PplWare Mobile

Qual a degradação da bateria de um Tesla ao fim de 300 mil quilómetros? A marca já revelou

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. PAULO SILVA says:

    Resta saber como foi utilizado o veículo e como foi o carregamento da bateria ao longo da sua vida: rápido, normal, etc…
    É como em um telemóvel, depende muito da sua utilização, logo muito difícil de analisar.

    • Pedro says:

      Sim claro mas isto são dados de milhares de carros é impossível estudar cada carro o gráfico original é feito por pontinhos cada pontinho é um carro e uns têm mais, outros têm menos esta linha é uma média da tendência desses pontos

    • mamba says:

      ou qualquer outro carro…
      O estado dos seus componentes varia imenso consoante o tratamento que teve.

      • Yamahia says:

        O Adblue é um problema do catano eheh

        • JL says:

          Sabe quanta energia é necessária para o produzir ? Veja lá nem se quer que fechem as termoeléctricas. Loool

        • Realista says:

          Adiciona quase 2 cents ao preço por Litro de combustível… então se comprares engarrafado em vez de ser a granel conta com 5 cêntimos.

          • inginheiro says:

            Desculpa meter-me na conversa mas o preço de adblue a granel era de €0.88/L em Agosto de 2022.

            O meu bolinhas a diesel têm um tanque de 18L para 8000km de adblue ou seja para encher o tanque gasto €15.84.

            Agora vêm a parte interessante:

            – €15.84/8000km = €0.00198/km = Custo do Adblue por Km

            Para 100km: €0.00198 * 100km = €0.198/100km

            Se tiveres um veículo a gasóleo que consuma 4L/100km, e assumindo o preço de €1,5/L de gasóleo, andar sem adblue fica-te por €6 mas com adblue acresce mais €0.198 ou seja, o custo combinado fica-te por €6.198.

            €6.198/4L = €1.5495/L ou seja adiciona-te €0.0495 por cada Litro de combustível consumido…

            Já se tiveres um consumo de 10L/100km só te adiciona €0.02 por cada Litro de combustível consumido (porque o valor é diluído no custo total).

    • Pedro says:

      È por isso que o grafico apresenta a standard deviation ou seja o desvio estatístico da média tendo em conta todas as medidas (a barra de verde clarinho) indicando um valor de 12%±3%

  2. Naodouonome says:

    Vamos arredondar pra 15% porque a todos sabemos que informação pública da Tesla vale o que vale . Num carro com autonomia pra 600Km dá 510km num com autonomia pra 800 dá 680km!! Não é pouco, é imenso, o meu carro a diesel com mais de 400km continua a fazer entre 4l a 5l e faz entre 800 a 1000km ou seja não perdeu autonomia e não consome óleo.

    • Mr. Y says:

      Não é vale o que vale, são dados estatísticos. Esses dados é mostrar e para acabar de vez com o mito de que será preciso trocar a bateria quando se faz 300 mil km

    • Realista says:

      4.5L a €1.5 o Litro (em média) significa que gastaste €0.0675 por km…

      €0.06 * 400.000km = €27.000 Isto sem contar com custos de manutenção….

      E depois andam preocupados com a bateria.

      • Realista says:

        Sem falar no Adblue…

      • Jakim Zé says:

        Claro.

        Até porque também deves ser dos crentes que acreditam que os elétricos não necessitam de manutenções… nem de eletricidade para carregar as pilhas.

        E depois falta saber em quantos anos foram feitos os 400k.

        O meu vai com 740k, com 18 anos. E custou menos de um terço de 1 a pilhas, sendo que um a pilhas com a mesma idade já teria de ter trocado as mesmas.

        Resumindo, se tivesse um elétrico, tinha neste momento, muito certamente, gasto o valor de 4 carros como o meu + a eletricidade para carregar as pilhas.

        • Realista says:

          400.000km correspondem a:

          – 4 mudanças de correia de distribuição.
          – 14 mudanças de óleo;
          – pelo menos 2 embraiagens;
          – 3 conjuntos de tubos (combustível e refrigerante);
          – 1 ou 2 Panela de Escape;
          – 1 ou 2 Alternadores;
          – 400 Litros de Adblue

          E muito provavelmente já levou uma bomba de combustível nova, filtro do combustível, bomba de água, polias… e outras coisas mais.

          Já tinha comprado 1 carro novo ou 2 ou 3 usados.

          E sim os carros elétricos também necessitam de manutenção é idêntica em ambos (pneus, suspensões, filtro habitáculo) aqui estamos a falar de componentes de DESGASTE exclusivo das viaturas a combustão.

          Os carros novos a combustão NÃO custam 33% (1/3) do preço de um carro elétrico em novo lol isso é só você a comprar preços de carros usados com o preço de carros NOVOS ou está a comprar o preço de uma coisa à 18 anos atrás e a ignorar o efeito da inflação. Diga-me lá onde compra um veículo novo 0km por €7000 (que é um terço de €20.000 de um Dacia Spring).

          Então com 780.000km o que gastou em combustível e manutenções dava para ter comprado 1 carro elétrico novo a cada 10 anos…

          • Jakim Zé says:

            Não é que te deva informações, mas só porque sim, aqui vai.

            Pois, eu não troquei nenhuma correia. Apenas 1 corrente de distribuição.
            Mudanças de oleo, de 30 em 30 mil.
            Embraiagens não me recordo, mas talvez umas 3 em 740k
            0 tubos
            0 panelas de escape
            1 alternador
            0l de Adblue (que o meu é um classico)

            E sim, custou um terço de um carro eletrico novo (estamos a falar de teslas ou porta-chaves?) Se custou 13 mil euros, é equivalente aos 40 mil de um tesla.

            E a manutenção de um eletrico, o que indicas, está errado. Ou acreditas também que os componentes e motores eletricos também não avariam??? E já agora, também acreditas na fada dos dentes???

            Logo, cada caso é um caso, mas dizer que compensa só porque sim, é errado.

            E como “Realista”… estás redondamente errado.

          • Realista says:

            780.000km / 30.000km = 26 mudanças de óleo
            3 embraiagens

            Tubagens têm data de validade de 5 anos. Com certeza que o teu mecânico os substitui quando repara outras peças…

            0 Panelas de escape em 700.000km, desculpe mas não acredito… a não ser que você lhe ande a dar pingos de solda, porque se fosse assim não existiriam casas especializadas SÓ em escapes.

            Uma coisa é um componente avariar, outra coisa é um componente ter validade. As correias de distribuição possuem validade, o óleo possui validade e por aí fora. Um motor de um elétrico pode falhar sim senhor, no entanto mecanicamente são menos propensos a falhas porque possuem menos peças e especialmente menos peças de desgaste…

            Desculpa, mas está a comparar um Tesla com um citadino de 13mil euros… não acha que está a ser um bocado desonesto nessa comparação? Os elétricos não são só Tesla…

          • Yamahia says:

            @Realista, tinhas nada comprado um carro novo.
            E a maoiria das coisas aí listadas nao se substituem ao fim de 400 mil.
            O problema é o TiBastos com o seu elektro que com 70000 kms já nao consegue chegar de Carnaxide a Torres Vedras.
            Haja paciência eheh

          • Realista says:

            Hahahahaha

            A vida útil de uma panela de escape anda à volta dos 100.000km, no entanto pode durar mais dependendo da utilização que temos. Por exemplo, se usarmos o carro para pequenos percursos não damos tempo ao motor para aquecer e libertar os gases que aceleram a corrosão do metal entre outros fatores como por exemplo a própria humidade no ar…

            Já agora se o teu carro tem corrente de distribuição e esses carros não custavam €13.000… motores que usem esse sistema são mais caros. Provavelmente estamos a falar de um Golf IV de 2004, e o preço em novo não era €13.000. Até podia ser, em 2004 mas atualizando esse valor anda à volta dos €20.000 e atualmente um golf a gasolina os preços começam nos €28.000, isto porque para serem vendidos novos necessitam de obedecer muitos critérios…

            Com €28.000 quase que já compras um MG4 ou Peugeot e-206.

            Não atires areia para os olhos…

          • António says:

            E, se não levou amortecedores novos, deve ser cá uma banheira!

          • Yamahia says:

            “A vida útil de uma panela de escape anda à volta dos 100.000km”
            Por acaso o meu 1º carro foi um Renô que devia ser o melhor cliente da Fábrica de Escapes do Areeiro mas agora os tempos são outros. Sejamos realistas eheh

          • JL says:

            Exacto, aqui a malta da combustão quando ficam preocupados com os ve’s, sabê-lá porque, usam todos escapes e panelas e Remus, aquelas que antigamente custavam quase tanto como o carro, mas tinha garantia vitalícia. Lol

          • Nuno says:

            Quando leio um “realista” a dizer que a vida útil de uma panela de escape é de 100.000Km fico impressionado com os meus carros que nunca levaram nenhuma e todos com mais de 200.000km… O boguinhas da patroa vai com mais de 15anos e 300.000km e está para o mesmo…
            Devo ter carros muito especiais ou o “realista” é um petas que é qualquer coisa…

          • JL says:

            Não é o único a afirma-lo:

            Em todos os carros a gasolina e até diesel que tive, foram substituídos escapes, um deles que ainda tenho até ficou bem caro porque teve ser aproveitado o miolo da panela e fazer uma panela nova.

            https://www.circulaseguro.pt/quando-o-escape-avaria-o-que-fazer/

          • Nuno says:

            Devo ser um sortudo do melhor que há… Estava tramado se andasse a mudar escapes a cada 100.000km
            Até tenho pena de quem passe por isso…

          • JL says:

            Se não fossem precisos não havia oficinas dedicadas a escapes.

          • Nuno says:

            “se não fossem precisos não havia oficinas de escapes” é capaz de ser o melhor argumento do mundo…
            Então como há oficinas devem avariar de 100.000 em 100.000 kms…
            Também há oficinas de teslas pelo que também devem avariar a cada 100.000kms…

          • JL says:

            Não é um bom argumento, mas é um facto.

          • Nuno says:

            É mesmo! Vou já reclamar dos meus carros por não levarem panelas e escapes aos 100.001kms!

          • JL says:

            Não precisa de reclamar, dê-se por feliz, afinal é uma excepção .

          • Nuno says:

            Feliz como? Se é um facto que os escapes dão problemas aos 100.000km e os meus não dão é porque algo de muito errado se passa!
            Ou isso ou este “facto” foi inventado ao sabor do vento…

          • JL says:

            Mas quem disse que davam problemas aos 100 mil kms ?

            Tem de ler com mais atenção.

            Então quer dizer que não se vendem escapes ?

          • Nuno says:

            O facto de se venderem escapes não significa que avariem em 100.000km como diz o realista e o outro que diz que é um facto…
            Nos ultimos 4 carros que tive nenhum precisou de panelas nem de escapes até aos 250.000km aproximadamente…
            O da mulher a gasolina tem mais de 300.000km e está para o mesmo…
            Portanto, dizer que a vida média de um escape é de 100.000km para mim é tipo anedota de quem tem de mentir para validar outra mentira que disse antes…

          • JL says:

            A mim também me venderam um que durava para sempre e não durou.

            Espero que saiba interpretar a palavra “média “

          • Nuno says:

            Sim, claro que sei o que significa média…
            Significa que se os meus fazem 250000km sem problemas há deles com o escape nas lonas antes de sairem do stand…

          • Realista says:

            Média Simples: (Soma de todas as ocorrências)/(Numero total de casos)

            Se tiver três ocorrências em que mudaram o escape aos 100.000; 250.000; 100.000 a média simples são 150.000 km.

          • Nuno says:

            Pois… Mas anda por aí um gajo a dizer que a vida de um escape é em média 100.000km…
            Logo se os meus últimos 4 aguentaram pelo menos 250.000km, então há por aí uns 12 coitados que nem 50.000km lhes aguentou o escape…

          • Realista says:

            Se estou errado podes sempre consultar a literatura:

            1# https://www.circulaseguro.pt/quando-o-escape-avaria-o-que-fazer/

            “Todavia pode atribuir-se-lhes um tempo de vida útil entre os 80 ou 100 mil km, que pode aumentar de acordo com o material de fabrico dos componentes ou a própria forma como estão montados no veículo.”

            2# https://www.oscaro.pt/pt/panela-de-escape-traseira#

            “Quando mudar o seu silenciador traseiro?
            É habitual mudar o silenciador traseiro a cada 80.000 km, desde que o veículo seja utilizado regularmente. “

          • Realista says:

            3# https://www.point-s.pt/our-services/servi%C3%A7os-de-escape

            “Quando fazer um balanço do sistema de escape?

            O seu sistema de escape deve ser verificado por especialistas a cada 20 000 km. Recomendamos que mude o catalisador em média a cada 100 000 km e o silenciador a cada 80 000 km. Estas recomendações dependem, obviamente, das condições de circulação e dos hábitos do condutor.”

            4# https://automoveis-online.pt/uncategorized/como-se-faz-a-manutencao-e-substituicao-do-catalisador/

            “Como comentamos em nosso artigo sobre a definição do catalisador e suas possíveis falhas, este elemento geralmente tem uma vida útil de aproximadamente 120.000 km, desde que o uso do veículo seja normal.”

            5# https://www.insparedes.pt/noticia/qual-a-duracao-media-dos-componentes-do-seu-carro

            “Catalisador

            O catalisador encarrega-se de filtrar os gases de escape, amenizando partículas e ruído. Este mecanismo tem um prazo de validade entre os 80 e os 100 mil km.

            O aumento excessivo do consumo pode ser o primeiro sinal de que este componente já teve melhores dias, surgindo um aviso luminoso no painel que avisa o condutor de que algo não está bem.”

          • Realista says:

            6# https://www.mapfre.pt/particulares/seguros-automovel/dicas/como-saber-se-o-catalisador-esta-avariado/

            “Sintomas que o catalisador está avariado

            O entupimento ou outro dano no catalisador irá afetar amplamente o desempenho de uma viatura. Ainda assim, justamente pela sua funcionalidade, este tipo de peça tende a ter uma vida útil bastante curta, durando, em média 80 mil quilómetros.”

            7# – https://www.oficinasmforce.pt/servicos-de-oficina/escapes

            “O catalisador, por exemplo, deve ser mudado, em média, a cada 100.000 km. Já as panelas silenciadoras devem ser verificadas a cada 80.000 km.”

            … e por aí fora.

            O que significa que fazes a manutenção corretamente mas depois dizem que as panelas duram 250.000km.

            Com 250.000km já está é toda entupida…

          • Santos says:

            Esta é para o Realista, eu tenho uma viatura com 893000 Km e nunca levou nenhuma panela de escape, disco de embreagem apenas um, mas eu sou daqueles que conduz com o pé esquerdo assente no chão e não pendurado no pedal, e já agora é uma viatura com vite e seis anos sem mariquices de EGRs, ADBLUEs, Fados e afins.

          • Realista says:

            Eu sei quem você é, noto pela nuvem preta quando passa … lol

        • JL says:

          Nem existe carros a pilhas em Portugal, e a tesla tambem nao vende.

        • JL says:

          O seu carro pode consumir os mesmos litros mas não de esqueça que a qualidade do combustível também aumentou, tenho por lá um carro com quase 30 anos e poucos kms e nota-se bem que agora faz melhores médias que eu novo, razão simples, os combustíveis também estão melhores.

      • Joao Ptt says:

        A comparação justa: é como se o depósito de combustível gasolina/ gasóleo fosse ficando com as paredes cada vez mais gordurosas ao longo do tempo e fosse aceitando cada vez menos quantidade de combustível, e com isso incapaz de fazer os mesmos quilómetros com um só depósito/ carga.

        Esta é a preocupação das pessoas.

        O preço da gasolina/ gasóleo só é alto porque as gasolineiras e em especial o Estado cobram-se bem, mas tem países que cobram poucos cêntimos pelo mesmo combustível.

        E “amanhã” o Estado pode aumentar o preço da electricidade à séria, com impostos malucos, como faz nos combustíveis, e lá vai à vida o argumento do preço “favorável” da electricidade.
        Ou pode cobrar aos veículos eléctricos um imposto por cada metro percorrido pelo veículo, como já quiseram em tempos fazer com um emissor de dados na própria matrícula cujos dados seriam capturados por sensores colocados nas ruas e estradas do país… e que não terá avançado porque na altura a comissão de protecção de dados se opôs… mas hoje em dia já não mandam nada e qualquer governo seja este ou outro já poderá implementar isso sem qualquer travão (só a assembleia da república poderia travar/ reverter tal medida, mas se houver maioria do mesmo partido que suporta o governo, o decreto-lei/ lei passa).

        • JL says:

          Se aumentar há muitos que se ficam a rir, eu sou um deles, já que tenho produção própria, é mais razão tenho para ter investido.

          Ter menos 12 ou 15% de capacidade de novo não diminui nada a utilização normal de um carro, isso é apenas especulação de quem não usa nem quer usar.

        • Gonçalo says:

          A questão é que a eletricidade é um produto diferente do petróleo, a gasolina tu não a podes plantar no quintal estás dependente de um monopólio gigante de extração, transporte marítimo, refinação e transporte para bombas e só aí é que podes ir lá buscá-lo, já a eletricidade pode ser produzida a partir de muitas coisas podes meter um macaco a rodar uma manivela e gera eletricidade, se a eletricidade aumentar muito as pessoas vao investir cada vez mais em painéis solares e lá se vai o lucro do estado portanto eles também não podem subir à parva vão estar sempre limitados já na gasolina eles podem pôr a 5€ o litro é igual tens de pagar e tens eu já investi em alguns painéis cá para casa e na altura não meti bateria porque era cara mas se subir muito lá vem uma bateria cá para casa e estando a trabalhar em casa se tiveres paciência podes poupar muito durante o dia faço maquina de roupa e de louça e ainda meto o forno a fazer o jantar (uma coisa de cada vez se não já não dá) e olha que não tenho muitos painéis basicamente hj em dia só gasto eletricidade à noite.
          Para pessoas que não podem meter painéis vai haver sempre pessoas a investir em centros de carregamento é meter um telheiro com painéis e uma baterias e as pessoas deixam lá o carro a carregar durante a noite.

          • Realista says:

            Hahaha

            Não queres comparar um Ibizia 1.0Tsi com um Spring, mas aceitas comparar um MG4…

            Portanto em que ficamos?

            Decide-te…

        • Realista says:

          O raciocínio está certo.

          No entanto não nos podemos esquecer que a eletricidade é um bem essencial.

          Para isso acontecer as pessoas NÃO podiam ter sequer um frigorífico ligado, água quente ou aceder ao computador. É um bem que afeta diretamente todos os cidadãos daí a aposta nas produção em energias renováveis para não termos que depender deste recurso externamente.

          Para além disso existe sempre a possibilidade de gerar eletricidade a nível individual, seja por fotovoltaico, eólico, gás ou até com recurso a gasóleo…

          Relativamente à tributação, o imposto sobre os combustíveis foi criado para reduzir o consumo e consequente a nossa dependência externa deste recurso. Posteriormente também se destinou a reduzir o impacto ambiental que o seu uso acarreta. Assim, deixando de existir os fins a que este imposto acarreta a originalidade legislativa para manter os cofres estatais cheios vai certamente existir. Aqui prende-se sobre como se irá processar: Uns dizem que será através dos km percorridos entre vistorias anuais, outros com equipamentos especializados… não sabemos.

          A única coisa é que neste momento não existem para BEV.

          • Vitolas says:

            Não consegui responder no teu comentário em cima mas de facto existem carros que eram bastante baratos novos com corrente, aqui em casa mora um desses, um Ibiza 6l 1.2 de 2002.

          • António says:

            Tenho um Corsa B, de 1997, com corrente.
            Na altura, 0 Km, custou dois mil e alguns contos, coisa de onze/doze mil euros, fazendo o câmbio e sem ter em conta a inflação.

          • Realista says:

            Hoje um SEAT Ibiza 1.0 os preços começam nos €19.500…

            A diferença para um EV não é muita e se lhe meter a fiscalidade (para empresas) até fica mais caro.

          • Nuno says:

            Quanto custa um EV equivalente a esse Ibiza?

          • Realista says:

            €20.000 – Dacia Spring.

          • Nuno says:

            Está visto que nunca viste um dacia spring… Para o comparares com um ibiza só pode ser uma diarreia mental para tentar justificar a parvoíce que disseste antes…

          • Nuno says:

            Não consegues arranjar um exemplo equivalente que tenha ao menos o mesmo número de lugares e não tenha menos de metade da potência?
            Ou és daqueles que se der jeito também diz que um smart fortwo é equivalente a um bmw x3?

          • Realista says:

            Se as motorizações te interessam então para teres comparação então tens que colocar mudanças automáticas e um motor de 110kw (150cv) assim a versão base do Ibiza começa nos €29.000…

            Já um MG4 com 150kW (200cv) começa nos €33.000.

          • Realista says:

            Pelo mesmo preço do Seat também tens o Opel Corsa E…

            Ou até menos como o Reault Twingo ou Fiat 500e (embora só com 4 lugares e motorizações mais pequenas).

          • Nuno says:

            Largaste o dacia num instantinho, mas quando te dava jeito até 60cv te chegavam…

          • Realista says:

            O Dacia foi o argumento necessário para validar que está a utilizar uma argumentação falaciosa, já que está a fazer comparações injustas.

            Ao comparar o Seat com um Dacia argumenta que a potência do motor é inferior, mas não se importa de comparar um motor inferior do Seat com o do MG…

            Você não está interessado na verdade, está interessado em ter razão.

          • Nuno says:

            Eu pedi-te um EV equivalente ao ibiza e tu é que arranjaste um Dacia de 45cv e 4 lugares que nem consegue ser multado na AE…
            E depois como alternativa arranjas o chines mais barato…

            E caso não te tenhas apercebido, a única pessoa que falou no Dácia, no Ibiza e no MG4 não fui eu… Não fui eu que comparei nenhum deles.

            E já agora, não te fica nada bem exagerares em dados concretos. O MG4 que falas começa em 37500€ e ao tirares quase 5000€ ao preço fica a ideia que tens de mentir para ter razão…

          • Realista says:

            O teu problema foi ter comparado o preço de um Seat com o preço de um veiculo elétrico da Dacia e não gostaste da comparação alegando desde logo que o Dacia têm metade dos cavalos e portanto é por essa razão que é mais barato…

            No entanto não tens problema em comparar um SEAT Ibiza com 90cv a um MG4 que têm 170cv como se estivéssemos a falar da mesma coisa.

            Isso meu caro é sinónimo de hipocrisia até porque uma Ibiza a gasolina com 150cv os preços começam nos €29.000…

            Para além disso o MG 4 os preços começam nos €32.990:

            https://www.mgmotor.eu/pt-PT/model/mg4

            Mais vale estar calado…

            O teu problema não é a MG ser chinesa ou a Seat ser uma marca lowcost da Volkwsagen à semelhança da Dacia que é uma lowcost da Renault. O problema é que não queres admitir que os veículos 100% são superiores e quase ao mesmo preço que os de combustão sendo que essa diferença de preço recuperas facilmente nos primeiros 4 anos de vida do veículo.

            Não queres admitir que os veículos a combustão são superiores diz só que preferes carros a combustão uma vez que sendo preferência não existe argumento que lhe pegue, porque gostos não se discutem.

          • Nuno says:

            Metes os pés pelas mãos e até achas que não quero admitir que os veículos a combustão são superiores… Acalma-te senão ninguém percebe o que dizes tal a furia de forçar a tua opinião…

            Volto a repetir que não fui eu que compareinenhum dos carros. Foste tu que comparaste o ibiza ao dacia e foste tu que comparaste o mg4 ao ibiza.

            Em relação ao mg4 dizes que tem 200cv e começa a 33.000€ mas esse preço não é dessa motorização…

            Mais uma vez, acalma-te! Cada vez que metes os pés pelas mãos parece que estas desesperadamente a tentar justificar algo sem argumentos válidos.

            Eu ando de Arteon R Line que paguei à VW 38.999€ novo no ano passado. Se me arranjares algo equivalente a um preço idêntico troco já amanhã nem que só faça 400km.
            Mas quando digo algo equivalente não falo de meter lá cavalos à toa para justificar o preço extra que para mim cavalos à toa é para usar sem medo de ficar a pé.
            Portanto, o que há dessa gama com 150cv (ou até 130 chegam) com o mesmo espaço, conforto e acabamento?

            A única coisa que me faz ponderar EV é poupar dinheiro e neste momento não vejo como o fazer ao comprar um EV…

            Não se trata de preferir. Trata-se de fazer contas e perceber que no meu caso não compensa. É matemática. Não é uma opinião.
            Opiniões são as que a malta dá sem contabilizar tudo e a achar que a vida dos outros é igual à nossa.
            Afinal há quem compre o AMI e estou certo que não achas que seja um exemplo a ter em conta…

          • Realista says:

            Desculpe, encontrou um erro no meu raciocínio… de facto o MG4 na versão standard que custa €33.000 têm 170cv em vez de 220cv. No entanto para ter um termo de comparação necessita de o comparar ao Ibiza com 150cv custa €29.000… ou seja o termo de comparação geral continua correto. São €4000 de diferença no custo inicial que se recuperam perfeitamente em 2 anos… ainda para mais sabendo que se trata de um modelo a gasolina.

            Ou seja apesar do erro de conversão de kW para CV está correto o que disse inicialmente 🙂

            Mas se não gosta do MG tem sempre o Mazda Mx-30 (145cv) que neste momento está por €33.700:
            https://www.mazda.pt/crie-o-seu-mazda/MAZDA%20MX-30/5WGN/

            Ou então o Peugeot e-308 (136cv) também por €33.000
            (Embora tive uma proposta por €29.000 (Allure na cor branca) ainda o ano passado.).

            De facto com 5 lugares é difícil encontrar um citadino 100% eletrifico. Tanto o Twingo E-Tech (80cv) como o Fiat 500e (95cv) só levam 4 pessoas e os preços andam nos €27.000/€30.000. A comparação em termos de preço é mesmo o Dacia Spring – e sim fiz um test drive ao Spring com mais 2 passageiros adultos e apesar de em AE se notar a falta de motorização acima dos 110km/h em estradas nacionais – ou seja cidade – nota-se que tem força nas subidas e é competente.

            Quanto ao VW um Arteon R Line os preços começam nos €57.000 para veículos com 0km. Se obteve por €40.000 um Arteon R LIne só com desconto de frota para empresas… foi o caso?

            Já agora, para viagens confortáveis não há nada melhor que um EV devido a não ter caixa de velocidades. A viagem num simples EV de entrada de gama é muito mais suave e silenciosa do que qualquer veículo com caixa automática que exista (e sim tenho um VW com DSG).

            Compreendo perfeitamente que cada caso é um caso, mas na maioria dos casos é mais receio que outra coisa.

          • Nuno says:

            Não há cá frota nem empresas. Foi negociado numa altura em que a VW estava desesperada por meter Arteons na estrada já que as vendas caíam a pique. Recebi o alerta de uma amiga que trabalha numa empresa de leasing, fui à VW e foi o que se arranjou para me fazer desistir de um skoda. E não, não foi por 40.000€ mas sim pelo valor que disse antes de 38.999€.
            E por favor não me falem em twingos ou em fiats 500 que até sinto uma ofensa cada vez que vejo alguem pagar 30.000€ por uma coisa dessas… Daqui a nada estão a convencer-me que compro um Twizy por 11.000€ e que é um ótimo negócio… Na altura em que comprei a Arteon tinha uma proposta da peugeot para uma 508SW de 130cv a 30500€ (mais as taxas da praxe) e achei caro quanto mais pagar isso por um f500.
            Sabes o carro que tenho, arranja-me uma alternativa EV equivalente e como disse, mudo na hora. Até um que seja equivalente ao peugeot.

          • Nuno says:

            Só para acrescentar que mais silenciosa acredito que a viagem seja num EV, mais suave não é possível já que não sinto as mudanças a trocar se não vir o indicador…

          • Realista says:

            Mais uma vez: Tinha 0km?

          • Nuno says:

            Não percebo a pergunta…
            Quantos Km costumam ter os carros novos?

          • JL says:

            Os ve’s não têm mudanças.

          • Realista says:

            Os novos, entre 0 a 5km. (Geralmente dizemos 0km para se compreender que é novo).

            Quantos tinha o seu e quanto tempo demorou a entrega?
            Fez alterações? (Podia escolher a cor, ou o carro já estava feito?)

          • Nuno says:

            Comprei o carro NOVO, em Março/2021 e recebi-o em Janeiro/2022. Podia escolher apenas a cor porque só tinham como fazer o desconto na versão R-Line sem alterações.
            Não sei ao certo quantos Kms tinha mas o primeiro abastecimento foi aos 48Km.

            @JL
            Muito obrigado por me ensinares que os VE’s não têm mudanças. Mas tal como disse, se te sentares no meu carro não sentes as mudanças se eu desligar a indicação no painel de instrumentos…
            A não ser que acelere a fundo.

          • Realista says:

            Normal, quando vou buscar os carros novos a primeira coisa a fazer é ir à bomba…

            Basicamente compraste um carro em promoção, sendo que essa promoção não está acessível a todos nem é possível fazer alterações de fundo. Foi o que me propuseram no Peugeot e-308, Allure por €29.000 mas duvido que agora voltassem a fazer essa proposta porque estavam em campanha. No entanto eu ainda deduzo o IVA a 100%, logo um Peugeot e-308 para mim ficaria-me por €23.500 ou até mesmo um Tesla Model 3 Long Range fica-me ao preço desse Arteon.

            Mas isto são promoções e não são condições que estejam sempre em vigor assim como as minhas condições não se aplicam a ti. Aliás um Dacia Spring a mim sairia mais barato €4000 que um Seat Ibiza 1.0TSi base. Um Renault Twingo fica-me a €22.000 e o Fiat 500 a €24.400.

            No entanto, atendendo às condicionantes se compraste esse veículo em 2021 fizeste uma boa compra – isso é um facto.
            Embora em 2023 preferisse de longe hoje um Tesla Model 3 que o VW Arteon e hoje seria uma escolha mais que óbvia do ponto de vista económico e financeiro.

            Eu também tenho uma Sharan com DSG e por muito boas que sejam as caixas DSG e que sejam as melhores do mercado não têm comparação com a suavidade de um veículo elétrico que é contínuo… pode-se dizer que eles não andam eles deslizam e sem falar que com o binário instantâneo de um EV.

          • Nuno says:

            Eu não diria que foi em campanha porque o preço dele eram 55.000€ mais coisa menos coisa e basicamente comecei a tentar regatear, a pedir preços para varias configurações, e só ao fim de mais de 1h quando comecei a dar mais interesse à passat é me propuseram essa hipótese do arteon…
            Tanto que o meu cunhado 2 ou 3 meses mais tarde comprou um igual só não pôde escolher a cor, que foi um cinza meio estranho e o dele não reporta a pressão dos pneus individuais e só dá alerta em caso de furo. De resto são iguais.
            E custou-lhe 41500€ (mais coisa menos coisa)…

            Em relação às caixas dsg não conheço as antigas mas se acelerar de parado até aos 100km/h com o rádio ligado é imperceptível qualquer troca de caixa e o carro puxa de forma constante sem quebras nas trocas.

    • Gonçalo says:

      Com esses km quantas vezes já mudas te óleos correia de distribuição e embraiagens ? Sendo que um carro a diesel com esses km já teve de aumentar os consumos mesmo que ligeiramente teve de aumentar e de certeza absoluta que o motor também já não tem os cv originais

    • Antonio Vasco says:

      Naodounome (porquê?), Não é caso único, mas quanto custou isso?
      E quanto custaria se fosse eléctrico? De certeza que 3 vezes menos.

    • Grunho says:

      O apetitoso do diesel está dependente do parasitismo dos utlizadores dele em cima dos consumidores de gasolina. Que estão a pagar 20 cêntimos de imposto fixo (ISP+IVA sobre o ISP) a mais em litro para eles terem gasóleo mais barato. Com a conivência do governo. Um dia em que por algum milagre aí apareça um governo de gente decente que resolva acabar com o parasitismo e igualar a meio o ISP do gasóleo e da gasolina, desaparece o chorudo repasto aos parasitas a diesel.

  3. PoPeY says:

    O ideal seria calcular a degradação media dos utilizadores reais em forma de estatística.

  4. Raul Dias says:

    Certo… Um “estudo” da Tesla não verificado independentemente vale absolutamente nada. Depois há a treta: “Há que destacar que ainda não são muitos os carros eléctricos destes modelos que atingiram essa quilometragem”.

    • Rui says:

      Essa frase foi para os modelos 3 Y modelos esses que não estão contabilizados no gráfico, isto não é nenhum estudo são dados reais de carros que andam na estrada e os dados até batem certo com as centenas de vídeos de teslas no youtube a mostrar isto

      • Yamahia says:

        Tem aqui este exemplo de fiabilidade. https://youtu.be/aSdfsYcOf1A
        Com 540000 kms já tinha levado com 2 baterias em apenas 5 anos. Sabendo-se que as baterias tb se degradam com o tempo dá que pensar como em apenas meia dúzia de anos conseguiu estoirar 3 baterias (contando com a de origem)!
        E como se não não bastasse, apenas com 320 mil km, conseguiu estoirar 4 motores novos. (5 contando com o de origem)
        Não esquecer que este é o exemplo do supra-sumo da fiabilidade elétrica, o que faria se não fosse. loolooolooolool

        • JL says:

          Como sabe que o problema era da bateria ? eu estou comprador de todas essas baterias.

          Olhe, acabei de comprar um model s de 2015 que supostamente tinha a bateria morta, e afinal já está viva. Lá por ter mudado a bateria não quer dizer que esteja morta, o que morreu foi o controle dela, que até é barato de reparar, obviamente que a tesla não vai abrir e reparar isso, troca e depois recondiciona, que é o que faz em todos esses clientes, ele não levou nenhuma bateria nova.

          Do motor a mesma coisa, o problema é conhecido, é um retentor que se estraga e inunda o motor com o liquido de refrigeração, até existem videos no youtube de como o fazer. Obviamente dentro da garantia eles trocam.

          Esses motores já foram descontinuados em 2016.
          Esse moço já passou os 1.7 milhões kms.

          • Yamahia says:

            E há-de passar os 2 milhões. Afinal o carro só tem 8 anos. Desde que vá trocando baterias motores etc há-de lá chegar sem dúvida eheh

          • JL says:

            Até agora não trocou mais nada, mas enfim, uma marca com meia duzia de anos a mostrar o que é fiabilidade.

          • Yamahia says:

            Não trocou mais nada dizem eles.
            Portanto agora tb estamos a assistir ao milagre da Ressurreição nos eleKtros!

          • JL says:

            Ah ok, só quando trocam é que é verdade para si. Ok.

          • JL says:

            Olhe, se procurar bem vai encontrar quem diga que já trocou 8 motores e 6 baterias. Loooool

            Ah agora sim…..

          • yamahia says:

            Esse será a antítese da fiabilidade. E se tiver vergonha não vem para o YouTube gabar-se q tem um carro muito fiável.
            Mas se vier ainda haverá quem acredite e aplauda. A exemplo deste.
            Este mundo anda estranho ou os níveis de exigência andam nos mínimos, sei lá…

          • JL says:

            Este é um exemplo bem claro de fiabilidade, só não aceita quem não quer, ainda para mais com uma marca com pouco mais de 10 de comercialização.

        • JL says:

          Estive a ver o video e parece-me que o seu inglês anda a falhar, ele diz que é a segunda bateria, a primeira fez 290 mil teve um defeito na bateria e recebeu uma emprestada onde fez 150 mil kms em 6 meses, depois recebeu uma outra que era recondicionada e é a que teve até ao milhão. Sabendo que este tipo de baterias tem um custo de 9000 euros + iva (sim, desta vez tenho o papel) e que a reparação das mesmas não chega a uma 1/10 disso, parece-me bem fiável.

          Quanto aos motores já é o 4, e o ultimo já tem 680 mil kms.

          E vai continuar com ele porque adora o carro, objetivo 2 milhões, que falta muito pouco.

          • Yamahia says:

            Trocou de baterias duas vezes (aos 290 mil km e 540 mil km)
            POrtanto a D’orige durou 290000 e a outra 250000 o que é lamentável pq a troca só é considerada abaixo dos 70%.

            Comprou um S de 2015? ESpero que não tenha sido nenhum destes:
            https ://www.turbo.pt/companhia-taxis-tesla/#:~:text=Uma%20companhia%20de%20t%C3%A1xis%20holandesa%20decidiu%20processar%20o,principalmente%2C%20pela%20p%C3%A9ssima%20assist%C3%AAncia%20que%20fornece%20aos%20clientes.

            Não desejo esse mal!

          • JL says:

            Errado, nada teve a ver com degradação, ele diz mesmo avaria, que é o que aconteceu.

            Não, é nacional e está quase pronto a andar, se quiser dar uma volta diga.

          • yamahia says:

            Ele diz o que quiser, o facto é que com pouco mais de 500000 já carregava o ónus de 2 baterias (3 com a d’orige)
            Factos são factos!

          • JL says:

            Ele diz o que quiser ? entao o dono não sabe ?

            Errado, ele próprio diz que levou uma bateria recondicionada, portanto usada, só não sabe com quantos kms.

            Errado, esta é a segunda, a pelo meio é “loaner” ou emprestada pela tesla até resolver a situação, provavelmente a segunda ainda é a primeira, porque elas são reparadas na fabrica de Tiltburg (Paises Baixos)

          • Nuno says:

            Não deixa de ser estranho a disponibilidade de tantas baterias recondicionadas e de empréstimo para umas baterias que duram para sempre…

          • JL says:

            Tantas ? foi só 1, e emprestada.

          • Nuno says:

            Foi só 1 emprestada mais uma recondicionada para 1 dono…
            Ou seja, para o dono de 1 tesla houve a bateria dele, uma emprestada e uma recondicionada… E não são casos únicos como todos sabemos. É o que acho estranho… O facto de haver no mercado disponibilidade de baterias recondicionadas e para empréstimos quando as originais, está visto, duram uma vida…

          • JL says:

            Então quer dizer que foi uma certo.

            Vamos a contas com os dedos.

            O carro traz uma bateria incluída.

            A mesma vai para a testa para reparar, fica com uma emprestada.

            Vem uma bateria da tesla, que até pode ser a mesma, e instala no carro.

            Faz confusão isto.

            Portanto, as marcas nem sequer têm carros de cortesia para emprestar aos seus clientes que deixam lá os carros, isto não lhe deve fazer confusão. Mas emprestarem uma bateria, ok, faz confusão.

          • Nuno says:

            O que faz confusão é um imortal usar capacete nas obras…

          • Realista says:

            “a companhia de táxis queixa-se de inúmeros problemas não-solucionados (…) E que passam por portas que não abrem ou não fecham correctamente, conta-quilómetros que não funcionam de forma precisa, além de várias outras questões. (…) como forma de aceder a certos benefícios estatais Algo a que a companhia de táxis terá deixado de beneficiar, nomeadamente, devido aos problemas com os odómetros, já que os apoio são dados em função do número de quilómetros percorridos.”

            Nada fala da bateria…

        • Rui says:

          Ora ai está um excelente exemplo esse carro foi dos primeiros repito dos primeiros e já está quase com 2 milhoes de km, agora dou-te já um trabalhinho vai ver quantas dessas trocas foram em garantia e quantas é que não foram e ficas logo com a tua resposta ahah

          • António Vasco says:

            Essa dos odometros também tem que ser diga, eu coloquei um por 35€. É assim tão complicado?
            Para já funciona tão bem quanto o de origem, não deteto qualquer desvio, em 15.000 km

  5. Caicle says:

    Ja ha muitos anos defendo que nas cidades portuguesas so deviam circular eletricos. Felizmente foi aprovada a peticao para isso acontecer ja no proximo ano em lisboa e porto. Os centros das cidades não merecem a poluicao que os carros velhos da classe baixa provocam

    • Jakim Zé says:

      Concordo.

      Desde que quem assine a petição pague o veiculo para substituir o meu.

      • Realista says:

        Está pago.

        Chama-se Transporte Público.

        • Jakim Zé says:

          Estaria, se realmente o transporte publico passa-se na minha area de residência com uma cadência que permitisse. E que me levasse onde quero ir de férias.

          Ou há portugueses de 1ª e de 2ª?

          É que tu não sei, mas eu pago os meus impostos. Logo não concordo que me coloquem limitações, só porque sim.

          • Realista says:

            Vais de carro até à paragem de transporte público e deixas lá o bicharoco estacionado…

            Estamos a falar do centro da cidade, portanto a desculpa de ir de carro para o centro da cidade passar férias não cola.

            O problema é que o teu escape está a poluir o ar dos centros urbanos. Assim a tua liberdade termina quando começa a minha e o que estas a querer dizer é que queres continuar a queimar combustível e a lançar para o ar e que se lixe quem é obrigado a respira-lo…

            E se acha que o escape não incomoda, é simples, estacione o seu carro na sua garagem fechada e fique lá dentro com o carro ligado 30 minutos… acho que já entendeu não já?

        • Yamahia says:

          Mete lá tu na tua garagem o escape de uma termoeléctrica. Aposto que morres em 30segundos.

          • JL says:

            A sério ? então sem esses escapes como tem o belo do gasóleo para o seu ?

          • Rui says:

            Felizmente nas zonas residências não se fazem centrais termoelétrica já carros a combustão é as carradas à minha porta.
            E uma central não gostava muito até porque não se fazem em zonas residenciais mas um painel solar poder por no meu telhado

          • Realista says:

            Porque é que haveria de ter um escape de uma termoeléctrica na garagem?

            Neste momento 0% da minha energia é proveniente do Diesel ou FuelÓleo…

            https://www.edp.pt/origem-energia/

          • Yamahia says:

            Okay baixou as fósseis 1,5%. Com tanta enxurrada de água e baixou 1,5%. Pétáculo!
            “69,4%
            Fontes não renováveis”
            clap…clap…
            Eu fico muito curioso para os dados do próximo trimestre. Pelos vistos já gastaram a água toda que já andam a falar em seca novamente.

            Respondendo directamente à sua observação. Vc não gasta electricidade proveniente de diesel ou fuelóleo (oficialmente) porque está no continente.
            Se estivesse na Madeira, essa pérola do Atlântico, aproximadamente metade da electricidade é produzida com recurso ao Diesel.
            E não me parece que eles estejam a sofrer muito com esse facto. Estive a consultar a qualidade do ar em zonas de forte movimento (Funchal, Caniço, Camacha) e está tudo no verde. Envergonham o Continente das energias verdes que volta e meia anda tudo no vermelho!

            E desengane-se. Se nas centrais do continente faltar o gás ou outro combustível qq eles não vão hesitar em compensar com gasóleo para obter a energia em falta. Simplesmente não divulgam nos nrs oficiais, assim como não é divulgada a electricidade importada de Marrocos produzida com carvão!

          • Realista says:

            @Yamahia 59% é devido ao Gás Natural e 6.8% pela energia nuclear…

            Quando é que vais mudar para GPL?

    • freakonaleash says:

      ” (…) a poluição que os carros velhos da classe baixa provocam”
      Good bait!

    • JR56 says:

      Só eletricos em Lisboa ? Claro que sim…em pouco tempo…como Lisboa já está quase transformada num Hotal para milionários e afins deve ser algo real em pouco tempo…eletricos a custarem 100.000€. Quem ainda esteja a trabalhar em Lisboa vai de Metro e Autocarro…isto até proibirem os nativos de entrar na capital para não incomodar os novos donos daquilo tudo…

    • Nuno Silva says:

      Claro… mandar esses carros poluir para as vilas e cidades pequenas ….

    • Yamahia says:

      @Caicle para quando uma petiçao para fechar as centrais termoeléctricas?

    • Nuno says:

      Eu digo mais!
      Nas cidades e num raio de 15Km da sua periferia só se devia poder andar a pé!

  6. João says:

    Se tivermos em conta que não se deve carregar a bateria até ou mais que 90% diáriamente (só para longas viagens) acabamos por não notar diferença ao longo dos 320000 km.
    É continuar a carregar até aos 80% temos os mesmo kms de autonomia.

  7. Bib'ó Puorto says:

    Nada mal, tenho um diesel que faz agora 22 anos (novo na minha mão) com 250 mil.

  8. Yamahia says:

    “Agora, a Tesla revelou qual a degradação da bateria de um dos seus carros ao fim de 300 mil quilómetros.”
    A Tesla diz o que quizer. Vão falar com o gajo da Noruega que explodiu o carro por causa da tanga da bateria.

    • JL says:

      Você falou ? É que ele explodiu o carro sem a bateria, e sabe porquê? Porque a vendeu, o problema dessa bateria não era degradação, nem de outras que os teslas já tiveram de trocar.

    • ervilhoid says:

      a degradação é mesmo essa entre 10~15 % não sei o que custa aceitar..

      o do finlandês, não norueguês, algo está mal contado, a bateria não se degradou, deu problemas com 1500kms o que normalmente tem garantia mas nem aprofundei muito

    • Rui says:

      Basta ver os milhares de vídeos que estão no youtube para verificar estes números, o pessoal não acredita mas também não inteligente o suficiente para pesquisar ahah

  9. PovoManso says:

    GRANDA TRETA, então a Tesla dá garantia das baterias até aos 200k? Se não dá então é porque é treta!
    Mais….
    Se depois de 200k a bateria continua a funcionar a 90% isso significa que as baterias dos carros da Tesla podem fazer 1.000k até a bateria ficar 50% operacional BIG LOL

    • Pedro says:

      Como assim ? Então se a mercedes não dá garantia de 1 milhao de km é porque os carros não duram isso ? what? Tens a inteligência de uma ervilha a vi ahahah

  10. João says:

    Acostumem-se porque a realidade é mesmo essa, os VE’s vêm para ficar e os veículos com MCI não vão durar até final do século, pois as fontes de combustíveis fosseis esgotam-se antes.

  11. ManuelF says:

    Uma coisa podem ter como certa. Quando o número de automóveis elétricos for significativo o estado não vai perder 1 cêntimos de imposto. Se não cobra no combustível vai cobrar de outra forma, provavelmente através do IUC. Não vai é perder imposto.

    • JL says:

      Ou cobrar mais aos mesmos, já que a intenção é acabar com eles.

      • JL says:

        Aliás, já o fazem, exemplo da Noruega, onde um a combustão paga muito mais impostos ao ponto de ficar mais caro que um electrico. Nos combustíveis apesar de serem produtores, têm os combustíveis mais caros da Europa.

        Quando deixarem de existir, é um favor que fazem ao estado, já que reduz significativamente as importações, aliviando imenso esse custo.

        • Yamahia says:

          Vc é mesmo cegueta. Os noruegueses foram os 1ºs a ficarem deslumbrados com os eleKtros, mas tb estão a ser os 1ºs a começar a abrir os olhos!
          Para já e para não doer muito, tudo o que seja acima de 45000€ paga 25% de IVA
          Para alem disso quanto mais pesados mais pagam. Sim pq não é admissível andarem por aí esses mamutes dos eleKtros a destruir as estradas e não pagarem nada por isso. Era só o que faltava!

          E pronto que resulta que as vendas de BEV’s levaram uma castanhada de 81%
          “The next thing is VAT for new electric cars with a price above 500,000 NOK ($48,248) starting from January 1, as well as a new weight tax for all passenger cars.”
          https://insideevs.com/news/651052/norway-plugin-car-sales-january2023/

          • JL says:

            A abrir os olhos ? não entendi, agora foi buscar um tema antigo só para fazer valer o seu preconceito, isto já começa a cheirar lobby.

          • Yamahia says:

            Tema antigo de Janeiro deste ano. Tá certo!

          • JL says:

            Sim, antigo, até porque era de prever esse facto com a retirada de inventivos, logo houve uma correria aos mesmos antes do final do ano menos no início, os que se venderam no ano passado não se vendem este ano.

            Mas se isso o deixa feliz, parabéns.

          • Yamahia says:

            Isso eu já tinha vaticinado o ano passado e vc só para contrariar disse que não iria acontecer. Agora foi obrigado a reconhecer!
            Vc tem o espirito da contradição lool

  12. António says:

    GPL é que é! Mai´nada!
    Um híbrido plug-in com boa autonomia, também não é mau.
    Desfrutem.

  13. PJA says:

    É comprar usados estão a 33.000.

  14. says:

    que discusões estúpidas que para aqui andam….carro elétrico é para quem pode não é para quem quer e pronto
    Tão felizes com os carros a combustão…porreiro
    Tão felizes com os carros a pilhas….porreiro

    para mim tou feliz com o carro a pilhas, em vez de gastar 380€ em combustivel, e 1500 em manutenção todos os anos e 378€ e selo…..passei a pagar 50 apenas pelas revisões e mais nada =)
    Energia? Paineis solares e baterias = 0 custo de energia (só para quem pode e não para quem quer)

    • Nuno says:

      Nem sabia que havia carros em que a manutenção podia ir aos 1500€ por ano. Até fiquei em choque!

      • says:

        faz 35 mil km por ano e vais ver as despesas a aparecerem rapidamente =)

      • says:

        e mais te digo….valores fora da marca, porque se for na marca arrotas bem mais….

        • Nuno says:

          Faço em média 40.000km por ano e até aos 200.000km nunca gastei nem perto de 1000€ num ano!
          Nao seu se andas de Porsche, Ferrari ou Lamborghini mas gostava de saber que carros são esses.
          E levo sempre à marca…

          • says:

            pois, tem graça que a partir dos 200 foi quando a coisa começou a doer =), a minha C5 exclusive de 2008, foi…apoios de motor, manutenção de caixa automatica, subtituição da corrente, avaria nos sensores das rodas, banco eletronico avariou, tubos de esguiças romperam, so em pneus de 4 em 4 anos foram 800 paus de cada vez, avarias no filtro de particulas, egr nas coves, volante do motor, 2x permutador de oleo foi a vida (1000€ de cada vez), motor de suspensao hidraulica nas coves (1500€ + maos de obra)….por ai fora…e a carrinha so tem 300mil

          • says:

            Mais….2 apoios no motor, fui a marca e jurei para nunca mais…..levaram-me 500 paus
            Oleo filtros na marca para esta carrinha sao outros 500 paus
            travoes e oleo de travoes sao so 300 paus

          • says:

            olha amigo, se quiseres partilho um excel com tudo o que gastei na carrinha desde que a comprei

          • Nuno says:

            Não preciso de lista nenhuma… Só acho esses preços ridículos.
            Quanto aos pneus é meio hipócrita falar disso porque nos carros eléctricos também se troca de pneus. Ou estou enganado?
            No meu caso, entre carrinhas Megane, Leon, Golf e mais recentemente Arteon, nunca gastei mais que 500€ tirando uma das Megane aos 180.000 que precisou de qq coisa que não me lembro e paguei 800 paus. Na Arteon com 14 meses paguei abaixo de 300€.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.