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Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Leitor assíduo says:

    Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?
    Esqueceram-se da segunda parte do artigo?
    Definição, check!
    Cuidados para evitar, check!
    O que fazer em caso de aquaplanagem?…………..

    • Pedro Pinto says:

      Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.

      A GNR aconselha:

      Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
      Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
      Reduza a sua velocidade.

    • Cinco Dioptrias says:

      “Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o
      veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.”

      Ler o artigo até ao fim – check!

    • gelzaraka says:

      O leitor assíduo, anda a ler mal….

  2. Patinhas says:

    Se tiver fé em algum deus pode também rezar. Não resolve, mas fica com quem dividir o resultado.

  3. freakonaleash says:

    Eu penso que travar com o motor e não por de imediato o pé ao travão também são boas recomendações.

    Travão de mão apenas para exibições e piões:)

    • B@rão Vermelho says:

      A melhor opção é mesmo pé na embraiagem, assim as 4 rodas giram todas a mesma velocidade impedindo que haja peões.
      Eu devido as minhas antigas funções tive um curso de condução defensiva de 5 dias no cartódromo de Palmela e é assim que recomendam nestes casos, pé na embraiagem.

    • há cada gajo says:

      Nada que desencadeie força é aconselhável. O melhor conselho é segurar o volante e tentar manter a direção com os pés longe de qualquer pedal e esperar que o carro recupere a aderência.

      • B@rão Vermelho says:

        Desculpa, mas o pé em cima da embraiagem, quando estamos a fazer a formação eles têm uma pista para simular estas coisas, primeiro não te dizem nada e andas como sempre andas e começas a fazer “asneiras”, depois explicam tenta agora mas com o pé em cima da embraiagem e é totalmente diferente.
        Entramos em pião por dois motivos, ou viramos mais para um dos lados do que do outro ou as rodas de um lado estão a girar mais depressa do que do outro, dai a necessidade de colocares o pé na embraiagem, para as rodas rolarem todas a mesma velocidade.

        • há cada gajo says:

          Meu caro, tens de fazer ainda muitos milhares de kms para aprender. Eu só dei um conselho. Aproveita que é de borla. Quando estiveres na situação lembra-te dele…

  4. Fusion says:

    Chegou a chuva! O que fazer em caso de aquaplanagem?

    Geralmente, o povo português anda com terços no carro, e, se for o caso, é agarrar o terço e rezar para não bater em nada (outros carros, pessoas ou bens). Se bater, analisar os estragos e, por descargo de consciência, rezar um Pai Nosso antes de sair do veículo.
    Se não bater em nada, é voltar a colocar o carro em segurança e, assim que possível, estacionar e limpar-se, pois estas coisas, quando acontecem, fazem uma pessoa borr**-se toda!

  5. Zé Fonseca A. says:

    Já me aconteceu e o melhor é mesmo não fazer nada, segurar no volante e deixar o controlo de tracção gerir

  6. Ezkerro says:

    dar umas voltinhas de kart para aprender a segurar o carro

  7. Tafc says:

    Se for num Tesla, é melhor chamar um reboque e depois ir buscar o para-choques que deve estar a uns boas centenas de metros atrás.

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