Preços da gasolina e gasóleo baixam na próxima semana! Saiba quanto…
Os preços da gasolina e do gasóleo vão baixar a partir do próximo dia 6 de dezembro (segunda-feira). Assim, se está com ideias de atestar o depósito este fim de semana, é melhor esperar.
Tal cenário ocorre após uma semana marcada pela descida do preço do barril de petróleo. Saiba quanto vão baixar os combustíveis.
Gasóleo baixa 5 cêntimos e gasolina 8 cêntimos
Segundo os cálculos do jornal Negócios, o preço do gasóleo simples deverá cair cerca de 5 cêntimos por litro, para os 1,47 euros por litro. Relativamente à gasolina simples 95 deverá registar uma queda maior, de cerca de 8 cêntimos por litro, para os 1,636 euros por litro.
Os cálculos têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra, revela o jornal.
Os novos preços da gasolina e gasóleo têm como base de cálculo o preço anunciado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
De referir que esta sexta-feira, o barril de brent teve a quebra mais acentuada dos últimos tempos e, desde essa altura, continua a baixar, arrastando o preço do barril para perto dos 70 dólares. A 26 de outubro, o preço estava acima dos 86 dólares por barril.
Comparando com o início deste ano, os portugueses pagam agora mais 30 por cêntimos por cada litro de gasóleo ou gasolina.
De relembrar que em outubro, o Governo aprovou o desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis, no máximo de 50 litros, ou seja, cinco euros num mês. O programa AUTOvoucher funciona de forma semelhante ao IVAucher, sendo transferido o valor diretamente para a conta do contribuinte, que terá de pagar com cartão bancário.
Os contribuintes têm de aderir ao sistema, semelhante ao IVAucher, sendo que quem já aderiu não terá de voltar fazer a adesão, e receberão o desconto dois dias úteis depois de adquirirem o combustível.
Este artigo tem mais de um ano
Vá lá,8 cêntimos não é muito mas é melhor que nada.
Quando baixar 1€ vamos fazer festa
Grande fartura…..o Governo Português já mama mais de 1€ por litro na gasolina… cerca de 1.10€ por litro….2 ou 3 cêntimos a menos são migalhas Os Portugueses são roubados a torto e a direito porque querem…. era pararem o país todo …. abaixarem as gasolinas 30 e tal cêntimos por litro e os gasóleos 20 e tal cêntimos por litro como na Espanha….e o Governo Espanhol já tem bons lucros nos combustíveis.
E na Espanha o vencimento mínimo são cerca de 990€. ..nos supermercados é tudo mais barato….o nível de vida dos Espanhóis é 2x superior ao nosso porque somos parvos e deixamos ser enganados pelo Governo Português e pelos ricos empresários
Se gostas tanto da Espanha vai pra lá,emigra pra lá.Nada te impede de ir.
É por este tipo de pensamento e educação que Portugal está como está, o Pais mais corrupto e vergonhoso da Europa
Eduque-se
Por Isso mesmo nunca comprei carros a gasolina e nem a gasóleo e nem eléctricos… não estou para sustentar Governos gulosos.
Só os sustenta quem não sabe…. mas agora não vou aqui entrar em pormenores…. não quero matar a galinha dos ovos de ouro do Governo Português
Tens boa oportunidade de fazer valer o teu ponto de vista no próximo 30 Janeiro. Pensa, e vota bem.
Ficam mais baratos ou….não ficam tão caros? Fica a pergunta!
pela quantidade de coices aos pedais
que se vê na condução do Zé Tuga
é.. mais barato…
Já vai sendo tempo de as pessoas começarem a pensar e deixarem de «emprenhar» pelos ouvidos … perdoem-me os mais sensíveis, a verborreia barata.
A evolução dos preços dos combustíveis é uma farsa ao nível das bruxas na Idade Média. Apenas o «povão» que quer ser enganado, o é.
Para os que não querem continuar no obscurantismo da «evolução dos preços da matéria prima nos mercados internacionais», fica uma dica.
Procurem correlacionar a evolução de três indicadores nos últimos vinte anos (lembro que correlacionar é comparar e ver semelhanças e diferenças … com algum esforço mental):
– preços do barril de petróleo no mercado internacional
– preços dos refinados (pode ser combustíveis na boca de abastecimento, como a gasolina ou gasóleo)
– rendimento médio disponível (na população portuguesa)
Para os preguiçosos ou mais curtos de «tempo», fica a conclusão:
. Nenhuma relação entre preço do barril versus preço dos refinados (gasolina/gasóleo)
. Nenhuma relação entre preço do barril versus rendimento disponível
. evolução em paralelo do preço dos refinados (combustiveis) e rendimento disponível
Para os verdadeiramente curtos de «tempo» para a análise, fica a conclusão:
o aumento ou diminuição dos preços dos combustíveis acompanharam sempre a variação dos rendimentos dos «benditos tugas», ou, de uma forma mais acutilante, o Estado (seja qual for a cor partidária) sempre primou pela cobrança do imposto máximo possível, em função do rendimento disponível para o contribuinte (maximizou a produção de receita) e, como o ponto mais acessível para essa intervenção eram os combustíveis, voilá.
De qualquer modo, desengane-se o «povão» se pensa que «agora vou comprar um elétrico e não vou mais ser enganado», pois a transição já foi iniciada há uns anos. A transição de receita já foi preparada e acomodada pelo finado Medina Carreira, que em devido tempo assegurou a implementação de reformas que assegurassem a dita receita. Os impostos sobre o património, as taxas (aplicáveis a tudo e um par de botas), assim como a melhoria da vigilância fiscal, permitem o abandono da dependência dos impostos sobre os combustíveis.
Ficar fechado em casa dá nisto. Tldr
Pois deverias. Pode ser que aprendesses algo.
Aprender com aquela verborreia de disparates? 😀
Os dados desmontam as tangas do moço:
https://carburantes.tumblr.com/day/2021/11/13
Não costumo responder a não ser que seja mesmo necessário, por isso, aqui vai a resposta pedagógica.
Porque diz que os dados desmontam o que afirmei ?
Apesar das séries que apresenta serem curtas, é, mesmo assim, visível o paralelismo entre “salário mínimo” e imposto (com a taxa de carbono a fazer o acompanhamento).
Uma nota: Os portugueses não ganham todos o salário mínimo, pelo que a comparação que faz não dará resultados próximos da realidade.
Agora, agarre nos dados da Pordata (são os mesmos que os seus gráficos utilizam) relativos aos preços dos combustíveis (os que têm melhor sequência são gasóleo e gasolina super sem chumbo, restantes são mais recentes ou são combustíveis que foram descontinuados) e os relativos ao rendimento médio disponível (não o salário mínimo) e observe a evolução (tem dados desde 1985; análises deste tipo não se fazem a dois anos, devem sempre ser feitas com intervalos não inferiores a uma geração).
Vai ver que, apesar de necessitar de um pouco mais de «tempo» que colocar um mero link, permite ter uma visão mais abrangente da evolução.
“ visível o paralelismo
entre “salário mínimo” e imposto ”
o chamado paralelismo divergente?
😀
Sim, vou “necessitar de um pouco mais de «tempo» que colocar um mero link”.
Vou ter de fazer copypaste de mais uma tabela…
(quando tiver tempo volto)
Sandokan 8 cêntimos? Estás a brincar mano…. daqui do Algarve para Espanha a diferença do preço da gasolina sem chumbo 95 são quase 40 cêntimos por litro… Só se deixa enganar quem quer dos que moram pertinho de Espanha
O nível de vida em Portugal cada vez está se afundando mais e mais.Está a ficar ao nível da Roménia e Bulgária e Estónia….
Não escolham outro Governo não….
O barril baixou para $100 não a $130. Deixem-se de musica.