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Preço do gasóleo vai disparar na próxima semana! Saiba quanto…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Grunho says:

    O gasóleo move o parque automóvel de alta cilindrada da classe alta/elite/burguesia exploradora, que pode pagar o aumento. Muito pior era se fosse na gasolina dos pequenos utilitários dos assalariados de classe média e baixa.

    • Rui says:

      A classe alta não anda a gasóleo xD Os plebes andam de 420d, os ricos andam de m4…

    • MPaiva says:

      Sempre a conversa da burguesia, etc etc. Quem ganha mais, paga mais impostos e tem muito menos direitos. Além disso as empresas são quase todas movidas a gasóleo.

      • Grunho says:

        É precisamente o contrário, mas vale para atirar areia aos olhos dos outros, não é? Um litro de gasolina paga mais quase 20 cêntimos de imposto fixo que um de gasóleo. E as empresas não são pessoas, não são gente, gente são os capitalistas que as controlam. E o tal “carro da empresa” é exactamente como os dos assalariados, só que maior, muito mais caro e mais luxuoso. Serve para transportar o capitalista ao casino, ao iate ou ao campo de golfe.

    • PN says:

      Já vi comentários absurdos por aqui, mas este excedeu os limites. E então aqueles que conpraram carros a gasóleo, porque vivem no interior e têm que andar dezenas de quilómetros para irem trabalhar ou até irem às compras, porque não têm outra alternativa, são burgueses, é isso? Não deu para pensar que até há pouco tempo, o gasóleo era mais barato por litro que a gasolina, e que isso influenciou muito no momento da compra do carro?
      Ou foi apenas um comentário atirado ao calhas para aqui, sem critério nem pensamento, apenas para falar mal de alguma coisa só porque sim?

      • Grunho says:

        Já vi comentários raivosos, mas este excedeu os limites. E então os que vivem no interior e têm de fazer as mesmas dezenas de kms para trabalhar e têm carro a gasolina, são o quê, animais de carga? E alguma vez o Estado assinou contrato com quem optou por carro a gasóleo a garantir-lhe um bónus subsidiado pelos consumidores de gasolina?

        • nuno a says:

          issso camarada a escolha pessoal de quem compra nao interesa eu podia comprar a gasoleo mas escolhi comprar a gasolina porque quero ajudar os mês amigues, juntx na luta

        • PN says:

          Gasolina ou gasóleo, cada qual escolhe o que mais lhe convém, mas qualquer coisa é desculpa de burgueses para aqui, imperialistas para ali, e nem sequer é o assunto da notícia. Avante camarada, o tio putinas está contigo, essa retórica na ruzzia ou na sede do pzp teria mais resultado que num site de notícias tecnológicas. A retórica já é velha e cansada, mas mesmo assim a quinta coluna não desiste de a usar onde quer que ponha os olhos. Sinceramente desejo as melhoras, ninguém merece esse sofrimento.

    • GM says:

      A minha viatura FIAT tem motor 1250cm³ e é a gasóleo. E não sou burguês. Se calhar até sou, porque o carro é a gasóleo….

      • Chico Fininho says:

        Correção 1248cm³.

      • Grunho says:

        Os motores 1248 cm3 da FIAT já estão todos na sucata. São do tempo em que algumas marcas tentaram atrair consumidores da classe média e baixa para o diesel com motores que eram um verdadeiro logro.

        • GM says:

          Obrigado pelo esclarecimento. Tenho um logro com 12,5 anos e 127000km, e não sabia.
          E era um logro tão grande que a OPEL e a SUZUKI, pelo menos estas, usaram em alguns modelos.

        • Yamahia says:

          Os carros a gasóleo de pequena cilindrada perderam o interesse para os fabricantes por volta de 2015

          Mais uma trolitada da UE a “bem do ambiente” quando se decidiu pela norma de de emissões Euro 6 que em 2015 tornou inviável em termos de custos continuar a fabricar carros a gasóleo com motores pequenos devido ao custo das tecnologias necessárias às redução de NOx e partículas .
          Para cumprir as normas Euro 6, os fabricantes de carros a gasóleo tiveram que investir grandes somas de dinheiro o que que representa um valor significativo por cada carro não comportável para os pequenos modelos a gasóleo existentes no mercado que se pretendiam económicos.
          Como resultado os fabricantes de carros económicos desistiram de os continuar a fabricar. Por exemplo, a Volkswagen, a Peugeot, a Citroen e a Renault já deixaram há muito de produzir carros a gasóleo com motores de menos de 1,4cc foram todos à vida. Eram carros pequenos, económicos e pouco poluentes. O Luppo (1.0L) devia ser dos carros que emitia menos CO2 (consumia menos de 3l/100). Certamente poluía muito menos que um eleKtro nos dias de hoje a consumir electricidade de rede. Mas os mentecaptos da UE acharam que esse é que era o caminho certo. Agora temos que levar com o ódio de estimação do @Grunho loooloooloool

          • Vitrac says:

            Mete mais tabaco nisso….e já agora deixa de desinformar.

            1) os motores Euro 6 são muito limpos (comparativamente) e eu tenho na família vários pre-euro 6 que deitam fumo e especialmente cheiro nauseabundo, imagina os contaminantes que não se vêem … o meu que é Euro 6 e já tem mesmo muitos km, incomparavelmente superior.

            2) antes de normas mais apertadas, alguns países / fabricantes apostaram em motores mais pequenos como medida rápida (muitos com menos 1 cilindro) para enganar o povo e em especial a fiscalidade! Mas estudos independentes rápido demonstraram que só tinham inconvenientes e até se estragavam mais rápido (gasolina e diésel)

            3) acho engraçado estarem sempre do contra, mas formar um partido ou meterem-se num destes e ganhar para mudar o país para melhor… nada. É sempre a mesma solução, dizer mal e dizer que as esquerdas é que são boas. Curioso que nos países onde estão, aquilo vai de mal a pior…

          • Yamahia says:

            @Vitrac, o famoso manco *afinal é 1.2cc, emitia apenas 81 g/km de CO2.
            Hoje os mais eficazes a gasóleo emitem aprox 120 g/km de CO2.

            O que está a levantar toda esta polémica e consequentemente argumento para a transicção? Exactamente é o CO2!!!
            O que ganhámos com este estrangulamento? Exacto, um aumento de 50%nas emissões de CO2 por carro de pequena cc a diesel que não é vendido e eram muitos.

            Já agora se s norma EURVII entrar, será a vez dos carros pequenos a gasolina deixarem de compensar para as fabricantes.
            Restando apenas carros de 40 mil para cima.
            Consequência que estou a antecipar… esmifrar os existentes ao máximo.
            A UE será a nova Cuba do Globo.

          • Vitrac says:

            @Yamahia, vê-se que não te informaste, as normas Euro desde ao tempo estão preocupadas com os NOx e partículas finas.

          • Yamahia says:

            @Vitrac andas distraído. Isso está referido e foi exactamente por isso que os pequenos motores foram descontinuados pois ng iria pagar um balúrdio por um carro de entrada.

            Falando de decisões injustas e sem nexo:
            -Em relação às partículas, um mastodonte elektro de 2 tons emite mais por via do desgaste de pneu e alcatrão a comparar com um utilitário leve com um pequeno motor diesel.
            -O combustível que alimenta esses elektros emite maiores quantidades de NOx e partículas finas e grossas por 100 kms pois a sua transformação não dispõe de filtros nem adblue para os conter. Nem sequer há a mínima preocupação com isso.
            Mas continuem que vão no bom caminho. Os resultados estão à vista. O CO2 aumenta ano após ano!

          • gFan says:

            @Yamahia ninguém está preocupado com o CO2. As preocupações da esquerda em relação ao CO2 é apenas para cobrar taxas e tachinhas como por exemplo a taxa do carbono.

            Em termos científicos o CO2, é apenas, e só 0,04% da atmosfera!
            Só para teres uma percepção, se não houvesse CO2 na atmosfera os seres vivos morriam, por exemplo, se a percentagem de CO2 na atmosfera baixar para 0,02% os seres vivos começam a morrer.

          • Yamahia says:

            O CO2 é a desculpa para a transicção elektra.
            Com o argumento do aquecimento global.
            Td tretas.

          • JL says:

            E se o CO2 aumentar para 0.08 que acontece ?

      • AP says:

        E o meu Ibiza de 2006 com 1400cm3
        Com 240.000 tem sido um relógio. Mas só mostra esta qualidade e fiabilidade porque é carro de burguês, claro.

    • nuno a says:

      o pessoal do PCP e do Bloco aprovam essa mensagem, juntx camarada

    • TSSRK says:

      Os plebs coitados, mal podem pagar a gasolina dos seus GTRs e M4s, a burguesia dos diesel 2.5 é está bem. #satira

      • Grunho says:

        Nesse tal “valor significativo por cada carro não comportável para os pequenos modelos a gasóleo” está a prova de que o motor diesel é intrinsecamente muito mais sujo e mais pestilencial que o motor a gasolina. E se é assim, então não se percebe como a direita reacionária insiste em favorecer quem o utiliza à custa de quem utiliza gasolina.

        • Yamahia says:

          Está descansado que com a entrada do EUR VII, a próximas vitimas vão ser os pequenos motores a gasolina.
          Finalmente vamos ter carros só ao alcance da classe imperialista e exploradora looolooolool

    • Filos says:

      “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida” (M. Switzer)

    • says:

      ui, essa cassete está forte

  2. Alves says:

    Estás a brincar correcto?
    Aí quem tem carros a gasóleo é a burguesia?

    Deves viver noutro planeta!

  3. Jakim Zé says:

    Já diz a musica: “Vamos à la España, oh, oh, oh , oh”.

  4. Urtencio says:

    O socialismo funciona e faz falta a Portugal!

    Alguém diga ao Costa para aumentar o imposto sobre combustíveis! Portugal precisa.

    • OJL says:

      A sério? Só pode ser sarcasmo.

    • Vitrac says:

      Lol também me parece que o “pequenino” cada vez precisa de mais ajuda; melhor, eu acho que devíamos espremer mais a classe média (eu por exemplo), deixar a classe média só com dinheiro para um VW Lupo e uma cervejinha e dar tudo “ao pequenino”, que afinal a pastelaria “do rendimento mínimo” apesar de estar completamente cheia a todas as horas do dia (mas se afinal deviam estar a trabalhar… como estão sempre no café a toda a hora?! Não entendo, até parece que lhes dão dinheiro para não fazer nada… deve ser da cabeça ou dos de costas que não podem trabalhar… devem estar de baixa o ano todo…), sempre o dono que anda de SUV BMW (da empresa, ele é pobre e quase não tem rendimentos) dava-lhe jeito ampliar a pastelaria.

  5. Mike says:

    O que vale é que hoje começa mais uma jornada de futebol e a malta esquece deste aumento de preços.

  6. Carlos says:

    Aqui é só umbiguismo. Todos olham para o que lhes sai do bolso no momento de atestar o depósito e acusam de burguesia aqueles que têm carro a gasóleo (mesmo que seja um carro já com 15 anos!).

    Coitados de todos nós que dependemos de viaturas pesadas (movidas a gasóleo) para poder-mos ter comida no prato! O aumento do gasóleo influencia o preço da mercadoria no nosso prato, desde a fertilização até à distribuição. E por cada passo da cadeia, o custo aumenta devido ao preço do gasóleo!

    Se o custo dos combustíveis fosse apenas para nos movimentarmos nos nossos carros de burguês com 15 anos (sim, a idade média do parque automóvel é de 15 anos!) estaríamos todos muito bem.

  7. EEQTR911 says:

    Paga zé povinho!

  8. jorgeg says:

    hehehe,… I stand with Ukrain & LGBrandon 10% cut!

  9. gFan says:

    Bem… isto de certeza que não vai ajudar a baixar a inflação!

  10. TrasMontano says:

    Quanto ao número de empresas detidos por magnatas portugueses: cfr. in https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0009800&contexto=bd&selTab=tab2&xlang=pt
    Período de referência dos dados: 2021
    Localização geográfica: Portugal
    Dimensão:
    Total: 1 342 116
    Pequenas e médias empresas (PME): 1 340 801
    Micro: 1 288 702
    Pequenas: 44 692
    Médias: 7 407
    Grandes: 1 315

    Quanto aos Veículos rodoviários motorizados em circulação: total e por tipo de combustível (ano de referência 2021): https://www.pordata.pt/portugal/veiculos+rodoviarios+motorizados+em+circulacao+total+e+por+tipo+de+combustivel-3101-262494
    Gasóleo: 4.621.937
    Gasolina: 2.230.882
    GPL: 62.237
    Outros: 175.833

  11. PorcoDoPunjab says:

    Fui à margem sul a um dia de semana eram cerca das 13.30.
    Não passei do Aqueduto.
    Há muito dinheiro.
    Combustíveis a 3 euros já.

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