Radar na Ponte Vasco da Gama deteta veículo a 246 km/h
Desde junho de 2024 que a Ponte Vasco da Gama passou a ter um radar de velocidade média. De acordo com as informações, em apenas um mês foram detetadas 273 infrações. A velocidade mais elevada registada foi de 246 km/h.
Em Portugal há radares por "todos os lados"... O objetivo é garantir a segurança rodoviária, obrigando os condutores a cumprirem os limites de velocidades. Na Ponte Vasco da Gama passou a existir, desde junho, um radar de velocidade média.
Segundo a GNR, "A elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos e os acidentes rodoviários, muitas vezes graves devido ao excesso de velocidade, evidenciam a necessidade e importância da implementação de medidas de segurança proativas na Ponte Vasco da Gama".
1,8 milhões de veículos controlados por radar num mês na Ponte Vasco da Gama
Segundo os dados mais recentes da GNR, em apenas um mês foram controlados 1,8 milhões de veículos. Foram registadas 273 infrações, sendo que 10 foram muito graves, por condução acima dos 181 quilómetros por hora.
Registaram-se também 134 infrações graves (151 Km/h a 180Km/h) e 129 infrações leves (121 Km/h a 150 Km/h). Como referido, o maior excesso de velocidade registado foi de 246 Km/h.
Os radares de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas calculam se os mesmos andaram mais depressa, entre dois pontos de um determinado trajeto. De relembrar que em Portugal temos radares de velocidade fixos, radares de velocidade móveis e agora radares de velocidade média.
Os radares de velocidade média têm, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. Todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) estão sempre sinalizados.
O objetivo é que todos os que circulam nas estradas e nas ruas, conheçam estes locais e cumpram, em todas as situações, com os limites de velocidade, protegendo não só a sua vida, mas também a da sua família e a dos outros.
Para quem não quiser "decorar" as posições dos radares, pode sempre usar o Waze.
haaaaaaa, mas e tal, é caça á multa. Que belo animal a 246Km, ele é que estava certo.
Registaram-se também 134 infrações graves (151 Km/h a 180Km/h) e 129 infrações leves (121 Km/h a 150 Km/h). Como referido, o maior excesso de velocidade registado foi de 246 Km/h.
Há sempre alguém que abusa.
Achas bem ser multado a 121 km/h? Os carros não marcam a mesma velocidade. Depende do estado/pressão dos pneus entre outros fatores.
Pois não, marcam mais que aquilo que vão, logo menos desculpa têm.
Exatamente, normalmente 3 a 4 km. Por exemplo se marca 124 vai a 120.
Quem não consegue cumprir no mínimo, também não cumpre no muito.
E na ponte Vasco da Gama, a velocidade é 100, e muitas vezes está limitada a 90 ou 70.
Logo a 121 8o carro devia marcar mais ou menos 125) merece ser multado.
Não entendi, a velocidade média mais elevada foi 246km/h…?
Se sim, FÓNIX!!!
Tendo em conta que em 2000 e troca o passo já andavam hondas vtec que com pouco mais de um mero filtro/escape/centralina já faziam 270km/h, 246 não é nada por aí além.
Se o Radar de velocidade da Ponte Vasco da Gama é de velocidade média, como é que se sabe que a velocidade maxima desse veiculo foi de 246 km/h? Quanto muito pode-se saber que essa foi a velocidade média naquele percurso mas o carro pode ter ido metade do percurso a 192 km/h e a outra metade a 300 km/h sendo que a velocidade média seria essa mas a velocidade máxima seria 300km /h.
se estamos a falar de um radar de velocidade média, os 246Km/h será a média feita entre os dois pontos.
o johnny Macarrony não chega la, esquece la isso…
Eu percebi, dai a minha explicação.
“A velocidade mais elevada registada foi de 246 km/h.”
Errado, deveria estar escrito:
“A velocidade MEDIA mais elevada registada foi de 246 km/h.”
Pois como disse não significa que ele pudesse ter andado a 300.
Se já se tinha indicado que era velocidade média não é necessário estar sempre a mencionar isso.
Ainda assim numa amostra de 1.8 milhoes haver apenas 273 infrações é uma percentagem inferior a 0,02%
Não tarda tiram de lá porque não “rende”. Ah ah ah
E não vai render. Os carros novos irão ter sistemas de controlo de velocidade.
é…só passam carros novos na ponte…ele há cada um …
Os radares já estão mais do que pagos. Não sejam anjinhos.
Sim e? A percentagem de assassinos no país também é muito baixa porque é necessário tantas prisões?
Apenas fiz um reparo de um facto, num total de 1.8 milhoes de viaturas houve apenas 273 infrações. o que por lado significa que houve muito poucas e infrações mas tambem significa que 1,799727 condutores respeitaram o codigo da estrada e provavelmente uma boa parte devido ao radar
Era o JL a mostrar as tenebrosas qualidades da locumoção eletrica. E o mais impressionante é que segundo ele vinha directo de Faro onde perdeu 6 minutos a carregar 108% da bateria!
Ah ah, priceless!! 😀
Não sei para quê inventar tanto ? eu não como você nos seus relatos…
Mas já agora fica a saber, os teslas têm a indicação destes radares, indicam a velocidade máxima, a velocidade média que o carro vai a ter, e quantos kms faltam para o fim do troço com radar de velocidade média.
Os Teslas circulam muito abaixo da velocidade normal para evitarem ficarem parados a meio caminho e terem de chamar um reboque.
Só se for o seu, a que velocidade anda ?
Então quantas vezes lhe aconteceu isso ?
O waze também tem.
*locomoção, mas era para escrever Loucomoção
Porque é que ia a 250km/h??? Porque vinha um carro á frente se não ia a 300!!!!
Coitadinho, deve ter-lhe dado algo na perna e ficou o pé a fundo, deve ser chato, aposto que sabe código de estrada, passou nos exames, sabe os sinais todos.
Foi sem querer, de certeza. Ele até nem sabia que o carro dava tanto, e de certeza que o enganaram quando o comprou… vamos ter pena do homem
Só que não, quero mais que seja caço, fique sem carta e vá de novo fazer exame, mas que raio de cowboys da treta, as regras existem para segurança de todos, quer fazer isto, que vá para uma pista se espete lá sozinho. Gente burra.
Devia ir com dores de barriga…sorte foi não ir com os cornos contra um pilar da ponte ou pior, matar outro condutor.
Se existe limite de velocidade pra ter carros que ultrapassam estes limites?
Porque temos muitos pilotos de bancada cheios de guita sem saber o que lhe fazer
Isso acabava rápido se em vez de as multas serem valor fixo, fossem em função de % dos rendimentos. Acabava a brincadeira para muitos prevaricadores 😀
Quando andares num b18 turbo a 300km/h, vais deixar de fazer essa pergunta, e a seguir de meteres as cuecas no lixo, vais logo ao olx á procura de um para ti.
Apoiado!
Para quê beber uma bejeca se faz mal à saúde? Ou comer um pastel de nata, café, gelado, etc.
Qualquer dia o ser humano fica controlado 100% pelo governo. Respiras…se pagares a taxa diária.
Não inventes!
Como se 240km nos carros actuais fosse alguma coisa do outro mundo! Provavelmente não deu mais porque tinha o carro limitado electrónicamente.
Não é o excesso de velocidade que causa problemas mas sim a diferença de velocidade.
claro, o coitado que vai calmamente na sua viatura a cumprir o código da estrada, de repente leva com um gajo a 246km/h. Lá está, o problema é da diferença de velocidade, a culpa é do gajo que ia a 120km/h.
Claro porque vim o caminho todo a travar por causa dos gajos que vinham a dormir na via da esquerda e mesmo assim dizem que fiz média de 246km/h
vai já á oficina, ficaste sem discos e pastilhas de travão
Sempre pensei que os limites eram para cumprir.
Só vejo aqui comentários de gente que não te nada que fazer, a não ser… marcar presença em comentários da treta, com raras exceções. Se só têm isso para dizer, por favor calem-se!!!
Então e a liberdade de expressão, ó Manel?
O teu comentário vale tanto quanto o meu… e o de outros!
@Manuel, pelos vistos também não tem nada que fazer, ainda por cima marcou a sua presença com um comentário de “super” treta.
Pelo o que se diz, se fosse elektro não passava dos 90km/h para poupar bateria
Poderá até ser segurança rodoviária, mas ser apanhado e multado(?) a partir dos 121 kms hora, tenham dó! Para mim isso a ser verdade é caça à multa! Não há uma margem? Já agora, para a dita segurança rodoviária, porque não filmam e identificam o pessoal que vai a 80 kms hora (+ – Exemplo) toda a ponte na faixa do meio? Para quando mão pesada para essa malta? Porque não o fazem em nome da segurança rodoviária? Estes são mais perigosos que determinadas velocidades na referida ponte
Opa aquela ponte é uma recta quase, radares aí é só caça a multa deixem a malta andar
sim, vamos acabar com o código de estrada, com as regras, quando te baterem e quiseres ter direitos, vais-te agarrar onde? aos ditos cujos
Para se ter direitos é pré iso haver regras meu caro, no ensino público aprende-se isto,mas….
Mas já pensaste que num momento em que o pais nunca teve tantos radares a funcionar, os dados da sinistralidade só mostram que esta sobe ? Como explicas a lógica que nos é vendida de que os radares são para reduzir a sinistralidade ?
@Ricardo, você esta a precisar de apanhar um susto como um amigo meu apanhou. Á conta das corridinhas, ele que vinha com a mulher e os dois filhos calmamente na via da direita, ficou com o carro para a sucata. Milagrosamente apenas ele e a mulher ficaram com ferimentos ligeiros, mas o carro foi para o lixo. Gostava de o ver a falar de “galo” depois de um episodio destes.
Ele tem unhas, nunca lhe vai acontecer nada.
talvez um dia as unhas se partam
Seguramente que muito poucos dos que passam nos radares a velocidades dessa ordem (ou mesmo acima de 150km/h) são condutores normais com carta de condução verdadeira e carro registado em seu nome.
Pensando um pouco, seria preciso ser ultra distraído ou um verdadeiro idiota para passar num radar a essas velocidades, circulando legalmente, sujeito a ser identificado e penalizado em conformidade.
Para mim, a maior parte desses tipos circulam em carros roubados ou com matrículas falsas ou qq outro tipo de esquema que lhes permite não ser identificados.
Com isto conclui-se que, para a grande maioria das pessoas, os radares funcionam como dissuasores e apanham unicamente o pessoal que vai distraído e excede ligeiramente a velocidade permitida.
Os verdadeiros cretinos da estrada só são apanhados com operações no local, com este tipo de fiscalização remota, devem fartar-se de rir.
Para quem conduz diariamente na Ponte Vasco da Gama, aquele radar de velocidade média reduziu os acidentes que acontecem lá todos os dias? Não.
Contribui para que os condutores deixem de andar nas faixas do meio ou da esquerda a baixa velocidade quando têm a faixa da direita livre? Não.
O tempo de deslocação melhorou após a implementação de um radar de velocidade média que cobre praticamente a ponte toda? Não.
Diariamente vejo trânsito estupidamente compacto desde o funcionamento dos radares? Sim.
Tudo em Portugal funciona ao contrário! O estado em vez de investir em prevenção rodoviária investe em penalização sistemática. Coloquem na rua aqueles que acabaram de ter um aumento substancial a fazerem prevenção e não apenas aqueles que se escondem atrás das arvores…
A penalização (não induca ninguém)…
Não…investe em equipamentos para aumentar a receita. É só para que servem. Há muito a fazer em termos de educação civica e educação para a condução, mas isso custa muito dinheiro.
O português só lá vai assim. Doutra forma não cumpre. E acha sempre que vai a 180 ou a 200 cheio de razão. Quem fosse apanhado a essas velocidades… 1 ano de inibição de conduzir, e posteriormente teste psicológico e psiquiatrico para avaliar a capacidade para conduzir um carro.
Mas claro… O português acha sempre que tem razão.
Passo pela ponte Vasco da Gama todos os dias e desde que colocaram os radares de velocidade média o “para e arranca” aumentou significativamente. Os condutores assumem que com os radares de velocidade média todos os carros têm de andar devagar e tornou-se moda circular na faixa da esquerda a 100 km/h. Ainda hoje pela hora de almoço viajei no sentido Montijo/Lisboa com uma faixa cortada para obras e a velocidade máxima na faixa da esquerda foi de 70 km/h. Se as regras continuarem estas mais vale deixarem de considerar a ponte de autoestrada. Muito poucas vezes vi despistes na Vasco da Gama e as poucas vezes que vi acidentes foi a baixa velocidade nos dias de muito transito com “para e arranca”. Com certeza que o radar não é pela segurança rodoviária e prejudica em muito o fluido do transito.
Queres andar acima do limite legal, confessa. Mais um daqueles que chora e chora porque gosta de tentar matar os outros com os seus caprichos de piloto da treta. Aquele gajo, a não ser que tenha uma matricula falsa está bem lixado. Radares impedem psicopatas de andarem acima da velocidade legal(e não me refiro a 10 ou 20km/h acima do limite), caso tenham algum cérebro e não gostam de apanhar multas.
Onde é que escrevi isso? Lê novamente o meu comentário… Neste momento em grande parte do dia nem a 100km/h andas, quanto mais em excesso de velocidade. Até parece que andar a 140km/h te transforma numa assassino.
Experimenta fazer uma viagem a 120km/h do Algarve a Lisboa ás 23h onde quase não encontras carros na estrada. Mais depressa adormeces que matas alguém com a velocidade mortal de 140km/h.
Os radares castigam as pessoas com consciência pelas que não têm.
Se o limite é 70 por alguma razão é.
Faz me lembrar aqueles chicos espertos que vêm o carro do piquete a dizer ABRANDE e ainda aceleram mais.
Depois queixam se….
Mas ah e tal eu tenho um BMW XPTO v200 500 válvulas que dá 500 á hora e isto tem que dar.
Tanto escreveste a tentar culpabilizar o “sistema” que acho que nem te deste conta que acabaste de descrever detalhadamente que o problema são as pessoas que andam na estrada.
É curioso notar a preocupação com a segurança dos condutores em estradas largas, com excelente visibilidade e sem cruzamentos. Ha que por prioridade nas coisas : qual a necessidade de colocar radares em ruas com escolas, hospitais, etc ? Na rua pr
Para concluir : na rua principal da zona onde moro devem haver infrações em mais de 50% dos carros que ali passam, mas como dizia a outra “isso agora não interessa nada”
Ponte Vasco da Gama = Autobahn!
Faço todos os dias a Vasco da Gama há vários anos e concordo plenamente com o Sérgio Dias.
O tempo perdido é enorme tal como os consumos e desgaste das viaturas, que também é importante salientar.
Acho curioso, no que diz respeito aos comentários aqui publicados e ás explicações dos “experts”, nunca mencionarem aqueles que insistem em circular SEMPRE na via central, sabendo que ao fazê-lo também estão sujeitos a coimas, não criticarem quem muda de faixa de rodagem sem sinalizar com o pisca, sem olhar para os espelhos, a utilização do telemóvel, a distração com tanto touchscreen que os carros agora têm… a culpa é sempre da velocidade…enfim…
Para concluir, eu preferia ter uma viatura da GNR sempre presente na ponte, devidamente identificada de forma a sensibilizar os condutores do quão importante é cumprir as regras do que os referidos radares, pelo menos os militares para além da velocidade controlavam tudo o resto e davam apoio imediato em situações de emergência, por ex..
Mas pronto, venham de lá as criticas ao meu ponto de vista, construtivas, de preferência, porque de trolls já estamos todos fartos ; )
Concordo. Neste momento só a velocidade interessa porque é a forma mais fácil de penalizar e arrecadar receitas. Bastava arranjar uma forma de penalizar automaticamente as pessoas ao Telemóvel ou a circular na faixa do meio e garanto que as receitas eram muito maiores mas isso requer mais investimento e os radares são a forma mais rentável de multa.
Para os peritos em respeitar as regras experimentem fazer uma viagem do Algarve a Lisboa/Porto pelas 23h ou 00h a 120 km/h, mais depressa adormecem do que causam um acidente fatal a 140 km/h. Os radares são pelas receitas porque o bom censo devia imperar.
Penso que a escolha de um radar de velocidade média não foi a mais correcta. Podem ir a 250Km/h a maior parte do trajecto e parar pouco antes do final, potenciando ainda mais os acidentes.
Podem parar na ponte ?