Radares de Velocidade: mapas, locais, velocidade permitida…
Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão sempre sinalizados. No entanto, para nos prevenirmos das multas, nada melhor que saber antecipadamente os locais e velocidade permitida. Este site mostra-lhe tudo.
O SINCRO foi criado em 2016 com a instalação progressiva dos atuais 62 Locais de Controlo de Velocidade instantânea.
No dia 1 de setembro de 2023, o SINCRO iniciou a duplicação da sua capacidade, de 61 para 123 locais de controlo de velocidade, com mais 62 locais. Nessa data entraram em funcionamento 37 novos locais de controlo de velocidade, 12 deles com o controlo da velocidade média. Os restantes 25 entraram em funcionamento no passado dia 6 de julho.
Dos 62 novos locais de controlo de velocidade:
- 23 são de velocidade média e estão colocados em locais em que a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas de pontos, pelo que a recomendação é a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea;
- 70% estão instalados fora de autoestradas, estando na sua maioria em Estradas Nacionais e Itinerários Principais e Complementares que concentram 47% das vítimas mortais.
Onde estão localizados os radares em Portugal Continental?
A localização dos radares encontra-se representada no mapa, sendo possível a pesquisa por estrada, concelho ou distrito, velocidades permitidas, estado, etc. A listagem dos radares pode ser consultada aqui.
Os radares do SINCRO estão colocados nas zonas de concentração de acidentes mortais e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade.
Era bom informar os estafetas das motas que nao podem circular de maximos ligados nem de farol de nevoeiro quando nao há nevoeiro.
Das motas e não só!
O que não falta são artistas, bimbórios, com os mínimos e os faróis frontais de nevoeiro ligados.
Deve ser para simular daylights…
O mesmos para os ligeiros que andam com as luzes de parque ( mínimos)
E aquele radar colocado na saída de Foros de Almada, escondido pela copa de pinheiros, quando a estrada começa a ter uma descida com taludes laterais, não existido mais casas nessa zona, para quem vai no sentido oeste. Basta tirar os olhos do radar e facilmente se passa para valores de 55Km/h ou mais. Está bem está lá o sinal, mas uma pequena distração deviddo ao declive, e já tens uma foto com uma prenda. O que este radar contribui para a diminuição da sinistralidade neste sentido? Só para sacar umas notas aos menos atentos, pois depois de 2 km a 50km/h, por 2 cruzamentos e meia dúzia de casas os condutores estão menos concentrados….
não existe rebarbadeiras a bateria nessa terra?
Este sistema de controlo não passa de mais uma maneira dos contribuintes pagarem mais um imposto em cima dos muitos que já pagamos. Só concordo com sinalização adecuada nas estradas e policiamento ajustado