Volkswagen acaba com vendas diretas de carros elétricos aos consumidores na Europa
A Volkswagen está a preparar uma mudança na sua estratégia de vendas de carros elétricos. A empresa quer abandonar o seu modelo de vendas diretas ao consumidor (DTC) nos principais mercados europeus. Esta mudança surge devido às complexidades e à lenta adoção dos elétricos.
A Volkswagen reconheceu os desafios de operar tanto as vendas DTC para carros elétricos como as operações tradicionais de retalho para veículos com motor de combustão interna. A potencial mudança marca um afastamento da tendência criada pela Tesla, que implementou com sucesso um modelo DTC, contornando os concessionários e vendendo automóveis diretamente aos consumidores nas suas lojas e plataforma online.
Dadas as condições estruturais desafiantes, a marca alemã terá de reavaliar se o seu atual modelo para os carros elétricos oferece a melhor experiência possível ao cliente. Isso pode passar por mudanças ainda maiores que o regresso aos modelos tradicionais de vendas de veículos.
O atual modelo DTC da Volkswagen para veículos elétricos envolve parcerias com concessionários que ganham uma margem fixa sem incorrer em custos de marketing ou de inventário. Este modelo está em vigor desde 2020 e aplica-se aos veículos comerciais Volkswagen, Audi, Skoda e Volkswagen em França, Alemanha, Polónia, Espanha e Reino Unido.
Ainda que esta mudança vá acontecer, estão previstas algumas exceções importantes. A marca Cupra da Volkswagen será a única a continuar com o modelo DTC em toda a Europa. A exceção é também a Irlanda, onde todos os veículos Volkswagen, independentemente do seu grupo propulsor, serão vendidos diretamente aos consumidores.
A mudança acontece numa altura em que a Volkswagen passa por uma grande reestruturação para reduzir custos e agilizar as operações. Esta empresa anunciou planos para fechar três fábricas na Alemanha, a primeira dos seus 87 anos de história. Além disso, a Volkswagen pretende cortar dezenas de milhares de postos de trabalho e reduzir os salários de 10% da sua restante força de trabalho.
A reestruturação inclui também esforços para acelerar os processos de produção e desenvolvimento, para encurtar os ciclos de desenvolvimento dos projetos. A Volkswagen está também a encerrar a sua fábrica da Audi em Bruxelas, onde fabrica atualmente o Audi Q8 e-tron. O fecho, previsto para 28 de fevereiro de 2025, resultará na perda de aproximadamente 3 mil postos de trabalho.
Que bela prenda natalícia.
chamase vwgate, ou é diselgate, motorgate? pirategate?
enfim have ser um conjunto dessas coisas todas incluíndo N*gate
Ou seja, vão ficar mais caros porque é preciso pagar aos intermediários…
ora, alguém convenceu a chefia que as vendas baixas foram provocadas pelo DTC e não pelo infotainment que é um lixo e autonomia/preço lastimável.
mas o infotainment dos ICE é também um lixo
Ora aí está uma opinião similar á minha, eu tive um cupra born e era lixo puro. Se eles fizessem bons caros ou até a preços mais acessiveis tinham vendas.
vão ficar mais caros nem que seja porque uma borboleta bateu as asas na indonésia
Chegaram agora a esta conclusão, os concessionários só querem é ganhar dinheiro fácil, resolver problemas isso não é com eles. Carros com problemas em garantia mandam andar não há problema é feitio, fora da garantia apresentam-te logo com a fatura já é defeito e problema que muita das vezes nem resolvido a 100% pela incompetência deles.
Ou seja, a VW aposta em um modelo de venda antigo para a nova geração… Quero ver o resultado!
se há algo que a Tesla trouxe de inovador – ou pelo menos massificou – foram as vendas DTC online. No fundo é tratar o carro como um qualquer outro produto. As vendas online são cada vez mais parte da vida das pessoas e a Tesla (e uso a Tesla apenas ocmo um exemplo) apostou bem nisso.
Se as pessoas querem um test-drive ou saber mais informação podem ir a um showroom ou, algo também promovido por esta nova cultura – perguntar nas comunidades de utilizadores (às vezes bem melhor e menos “filtrado” do que um vendedor que quer….vender e ter a sua comissão).
Acho que a VW sofreu foi a pressão interna dos “lobbies” das concessionárias.
Tentei, em 2022 comprar um VAG. Fui ao site fazer a configuração. Que desastre… extras isto, extras aquilo, agora ficas sem este pacote porque adicionaste este extra. Queres saber o que faz o extra XPTO? Carregas no botão “?” e diz, “XPTO”.
Enfim, uma tristeza e uma dificuldade gigante.
Em comparação, o site da Tesla é muito mais acessivel..
Exactamente isso… em primeiro lugar…
Acho que as marcas europeias andaram a enganar a malta durante tanto tempo … A Tesla veio mostrar o quanto simples tudo pode ser… mas as marcas europeias interessava aumentar aumentar etc…
Mais uma marca como a Nokia… não se modernizou quando devia…
Lobies europeus…
Cercas dos próximos capítulos…
A Europa também tem de se modernizar… ou acontecerá o mesmo…
O elefante no meio da sala, sobre o qual poucos querem falar porque não convém, chama-se nordstream. A indústria pesada europeia está a ir com o c porque o putin lembrou-se de rebentar com os canos que levavam gás barato a toda a Europa central. Aguentem-se que a agenda 2030 é para chegar a todos. Inclusão máxima. Os créditos de carbono também.
Enganaste-te na notícia. 🙁
Andreas, quem lhe disse que foi o Putin quem rebentou com o gasoduto bem o enganou.
Foi o Biden quem fez isso…
Porque acha que não houve investigação ao assunto?
Se fosse o Putin diziam logo que era chantagem e blabla assim como foi o outro ninguém diz nada.
O mestre manda….
Olha que bom, mais um intermediario a poder meter a mrgem de lucro que quiser para aumentar ainda mais os preços dos EV’s.
É mesmo disso que o mercado precisa para tornar os EV’s mais acessíveis.
Vai ser um sucesso, sem dúvida. 🙁
os vendedores da Salvador Caetano a salivarem
Daqui a um par de anos o titulo da noticia vai ser “Volkswagen acaba”
Por este andar não vai demorar muito, concordo o problema é que vão arrastar uma carrada de marcas com a queda, e o contribuinte boche vai ser chamado a pagar e só vamos a ficar a saber dps de acontecer ou seja tudo pela calada, o tal orgulho , o Herman Diez deve estar a rebolar no chão de tanto se rir ele fartou se de Avisar mas despediram o homem que podia salvar a VW e meteram lá o atrasado mental do BLoom agora aguenta leão 🙂
Nuno, no caso da VW cair e o contribuinte alemão ser chamado a pagar, isso não resolve o problema de fundo, que é o seguinte, a marca já não vende.
Se não vende, andar a meter dinheiro não resulta porque o mesmo acaba rapidamente e voltamos ao mesmo.
A não ser que se meta dinheiro sempre, o que não me parece possível…
Eu tenho dois VW e não me posso queixar da fiabilidade, mas são carros com 10 e 20 anos.
O mais recente tem filtro de partículas e estou inclinado a remover aquela porcaria porque só dá problemas e a luz do motor aparece de vez em quando, para além de gastar bem mais.
Mas se o remover quero a peça de volta, para se for necessário voltar a colocar.
eu concordo contigo, obviamente, falaste bem, mas o problema é que deixaram rolar e cagaram literalmente para a escrita na parede, eles pensavam que iam impingir carros de 27 paus (id3)aos chinos com performances de rir e software que é atroz e a malta ia comprar, que grande azar, ja nem falo no preço aqui na Europa que é de rir para o id3 o carro é bom por 20 paus é um balde de esterco por 40 mil ou mais.
Nao quiseram saber de nada, ainda tiveram o desplante de retirar dinheiro dos Bevs nomeadamente a plataforma Trinity que supostamente irá substituir a Aberração da MEB :(:(:(:(:( e colocar esse dinheiro em motores ice que ninguém quer, ja nem falo na questão da rivian e das restantes empresas de software foram falhanços atras de falhanços, e nem vamos falar nos 700 milhões na Xpeng (5%) ainda tiveram acesso há a platafoma1.0 :):):):):):) imagina a Xpeng ja vai na 3.0 salvo erro …. .: :. isto é uma comédia, infelizmente cheira me a um Fim triste:(:(:(:(:(
Por este caminho com as gestões danosas da maioria das empresas de automóveis europeus irão à falência ou serão compradas em saldo pelos Chineses.
Os preços loucos e impostos super loucos dos carros europeus principalmente alemães que diminuíram imenso fiabilidade nos últimos 15 anos , estão a matar toda a indústria automóvel europeia . Em vez de cortarem custos de fabrico, reduzirem as margens de lucro como por exemplo vendas diretas online como o faz a Tesla e melhorarem a qualidade e fiabilidade dos carros , reduzindo o número de variantes, como o fez a Tesla , estão a fazer exatamente tudo ao contrário depois os CEOs que não merecem sequer terem um salário mínimo têm salários milionários como prémio por arrebentarem com as empresas.
Não tenho nenhuma pena das empresas europeias de fabrico de automóveis, deitaram-se na mesma cama dos talibas climáticos que provocaram a destruição da confiança e a fiabilidade dos , carros europeus e provocaram subidas de preços abusivos e absurdos.
Vou continuar como o meu carro a gasóleo que já tem 19 anos e 2 meses e só faz um média de 5,6 Litros por cada 100km.
Quando ouver carros elétricos com autonomias similares ao meu (1000 Km) e com preços decentes talvez mude de carro , não estou disponível para derreter 45 a 60 mil euros para ter um carro similar ao meu para depois andar a fazer romarias nas oficinas ou pior que isso comprar um carro eléctrico com autonomias ridículas, depois de andar 250Km numa auto estrada fico “sem gasolina ou seja sem bateria” , o meu carro a gasóleo quase na reserva ainda faz mais 200km .
Se colocar o aviso da reserva para o nível de meio depósito, ainda fará mais quilómetros ‘na reserva”.
Mais um tiro no pé.
O consumidor não quer carro elétrico. Vendas a cair a pique, nem a Tesla se safa.
semerodk, eu não sei o que o consumidor quer ou não quer porque no que a carros diz respeito, não devo voltar a comprar mais nenhum.
Uma coisa é certa, no outro dia e só por curiosidade, fui ao site mais conhecido de vendas de usados e não só, e ia caindo para o lado.
Os preços estão absurdamente altos…
Uma qualquer sucata com 10 anos pedem balúrdios.
Novos então deve ser proibitivo…
O meu Beetle 2.0 130 cv, e já o tenho há uns 3 anos, se o fosse vender hoje ainda ganhava dinheiro.
Além de não haver nenhum à venda, é a versão mais completa, quem mo vendeu fez-me um preço de 50% do valor comercial.
Nem hesitei e eu que detesto carros de 3 portas…
Este tema dos carros elétricos já me cansa, sinceramente acham mesmo que é com estes expedientes que se resolve o problema climático … este problema não (nunca) se vai resolver pressupondo soluções que tenham de garantir lucros a empresas. Terão de haver sacrifícios. Façam como eu, usem o carro o menos possível, tentem andar a pé. Eu atualmente e fruto da dificuldade e custo de estacionamento e transporte em Lisboa já opto por me deslocar a pé num raio até uns 3 a 5km de minha casa.
Bem sei que o preço das casas em Lisboa é incomportável (nem sem se algum dia virá a ter mais solução) mas a utilização massiva de carros tem de diminuir. Maximize-se o teletrabalho, minimizem-se deslocações desenecessárias.