Preço do gasóleo e gasolina dispara esta segunda-feira! Porquê este aumento?
Tal como informámos na passada sexta-feira, o preço dos combustíveis (gasóleo e gasolina) iria disparar esta semana. Mas este não é apenas mais um aumento! Tendo em conta as subidas, é o aumento mais acentuado desde 2022. Será culpa do Brent ou dos impostos?
Mais uma segunda-feira e mais um aumento no preço da gasolina e gasóleo, desta vez bastante significativo. Com um aumento de 5,5 cêntimos por litro no gasóleo, o valor médio irá disparar para os 1,70 euros por litro. No caso da gasolina, o aumento é de 3,5 cêntimos por litro na passando a custar em média 1,78 euros.
Um "dos culpados" é o aumento do preço do barril de petróleo Brent, que serve de referência ao mercado em Portugal. De acordo com as informações, esta semana o preço por barril ultrapassou os 81 euros, um máximo desde julho.
Segundo refere a RR, s subida do ISP no início do ano já garantiu ao Estado uma receita adicional de 4,2 mil milhões de euros. Isto já levou a Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) a pedir ao Governo que admita uma redução na tributação dos combustíveis, mesmo que temporária.
Segundo um especialista da DECO, no caso do gasóleo, cerca de 1 euro é para impostos. Relativamente à gasolina, o contribuinte paga cerca de 80 cêntimos só em impostos.
Ouvidos pela CNN Portugal, vários contribuintes dizem que o imposto é exagerado. "Estão-nos a chular, sinto-me chulado", disse um dos condutores.
Em que posto de combustível os preços são mais baixos?
Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.
Para além dos preços disponibiliza-se, igualmente, informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.
Este portal permite ainda apurar, diariamente e para cada combustível comercializado, os preços médios.
A malta pensava que isto era só aumentar salários, eliminar portagens, aumentar despesa em geral e depois os impostos iam ficar na mesma? Pois é… aumenta-se a despesa então é preciso ir buscar dinheiro a algum lado.
Aumentar salários e já. Os portugueses são miseravelmente pagos. Em igualdade de trabalho e horas levam para casa menos de um terço do que leva um holandês ou dinamarquês. Até os espanhóis, que são o segundo país mais rasca a seguir a Portugal, levam mais 50% que nós. Temos que exigir preços dos combustíveis em proporção.
Deduzo que tenha aumentado os salários na sua empresa na proporção que exige, certo?
É que, com tanta sabedoria económica, suponho que tenha criado a sua própria empresa e a esteja a gerir segundo as diretivas que aqui tanto apregoa.
Típico o seu comentário: insurge-se contra salários baixos mas nada diz sobre os impostos quando são os impostos um dos maiores factores que mantêm os salários baixos. Tem ainda a lata de vir dizer que Espanha tem salários mais altos sem referir, claro, que tem também impostos mais baixos!
É assim a esquerda! Mas para a esquerda há sempre margem para subir os impostos, há sempre margem para estrangular as empresas impedindo-as de crescer e de oferecer melhores condições de trabalho e salários mais altos mas depois, como se não tivesse culpa no cartório, feita hipócrita, o habitual é acusar as empresas de capitalismo selvagem.
Tens razão, é preciso dinheiro para pagar todos os observatórios, e ongs, e imigrantada que está a chegar aos magotes a Portugal……….
“Um “dos culpados” é o aumento do preço do barril de petróleo Brent”… quais são os outros culpados, se os há? Parece-me que o artigo não esclarece…
Está pois: preço do barril, impostos e situações geopolíticas.
OPEP para garantir o equilíbrio das economias à base de petróleo fixa os preços. Nada impede a Arábia Saudita de aumenta a produção e encher o mercado, fazendo cair os preços a pique.
A alternativa seria furar o embargo ao Irão e comprar-lhes petróleo a baixo custo tal como faz a China ou Coreia do Norte.
Fazes como o clube dos rapazes espertos: durante a semana é de bicicleta ou trotineta. Ao fim de semana vais a Espanha com 2 ou 3 jerricans na mala do carro. Quando precisares pões em cima do tejadilho e transferes com um sifão para o depósito do carro sem perder uma gota. Vais ver que em poucas semanas lhes acaba a gula por dinheiro fácil.
Tem que haver profunda reflexão….Só subsídios a distribuir……impostos sobre impostos…. É preciso mudar qualquer coisa.
Sai um entra e é sempre a mesma coisa.
Porque é que não existe uma plataforma de boicote a empresas deste tipo?
Era somente ter seguidores, a plataforma decidia boicotar por exemplo uma BP e até a mesma não baixar preços ninguém ia lá.
Acho que rapidamente iamos ter um mercado mais justo em vez de estarmos à espera que surjam umas DIgi em todos as áreas (gasolineiras, bancos, seguros..etc)
podes sempre boicotar com a carteira.. Vais meter combustivel noutras empresas ; ou mudas para EV :-p