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Proprietários do Mirai processam Toyota pela frustração de ter um carro movido a hidrogénio

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mario says:

    Posso processar o Estado pela frustração de ter um elétrico? Horas em filas para carregar, chega se a um posto e está avariado, é ultrajante a eletricidade agora estar a subir, vou processar o Montenegro porque anda a subir a eletricidade todos os dias…

    • JL says:

      Não, pela mesma razão, porque não é o estado que as instala.

      Está a subir onde ? A minha não subiu, até baixou .

      Isto é o que tenho dito, a Toyota não faz pelos clientes.

      • Joao says:

        o comentário “cheira-me” a sarcasmo. Mas se for real tal opinião, o Mario necessita de avaliar muito bem a quem está a pagar electricidade, pois o preço por kWh baixou…

        • Realista says:

          Ele já vem de trás a reclamar dos elétricos e não é ironia, é mesmo birra.

          E quanto a realidade não se adequa à sua birra… inventa.

          • Mario says:

            Basta ir a http://www.omie.es e para mim subiu!
            O Realista é o menino queque que teve ajuda dos papás para comprar um eletro xpto, e acha que toda a gente tem dinheiro para comprar uma torradeira com rodas.

          • JL says:

            Se fosse lá tinha visto que desceu, provavelmente só viu o gráfico do dia. LOOOL

            Ah, a torradeira, esse é o problema, afinal não é o dinheiro.

          • Realista says:

            Nesse mesmo site, se meteres 2023 a 2024 no histórico, mostra uma descida…

            Para quem nem sequer tem tomadas capazes de aguentar 6A e o preço estar a diminuir, é estranho estares a aumentar o consumo para pagares mais.

            Vê lá se não tens uma ovelha a usar o ar condicionado.

      • BG Ribeiro says:

        De certo que o Mario está a referir a fatura, com a introdução de novo custos na fatura em pagamento este mês, resultante do aumento da tarifa de acesso a energia. No meu caso foi mais 8.32€

    • Hacker Alhinho says:

      Neste caso os proprietários estão a fabricar o construtor. O Estado nada tem a ver.
      Como comparação, os proprietários de Teslas podiam processar a marca pelo FSD.

    • Toni da Adega says:

      Era comprar carro a combustão, pelo menos havia garantias que nunca irá subir

    • Realista says:

      A eletricidade sobe todos os dias? O.o

      Até nos carregamentos na rua os preços andam a descer…

      Mude de comercializador, porque deve estar a pagar a taxa EDP.

    • JL says:

      Se a electricidade subir todos os dias, imagine quanto vai subir o hidrogénio, supondo que é produzido através de energia renovável, que por ainda não é todo, de facto apenas 2% é produzido por renovaveis.

      Não se esqueça que o mirai é um carro eléctrico, ainda lhe vai dar umas dores de barriga.

      • Hugo says:

        Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico mas agora o mirai é um elétrico? LOOOL Ahhh anjinho. É conforme o vento.

        • JL says:

          Sim, o mirai é um carro eléctrico ? qual a duvida ?

          • Hugo says:

            Não é essa a questão. Fica para a próxima… não vou entrar, MAIS UMA VEZ, em dilemas do Português.

          • JL says:

            Ah ok, já vi que foi verificar o disparate que disse antes.

            Não era essa a questão mas foi essa a pergunta que fez.

          • Hugo says:

            Nunca disse que não era um elétrico e não fiz pergunta nenhuma.O que disse foi meramente constatar afirmações tuas.
            Diz-me lá qual é a tua dúvida em relação ao que escrevi, vá…

          • JL says:

            Se não fez pergunta porque está lá um “?” ?

            Agora não fez pergunta.

            Não tenho pergunta nenhuma.

          • Hugo says:

            Já respondi que a questão não é essa. NUNCA disse que não era um elétrico e não tenho dúvida nenhuma em relação a isso.
            A pergunta era o porquê de usares lógicas diferentes em assuntos semelhantes mas deixa estar…não entendes uma simples frase. Não esperava outra coisa sinceramente lol

          • JL says:

            Não entendeu porquê? Simples, porque a electricidade é supostamente, digo supostamente porque é assim que os promotores do hidrogénio o promovem, para produzir hidrogénio.

            Espero que tenha ficado claro como a água, aquela que é limpa…

          • Hugo says:

            Mas não entendi o quê? Repito: ESQUECE…não entendeste chuta para canto, mas não divagues.

          • JL says:

            Se não diz o que quer e ainda chuta para canto, ninguem o pode ajudar, só mesmo um especialista nessa área.

          • Hugo says:

            Irra, não apanhas uma rapaz.
            Eu não quero nada.
            Apontei apenas uma incoerência tua. Não percebeste chuta para canto. TU…, não eu LOLOL

          • JL says:

            Mas não houve incoerência nenhuma, portanto nem isso apanhou.

          • Anung says:

            Eu quando refiro que ele tem dislexia não estou no gozo.

          • JL says:

            Agora temos aqui médicos, enfim, eles são tudo o que podemos imaginar. LOOOOL

            Esteja descansado, não tenho nada disso, se soubesse as minhas notas na escola….

          • Hugo says:

            Pasma-te…. Não é preciso ser dentista para constatar que alguém tem os dentes todos podres.

          • JL says:

            Todos ? Ah ok, boa comparação, portanto dislexia é uma coisa fácil de detectar. Looooool

          • Hugo says:

            Nem a dislexia nem as metáforas pelos vistos. Ups, não sou professor de Português nem devia ter usado figuras de estilo. Aliás…eu nem devia estar a escrever :O

          • JL says:

            Tanto entendi que dei a resposta que queria.

          • Hugo says:

            Claro que entendeste, como sempre.
            Limitaste-te foi a falar do Mirai embora eu tenha referido duas situações semelhantes com abordagens diferentes.
            É o costume 🙂 é conforme dá jeito, manipula-se, estupidamente, o Português. Ainda há umas semanas qualquer veículo era elétrico por ter arranque a bateria 😀

          • JL says:

            Eu referi a situação que fiz, não tenho culpa que mais uma vez não tenha entendido.

            Óbvio, o ser humano é manipulador, essa deve ser novidade absoluta. Looooll

          • Hugo says:

            “Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico mas agora o mirai é um elétrico”
            Ambas as afirmações foram feitas por ti. Foca-te rapaz.

          • Hugo says:

            LOOL Sim…EU disse que TU tinhas dito. OK. E então? O que muda isso?
            Não me digas agora que foi mentira que chamaste noutro post a um hibrido ou que raio era “carro a combustão com motor elétrico”..

          • JL says:

            Mas que isso tem a ver com este assunto ? Em lado nenhum disse que o mirai era um carro a combustão, simplesmente está a inventar

            Sabe lá a quantas anda.

          • Hugo says:

            Volta ao primeiro comentário.

            “Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico mas agora o mirai é um elétrico? LOOOL Ahhh anjinho. É conforme o vento.”
            Tens lá a tua resposta, se souberes ler.

          • JL says:

            Eu sei ler, o Hugo é que não e faz um bicho de 7 cabeças.

          • Hugo says:

            Se soubesses ler não perguntavas por algo que eu nunca disse.
            Já voltei a colocar o primeiro comentário. Tenhas ou não algo a dizer muito bem, agora inventar dispenso.

          • JL says:

            E eu perguntei onde disse aquilo.

            Tenho a dizer, tanto que já disse.

          • Hugo says:

            A primeira parte refere-se, obviamente, a outro post. Entretanto já disse que te referias a um volvo se não estou em erro.
            Se não sabes o que disseste há meia dúzia de dias não é culpa minha.

          • JL says:

            Quem não sabe o que eu disse é o Hugo, se o carro é diferente, não podia chamar a mesma coisa, a Volvo não tem destes carros.

          • Hugo says:

            Não tem carros elétricos? O mirai é elétrico certo? Acho que ainda não entendeste que o cerne da questão não é a designação dos veículos mas sim as diferentes designações usadas consoante o assunto.

          • JL says:

            A Volvo tem carros eléctricos , mas segundo você eu disse que um carro a combustão tinha motor eléctrico, o que é falso.

            Existem diferenças, uma coisa é tipo de propulsão, e outra é aquilo que o alimenta, se não entende isso, também não vale a pena falar de automóveis consigo.

            E sim, o mirai é um carro eléctrico, tanto que a Toyota assim o menciona.

          • Hugo says:

            Tu realçaste que um determinado carro era um carro a combustão com motor elétrico. Suponho que fosse um híbrido mas continuas a não entender o propósito do meu comentário. Não posso fazer mais nada por ti LOL

          • JL says:

            O propósito já eu entendi há muito tempo, é o mesmo de sempre, implicar para ver se tem razão, mas pronto, fica sempre pela intenção.

            Continuo a aguardar pelo link onde eu disse isso, só para me rir mais uma vez das confusões que você faz.

          • Hugo says:

            Não impliquei, fiz uma constatação.
            Desde que te vi afirmar que todos os automóveis são “elétricos” devido ao motor de arranque estás apresentado 😀

          • JL says:

            E disse alguma coisa de errado ?

            Fez uma constatação, não !! Inventou, como sempre.

          • Hugo says:

            Eu não disse que estava certo ou errado, apenas que és incoerente e manipulas as palavras conforme te interessa. É apenas desonestidade vá.
            Inventar é dizer parvoíces dessas.
            Só falta dizeres que um elétrico que seja carregado com um gerador é um carro a combustão. Assim serias coerente…uma vez na vida 😀

          • JL says:

            Incoerente onde? Ao que parece só o Hugo não as entende.
            Desonestidade dizer que um mirai é um carro eléctrico ? Quando até o fabricante diz o mesmo ?

            O que é a combustão é o gerador, e não o carro, se não tem conhecimento para fazer que o gerador está fora do carro, lamento.

          • Hugo says:

            Porra tu és demasiado limitado. Pegas em tudo para baralhar o assunto mas o que é facto é que frisaste que determinado volvo era um carro a combustão mas com motor elétrico…quando na verdade sabemos que não é essa a designação correta 😀 . É só isto… a ironia usada no comentário anterior foi isso mesmo…ironia. Só.
            Eu sei que o gerador está fora do carro assim como o facto de ter arranque elétrico não faz dele um carro elétrico…já tu afirmaste em bom português que TODOS os carros são elétricos por essa razão lol
            Gostas de brincar com o Português…tens de levar com ele nas ventas 🙂

          • JL says:

            O baralhado aqui é você, ou pelo menos tente baralhar os outros e depois fica mais que baralhado.

            Mas eu não disse isso em lado nenhum, você é que inventou.

            O seu problema é esse, não entende a ironia dos outros e depois ataca. Enfim, sempre o mesmo.

          • Hugo says:

            MENTIROSO.

            “JL
            4 de Julho de 2024 às 15:09

            O Volvo não é um carro eléctrico, é um carro a combustão com motor eléctrico.”

            Isto não é ironia…é desonestidade intelectual contigo mesmo.
            M E NT I R O S O…..

          • JL says:

            Tem de deixar o link para entender o contexto ?

          • JL says:

            Tem razão, não era ironia, era mesmo um facto provado, você é que não o entendeu, mais uma vez.

            Mas pronto, tem razão que o disse, e nesse caso está muito bem dito.

          • Realista says:

            @Hugo

            O que ele quer dizer é que a arquitetura do carro foi feita a pensar num carro a combustão e depois adaptada para elétrico. Da mesma forma como a Renault ou a Peugeot que adaptaram os seus veículos para elétrico. Desta forma esses carros apresentam características de carro a combustão embora possuam um motor elétrico, como por exemplo o chão do carro não é liso e tem de ter um alto que antes passava os tubos do escape ou apresentam espaço desperdiçado na cabine, entre outros.

            É preciso ver o contexto da discussão.

        • Anung says:

          Boa sorte a lidar com a dislexia do JL 🙂
          Eu cá me vou aguentando…..

        • Realista says:

          O Mirai é um carro que é impulsionado por um motor elétrico… idêntico a qualquer um dos carros elétricos.

          O que difere é o sistema de armazenamento de energia.

          • JL says:

            Que também é uma bateria, a fuel cell serve para converter o hidrogénio em calor e electricidade.

          • Hugo says:

            No outro exemplo que referi acima também era impulsionado por um motor elétrico mas o JL fez questão de referir que era “um carro a combustão com um motor elétrico”. Foi só essa discrepância que eu referi, nada mais 🙂

          • Realista says:

            Existem carros a hidrogénio que usam motores a combustão, porque em vez de converterem energia em eletricidade através da pilha de hidrogénio como o Mirai, basicamente queimam o hidrogénio e aproveitam a explosão para fazerem funcionar o motor…

            A Toyota têm dos dois tipos.

          • JL says:

            Não, nunca disse que o mirai era um carro a combustão com motor eléctrico.

            Pois, como sempre referiu mal.

          • JL says:

            Tem ou tinha um protótipo, os que tem para venda são eléctricos, nem nunca o demonstrou ao vivo e a cores e forneceu informações relevantes sobre o desempenho, o que consigui apurar foi retirado dos dados onde participou numa prova de 24 horas, onde circulou durante apenas 11 e qualquer coisa.

          • Realista says:

            Se não estou em erro, esse carro foi o que teve de abandonar porque o calor da explosão do hidrogénio era demasiado elevado que derreteu o bloco do motor…

          • JL says:

            Incendiou em Fugi.

          • Hugo says:

            Não disse que falaste aqui… mas como sempre não sabes ler e então subvertes o texto.
            “Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico”
            Se não me engano era acerca de um volvo.

          • JL says:

            Nem falei aqui nem em lado nenhum, se me referi a este carro, conheço muito bem este carro.

            Podiam ser muitos outros, mas não este.

          • Hugo says:

            F”#$ desisto. Aprende a ler.

          • JL says:

            Eu sei qual foi, foi um BEV-REX, um electrico com extensor de autonomia, e não, este é diferente porque não tem como carregar com tomada, ao que parece a peugeot vai ter uma carrinha com essa função.

          • Anung says:

            @Hugo kkkkkkk

            Aguenta….eu avisei-te 🙂

          • Hugo says:

            É muito mais grave que dislexia LOL

          • JL says:

            Exacto, você é outro que também peca pelo mesmo.

          • JL says:

            Claro sim, a avaliar pelos especialistas que temos aqui. Lool

          • Hugo says:

            Tu podes dizer tudo e desdizer…os outros como não são médicos ou isto ou aquilo a palavra deles vale zero LOLOL
            Se toda a gente vem em contra mão seria boa altura para parares e pensares bem em que sentido vais tu :)…ups…não sou psicólogo

          • JL says:

            Toda a gente são 2 pessoas, boa …..

            Portanto mais um onde a minoria é que tem razão.loool

          • Hugo says:

            Ou seja, entendes-te com a maioria menos com 2 pessoas?
            LOOL Esta é nova.

          • JL says:

            Tanto entendo que vos faço a vida negra.

          • Hugo says:

            Fazes a vida negra a quem? LOLOL Sai dessa bolha rapaz. Tu não és o centro de ti próprio, quanto mais do que te rodeia.

          • JL says:

            Eu sou o centro de mim próprio, parece que você é que não, prefere ser mandado.

            Escusa de tentar arranjar um rebanho, não vai conseguir.

          • Hugo says:

            Rebanho? Gosto de ser mandado? Estás a falar de quê? Andas outra vez a beber? Afinal tu é que és o médico ou psicólogo estou a ver LOLOL

          • JL says:

            Ao que parece sim, já que vezes sem conta parece que vem falar por todos, portanto deve pertencer a um rebanho de paus mandados.

            Pensava que isso era tema de sociologia.

          • Hugo says:

            Quem te trata por boneco o mérito é todo teu. Parabéns por isso 🙂

          • Hugo says:

            “não sei que carro…era um carro a combustão”…entretanto já disse que acho que era um volvo, suponho que híbrido.
            Mas se começares com a conversa de que estou a mentir vou já buscar o comentário 😀

          • JL says:

            Força, está à espera de quê?

          • Hugo says:

            Tenho-me como uma pessoa séria. Acho que não são necessárias transcrições.

    • CF says:

      Carregue em casa.

    • JL says:

      Ok, fiquei sem entender uma coisa, mas qual é o seu eléctrico e porque está frustrado ?

      • Hugo says:

        Ao ler o comentário acho que se percebe perfeitamente que é um exagero da realidade. Provavelmente não tem um VE e as razões da “frustrarão” estão enumeradas.
        Tens dúvidas onde mesmo?

        • JL says:

          Eu sei que é, mas posso realçar ainda mais o exagero, lamento que não tenha entendido isso, aliás, como sabemos, é sempre dificil que entenda alguma coisa.

          Não é provavelmente, é que não tem mesmo nenhum.

          Se não tem, não a pode enumerar, eu não posso ir ao dentista e queixar-me dos dentes podres que não tenho, ou seja, até posso, mas não vai resultar….

          Eu não tenho dúvidas, mas você ficou com algumas.

          • Hugo says:

            Não pode? Mas quem és tu? Tu não és NINGUÉM. Nem tu nem ninguém aqui ok? Todos podem escrever o que bem entenderem. E ele até foi bem explícito e perguntou se “podia ir ao dentista”. LOL
            Querias conversa de um post “troll” para mandar mais umas postas não era? Que pena.

          • JL says:

            Eu sou alguém como todos aqui.

            Errado, ele disse isto:

            “Posso processar o Estado pela frustração de ter um elétrico? …..”

            Ele perguntou se podia por ter….

            Portanto veio trolar para manter mais umas postas de pescada sem necessidade nenhuma. Que pena…

          • Hugo says:

            “Posso processar o Estado pela frustração de ter um elétrico? …..”

            Ele perguntou se podia por ter….

            Não, não e…NÃO.
            Vai aprender a ler LOOOOOOL A pergunta POSSO refere-se ao verbo processar. Só.

          • Realista says:

            E uma pergunta pertinente à pergunta inicial seria:

            qual o modelo do carro e o que é que o frustrou…

            Sinceramente, não vejo problemas na questão que o @JL colocou….

          • JL says:

            Ele perguntou se podia processar o estado pela frustração DE TER UM CARRO ELÉCTRICO.

            Enfim.

          • JL says:

            Obrigado Realista.

          • Hugo says:

            Eu nunca disse que a pergunta tinha mal, mas vinda de alguém que claramente não quer uma resposta mas sim assunto para largar mais umas postas decidi responder. Só por isso 😀
            Inventem o que quiserem mas se eu perguntar “Posso ser preso por matar alguém?” é diferente de perguntar se posso matar alguém. É Português básico.

  2. Toni da Adega says:

    Podia ser pior, podia ser elektro.
    Se é hidrogénio e é Toyota nao vejo onde poderá estar o problema

  3. Aristides Barros says:

    alguém os obrigou a comprar ?

  4. Rodrigo says:

    E novidades?
    O hidrogênio só existe com fundos, quando acabam os fundos as empresas fecham logo.

    O meu eléctrico não preciso de ninguém chego a casa e ligo a ficha e se for de dia até uso a electricidade dos painéis fotovoltaicos.

    • CF says:

      Óbvio, hidrogénio é altamente ineficiente, sem fundos nada saía do papel.

      É o que dá ter um sistema financeiro que permite este tipo de corrupção, imprime-se dinheiro para tudo e o contribuinte sempre a suportar.

      Comprem bitcoin e livrem-se do Efeito Cantillon.

      • Raul Leal says:

        Sim, e verdade, sem fundos não acontecia. Mas esquece o que também se passou e passa com os eléctricos? Quantos postos e vendas foram subsidiadas??

        • JL says:

          Quer comparar os 15 milhoes que foram usados para postos de carregamento com o custo dos postos de hidrogénio? Com 15 milhões financiaram a instalação de 1300 postos lentos + 50 rápidos, com o mesmo dinheiro nem 4 postos de abastecimento de hidrogénio consegue instalar.

          Os incentivos para carros a hidrogénio são os mesmos que para eléctricos, menos nos EUA que são muito mais para hidrogénio e Alemanha, onde 50% do custo do hidrogénio ao consumir é suportado pelo Estado.

          • Paulatino says:

            Quando é que irão entender que não existe grelha de distribuição e potência nominal para carregar VE a partir de uma determinada percentagem?

          • JL says:

            E quando é que entendem se usarem esta tecnologia ficam pior ainda, já que gasta 8 a 10x mais energia ?

            Então como produz hidrogénio?

          • Realista says:

            Portanto e queres gastar ainda mais energia a produzir hidrogénio… génio.

  5. JL says:

    Mas não era um abastecimento de 5 minutos ?

  6. Realista says:

    Aproveito a oportunidade, já que falamos do mesmo carro para indicar mais uma noticia sobre o Mirai:

    “Cars that run on hydrogen emit zero carbon at the tailpipe, but 96% of the world’s hydrogen is still derived from fossil fuels like methane gas. That makes most hydrogen-powered cars much more polluting than battery electric vehicles, or EVs, and only marginally cleaner than traditional combustion engine cars.

    Toyota is supplying the Game’s official fleet, which includes 500 Mirai cars and 10 coaches that run on hydrogen, as well as 1,150 EVs, to ferry athletes around. It says it will run the Mirais on hydrogen derived from water and organic matter, generated with renewable sources. ”

    https://edition.cnn.com/2024/07/11/climate/toyota-mirai-paris-olympics-car-hydrogen-climate-intl/index.html

  7. Nirelle says:

    Como alguém disse o hidrogénio não é viável como combustível. Este é caro, energicamente menos eficaz (90%) ,metes para 100 kms e chegas ao 90 Kms ficas com o tanque fica vazio, e de difícil produção.

    • JL says:

      Essa conta não faz sentido, se abastece hidrogénio para 100 kms, e fizer o mesmo consumo que costuma fazer para 100 kms, ele vai fazer os 100 kms, a não ser que deixe o carro parado durante meses, existe uma perda do gás, mas não é muito significativa durante algunas meses.

      Já se for hidrogénio na forma liquida, o caso muda de figura, já que o veiculo não tem como manter o hidrogénio arrefecido a -253 ºC, consoante ele vai aquecendo vai evaporando e tem de ser ventilado para o exterior, dependendo dos sistemas e da temperatura ambiente, pode levar até 24 horas a dicar com hidrogénio suficiente só para chegar a um posto a poucos kms.

  8. B@rão Vermelho says:

    Ainda na semana passada estava a ouvir na TSF no Negócios e Empresas a entrevista ao CEO de uma empresa espanhola de motas elétricas que vai começar também a vender em Portugal a falar na redução das vendas dos VE à medida que os apoios à compra vão descendo, e dava o exemplo de Espanha dos trezentos e tal deputados só dois conduziam VE.
    Achei engraçado apenas dois conduzirem VE mas estarem quase a obrigar os outros a só poderem ter VE
    No meu concelho vão adquirir mais autocarros a Hidrogénio querem expandir este tipo de tecnologia nos transportes públicos

    • JL says:

      Não entendi, os apoios à compra vão descendo e estão quase a obrigar ?

      Querem expandir porque existem apoios, senão não expandiam.. há empresas que já desistiram deste tipo de transporte pelo motivo que aparece aqui.

      O STCP já os teve desde 2004 a 2007 e as razões foram semelhantes.

    • JL says:

      Não esquecer que os apoios para estes veículos ligeiros são os mesmos, e no caso dos estados unidos até têm mais apoios, tal como é falado no artigo, que é o cartão de combustível gratuito no valor de 15 mil dólares ou 3 anos, que deixa os carros a menos de metade do preço, a ao valor de pouco mais de um Dacia Spring.

  9. 2 dedos de testa says:

    A Toyota não tem culpa da estupidificação política,hidrogénio(branco ou verde) é de longe o mais sustentável.

    Assim que o hidrogénio branco seja devidamente explorado acabam as desculpas, 1 tanque, mais de 1000km e óptimo desempenho

    • JL says:

      Hidrogénio Branco não serve para estes carros, e hidrogénio verde é carrissimo de produzir, algumas destas estações têm apenas 50% de hidrogénio verde, e mesmo assim já anda nos 36 doláres por kilo e a TrueZero (entidade que gere os postos) diz que não fica por ali, tenho uma carta enviada por eles que o preço vai levar novos ajustes.

    • JL says:

      Não é 1000 km, é 575 desde que não vá para a Auto-estrada, caso vá, baixe isso para 350 a 400.

      • Raul Leal says:

        E o mesmo aplica-se as autonomias dos carros eléctricos…por isso…

        • JL says:

          Óbvio, estes também são eléctricos.

        • Realista says:

          Um carro a hidrogénio é um carro elétrico… e esse sim é que é a pilhas.
          🙂

          • Realista says:

            Verdade (conforme já mencionei noutros locais).

            Mas os carros a combustão de hidrogénio ainda estão em fase muito embrionária porque existem problemas que não conseguem ultrapassar, desde logo o problema do abastecimento que é comum aos de pilhas de combustível, passando pela densidade energética do hidrogénio que ocupa um volume MUITO elevado, passando pelo calor que gera que é mais elevado que o dos carros a combustão.

            Para além disso existem os motivos económicos já que se um carro a pilha de combustível têm uma eficiência de 85% e mesmo assim é economicamente inviável imagine o mesmo combustível com eficiência de 46% e densidade energética mais baixa…

            A não ser que arranjem um método de produzir hidrogénio de forma mais económica (que não necessite de eletricidade por exemplo) será sempre mais rentável utilizar essa energia diretamente num veículo, do que usar essa energia para transformar água em hidrogénio para depois transformar novamente o hidrogénio em eletricidade e água…

          • Realista says:

            Para além disso, já existiram muitos carros… mas já não existem.

          • JL says:

            Por alguma razão.

            Agora já falta dizer que está já é a trisessima quinta vez que tentam esses carros. Looooool

    • Nirelle says:

      pois pois mas será podes pagar mais 1420 euros para fazer 1750 kms?

  10. Aves says:

    Realmente não se pode dizer que a Toyota minta … mas …
    FAQ: ‘Reabastecer um carro a hidrogénio é mais difícil do que reabastecer um carro a gasolina
    Da mesma forma que é utilizada uma bomba de gasolina, reabasteça o Mirai em menos de 5 minutos numa bomba com depósito de hidrogénio.”
    Se o vendedor mantiver o mesmo registo, também não mente. Só não diz onde há (ou não há) bombas com depósito de hidrogénio.
    https://www.toyota.pt/carros/mirai

  11. czarito says:

    Isto faz lembrar há uns anos a malta que investiu na tecnologia Beta, e no final foi a VHS que levou avante.

    • PJA says:

      Exacto, por isso é que eu estou sentado calmamente a ver o que isto vai dar. Eu e mais uns valentes milhões. Siga a banda.

    • Gaspar says:

      Bem eu estou nessa situação a ver o que vem por ai, não gosto de meter a investir em tecnologia que ainda tem muito para evoluir, pior de tudo é no fim de tanta ecologia ver-mos a montanha parir um rato, como já aconteceu tantas vezes no passado…

      • JL says:

        O que aconteceu no passado ?

        • Paulatino says:

          Muitas empresas a enunciar tecnologias supostamente revolucionárias que tombaram e deixaram os clientes ” a arder”, como Betamax, EDSOL, Google glass, Segway, Virtual Boy, TiVo e os primeiros elétricos de 1800s

          • JL says:

            Então está é mais uma delas, como você referiu em cima, já existiram muitos carros com esta tecnologia.

            Os primeiros eléctricos e a combustão não ?

          • Realista says:

            E por outro lado existiram outras tantas tecnologias que quando surgiram não foram adotadas (porque a tecnologia não permitia ou não era viavel) e reapareceram mais tarde terminando com a empresa que as rejeitou inicialmente:

            A Kodak teve a possibilidade de ter a máquina digital mas rejeitou-a porque isso iria comer a sua área de negócio;
            A Blockbuster teve a possibilidade de se tornar um serviço de streaming mas rejeitou a Netflix porque isso lhe ia comer o modelo de negócio;
            A Xerox teve a possibilidade de ter impressão laser mas rejeitou essa possibilidade porque isso lhe ia comer a sua área de negócio;

            e por aí fora e as próximas são as marcas de veículos tradicionais…

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