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Radar de velocidade média na Ponte Vasco da Gama?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. LOl says:

    se o transito ja era mau… então agora…

    • says:

      A velocidade excessiva, além de fazer aumentar o perigo também pode reduzir o fluxo de tráfego. Aliás, reduzir a velocidade máxima em certos traçados pode reduzir em muito o congestionamento.

      • PiniponSelvagem says:

        Se me apetecer passar parte aa ponta a 200 passo. Depois basta ir o resto do percurso a 50 e está feito.

        • Yamahia says:

          Aqui não vais ter grd escapatória. Parece que no sentido S/N o início é logo a seguir à estação de serviço e o fim vai ser antes da subida.

          Assim sendo, mais uma vez é visível que a intenção das autoridades é apenas o lucro. De facto a parte mais perigosa da ponte é exactamente desde que acaba a subida onde surgem os desequilíbrios por forca de muitos perderem velocidade e surgirem as saidas e consequentes mudanças de direcção para os diversos destinos.
          Aqui sim, esses radares fariam sentido se realmente a intenção das autoridades fosse proteger as pessoas. Infelizmente não é esse o foco.

      • Yamahia says:

        “…reduzir a velocidade máxima em certos traçados pode reduzir em muito o congestionamento”
        Não tem lógica, lamento.

        • Grunho says:

          Basta ter um QI de 100 para perceber que quanto maior a velocidade, maior o espaço de segurança que o carro vai ocupar e tirar aos outros. E quanto mais espaço tirar aos outros, maior o congestionamento que provoca.

          • Yamahia says:

            Tens que ir para gestor de uma Autobhan. Fazias sucesso.

          • hackerpower says:

            Basta olhar para todas as corridas automóveis de sempre, alta velocidade e todos parados, nunca vi nenhuma corrida parar só quando se despistam ou batem e são obrigados, tem muita lógica, é exatamente o contrário, quanto mais devagar circularem mais congestionada fica como é lógico, andam todos a morrer porque não têm dinheiro para o combustível, nem para o seguro se baterem e querem ir a brincar com o tlm e a masturbarem-se no mundo virtual, essa é a verdadeira razão, o teu nick assenta-te que nem uma luva és mesmo grunho, portanto acabei de perder tempo a explicar isto a uma parede…

          • Vitor says:

            Negrunho, aumenta o espaço entre os carros mas também aumenta o fluxo (quantidade de carros/min), compensa sempre que a velocidade instantânea seja superior, especialmente numa ponte que não tem entradas nem saídas no seu percurso.

        • Fred says:

          Lamento mas é assunto mais que estudado: “reduzir a velocidade máxima em certos traçados pode reduzir em muito o congestionamento” , e um dos estudos até usou prova matemática.
          Como és um “craneo” nas áreas da informação nem me dou ao trabalho de te deixar um link. Procura que irás perceber e aprender.

        • Castro says:

          Os congestionamentos acontecem quando a fluxo de circulação num determinado percurso não acompanha o fluxo de saída da via, já que nas saídas os carros têm que forçosamente abrandar e afunilar.
          Por outras palavras se aumentas a velocidade até chegar à saída duma via com grande tráfego o mais certo é ficares com carros acumulados nessa saída.

      • PoPeY says:

        Não concordo. Principalmente sentido Norte – Sul, a saída para o montijo tornou-se muito mais caótica desde que está la o radar. Porque embora o limite seja aceitável, as pessoas chegam a passar a -20kmh que o limite, o que causa enorme congestionamento em algumas horas mais criticas, já sem falar da maior probabilidade de acidente.

        • PiniponSelvagem says:

          Quase que meto a marcha-a-tras cada vez que lá passo de tão devagar se tem que passar lá.
          E confirmo que passando lá a qualquer hora do dia está lá fila, tal como na 2ª circular no radar ao pé da repsol do colombo sentido aeroporto-sintra.

          • Yamahia says:

            E mesmo assim já trataram de alterar o limite desse radar dos iniciais e ridículos 50 para os actuais e menos maus 60. Mesmo assim continua a congestionar o fluxo de trânsito sem nenhum ganho assinalável de segurança, antes pelo contrário. Quem não sabe o porquê , depois de fazer toda a 2ª circular a 80 , é surpreendido e tem que meter travões a fundo para não bater no carro da frente.

        • Vitor says:

          Na VCI também reduziram à anos a velocidade para os 80kmph, resultado, ainda mais congestionamento junto aos radares, passas o radar já se anda normalmente (exceto quando uma abécula se esquece de olhar para a estrada e encrava a VCI toda..)

        • PML says:

          O limite de 60 é ridículo, numa estrada com 2 faixas quando antes se circula a 120kms. Percebo a redução, mas deveria ser para 100 ou no minimo 80.
          Não me lembro de alguma vez ter visto um acidente nesta zona, até terem colocado os radares a 60. Esta sinalética levaram também a mais acidentes nos 2 ou 3 kms que antecedem esta saída devido ao congestionamento provocado. Numa palavra – brilhante – esta decisão.

        • tiago says:

          o radar nao está na saida para o montijo, começa no tabuleiro Norte da ponte (que passa ao lado do Papa-Palco) e vai atè à Galp. Esse que referes, à saida para Montijo, está alguns kms depois e nao pertence aos radares da ponte.

      • Zé Fonseca A. says:

        não é o que a realidade dos radares nos mostra

  2. Yamahia says:

    Por acaso a autoridade desmente que o radar seja activado amanhã e garante que quando este estiver activo logo tratará de informar o dia.

  3. há+cada+gajo says:

    A informação circula nas redes sociais e é falsa. Pplware devia fazer fact check.

  4. Zé Fonseca A. says:

    o waze está sempre à frente, no entanto há radares de velocidade media que ainda não estão identificados e nem sequer conseguem indicar quando inicia e quando termina o controlo de velocidade média

  5. Grunho says:

    É assim mesmo. A segurança consegue-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam. Se és um javardo do acelerador é bom que te sintas inseguro para prevaricar.

  6. Aves says:

    Conduzir pela via mais à direita quando está livre, como manda Código, é que está quieto – muitos devem ter receio de cair da ponte abaixo.

    • Zé Fonseca A. says:

      Ainda agora em Baltimore caíram da ponte abaixo em qualquer via.. nunca fiando

      • Helio says:

        Na Vasco da Gama, só se for algum barco dos que apanham ameijoa

        • Yamahia says:

          Por enquanto.
          A altura da Ponte principal permite a passagem de navios de grd porte e foi pensada para isso.
          Neste momento ainda não passam pq nada o justifica mas de futuro tlz passem caso decidam fazer deslocar para oriente parte da descarga de contentores ou navios cruzeiro.

          • Helio says:

            A ponte Vasco da Gama, os 2 canais navegáveis mais altos, só têm 30m de altura, a 25 de abril são 70m.
            Os contentores na Bobadela, estão com tendência a sair dali, já fizeram uma grande limpeza por altura do papa.
            A zona é para urbanizar, e na altura da limpeza li algo de transferir o terminal para o Fundão (posso estar enganado, mas a ser verdade é uma ideia estranha e estúpida).
            Por baixo da ponte, só mesmo embarcações de pequeno e médio porte, e normalmente barcaças rebocadas

          • Manolo67 says:

            Os cálculos para a altura da ponte foram feitos com base na altura média do rio quando deveriam ter sido feitas na altura máxima! Resultado: a ponte é baixa para navios de grande porte que só poderiam passar na maré cheia.

          • Yamahia says:

            Interessante .

          • Helio says:

            O que disse em relação ao Fundão, devo ter confundido algo, já pesquisei e nada.
            O que é certo, e há varias noticias a falar do assunto, o terminal de contentores da Bobadela, vai mesmo sair dali até 2026, e existem 5 localizações prováveis

          • Castro says:

            Manolo67, a ponte nunca foi feita para passagem de navios de grande porte, até porque toda aquela zona foi desenvolvida para ser urbana, não industrial. A somar a isso há facto de o rio assorear facilmente naquela zona, não fazendo qualquer sentido construir um porto comercial moderno naquela zona quando há muitas outras áreas no estuário com melhores condições.

    • Helio says:

      Aves, ainda não há radares para isso.
      Na 2a circular, cada vez vejo mais pesados de passageiros e mercadorias a ultrapassar na via mais à esquerda e a circularem acima da velocidade permitida (excepto na proximidade aos radares), e mesmo com sinalização nalguns lugares excecionais em que os pesados estão proibidos de circular na via central e esquerda, e isto tudo em momentos em que nem há transito.

      • Yamahia says:

        Exacto, os condutores de pesados andam muito pressionados para cumprir horários. E certos limites estúpidos não ajudam e atrasam-nos. Depois aceleram onde sabem que não há perigo de radar para recuperar o tempo perdido.
        Aliás a melhor forma de conseguir andar mais ou menos rápido no IC2/EN1 é seguir atrás de um camião que ande bem. Eles comunicam-se e sabem sp onde se pode andar normalmente sem perigo de ser catado. Ao que isto chegou.

        • Helio says:

          Cada um sabe de si, a minha carta não profissional, serve para as minhas deslocações pessoais e com destino ao trabalho.
          Os tais profissionais, a carta dá-lhes de comer, e quem anda à chuva molha-se

          • Yamahia says:

            Eles não se deixam apanhar. Creio que se comunicam entre todos por rádio e sabem exactamente qd e onde o terreno está limpo ou minado. Já reparei nisso das várias vezes que já me colei a eles.
            Inacreditável foi um ter passado o semáforo da Venda das Raparigas a mais de 100 e aquilo nem mexeu. Ou seja ficou verde qd muitas das x’s q fazemos por nos comportar bem e aquilo dispara o vermelho a 40. É a paga, loool

  7. Ze says:

    A minha questão sobre este sinais, onde começa e termina “o controlo”? Porque passo por um perto de Coimbra mas nunca vejo um “sinal final” e dizer que o controlo já não está a ser feito. É estúpido porque cada um vai à sua velocidade e depois começam a travar que nem loucos quando vêm o sinal e vai tudo durante muitos minutos em fila Indiana a 120 no meio de camiões e autocarros. Parece-me muito mais perigoso isso para um choque em cadeia.

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