos radares fixos? Constatei um facto sobre os moveis.

        Em relação aos milhares que la passam nos fixos sinceramente não consigo entender também, faz-me confusão como é que se deixam apanhar com tanta informação e apps de aviso

        • Yamahia says:

          Ainda há muita gente pouco informada e q não domina o digital. São essas as principais vitimas.
          Depois há quem tenha muito dinheiro e não se importe de pagar pq se têm muito dinheiro sem carta tb não ficam.
          Creio q estes 2 grupos são os principais clientes dos fixos.

  3. Antonio Ferreira says:

    Somando tudo, em 3 meses 24985 condutores foram apanhados em excesso de velocidade. Palavra de honra, isso é caça á multa, sinceramente. O tipo que foi apanhado a 277Km/h até ia a cumprir o código da estrada, os outros é que iam muito devagar. (ironia)

  4. saul says:

    Em Portugal há radares por “todos os lados”… O objetivo é garantir a segurança financeira do Governo para evitar a 4ª Bancarrota

  5. PorcoDoPunjab says:

    É tão simples acabar com corridas ilegais.
    Multas milionárias, carros apreendidos e penas longas de prisão para quem não pagar.

    Não há prisões? Há pois, onde cabem 10 cabem 20…

    • Antonio Ferreira says:

      a porra toda é que esses gajos que vão parar á prisão vão viver á nossa custa, cama, comida e roupinha lavada, os nossos impostos pagam isso.

      Já agora a somar ás corridas ilegais e com a mesma penalização (multas milionárias e se não pagar, prisão):

      – ultrapassagens pela direita
      – circular na faixa do meio, sem ninguém na faixa da direita
      – circular na faixa da esquerda, sem ninguém na faixa do meio e da direita
      – excesso de velocidade, não apenas nas corridas ilegais
      – não paragem nos sinais de stop
      – não fazer piscas para assinalar mudança de direção
      – andar sem luzes ligadas de noite (a nova moda das luzes de dia, a malta á noite acha que não precisa de ser vista por trás)
      – falar ao telemóvel

      acho que não me esqueci de nenhuma

      • jorge santos says:

        Faltou estacionar nas rotundas… como a PSP e GNR adoram fazer para as operações de fiscalização…

      • PorcoDoPunjab says:

        Antonio Ferreira, exatamente.
        Eu é que me esqueci dessas.
        Ainda bem que se lembrou de todas.

        Esqueci tb de dizer que a partir da terceira reincidência grave era carta fora definitivamente e 50 chicotadas.
        Em relação à prisao e irem viver à conta, acredito que mesmo com todas essas benesses quem lá está só não foge se não puder …

    • TdSR says:

      Há muito rapazinho que trocou para elétrico e agora andam sempre a acelerar e a fazer rotundas a rasgar. São os zés do boné de 2024.
      Era multá-los todos.

      • JL says:

        Isso é mentira, os eléctricos não andam depressa, senão ficam sem bateria, não é assim senhor ambientalista ?

      • JL says:

        Então mas espere lá, acabou de dizer noutro artigo que ninguém quer eléctricos ? Está a falar confusão com alguma coisa. Já não diz coisa com coisa, deve ter apanhado algum choque.

    • nunof says:

      Multas à Escandinávia….a multa é uma percentagem do rendimento mensal e não um valor fixo. Até os 3 estarolas do Grand Tour tiveram respeitinho quando fizeram o especial dos carros de rallis

  6. jorge santos says:

    É graças aos radares todos que estão espalhados pelo País que a taxa de acidentes reduziu este ano (2024) para ZERO até hoje.

  7. Yamahia says:

    VIVA OS RADARES (NOT)
    “O Relatório Anual de Sinistralidade, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), revelou que em 2023 registaram-se nas estradas portuguesas cerca de 35 000 acidentes de viação, que provocaram 468 mortos, 2437 feridos graves e 41 058 feridos ligeiros.

    Segundo a ANSR, no ano passado registou-se um aumento em todos os indicadores em relação a 2022. “Comparativamente com o ano de 2022, no continente observaram-se aumentos em todos os indicadores, exceto no índice de gravidade. Registaram-se mais 2186 acidentes (+6,7%), mais cinco vítimas mortais (+1,1%), mais 194 feridos graves (+8,6%) e mais 2602 feridos leves (+6,8%)”,

    É preciso notar que uma elevada percentagem de feridos graves acaba por morrer a caminho do hospital e/ou no hospital

    Está mais que provado que não é com radares que vão reduzir esta tragédia. A única cosia que estão a conseguir é um aumento brutal da receita à custa dos distraídos e é apenas isso que lhes importa, tais são os requintes de malvadez e 2ªs intenções onde grande parte deles estão instalados.

    • há+cada+gajo says:

      É claro que os radares não fazem nada pela segurança, embora muitos continuem a pensar o contrário. O objetivo é só receita. O que se devia fazer pela segurança era investir na formação e desenvolvimento das pessoas porque o que não faltam são energúmenos na estrada. E com os TVDE´s a questão piorou de forma muito acentuada.

      • JL says:

        Se é apenas pela receita porque gastam milhares em radares ? Mais valia pouparem esse dinheiro e ir para as rotundas multar, que deve dar muito mais, não pelo preço da multa mas pela quantidade delas e pela quantidade muito maior de prevaricadores.

        • Yamahia says:

          Os 23 de Lisboa parece q ficaram pagos numa semana. Agora é multiplicar o lucro por 51.

        • há+cada+gajo says:

          Gastar ?? Não se gastou nada ! Os radares pagaram-se em menos de nada. Só dão lucro. Os radares de Lisboa custaram 2,5 milhões de euros e já renderam 10 milhões à Câmara, 6 milhões à Autoridade Tributária de quase 2 milhões à ANSR. Portanto, ainda acreditas nas histórias da carochinha ?

          • JL says:

            Alguém teve de entrar com o dinheiro à frente.

            Errado, como vocês gostam tanto de inventar informação, aqui fica:

            https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=aprovada-ampliacao-da-rede-nacional-de-fiscalizacao-automatica-de-velocidade>

            http s://eco.sapo.pt/2024/05/27/radares-de-lisboa-rendem-a-camara-10-milhoes/

          • há+cada+gajo says:

            O que é que está errado ò clarificador-mor cá do burgo ? Não sabes fazer contas ?? Ainda não te convenceste que és enganado sistematicamente com a mesma narrativa da segurança ? Abre os olhos. E quando se entra com dinheiro à frente ? Isso é o quê ? Gastar ou investir ? Claro que é investir. E investir significa entrar para obter retorno. Dahhhh ….

          • JL says:

            Você é que não sabe, se custaram 8.5 milhões e em 2 anos renderam 10, é como dizia o Guteres, é fazer as contas.

            Mas presumo que ficam muito longo do que disse.

            Você é que continua convencido que de o mundo é como você quer e não como ele é.

          • há+cada+gajo says:

            Caro, não tenho culpa de não saber ler …e nem de saber fazer contas. E alem do mais insiste, o que me permite deduzir coisas… Os 8,5 milhões são dos radares de Lisboa, de que falei, ou de toda a rede nacional ??? É que quando insistimos em ideias sem racionar só por uma qualquer embirração ideológica ou mesmo infantil, dá nisto. Ora leia lá o que eu escrevi e leia lá os links que aqui publica em vez de só os publicar… Caramba !!

          • há+cada+gajo says:

            Então diz-me lá o que está errado ? És capaz ?

          • Yamahia says:

            O que eu vejo do artigo da MotoJornal e que a receita aumentou desmesuradamente mas a contenção de acidentes nem por isso, conseguiram aumentar.
            Este @JL é a comédia perfeita. Só se enterra looolooolool

          • Yamahia says:

            @ JL onde viu que os radares custaram 8.5milhões de €?
            Fique a saber que os últimos 23 falados acima ficaram em 750.000€+IVA. E sim, na 1ª semana estavam mais que pagos pq muita gente foi apanhada desprevenida. Agora vai sendo mais difícil. Qq dia estão a mudá-los de sítio.

          • JL says:

            Se sou capaz ? Sou, e você não ?

            É só fazer a conta.

            O link com o custo deles está ali encima.

          • JL says:

            Em lado nenhum fala em acidentes.

          • Yamahia says:

            Pois não fala em acidentes. Só fala em sinistralidade, sabe o que é?
            “foi uma aposta ganha. Pelo menos do ponto de vista monetário, pois em termos de redução da sinistralidade rodoviária os resultados desta forma de controlo dos condutores portugueses deixarão muito a desejar em termos de eficácia.”
            Pois é tal e qual o que lhe tenho dito.
            Interessa é a receita, os automobilistas se se f….
            Deixe de ser boneco.

          • JL says:

            Talvez seja por isso que continuam a haver sinistralidade, preferem pagar as multas.

          • Yamahia says:

            Qt ao custo dos radares 8.5M foi para recuperar e adicionar mais 50 radares em toda a rede SINCRO, portanto em todo o pais.
            A receita q vc fala (10M) foi so para a CMLisboa
            Se quer ir buscar os 8.5M tem que ir buscar a receita com multas em todo o país.
            Aquele que mais facturou é o de Foros de Almada que já falei acima. (uma pequena localidade perto de Benavente) agora é só extrapolar para o País inteiro. Aposto em centenas de milhões.

          • Yamahia says:

            Qt às multas obvio q ng ser multado. O modo de operação é que leva as pessoas ao engano.
            Já foi aos pardais com armadilhas de visgo? Aqueles inocentes andam a tratar da sua vida e de repente são caçados qd apenas andavam à procura de alimentos para si e para os seus. As autoridades actuam de forma parecida.

          • JL says:

            Estão lá os números, Lisboa tem 41.

            Mas se o dinheiro é problema, então porque não metem mais radares e aumentam as multas ?

          • JL says:

            Andavam à procura de alimentos e fazem-no acima dos limites legais ? Assim não vão encontrar nada.

          • Yamahia says:

            Andavam normais. Um dia alteraram uma cena q passou de 80 para 50 e montaram lá uma armadilha. Foi só vê-los a ficar agarrados. Uns atrás dos outros.

          • Yamahia says:

            Lisboa foi só 23 novos (750 mil+IVA) e 18 velhos reformulados (800 mil mais IVA)
            O restante foi gasto na restante rede SINCRO que é nacional. Não se cinge a Lisboa.

            Já agora os radares de velocidade média são muito caros e segundo os franceses não compensam, não dão rendimento e por isso acabaram com eles.

          • JL says:

            Não interessa quantos foram, se 41 custam X, 50 custam Z

            Não dão lá porque são cumpridores, cá devem ser bons.

            O meu carro tem ferramentas para os evitar, diz quando se entra na zona, qual a média da zona, qual a média que estou a fazer, e quantos kms falta para acabar a zona.

          • Yamahia says:

            @JL , pela 3ª vez::
            Lisboa implantou 23 novos radares, o custo desses radares foi de 750 mil€+IVA e ficaram pagos na 1ª semana.

            Adiante,
            O valor médio de um radar de velocidade instantânea é 40 mil €

            O valor médio de um radar de velocidade média são 250 mil € ♡♡♡
            -Lisboa não tem radares de velocidade média.
            -A rede SINCRO tem 12 radares de velocidade média .

            A rede SINCRO tem um total de 127 radares. Onde se incluem os 41 de Lisboa.

            Esses 8.5M referem-se:
            -Á aquisição de 50 novos radares, incluindo 12 de velocidade media 6 x’s mais caros. dos quais somente 23 vieram para Lisboa e nenhum era de velocidade média.
            -À manutenção /deslocação/actualização dos restantes 77 radares, dos quais 18 apenas 18 estão em Lisboa.

            Adiante,
            O valor das multas não pode ter sido apenas 10M resultantes das 565000 infracções reportadas.
            Com esse nr de infracções, o valor mínimo (a 60€ cada) seriam 33,9M.
            E o valor máximo (a 2500 cada) seriam 1 412,5M.

            Querer fazer crer que facturaram apenas 10M com 565000 multas de radar de velocidade em Lisboa é estar a brincar com a inteligência das pessoas ou mentir com quantos dentes têm na boca para meter mais uns milhões ao bolso.

          • JL says:

            Se 50 custam 5.6 milhões, cada um não custa em média 40 mil, lamento, é bem mais do dobro.

            Tem pois, ainda ontem abriram os da ponto Vasco da Gama e tem mais alguns:

            https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/radares-de-velocidade-media-sabe-o-que-sao

          • Yamahia says:

            Esses 3 não pertencem ao Moedas. Não se disperse. Vc falou na CMLisboa e dos parcos 10M de receita provenientes de 565000 multas de radar.

            Qt ao custo… 12 de velocidade media dá logo 3M.

            Mas ja agora onde foi buscar esse valor dos 5.6M para os 50 radares?

          • JL says:

            Eu falei nos 41 radares que também pertencem ao concelho de Lisboa.

            Esta por aí um link com o custo.

          • Yamahia says:

            @JL, deixe-se de shit’s
            Vc disse que a CML investiu 8.5M e facturou 10M!

            Para esclarecer em definitivo o preço dos radares:
            Na verdade, nrs exactos encontrados na net:
            “Sobre o investimento associado, o município disse que os 20 aparelhos para novas localizações tiveram um custo de 1.094.527,80 euros (IVA incluído) ”
            Fonte, jornal expresso:
            O que dá 44 493,00€+IVA em média por cada radar. Portanto não muito longe daquilo que lhe tinha dito.

            Notar que muitos destes novos apanham nos 2 sentidos, portanto uma tecnologia mais cara certamente.
            De qq forma não muda nada. Pensar em quase 100M€ para cada radar é uma ideia completamente absurda.

          • JL says:

            Eu não disse nada disso.

            Ao que parece até custam bem mais.

          • JL says:

            A minha fonte não é o jornal, é o próprio concurso público.

          • Yamahia says:

            Novamente, a sua fonte é o investimento a nível nacional. Não é o investimento de Lisboa.
            Deixe de ser lerdo.

      • Antonio Ferreira says:

        concordo na formação, mas, se quando estão a tirar a carta (formação) e para passarem nos exames fazem tudo direitinho, qual a razão para assim que se apanham encartados, toda a formação é esquecida ? será memória curta ? Memofante ajuda.

        • há+cada+gajo says:

          Ninguém “tira a carta” ! A carta é “comprada” em lojas a que gostam de chamar de “escolas de condução” e os exames são uma treta pegada mantendo o velhinho sistema de à anos ! Ninguém quer saber, quando a receita do atual sistema é enorme. Vivemos na hipocrisia e é assim que vamos continuar, porque é disto que gostamos. Estamos todos acomodados ao conforto. O pior é sempre quando o azar nos bate à porta…

          • Antonio Ferreira says:

            se a carta é “tirada”, “comprada” ou “oferecida” não é essa a questão.

            A questão que coloquei foi:

            qual a razão para assim que se apanham encartados, toda a formação é esquecida ? será memória curta ?

            e acrescento: o “azar” é o outro lado dos comportamentos que vemos dos Fangios que por ai andam e que acham que as regras não são para cumprir. Não me venham com as balelas esfarrapadas que o estado isto, o estado aquilo, encher cofres, caça á multa, bla bla bla. As regras foram feitas para serem cumpridas. A regra do limite de velocidade é exatamente igual á regra de que não podes matar ninguém. São regras e as regras são para serem cumpridas. Ponto final.

            Não gostam das regras, bazem para uma qualquer republica das bananas onde podem fazer o que lhes bem apetece.

          • há+cada+gajo says:

            Os vossos comentários respondem por si mesmo. Se tudo isso acontece, o que é que está mal ? Não é a formação ?? Algo está errado, mas toda a gente assobia para o lado. Não há formação. Não há nenhum investimento na formação. Ninguem quer saber disso a partir do momento em que se torna num negócio. Acordem meus amigos ! É assim que as coisas funcionam: paga e reza por teres sorte ! A essência (a verdadeira formação) há muito que desapareceu do horizonte de quem decide. É preciso é fazer dinheiro. É “só” isto !

          • Antonio Ferreira says:

            há+cada+gajo, então explica aqui o que para ti significa “formação” ? em que consiste ?

          • JL says:

            Há formação, não há é cultura nem respeito.

          • Yamahia says:

            @JL, o gajo pode ser muita burro e chumbar 2x e tiver dinheiro, à 3ª passa.
            Só fica sem carta quem para além de ser muita burro tb não tenha dinheiro.

          • JL says:

            Conheço quem tenha chumbado 7 vezes.

          • há+cada+gajo says:

            António, escolas de condução não são escolas a partir do momento em que são um negócio. É como o ensino escolar, que quando é feito a troco de dinheiro…deixa de ser ensino, ainda que haja alguma vigilância da tutela. MAs na condução o objectivo não é ensinar nem formar: o objectivo é faturar. E na condução até interessa falhar no exames…porque são mais taxas a cobrar para fazer o segundo exame, ou o terceiro…ou o quarto… Está tudo errado. E vai continuar. Como se dá volta ? Pois, se eu soubesse os números do Euromilhões era o maior…

          • JL says:

            Então primeiro carta é comprada, agora já chumbam e já é um negócio ?

            Então quem tinha de pagar a carta dos novos encartados ? eu e todos ? não estudam o suficiente para ir a exame, quem paga ? eu e todos ?

          • há+cada+gajo says:

            Comprar, não é negócio ? Reprovar várias vezes não é negócio ? Quem pagou a tua escola ? E quem a está a pagar (estás no 10ª, não é ?)

        • Yamahia says:

          Não tinha dinheiro…

        • Antonio Ferreira says:

          há+cada+gajo, eu também não sei quais são os números do euro milhões, infelizmente.

          Independentemente de ser um negócio, por exemplo pagar pelo certificado médico sem sequer ver sequer o médico, as escolas de condução ensinam o candidato, tanto que ensinam, que o candidato faz os exames e passa.

          E volto a perguntar: porque razão as regras que foram aprendidas durante o estudo para obter a carta de condução deixa de ser aplicado pelo encartado logo na 1ª vez que conduz ?

          Mas uma coisa eu sei. Em Portugal não existe a cultura de uma coisa muito importante na vida de cada um de nós: o Civismo. Aqui está o “eu primeiro” e “depois tu”. Eu não nasci em Portugal, nasci na Alemanha. Lá há civismo, lá não se deita lixo para o chão, lá cumpre-se os limites de velocidade, se há auto estradas onde não há limite de velocidade, o pessoal pisa o acelerador (quem tem carro para isso), mas se a sinalética diz que o limite é 100, todos vão a 100, mesmo os Audi’s, Merdecedes, etc, etc,

          Na minha opinião as coimas aos prevaricadores deveriam ser muito mais pesadas. Não consigo entender que alguém seja apanhado vezes sem conta a conduzir com o telefone na mão, são autuados vezes sem conta, Enquanto houver dinheiro para pagar, sem stress.

          • há+cada+gajo says:

            António, e a falta de civismo não é falta de formação/educação ? ISto é transversal. Há muito que eu defendo o ensino do civismo, do saber estar e do saber viver em sociedade, do saber viver com regras e com respeito pelos outro. Isso devia acontecer em todos os momentos da formação de um ser. E no ensino da condução, também essa componente devia existir, nem que fosse para reforçar o background de cada um e ainda que não exista. Mas lá está: isto custa dinheiro e só se quer ganhar.

          • Antonio Ferreira says:

            há+cada+gajo, concordo com o que dizes, mas isso começa em casa, pelos pais, com os valores que são ensinados pelos pais. Depois a sociedade tem que continuar essa educação. Hoje em dia tudo é válido sob a alçada da “Liberdade”, o respeito pelos outros, o respeito pelos mais velhos é coisa que pouco ou mesmo nada existe. Enfim, é o que temos

          • há+cada+gajo says:

            António, quem nasceu primeiro ? O ovo ou a galinha? Pois e os pais onde aprendem os valores que obrigatoriamente terão de ensinar aos filhos ? A verdade é que já nem isso há. Hoje os filhos são mercadoria descartável. São deixados ao acaso sem rei nem rock e não sabem ouvir um não porque isso nunca lhes foi ensinado. Depois em adulto, quando ouvem um “não”, muitos acabam na capa do correio da manhã.

          • JL says:

            Não entendi, mas querem as pessoas voltem para a universidade para aprender o que querem dizer os sinais, mais um punhado se regras e umas lições de condução ?

          • há+cada+gajo says:

            Não. Queremos pessoas, que sejam honestas, bem formadas, educadas, respeitadoras, cumpridoras e acima de tudo bons cidadãos e que por isso saibam viver em sociedade com regras respeitando a liberdade de cada um seja ela qual for . Por onde achas que temos de começar ?

          • JL says:

            E isso obtêm-se onde ?

    • JL says:

      Como é que sabe que morrem a caminho do hospital.

      Comparando com o trânsito que havia em 2022 parece que que foi um aumento muito pequeno.

      Na minha terra havia muitos acidentes numa das rectas, morreram até jovens de tenra idade, desde que meteram lá 2 radares não voltou a haver acidentes e muito menos mortes.

      Vai lá perguntar às pessoas que querem que tirem os radares !!!

      • Yamahia says:

        Como sei? É senso comum. Se qdo chegam os meios de socorro o sinistrado estiver ás portas da morte mas ainda entrar na ambulância com sinais vitais é apenas considerado ferido grave. Os que morrem a caminho ou no hospital já não entram para a estatística de mortes na estrada. Esses nrs não são divulgados que é para parecer menos mau.

        Lá vem a desculpa do menos trânsito. Em 2024 vamos ter ainda mais que em 2023 e a desculpa vai ser a mesma. Principalmente a partir de meados de 2021. Com a redução das restrições de mobilidade e o avanço da vacinação, as pessoas voltaram a utilizar mais os seus veículos . Pareciam que estavam a oferecer amendoins. Tal era a marabunda.
        Em 2022, o tráfego nas principais cidades e estradas do país já estava mais que normalizada.

        Os radares que puseram na estrada da sua terra a mim pouco me dizem.
        O que é inegável é que a maioria deles foram colocados não onde podiam salvar vidas mas sim a expectativa de facturação era elevada.
        Exemplos?
        1-Santos & Castro em Lisboa. Uma autoestrada nas traseiras do aeroporto sem vivalma tirando insectos. Radares de 50.
        Rua do Sol ao Rato Lisboa, cheia de perigos varios, velocidade máxima 50 não há radar.
        Onde é que o perigo de morte é superior? E onde é que podemos facturar à grande? Então vamos implantar os radares na Santos &Castro.

        2-Foros de Almada., localidade atravessada pela nacional durante mais de 3 kms.
        Onde é que há mais perigo de morte? E onde é que podemos facturar mais?
        Então vamos por o radar exactamente á saída da vila logo ali a seguir aquela barraca de guardar ferramentas das hortas, naquela parte que é a descer e vamos suprir o traço contínuo que é para eles ficarem convencidos que já podem ir a mais de 50.be ainda vamos por uma placa de 70 bem visivel que é para eles estarem convencidos que já podem retomar os 90 logo a seguir. Mas logo a seguir a gente mete nas é o radar a multar a 50 e a placa de fim de localidade toda velha e invisível.
        Vais a ver que é só facturar. E foi.

        E os exemplos de má fé sucedem-se por esse país todo. Por isso a tragédia aumenta em vez diminuir

        • JL says:

          O senso comum, como vimos antes dá sempre numa bela invenção.

          A mim dizem muito esses radares, até porque vi familiares a irem….

          Há casos e casos, nem todos nem nenhum.

          https://ssti.us/2024/03/11/speed-cameras-lower-speeds-and-prevent-crashes-new-research-confirms/

        • há+cada+gajo says:

          …e acrescento: curvas do Palácio, IC19, radares nos dois sentidos há mais de 10 anos (ainda aqueles caixotes enormes). Resultado: acidentes todos os dias !! Mas os radares estão lá e a funcionar.

          • Yamahia says:

            Ui tantos. E na segunda circular depois de Colombo? Eles esconderam o radar de 50 kmh na copa das árvores e fartaram-se de facturar looolool Lá eles viram que estava que estava a dar muita barraca e muito tempo depois lá passaram para 60 recentemente. Mas continua a ser patético.

          • há+cada+gajo says:

            Exato. Deixa lá, para compensar colocaram um novo no sentido contrario em cima do viaduto do fonte nova…

          • Yamahia says:

            Realmente o IC 19 é um caso de estudo. Só ouço é falar em espetas onde há radares. E é cada castanhada q até ferve lool.
            Curva de Queluz q já falaste e na descida perto do hospital de lápara cá.
            De resto é uma estrada muito pacífica ate Sintra.
            Conclusão , os radares é q lixam tudo looolooolool

          • JL says:

            Então é porque gostam de ser multados e querem contribuir para orçamento de estado, fica aqui o meu agradecimento a eles, quando mais pagarem de multas menos pagamos de impostos, imagine quanto ia pagar mais nos impostos se não houvesse multas, o “saco” é todo o mesmo.

            Assim pagam os prevaricadores e os não prevaricadores pagam menos impostos. Olha que belo sistema que arranjaram.

            Toca mas é a aumentar as multas.

          • Yamahia says:

            Como explicado a maioria das pessoas não está a prevaricar no vdd sentido das palavra, são sobretudo vitimas de armadilhas ardilosas e sem sentido.
            E tire dai o sentido q não são as multas que vão contribuir para q lhe baixem os impostos. O valor das multas em PT é dos mais altos dos países da OCDE, é dos q multa mais na OCDE e tem a carga fiscal sobre o rendimento do trabalho 6 pontos acima da media da OCDE. Portanto vá sonhando.

          • JL says:

            Vítimas de armadilhas como ? Não estão lá os sinais ?

            Qualquer rendimento contribui para o orçamento de estado, seja ele qual for.

            Se é o que multa mais quer dizer que é o prevarica mais e o que conduz pior, que não é novidade nenhuma.

          • Yamahia says:

            E é o q multa mais face ao rendimento médio do salário.
            Os sinais estão, estão é muitas x’s propositadamente escondidos/disfarçados.
            E já chegámos ao cúmulo de ter sinais bem visiveis a convidar andar a 70 e logo a seguir o radar a multar a 50.

        • Antonio Ferreira says:

          Yamahia,
          “ponham, os olhos na Alemanha” sim, mas lembra-te de que eles cumprem as velocidades indicadas. Não andam a 300km/h em todas as auto estradas, apenas as que estão sinalizadas sem obrigatoriedade de velocidade máxima, pois quando estão, mesmo que possam andar a ripar, se diz que o limite é 120, eles andam a 120. Cá os limites são aqueles que o bom do tuga dono de tudo acha que é o limite

  8. Yamahia says:

    “para a erradicação das corridas ilegais” Deve ser… estou mesmo a ve-los:
    -Pessoal, por motivos de força maior as corridas agora são reduzidas para um troço de 5 km, os restantes 15 terão que ser cumpridos a velocidades de 50 ou abaixo. Na dúvida podem seguir a 20 desde que não se vislumbre nenhum carro patrulha, serao devidamente alertados via rádio caso algum dos membros os detecte. Ainda não há radares que detectem velocidades demasiado baixas.
    Desta forma conseguirão cumprir a velocidade média agora imposta e continuarem a ser reconhecidos como cidadãos exemplares.

  9. Sandra says:

    Quantos acidentes mortais ocorreram na zona fiscalizada da ponte VDG nos últimos 25 anos?

    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.