Proprietários do Mirai processam Toyota pela frustração de ter um carro movido a hidrogénio
O hidrogénio não reúne consensualidade entre as fabricantes, estando a maioria delas focada nos carros movidos a bateria. Apesar de ter tentado, ainda assim, apostar na tecnologia que lhe pareceu mais viável, a Toyota está, agora, a ser processada por proprietários do Mirai insatisfeitos.
Com uma série de frustrações a cimentar a queixa, um grupo de proprietários do Mirai intentou uma ação judicial coletiva contra a Toyota, pela frustração que resulta de ter um carro movido a hidrogénio. A ação judicial, por via da qual é exigida uma indemnização, visa o marketing da fabricante, que, alegadamente, induz os consumidores em erro.
Os queixosos, que incluem proprietários, bem como pessoas que alugaram o Mirai em programas de leasing, por exemplo, apontam uma série de frustrações:
- Escassez de estações de reabastecimento operacionais;
- Escassez e custo crescente do combustível de hidrogénio;
- Autonomia, que descrevem como dececionante, por ficar muito aquém dos valores anunciados.
Segundo o grupo que intentou a ação judicial contra a Toyota, estes problemas tornam o Mirai praticamente "inutilizável" para a condução quotidiana.
Toyota processada pelo insucesso do hidrogénio
Conforme partilhado pela imprensa, a ação judicial alega que a Toyota e os seus vendedores disseram aos potenciais compradores que "o combustível de hidrogénio está disponível e que o reabastecimento do Mirai é fácil", acrescentando que seria "comparável ao reabastecimento com gasolina".
Contudo, os queixosos relatam dificuldades frequentes em encontrar estações de reabastecimento compatíveis, o que muitas vezes exige longas viagens. Além disso, mesmo conseguindo chegar a uma estação, o reabastecimento não é garantido, uma vez que problemas com equipamento avariado ou cartões de combustível incompatíveis podem deixá-los "na mão".
Conforme partilhado, o combustível de hidrogénio pode estar indisponível durante "dias seguidos" e o reabastecimento demora "muitas horas, em média", pois as bombas de hidrogénio podem congelar. Quando isto acontece, elas prendem-se ao veículo e os proprietários têm de esperar mais de 30 minutos até que o bocal da bomba aqueça o suficiente para se poderem desligar em segurança.
A incapacidade de reabastecimento pode, segundo os queixosos, tornar o Mirai inoperacional, obrigando à utilização de um reboque e de transportes alternativos.
Além dos problemas com o reabastecimento, os proprietários criticam a autonomia, dizendo que os 575 km e os 647 km anunciados para os modelos Toyota Mirai Limited e XLE, respetivamente, são irrealistas. Os condutores referem que ficam a 160 km dos valores oficiais da Toyota, limitando significativamente a sua liberdade de viajar.
O processo judicial destaca, ainda, um aumento de 200% no preço do combustível de hidrogénio nos últimos anos - de 13 dólares/kg em 2022 para aproximadamente 36 dólares/kg em 2024. Este aumento significa que o cartão de combustível de 15.000 dólares da Toyota, fornecido como um incentivo aquando da compra, não durará "pelo menos cinco anos", como anunciado.
Por fim, os proprietários alegam que estes problemas afetaram consideravelmente o valor de revenda do Mirai, que mantém apenas 19,4% do seu valor após cinco anos de utilização.
Leia também:
Posso processar o Estado pela frustração de ter um elétrico? Horas em filas para carregar, chega se a um posto e está avariado, é ultrajante a eletricidade agora estar a subir, vou processar o Montenegro porque anda a subir a eletricidade todos os dias…
Não, pela mesma razão, porque não é o estado que as instala.
Está a subir onde ? A minha não subiu, até baixou .
Isto é o que tenho dito, a Toyota não faz pelos clientes.
o comentário “cheira-me” a sarcasmo. Mas se for real tal opinião, o Mario necessita de avaliar muito bem a quem está a pagar electricidade, pois o preço por kWh baixou…
Ele já vem de trás a reclamar dos elétricos e não é ironia, é mesmo birra.
E quanto a realidade não se adequa à sua birra… inventa.
Basta ir a http://www.omie.es e para mim subiu!
O Realista é o menino queque que teve ajuda dos papás para comprar um eletro xpto, e acha que toda a gente tem dinheiro para comprar uma torradeira com rodas.
Se fosse lá tinha visto que desceu, provavelmente só viu o gráfico do dia. LOOOL
Ah, a torradeira, esse é o problema, afinal não é o dinheiro.
Nesse mesmo site, se meteres 2023 a 2024 no histórico, mostra uma descida…
Para quem nem sequer tem tomadas capazes de aguentar 6A e o preço estar a diminuir, é estranho estares a aumentar o consumo para pagares mais.
Vê lá se não tens uma ovelha a usar o ar condicionado.
De certo que o Mario está a referir a fatura, com a introdução de novo custos na fatura em pagamento este mês, resultante do aumento da tarifa de acesso a energia. No meu caso foi mais 8.32€
Neste caso os proprietários estão a fabricar o construtor. O Estado nada tem a ver.
Como comparação, os proprietários de Teslas podiam processar a marca pelo FSD.
Era comprar carro a combustão, pelo menos havia garantias que nunca irá subir
A eletricidade sobe todos os dias? O.o
Até nos carregamentos na rua os preços andam a descer…
Mude de comercializador, porque deve estar a pagar a taxa EDP.
Se a electricidade subir todos os dias, imagine quanto vai subir o hidrogénio, supondo que é produzido através de energia renovável, que por ainda não é todo, de facto apenas 2% é produzido por renovaveis.
Não se esqueça que o mirai é um carro eléctrico, ainda lhe vai dar umas dores de barriga.
Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico mas agora o mirai é um elétrico? LOOOL Ahhh anjinho. É conforme o vento.
Sim, o mirai é um carro eléctrico ? qual a duvida ?
Não é essa a questão. Fica para a próxima… não vou entrar, MAIS UMA VEZ, em dilemas do Português.
Ah ok, já vi que foi verificar o disparate que disse antes.
Não era essa a questão mas foi essa a pergunta que fez.
Nunca disse que não era um elétrico e não fiz pergunta nenhuma.O que disse foi meramente constatar afirmações tuas.
Diz-me lá qual é a tua dúvida em relação ao que escrevi, vá…
Se não fez pergunta porque está lá um “?” ?
Agora não fez pergunta.
Não tenho pergunta nenhuma.
Já respondi que a questão não é essa. NUNCA disse que não era um elétrico e não tenho dúvida nenhuma em relação a isso.
A pergunta era o porquê de usares lógicas diferentes em assuntos semelhantes mas deixa estar…não entendes uma simples frase. Não esperava outra coisa sinceramente lol
Não entendeu porquê? Simples, porque a electricidade é supostamente, digo supostamente porque é assim que os promotores do hidrogénio o promovem, para produzir hidrogénio.
Espero que tenha ficado claro como a água, aquela que é limpa…
Mas não entendi o quê? Repito: ESQUECE…não entendeste chuta para canto, mas não divagues.
Se não diz o que quer e ainda chuta para canto, ninguem o pode ajudar, só mesmo um especialista nessa área.
Irra, não apanhas uma rapaz.
Eu não quero nada.
Apontei apenas uma incoerência tua. Não percebeste chuta para canto. TU…, não eu LOLOL
Mas não houve incoerência nenhuma, portanto nem isso apanhou.
Eu quando refiro que ele tem dislexia não estou no gozo.
Agora temos aqui médicos, enfim, eles são tudo o que podemos imaginar. LOOOOL
Esteja descansado, não tenho nada disso, se soubesse as minhas notas na escola….
Pasma-te…. Não é preciso ser dentista para constatar que alguém tem os dentes todos podres.
Todos ? Ah ok, boa comparação, portanto dislexia é uma coisa fácil de detectar. Looooool
Nem a dislexia nem as metáforas pelos vistos. Ups, não sou professor de Português nem devia ter usado figuras de estilo. Aliás…eu nem devia estar a escrever :O
Tanto entendi que dei a resposta que queria.
Claro que entendeste, como sempre.
Limitaste-te foi a falar do Mirai embora eu tenha referido duas situações semelhantes com abordagens diferentes.
É o costume 🙂 é conforme dá jeito, manipula-se, estupidamente, o Português. Ainda há umas semanas qualquer veículo era elétrico por ter arranque a bateria 😀
Eu referi a situação que fiz, não tenho culpa que mais uma vez não tenha entendido.
Óbvio, o ser humano é manipulador, essa deve ser novidade absoluta. Looooll
“Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico mas agora o mirai é um elétrico”
Ambas as afirmações foram feitas por ti. Foca-te rapaz.
Não, essa foi feita por si, coitado, já não sabe a quantas anda:
https://pplware.sapo.pt/motores/proprietarios-do-mirai-processam-toyota-pela-frustracao-de-ter-um-carro-movido-a-hidrogenio/comment-page-1/#comment-3487236
LOOL Sim…EU disse que TU tinhas dito. OK. E então? O que muda isso?
Não me digas agora que foi mentira que chamaste noutro post a um hibrido ou que raio era “carro a combustão com motor elétrico”..
Mas que isso tem a ver com este assunto ? Em lado nenhum disse que o mirai era um carro a combustão, simplesmente está a inventar
Sabe lá a quantas anda.
Volta ao primeiro comentário.
“Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico mas agora o mirai é um elétrico? LOOOL Ahhh anjinho. É conforme o vento.”
Tens lá a tua resposta, se souberes ler.
Eu sei ler, o Hugo é que não e faz um bicho de 7 cabeças.
Se soubesses ler não perguntavas por algo que eu nunca disse.
Já voltei a colocar o primeiro comentário. Tenhas ou não algo a dizer muito bem, agora inventar dispenso.
E eu perguntei onde disse aquilo.
Tenho a dizer, tanto que já disse.
A primeira parte refere-se, obviamente, a outro post. Entretanto já disse que te referias a um volvo se não estou em erro.
Se não sabes o que disseste há meia dúzia de dias não é culpa minha.
Quem não sabe o que eu disse é o Hugo, se o carro é diferente, não podia chamar a mesma coisa, a Volvo não tem destes carros.
Não tem carros elétricos? O mirai é elétrico certo? Acho que ainda não entendeste que o cerne da questão não é a designação dos veículos mas sim as diferentes designações usadas consoante o assunto.
A Volvo tem carros eléctricos , mas segundo você eu disse que um carro a combustão tinha motor eléctrico, o que é falso.
Existem diferenças, uma coisa é tipo de propulsão, e outra é aquilo que o alimenta, se não entende isso, também não vale a pena falar de automóveis consigo.
E sim, o mirai é um carro eléctrico, tanto que a Toyota assim o menciona.
Tu realçaste que um determinado carro era um carro a combustão com motor elétrico. Suponho que fosse um híbrido mas continuas a não entender o propósito do meu comentário. Não posso fazer mais nada por ti LOL
O propósito já eu entendi há muito tempo, é o mesmo de sempre, implicar para ver se tem razão, mas pronto, fica sempre pela intenção.
Continuo a aguardar pelo link onde eu disse isso, só para me rir mais uma vez das confusões que você faz.
Não impliquei, fiz uma constatação.
Desde que te vi afirmar que todos os automóveis são “elétricos” devido ao motor de arranque estás apresentado 😀
E disse alguma coisa de errado ?
Fez uma constatação, não !! Inventou, como sempre.
Eu não disse que estava certo ou errado, apenas que és incoerente e manipulas as palavras conforme te interessa. É apenas desonestidade vá.
Inventar é dizer parvoíces dessas.
Só falta dizeres que um elétrico que seja carregado com um gerador é um carro a combustão. Assim serias coerente…uma vez na vida 😀
Incoerente onde? Ao que parece só o Hugo não as entende.
Desonestidade dizer que um mirai é um carro eléctrico ? Quando até o fabricante diz o mesmo ?
O que é a combustão é o gerador, e não o carro, se não tem conhecimento para fazer que o gerador está fora do carro, lamento.
Porra tu és demasiado limitado. Pegas em tudo para baralhar o assunto mas o que é facto é que frisaste que determinado volvo era um carro a combustão mas com motor elétrico…quando na verdade sabemos que não é essa a designação correta 😀 . É só isto… a ironia usada no comentário anterior foi isso mesmo…ironia. Só.
Eu sei que o gerador está fora do carro assim como o facto de ter arranque elétrico não faz dele um carro elétrico…já tu afirmaste em bom português que TODOS os carros são elétricos por essa razão lol
Gostas de brincar com o Português…tens de levar com ele nas ventas 🙂
O baralhado aqui é você, ou pelo menos tente baralhar os outros e depois fica mais que baralhado.
Mas eu não disse isso em lado nenhum, você é que inventou.
O seu problema é esse, não entende a ironia dos outros e depois ataca. Enfim, sempre o mesmo.
MENTIROSO.
“JL
4 de Julho de 2024 às 15:09
O Volvo não é um carro eléctrico, é um carro a combustão com motor eléctrico.”
Isto não é ironia…é desonestidade intelectual contigo mesmo.
M E NT I R O S O…..
Tem de deixar o link para entender o contexto ?
Tem razão, não era ironia, era mesmo um facto provado, você é que não o entendeu, mais uma vez.
Mas pronto, tem razão que o disse, e nesse caso está muito bem dito.
@Hugo
O que ele quer dizer é que a arquitetura do carro foi feita a pensar num carro a combustão e depois adaptada para elétrico. Da mesma forma como a Renault ou a Peugeot que adaptaram os seus veículos para elétrico. Desta forma esses carros apresentam características de carro a combustão embora possuam um motor elétrico, como por exemplo o chão do carro não é liso e tem de ter um alto que antes passava os tubos do escape ou apresentam espaço desperdiçado na cabine, entre outros.
É preciso ver o contexto da discussão.
Boa sorte a lidar com a dislexia do JL 🙂
Eu cá me vou aguentando…..
Mas também é médico ?
O Mirai é um carro que é impulsionado por um motor elétrico… idêntico a qualquer um dos carros elétricos.
O que difere é o sistema de armazenamento de energia.
Que também é uma bateria, a fuel cell serve para converter o hidrogénio em calor e electricidade.
No outro exemplo que referi acima também era impulsionado por um motor elétrico mas o JL fez questão de referir que era “um carro a combustão com um motor elétrico”. Foi só essa discrepância que eu referi, nada mais 🙂
Existem carros a hidrogénio que usam motores a combustão, porque em vez de converterem energia em eletricidade através da pilha de hidrogénio como o Mirai, basicamente queimam o hidrogénio e aproveitam a explosão para fazerem funcionar o motor…
A Toyota têm dos dois tipos.
Não, nunca disse que o mirai era um carro a combustão com motor eléctrico.
Pois, como sempre referiu mal.
Tem ou tinha um protótipo, os que tem para venda são eléctricos, nem nunca o demonstrou ao vivo e a cores e forneceu informações relevantes sobre o desempenho, o que consigui apurar foi retirado dos dados onde participou numa prova de 24 horas, onde circulou durante apenas 11 e qualquer coisa.
Se não estou em erro, esse carro foi o que teve de abandonar porque o calor da explosão do hidrogénio era demasiado elevado que derreteu o bloco do motor…
Incendiou em Fugi.
Não disse que falaste aqui… mas como sempre não sabes ler e então subvertes o texto.
“Há dias não sei que carro…era um carro a combustão mas com motor elétrico”
Se não me engano era acerca de um volvo.
Nem falei aqui nem em lado nenhum, se me referi a este carro, conheço muito bem este carro.
Podiam ser muitos outros, mas não este.
F”#$ desisto. Aprende a ler.
Eu sei qual foi, foi um BEV-REX, um electrico com extensor de autonomia, e não, este é diferente porque não tem como carregar com tomada, ao que parece a peugeot vai ter uma carrinha com essa função.
@Hugo kkkkkkk
Aguenta….eu avisei-te 🙂
É muito mais grave que dislexia LOL
Exacto, você é outro que também peca pelo mesmo.
Claro sim, a avaliar pelos especialistas que temos aqui. Lool
Tu podes dizer tudo e desdizer…os outros como não são médicos ou isto ou aquilo a palavra deles vale zero LOLOL
Se toda a gente vem em contra mão seria boa altura para parares e pensares bem em que sentido vais tu :)…ups…não sou psicólogo
Toda a gente são 2 pessoas, boa …..
Portanto mais um onde a minoria é que tem razão.loool
Ou seja, entendes-te com a maioria menos com 2 pessoas?
LOOL Esta é nova.
Tanto entendo que vos faço a vida negra.
Fazes a vida negra a quem? LOLOL Sai dessa bolha rapaz. Tu não és o centro de ti próprio, quanto mais do que te rodeia.
Eu sou o centro de mim próprio, parece que você é que não, prefere ser mandado.
Escusa de tentar arranjar um rebanho, não vai conseguir.
Rebanho? Gosto de ser mandado? Estás a falar de quê? Andas outra vez a beber? Afinal tu é que és o médico ou psicólogo estou a ver LOLOL
Ao que parece sim, já que vezes sem conta parece que vem falar por todos, portanto deve pertencer a um rebanho de paus mandados.
Pensava que isso era tema de sociologia.
Quem te trata por boneco o mérito é todo teu. Parabéns por isso 🙂
“não sei que carro…era um carro a combustão”…entretanto já disse que acho que era um volvo, suponho que híbrido.
Mas se começares com a conversa de que estou a mentir vou já buscar o comentário 😀
Força, está à espera de quê?
Tenho-me como uma pessoa séria. Acho que não são necessárias transcrições.
Carregue em casa.
Ok, fiquei sem entender uma coisa, mas qual é o seu eléctrico e porque está frustrado ?
Ao ler o comentário acho que se percebe perfeitamente que é um exagero da realidade. Provavelmente não tem um VE e as razões da “frustrarão” estão enumeradas.
Tens dúvidas onde mesmo?
Eu sei que é, mas posso realçar ainda mais o exagero, lamento que não tenha entendido isso, aliás, como sabemos, é sempre dificil que entenda alguma coisa.
Não é provavelmente, é que não tem mesmo nenhum.
Se não tem, não a pode enumerar, eu não posso ir ao dentista e queixar-me dos dentes podres que não tenho, ou seja, até posso, mas não vai resultar….
Eu não tenho dúvidas, mas você ficou com algumas.
Não pode? Mas quem és tu? Tu não és NINGUÉM. Nem tu nem ninguém aqui ok? Todos podem escrever o que bem entenderem. E ele até foi bem explícito e perguntou se “podia ir ao dentista”. LOL
Querias conversa de um post “troll” para mandar mais umas postas não era? Que pena.
Eu sou alguém como todos aqui.
Errado, ele disse isto:
“Posso processar o Estado pela frustração de ter um elétrico? …..”
Ele perguntou se podia por ter….
Portanto veio trolar para manter mais umas postas de pescada sem necessidade nenhuma. Que pena…
“Posso processar o Estado pela frustração de ter um elétrico? …..”
Ele perguntou se podia por ter….
Não, não e…NÃO.
Vai aprender a ler LOOOOOOL A pergunta POSSO refere-se ao verbo processar. Só.
E uma pergunta pertinente à pergunta inicial seria:
qual o modelo do carro e o que é que o frustrou…
Sinceramente, não vejo problemas na questão que o @JL colocou….
Ele perguntou se podia processar o estado pela frustração DE TER UM CARRO ELÉCTRICO.
Enfim.
Obrigado Realista.
Eu nunca disse que a pergunta tinha mal, mas vinda de alguém que claramente não quer uma resposta mas sim assunto para largar mais umas postas decidi responder. Só por isso 😀
Inventem o que quiserem mas se eu perguntar “Posso ser preso por matar alguém?” é diferente de perguntar se posso matar alguém. É Português básico.
Podia ser pior, podia ser elektro.
Se é hidrogénio e é Toyota nao vejo onde poderá estar o problema
Entretanto a MG apresentou no dia de ontem garantia vitalícia para as baterias, motor e componentes elétricos do MG4, MAXUS 9, MAXUS 7 e CYBERSTER, na Tailândia…
Pelo que é expectável que a marca o faça para outros países ou que os obrigue a aumentar (novamente) a garantia dos 8 para mais anos…
https://www.mgcars.com/en/NewsActivities/Detail/MG-Lifetime-Battery-Warranty
Cada vez a tecnologia está mais avançada como vemos no caso das baterias LFP fazem 1 milhão de KMs.
Mas vitalícia não pode ser tem que existir aí qualquer coisa, tipo uma mensalidade ou algo.
Eu não quero carro a bateria
O lítio, e perigoso, arde com
Facilidade.
Bateria a lítio, e inconstante.
Então não pode comprar um carro a hidrogénio.
Pode, desde que seja de combustão e não fuel-cell 🙂
Então a do seu telefone já explodiu quantas vezes ?
Mais vale não andar de carro, porque as baterias de 12v são todas de lítio…
alguém os obrigou a comprar ?
E novidades?
O hidrogênio só existe com fundos, quando acabam os fundos as empresas fecham logo.
O meu eléctrico não preciso de ninguém chego a casa e ligo a ficha e se for de dia até uso a electricidade dos painéis fotovoltaicos.
Óbvio, hidrogénio é altamente ineficiente, sem fundos nada saía do papel.
É o que dá ter um sistema financeiro que permite este tipo de corrupção, imprime-se dinheiro para tudo e o contribuinte sempre a suportar.
Comprem bitcoin e livrem-se do Efeito Cantillon.
Sim, e verdade, sem fundos não acontecia. Mas esquece o que também se passou e passa com os eléctricos? Quantos postos e vendas foram subsidiadas??
…
Quer comparar os 15 milhoes que foram usados para postos de carregamento com o custo dos postos de hidrogénio? Com 15 milhões financiaram a instalação de 1300 postos lentos + 50 rápidos, com o mesmo dinheiro nem 4 postos de abastecimento de hidrogénio consegue instalar.
Os incentivos para carros a hidrogénio são os mesmos que para eléctricos, menos nos EUA que são muito mais para hidrogénio e Alemanha, onde 50% do custo do hidrogénio ao consumir é suportado pelo Estado.
Quando é que irão entender que não existe grelha de distribuição e potência nominal para carregar VE a partir de uma determinada percentagem?
E quando é que entendem se usarem esta tecnologia ficam pior ainda, já que gasta 8 a 10x mais energia ?
Então como produz hidrogénio?
Portanto e queres gastar ainda mais energia a produzir hidrogénio… génio.
Mas não era um abastecimento de 5 minutos ?
E o futuro ia ser a pilhas diziam os entendidos em automóveis e que o hidrogénio era a solução…
Aproveito a oportunidade, já que falamos do mesmo carro para indicar mais uma noticia sobre o Mirai:
“Cars that run on hydrogen emit zero carbon at the tailpipe, but 96% of the world’s hydrogen is still derived from fossil fuels like methane gas. That makes most hydrogen-powered cars much more polluting than battery electric vehicles, or EVs, and only marginally cleaner than traditional combustion engine cars.
Toyota is supplying the Game’s official fleet, which includes 500 Mirai cars and 10 coaches that run on hydrogen, as well as 1,150 EVs, to ferry athletes around. It says it will run the Mirais on hydrogen derived from water and organic matter, generated with renewable sources. ”
https://edition.cnn.com/2024/07/11/climate/toyota-mirai-paris-olympics-car-hydrogen-climate-intl/index.html
Como alguém disse o hidrogénio não é viável como combustível. Este é caro, energicamente menos eficaz (90%) ,metes para 100 kms e chegas ao 90 Kms ficas com o tanque fica vazio, e de difícil produção.
Essa conta não faz sentido, se abastece hidrogénio para 100 kms, e fizer o mesmo consumo que costuma fazer para 100 kms, ele vai fazer os 100 kms, a não ser que deixe o carro parado durante meses, existe uma perda do gás, mas não é muito significativa durante algunas meses.
Já se for hidrogénio na forma liquida, o caso muda de figura, já que o veiculo não tem como manter o hidrogénio arrefecido a -253 ºC, consoante ele vai aquecendo vai evaporando e tem de ser ventilado para o exterior, dependendo dos sistemas e da temperatura ambiente, pode levar até 24 horas a dicar com hidrogénio suficiente só para chegar a um posto a poucos kms.
Ainda na semana passada estava a ouvir na TSF no Negócios e Empresas a entrevista ao CEO de uma empresa espanhola de motas elétricas que vai começar também a vender em Portugal a falar na redução das vendas dos VE à medida que os apoios à compra vão descendo, e dava o exemplo de Espanha dos trezentos e tal deputados só dois conduziam VE.
Achei engraçado apenas dois conduzirem VE mas estarem quase a obrigar os outros a só poderem ter VE
No meu concelho vão adquirir mais autocarros a Hidrogénio querem expandir este tipo de tecnologia nos transportes públicos
Não entendi, os apoios à compra vão descendo e estão quase a obrigar ?
Querem expandir porque existem apoios, senão não expandiam.. há empresas que já desistiram deste tipo de transporte pelo motivo que aparece aqui.
O STCP já os teve desde 2004 a 2007 e as razões foram semelhantes.
Não esquecer que os apoios para estes veículos ligeiros são os mesmos, e no caso dos estados unidos até têm mais apoios, tal como é falado no artigo, que é o cartão de combustível gratuito no valor de 15 mil dólares ou 3 anos, que deixa os carros a menos de metade do preço, a ao valor de pouco mais de um Dacia Spring.
A Toyota não tem culpa da estupidificação política,hidrogénio(branco ou verde) é de longe o mais sustentável.
Assim que o hidrogénio branco seja devidamente explorado acabam as desculpas, 1 tanque, mais de 1000km e óptimo desempenho
Hidrogénio Branco não serve para estes carros, e hidrogénio verde é carrissimo de produzir, algumas destas estações têm apenas 50% de hidrogénio verde, e mesmo assim já anda nos 36 doláres por kilo e a TrueZero (entidade que gere os postos) diz que não fica por ali, tenho uma carta enviada por eles que o preço vai levar novos ajustes.
Ah? O branco não serve?? LOL hidrogénio e hidrogénio, a “cor” apenas tem a ver com o método de produção, com mais ou menos refinamento da pra ser usado tanto em pilhas de combustível, como queimar em motores a combustão.
Não, não serve, não tem pureza suficiente, se entendesse alguma coisa desta tecnologia já o sabia.
Refinamento ? Como refina hidrogénio? Queima-o com oxigénio e depois faz a electrólise dele ? Boa !!!!
Queimar em motores a combustão ? Então a gasolina está barata demais e os fcev têm autonomia a mais ?
Já agora que carros são esses a hidrogénio a combustão ? Existe algum ?
Existem muitos veículos com motores de combustão interna a hidrogénio…basta procurar https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_hydrogen_internal_combustion_engine_vehicles
Não é 1000 km, é 575 desde que não vá para a Auto-estrada, caso vá, baixe isso para 350 a 400.
E o mesmo aplica-se as autonomias dos carros eléctricos…por isso…
Óbvio, estes também são eléctricos.
Um carro a hidrogénio é um carro elétrico… e esse sim é que é a pilhas.
🙂
Poderá ser de combustão interna https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_hydrogen_internal_combustion_engine_vehicles
Verdade (conforme já mencionei noutros locais).
Mas os carros a combustão de hidrogénio ainda estão em fase muito embrionária porque existem problemas que não conseguem ultrapassar, desde logo o problema do abastecimento que é comum aos de pilhas de combustível, passando pela densidade energética do hidrogénio que ocupa um volume MUITO elevado, passando pelo calor que gera que é mais elevado que o dos carros a combustão.
Para além disso existem os motivos económicos já que se um carro a pilha de combustível têm uma eficiência de 85% e mesmo assim é economicamente inviável imagine o mesmo combustível com eficiência de 46% e densidade energética mais baixa…
A não ser que arranjem um método de produzir hidrogénio de forma mais económica (que não necessite de eletricidade por exemplo) será sempre mais rentável utilizar essa energia diretamente num veículo, do que usar essa energia para transformar água em hidrogénio para depois transformar novamente o hidrogénio em eletricidade e água…
Para além disso, já existiram muitos carros… mas já não existem.
Por alguma razão.
Agora já falta dizer que está já é a trisessima quinta vez que tentam esses carros. Looooool
pois pois mas será podes pagar mais 1420 euros para fazer 1750 kms?
Exato.
Realmente não se pode dizer que a Toyota minta … mas …
FAQ: ‘Reabastecer um carro a hidrogénio é mais difícil do que reabastecer um carro a gasolina
Da mesma forma que é utilizada uma bomba de gasolina, reabasteça o Mirai em menos de 5 minutos numa bomba com depósito de hidrogénio.”
Se o vendedor mantiver o mesmo registo, também não mente. Só não diz onde há (ou não há) bombas com depósito de hidrogénio.
https://www.toyota.pt/carros/mirai
Isto faz lembrar há uns anos a malta que investiu na tecnologia Beta, e no final foi a VHS que levou avante.
Exacto, por isso é que eu estou sentado calmamente a ver o que isto vai dar. Eu e mais uns valentes milhões. Siga a banda.
Bem eu estou nessa situação a ver o que vem por ai, não gosto de meter a investir em tecnologia que ainda tem muito para evoluir, pior de tudo é no fim de tanta ecologia ver-mos a montanha parir um rato, como já aconteceu tantas vezes no passado…
O que aconteceu no passado ?
Muitas empresas a enunciar tecnologias supostamente revolucionárias que tombaram e deixaram os clientes ” a arder”, como Betamax, EDSOL, Google glass, Segway, Virtual Boy, TiVo e os primeiros elétricos de 1800s
Então está é mais uma delas, como você referiu em cima, já existiram muitos carros com esta tecnologia.
Os primeiros eléctricos e a combustão não ?
E por outro lado existiram outras tantas tecnologias que quando surgiram não foram adotadas (porque a tecnologia não permitia ou não era viavel) e reapareceram mais tarde terminando com a empresa que as rejeitou inicialmente:
A Kodak teve a possibilidade de ter a máquina digital mas rejeitou-a porque isso iria comer a sua área de negócio;
A Blockbuster teve a possibilidade de se tornar um serviço de streaming mas rejeitou a Netflix porque isso lhe ia comer o modelo de negócio;
A Xerox teve a possibilidade de ter impressão laser mas rejeitou essa possibilidade porque isso lhe ia comer a sua área de negócio;
e por aí fora e as próximas são as marcas de veículos tradicionais…