Qual deverá ser a pressão dos pneus num automóvel?
Os pneus são fundamentais para garantir a segurança dos veículos. Assim, tal como outros elementos, existem características e estados que não devem ser desconsiderados. Sabe qual deverá ser a pressão dos pneus num automóvel?
Pressão dos pneus indicada numa placa de metal (porta do condutor)
No que diz respeito a pneus, no Pplware já falamos sobre a velocidade máxima suportada, tendo sido abordado o índice de velocidade que é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima à qual deve rolar um pneu - saber mais aqui. Se o seu veículo está precisar de pneus, repare na marca amarela (também há em vermelho) no pneu. Saiba qual o objetivo dessas marcas aqui.
Relativamente à pressão dos pneus num automóvel é importante que estes tenham a correta. Os valores da pressão correta dos pneus para cada veículos podem ser consultados numa placa de metal que geralmente se encontra na porta do condutor ou na tampa do abastecimento de combustível.
Segundo a Michelin, o excesso de pressão pode originar um desgaste prematuro do pneu no centro do piso. A pressão insuficiente pode originar um desgaste prematuro nos ombros do pneu e reduz as qualidades de aderência.
Atenção que depende muito do veículo, o meu recomenda 2,9 bar por exemplo
A pressão dos pneus é simples de verificar na ombreira da porta do carro ou na tampa do depósito do combustível. É aí que deve ser verificada, em conformidade com o definido para a carga do carro.
O meu por exemplo é 2.6 bar.
Ou dentro da tampa do guarda-luvas, depende do carro.
De referir que a pressão dos pneus, não têm exclusivamente a ver com a carga do veículo, têm também a ver com a velocidade com que normalmente se circula, carros que façam muita auto estrada, quer andem carregados ou não, devem usar a pressão máxima recomendada pelo construtor.
Como todos sabem ler os BAR que está na coluna da porta, os meus 5 ct s – um objeto que tenho em casa e levo em viagens: “BuTure Iniciador de carros com compressor de ar” (116€ – 16€, na Amazon.es)
Há anos que não vou à bomba de gasolina para encher pneus. Também já me desenrascou várias vezes a arrancar com a bateria descarregada. Não quer dizer que seja atualmente o melhor ou o mais barato, ou que não se possa comprar um compressor e um arrancador em separado, mas considero-o(s) produto(s) indispensáveis … que às vezes não se sabe que existem.
Enfim o que temos de aturar…………
Qual é mesmo a tua obsessão?
É que comentas literalmente todos os posts dele LOLOL e não gostas…imagino se gostasses.
Tens de fazer manutenção ao carro e ver a pressão do ar dos pneus sempre que abasteces. É só isso e não precisas de chinesices desnecessárias.
Se uma roda esvaziar – não precisas de a mudar para levar à oficina (ou ir com o pneu vazio, como já vi), basta encher, … se o carro não arranca porque não tem bateria não precisas de fazer ginástica com outro carro e estender cabos (ou arranjar quem empurre empurrar ou ligar para a oficina para trazerem uma bateria) – basta dar à chave.
Grande chinesice!
Vou repetir o meu comentário : Tens de fazer manutenção ao carro e ver a pressão do ar dos pneus sempre que abasteces. É só isso e não precisas de chinesices desnecessárias.
Alguma das duas situações que referi te aconteceu: pneu em baixo e sem bateria? Como é que resolvestes? Xicos espertos estou eu farto
Elektros e td 3 bar para cima para poupar os elektrōes.
Depois não queres que te chamem de doente…
Pois, porque números nunca é com ele, erro logo no primeiro.
Vão mas é estudar pá(zinhos):
373683666_Analysis_of_Tire_Pressure_on_Rolling_Resistance_and_Electric_Energy_Consumption_in_Three
E já agora aguentem-se com o maior desgaste que tb andam a tentar encobrir:
https://www.automotivedive.com/news/jd-power-tire-satisfaction-survey-electric-vehicles/711590/
É isso é, errou novamente porque o recomendado é 2.9.
Andam ? Também é isso, lá porque alguém diz, tudo acontece. Looooooool
Depende. Na minha Megane tenho pressões diferentes à frente e atrás
Eu no meu LR Discovery uso 2.1 á frente e 2.3 atrás. Nas férias como vai carregado até ás bordas ponho 2.3 á frente e 2.5 atrás.
Fica a dica para quem tem TT e quer segurança sem gastar mais combustivel. Porque uma pressao muito baixa nota-se logo no consumo. Isto claro para pneus de estrada.
Se for para lavrar terra e saltar nos buracos a conversa é outra! 🙂
Se andares em areia até convém que baixes ainda mais.
pois é. Já apanhei um susto valente. Nunca mais andei sózinho. Agora, no mínimo 2 TT para a aventura
Não disseram que é obrigatório medir a pressão à frio dos pneus, caso contrário não fica correto, e deve ser verificado a cada 15 dias
Se estiverem quentes carregas mais uns 3 ou 4 PSI (~0,25 e 0,30 bar) e está feito.
Oh cromo vai dormir
Se usasse o que a marca recomenda, já tinha rebentado mais pneus! A pressão recomendada no caso do meu Mini é demasiado baixa, e com muita facilidade o pneu é cortado por irregularidades na estada, buracos, tampas de esgoto, etc. Recomenda por exemplo 2,4 à frete e eu utilizo entre 2,8 e 3,0.
Vê lá se não tens o modo Económico e Conforto na tabela… a minha Astra tem esta diferença. A pressão baixa é para não sentires as irregularidades da estrada, já que tens pneu de baixo perfil.
Baixo perfil
O meu recomenda 3.2 à frente e 3.4 atrás mas eu ponho apenas 3 bars. A pressão muda de marca para marca como também muda de modelo para modelo. Pressão com 2 bar a mais ou a menos pode causar desgaste e mesmo interferir na condução.
Não corresponde com a realidade este anúncio. Fiz isso antes da experiência e só prejuízo.
Os donos de carros elétricos é que ficam sob pressão quando vêm o tempo que perdem em postos de carregamento.
Então quanto tempo lá perdeu ?
Aposto um carro como você perde mais tempo nos postos de abastecimento que eu nos postos de carregamento.
Mas ganha no trânsito enquando os outros fritam batatas….. Ahahahahah
pois mas se andarem numa auto-estrada têm que parar para carregar.
Então porquê? É obrigatório carregar na autoestrada ?
A pressão correta é a indicada pelo construtor no manual do veículo (indicado na porta ou na tampa do abastecimento). Normalmente são fornecidos dois valores, quer para carga normal quer para carga completa. Pessoalmente utilizo sempre a pressão para carga completa. Poupo pneus, consumo muito menos combustível ainda que sacrifique ligeiramente o conforto da suspensão, mas num carro de quase 2 toneladas, pouco se nota. E controlo a pressão a cada enchimento de depósito. Mas há muitos mais factores que impactam no desgate dos pneus : o estilo de condução, a distribuição de pesos do veiculo, o peso do veiculo, o tipo de tração e mesmo o tipo de piso que mais frequentemente é utilizado.
Isto varia muito de carro para carro, tenho um em que a pressão é 2,1 e 2,3 (frente e trás), outro é 2,2 e 2,3 (frente e trás)
Mas nas oficinas, já não são os primeiros que enchem os pneus todos a 2,4, fica impossível andar nos paralelos…
O Mais possível…. Assim não há pedra que passe na borracha….. Só mesmo a pedra nos rins dará problema…
Na minha opinião, este artigo tinha ficado mais completo com a referência que o ar no interior dos pneus suporta todo o peso do carro.
Basicamente a área de contacto dos pneus com o solo multiplicado pela pressão do pneu = peso do carro.
É por isso que o pneu baixa quando reduzimos a pressão. Para atingir equilíbrio de forças, é necessária uma maior área de contacto.
E também é por isso que com demasiada pressão se verifica um desgaste maior na zona central do pneu (menor área de contacto).
É esta a razão para a pressão dos pneus variar tanto de carro para carro. Carros com pesos diferentes e/ou pneus de largura diferente = pressões diferentes.
O pior problema, é não se saber quando é que foi feita a última calibração do manómetro, com que estamos a verificar a pressão dos pneus, estará certo?
As placas informativas até costumam trazer a indicação correcta para o carro com carga e sem carga.
eu vou alterando a pressão em 0,2 bars para o pneu “comer” uniformemente. por norma menos pressão no inverno e mais pressão no verão.
Eu até pensava que o desgaste visível era ao contrário, pressão a mais, maior desgaste do lado fora do pneu, pressão a menos, maior desgaste no centro do pneu…