Proprietários do Mirai processam Toyota pela frustração de ter um carro movido a hidrogénio
O hidrogénio não reúne consensualidade entre as fabricantes, estando a maioria delas focada nos carros movidos a bateria. Apesar de ter tentado, ainda assim, apostar na tecnologia que lhe pareceu mais viável, a Toyota está, agora, a ser processada por proprietários do Mirai insatisfeitos.
Com uma série de frustrações a cimentar a queixa, um grupo de proprietários do Mirai intentou uma ação judicial coletiva contra a Toyota, pela frustração que resulta de ter um carro movido a hidrogénio. A ação judicial, por via da qual é exigida uma indemnização, visa o marketing da fabricante, que, alegadamente, induz os consumidores em erro.
Os queixosos, que incluem proprietários, bem como pessoas que alugaram o Mirai em programas de leasing, por exemplo, apontam uma série de frustrações:
- Escassez de estações de reabastecimento operacionais;
- Escassez e custo crescente do combustível de hidrogénio;
- Autonomia, que descrevem como dececionante, por ficar muito aquém dos valores anunciados.
Segundo o grupo que intentou a ação judicial contra a Toyota, estes problemas tornam o Mirai praticamente "inutilizável" para a condução quotidiana.
Toyota processada pelo insucesso do hidrogénio
Conforme partilhado pela imprensa, a ação judicial alega que a Toyota e os seus vendedores disseram aos potenciais compradores que "o combustível de hidrogénio está disponível e que o reabastecimento do Mirai é fácil", acrescentando que seria "comparável ao reabastecimento com gasolina".
Contudo, os queixosos relatam dificuldades frequentes em encontrar estações de reabastecimento compatíveis, o que muitas vezes exige longas viagens. Além disso, mesmo conseguindo chegar a uma estação, o reabastecimento não é garantido, uma vez que problemas com equipamento avariado ou cartões de combustível incompatíveis podem deixá-los "na mão".
Conforme partilhado, o combustível de hidrogénio pode estar indisponível durante "dias seguidos" e o reabastecimento demora "muitas horas, em média", pois as bombas de hidrogénio podem congelar. Quando isto acontece, elas prendem-se ao veículo e os proprietários têm de esperar mais de 30 minutos até que o bocal da bomba aqueça o suficiente para se poderem desligar em segurança.
A incapacidade de reabastecimento pode, segundo os queixosos, tornar o Mirai inoperacional, obrigando à utilização de um reboque e de transportes alternativos.
Além dos problemas com o reabastecimento, os proprietários criticam a autonomia, dizendo que os 575 km e os 647 km anunciados para os modelos Toyota Mirai Limited e XLE, respetivamente, são irrealistas. Os condutores referem que ficam a 160 km dos valores oficiais da Toyota, limitando significativamente a sua liberdade de viajar.
O processo judicial destaca, ainda, um aumento de 200% no preço do combustível de hidrogénio nos últimos anos - de 13 dólares/kg em 2022 para aproximadamente 36 dólares/kg em 2024. Este aumento significa que o cartão de combustível de 15.000 dólares da Toyota, fornecido como um incentivo aquando da compra, não durará "pelo menos cinco anos", como anunciado.
Por fim, os proprietários alegam que estes problemas afetaram consideravelmente o valor de revenda do Mirai, que mantém apenas 19,4% do seu valor após cinco anos de utilização.
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Posso processar o Estado pela frustração de ter um elétrico? Horas em filas para carregar, chega se a um posto e está avariado, é ultrajante a eletricidade agora estar a subir, vou processar o Montenegro porque anda a subir a eletricidade todos os dias…
Não, pela mesma razão, porque não é o estado que as instala.
Está a subir onde ? A minha não subiu, até baixou .
Isto é o que tenho dito, a Toyota não faz pelos clientes.
o comentário “cheira-me” a sarcasmo. Mas se for real tal opinião, o Mario necessita de avaliar muito bem a quem está a pagar electricidade, pois o preço por kWh baixou…
Ele já vem de trás a reclamar dos elétricos e não é ironia, é mesmo birra.
E quanto a realidade não se adequa à sua birra… inventa.
Neste caso os proprietários estão a fabricar o construtor. O Estado nada tem a ver.
Como comparação, os proprietários de Teslas podiam processar a marca pelo FSD.
Era comprar carro a combustão, pelo menos havia garantias que nunca irá subir
A eletricidade sobe todos os dias? O.o
Até nos carregamentos na rua os preços andam a descer…
Mude de comercializador, porque deve estar a pagar a taxa EDP.
Podia ser pior, podia ser elektro.
Se é hidrogénio e é Toyota nao vejo onde poderá estar o problema
Entretanto a MG apresentou no dia de ontem garantia vitalícia para as baterias, motor e componentes elétricos do MG4, MAXUS 9, MAXUS 7 e CYBERSTER, na Tailândia…
Pelo que é expectável que a marca o faça para outros países ou que os obrigue a aumentar (novamente) a garantia dos 8 para mais anos…
https://www.mgcars.com/en/NewsActivities/Detail/MG-Lifetime-Battery-Warranty
Cada vez a tecnologia está mais avançada como vemos no caso das baterias LFP fazem 1 milhão de KMs.
Mas vitalícia não pode ser tem que existir aí qualquer coisa, tipo uma mensalidade ou algo.
alguém os obrigou a comprar ?
E novidades?
O hidrogênio só existe com fundos, quando acabam os fundos as empresas fecham logo.
O meu eléctrico não preciso de ninguém chego a casa e ligo a ficha e se for de dia até uso a electricidade dos painéis fotovoltaicos.
Mas não era um abastecimento de 5 minutos ?
E o futuro ia ser a pilhas diziam os entendidos em automóveis e que o hidrogénio era a solução…
Aproveito a oportunidade, já que falamos do mesmo carro para indicar mais uma noticia sobre o Mirai:
“Cars that run on hydrogen emit zero carbon at the tailpipe, but 96% of the world’s hydrogen is still derived from fossil fuels like methane gas. That makes most hydrogen-powered cars much more polluting than battery electric vehicles, or EVs, and only marginally cleaner than traditional combustion engine cars.
Toyota is supplying the Game’s official fleet, which includes 500 Mirai cars and 10 coaches that run on hydrogen, as well as 1,150 EVs, to ferry athletes around. It says it will run the Mirais on hydrogen derived from water and organic matter, generated with renewable sources. ”
https://edition.cnn.com/2024/07/11/climate/toyota-mirai-paris-olympics-car-hydrogen-climate-intl/index.html