Preço das portagens deverão subir bastante já em 2023
Devido à guerra, os preços estão a aumentar bastante e as portagens não serão exceção. Em Portugal as autoestradas têm dois sistemas de portagem diferentes: pórtico (portagens exclusivamente eletrónicas) e cabines de portagens (portagens tradicionais).
A Brisa já avisou o Estado para um aumento "significativo" das portagens já em 2023.
Portagens: taxa de inflação está nos 8,7%
A Brisa está disponível para negociar com o Governo uma redução no aumento das portagens a definir em outubro, segundo António Pires de Lima, presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. "Se o Estado não fizer nada, o aumento será aquele que corresponde à inflação", disse. Recorde-se que em junho o Instituto Nacional de Estatística (INE) calculou a taxa de inflação em 8,7%.
A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral dos preços dos bens e serviços, não apenas de artigos específicos: significa que, com 1 euro, se compra menos hoje do que ontem. Por outras palavras, a inflação reduz o valor da moeda ao longo do tempo.
Pires de Lima lembra que se trata de uma opção política, mitigar ou não, o aumento previsto. Há duas possibilidades em cima da mesa: ou o Estado compensa financeiramente a Brisa ou paga em tempo, renegociando o contrato de concessão. Pires de Lima diz que a "Brisa não precisa necessariamente de cheques". Pires de Lima lembra que se trata de uma opção política, mitigar ou não, o aumento previsto.
As taxas de portagem em vigor na Rede Nacional de Auto-Estradas resultam do cumprimento do disposto nos respetivos contratos de concessão, no que respeita à sua atualização pelas concessionárias, com a correspondente validação pelo IMT, IP.
Quem circula nas autoestradas portuguesas e antigas scuts sabe que tem de pagar portagens. Os valores não são propriamente simpáticos, comparativamente a outros países da União Europeia. Se quer saber quanto lhe custa uma viagem em termos de portagens, há vários serviços que o podem ajudar. Veja aqui as nossas sugestões.
Este artigo tem mais de um ano
A guerra virou desculpa para tudo …
+1
Continuamos a pagar esta crise política.
Simplesmente HORRIVEL!
Os políticos são as marionetes das grandes corporações. Vestidos com diferentes cores aparentando diferentes ideologias.
+1
Devido à guerra ….. pois, venham com essas tangas 🙁
É continuar a mandar armas para a Ucrânia!
Com esse aumento significativo, podiam aproveitar para aumentar a qualidade e segurança das autoestradas. Pagamos para andar em segurança e não para sentir que estamos numa pista de rally.
O que é que a brisa tem a ver com isso?
Assumindo que por qualidade e segurança o André se refere ao à autoestrada em si, piso degradado sinalização em mau estado de conservação, etc.
A Brisa, como concessionária dessa autoestrada, tem responsabilidade de manutenção da mesma, e por isso manter e reparar a infraestrutura.
Os ingredientes completos para o “cocktail” para definhar o país. :!
Continuem….
Tudo como previsto. Agenda 2030. Fomentar o medo, recolher os dividendos. Sempre a mesma sugestão: sigam o rasto do dinheiro até á fonte. Vai sempre dar aos mesmos, poucos mas cada vez mais poderosos.
((((A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral))) a inflacao ocorre quando ha expancao monetaria!!!!
Eu ate ia escrever mas isto mais do mesmo…mas acho que quem anda acordado ja vai notando um certo padrao de quem sai de cargos politicos e engressa nestas empresas, vulgo lusoponte,edps e derivados, sempre na procura das compensacoes para os milhoes encaixarem facilmente,isto ja nao é habilidade, é uma pratica
A guerra? Mas a Rússia ou a Ucrânia produzem alguma coisa para as estradas ou pórticos? As desculpas para encherem os bolsos a custa de quem precisa trabalhar. Pouca vergonha
Toca a sacar.
Entretanto IP2 continua a marinar em nome dos superiores interesses das concessionárias das AE’s:
https://pt.wikipedia.org/wiki/IP2
A função era ligar o norte ao sul do pais numa via rápida no entanto passados 37 anos continua na mesma. Apenas 170 kms e deve ter sido por lapso!
Já agora, quem tiver oportunidade de fazer esta estrada desde de Montemor o Novo até Castro Verde, aproveite pra se deliciar. Um exemplo claro de como deveriam se feitas as estradas em PT com toda a segurança. No entanto por cá os cifrões para os amigos continuam a falar mais alto e pelos vistos assim vai continuar.
Deveriam aumentar 100% para compensar o facto de existirem.
Que argumento é este? É tão bom como qualquer outro. Ah! E se existir algum terramoto que as destrua, vou contar com o estado a entrar com o dinheiro para as reconstruir e a prolongar até ao infinito a concessão, que a pobrezinha da Brisa não cobrou já o suficiente.
Quando as pessoas abrirem a pestana.. Aumentam mas se os pórticos começam a arder pode ser que baixem.. Assim como os combustíveis, abastecer e fugir, é preciso é mais ação e menos paleio as redes sociais.
Isso é terrorismo.
Em primeiro lugar votar racionalmente é o melhor princípio, para que as coisas mudem. Depois disso é aderir em massa as manifestações para mostrar o desagrado.
Se o país parar, algo terá que ser feito. Não é isolarmo-nos no nosso conforto e esperar que os outros resolvam por nós. Está aqui a prova do que aconteceu por fazerem isso.
E pagar a dízima ao supremo líder André Ventura para pagar mais uns milhares de milhões de euros a comprar carros de luxo, aviões e jornalistas.
“Devido à guerra” – Claramente….
Belos negócios… O estado ou compensa ou pagamos nós o aumento de portagens a uma empresa que se calhar nem precisa de existir… Se o estado fosse por nós, povo, geria as estradas e não estás empresas que são comandadas por antigos ministros e outros que vieram de governos. Promiscuidade. Triste país, humanidade. Resultado pagamos e siga…
O Guterres tentou isso… as construtoras cobravam 1000% nos concursos públicos, em relação ao valor que aceitavam para fazer o mesmo trabalho para privados. Foi por isso que mal mexeram nas PPP. Se para fazer 10km de estrada, o governo paga 50 milhões de euros para organizar o concurso, escolhe o vencedor, o 6 classificado avança para tribunal, 9 anos depois o processo acaba, a dar razão ao estado. O 6 classificado já não existe há 8 anos e meio…
Esses ganham sempre. Se a portagem aumenta ganham, se o tráfego reduzir devido ao aumento da portagem, ganham porque o governo paga a diferença.
Não é devido à guerra, é devido à péssima política monetária do BCE, que imprimiu muito dinheiro e o disponibilizou a juros demasiadamente baixos (chegaram até a ser negativos).
As portagens em Portugal não encaixam nas características económicas do país. Faria muito mais sentido retirar todos os pórticos (que têm muitas despesas operacionais) e trocar por uma vinheta, como há em países como a Suíça ou Áustria.
O problema é que na suiça a vinheta é 40 paus para o ano inteiro quanto é que achas que a vinheta ia ser cá ? 500€? não é viavel.
Essa vinheta ja existe e pagas todos os anos, é o IUC. Que é o mesmo que se paga na Suiça
quando o camarada kosta se aperceber do que está a suceder, já ninguém tem carro, casa, emprego, etc. … vamos subsistir todos com os apoios do estado e depois querer ver a quem é que o (des)governo cobra as verbas necessárias para isso.
Enquanto discutimos e nos dividimos em guerras politi-partidarias, as grandes corporações vão aumentando os lucros. O consumidor com suas decisões e escolhas tem o maior poder social. Insubmissão pacífica.
E a solução é meter lá o PSD-Chega-IL, que prometem dar 900000 milhões ás empresas, para reduzir a pressão inflacionista e aumentar o PIB em 800%?
A pergunta que a direita não faz é: quem pagará os 900000 milhões para isso acontecer. Obviamente que o IRS dispara 300% e quem receber 800 euro, irá pagar 200 de IRS, 88 da SS, 330 de seguro de saúde e 50 euros do seguro de vida. Grande medida, correcto?
a solução é meter os politicos todos num navio e enviá-los para a sibéria 😛
agora mais a sério: não há nada de perfeito neste planeta mas também não temos de estar constantemente a contribuir para os dividendos bolsistas de alguns (ao que parece são menos de 1 %)
Aumentas o PIB, aumentas o capital a circular e isso por si só paga-se em consumo e impostos (ainda que menores).
É como os US fazem, impostos baixos sobre os cidadãos e sobre as empresas para promover a circulação de dinheiro e o consumismo.
Esta e outras é tudo por culpa da Guerra
Galp tem lucro de 420 milhões nos primeiros seis meses do ano
https://eco.sapo.pt/2022/07/25/galp-tem-lucro-de-420-milhoes-nos-primeiros-seis-meses-do-ano/
Nem apetece dizer mais nada é sempre a mesma coisa
Toca a comprar ações da Brisa
Eu na minha mota nunca pago portagens. No carro qualquerdia faço igual.
Aumento de inflação é mesmo isso. Um aumento geral das coisas, o que inclui serviços/bens e obviamente taxas(que é o que uma portagem é no fundo).
Não vejo qual é a admiração.
Obviamente muitas empresas vão aproveitar para subir preços. Umas por realmente sentirem impacto da inflação, outras apenas porque podem 🙂
Mesmo que exista um apoio do estado para este caso em concreto, no final acaba sempre por pagar o contribuinte.
No que toca a assunto de portagens a unica pergunta que eu faço é… Porquê que existem portagens? a existencias das mesmas não faz sentido algum, é só uma mama como o IMI. Na Madeira as estradas estão mais bem cuidadas e não se paga portagens, e noutros paises o mesmo…
Na Madeira, é o contenente que paga 1980 milhões anualmente, para compensar a insularidade. É com essa “ajuda” que a madeira tem o IVA em 21%, IUC em 2%, que o IMI é de 0,016% e o IRC de 5%.
E o Alberto João foi embora porque o Sócrates tirou 5000 milhões anuais, dessa ajuda, ao mesmo tempo que a UE limitou as offshores 0% de impostos.
Enquanto tivermos apenas 1 entidade a explorar 90% das auto-estradas não vamos longe. Alteram as condições da Via-verde e está tudo bem. Aumentam o valor das portagens com a justificação do aumento da inflação. Isto de termos apenas uma entidade dá nisto, totalitarismo sem concorrência.
Na verdade temos várias identidades que gerem as auto-estradas, a única questão é que todas implementam o sistema via verde da brisa, que em nada tem a ver com o custo da auto-estrada.
Os custos da auto-estrada a principio devem ser para pagar a construção da auto-estrada e num segundo momento devem servir para pagar manutenção da via.
Acontece que a A1 já foi paga assim como a ponte 25 de abril e nem por isso houve descrescimo do valor.
Alguém que me explique o seguinte:
A Brisa tem a concessão até quando? Não é possível tirar a Brisa e ser o Estado português a fazer a gestão das autoestradas?
Porque é que não é possível pagar uma mensalidade ou anuidade e poder transitar livremente nas autoestradas? Temos muito turismo e estrangeiros a comprarem casas de milhares ou de milhões? Então esses que paguem impostos se querem sol e serem “portugueses” à seria.
As autoestradas no interior do país estão vazias e as nacionais esburacadas e cheias de camiões…
Para ser o estado, qualquer serviço é obrigatório a ser alvo de concurso público, 180 a 6000 dias, para saber o vencedor. Além de que o ministério avança com ajustes directos, é alvo de milhões de posts e artigos jornalísticos a criticar que “a empresa do Porto fazia isso por menos de metade do valor em 10% do tempo”.
Por Espanha o governo está a tentar retirar o máximo de portagens que possível, de forma a promover o turismo e levantar ainda mais a economia, por cá é isto.
Opinião própria ou recebida pelos mesmos meios de comunicação que justificam o que se decide por aqui?
Nem uma coisa nem a outra, apenas factos..
Fui viajar por Espanha e circulei pela AP 7 e AP2 sem pagar, em troços que antes se pagava.
Perguntei aos locais e explicaram-me o porquê.
Nem tudo se resume a Direita, Esquerda .. apenas inteligencia em saber aproveitar o que de bom se tem, meu caro
Pois, pergunta aos espanhóis o que o governo lhes informou que irá fazer. Claro, que para bem do país. A mim me perguntam como é em Portugal, porque é esse o exemplo que o governo lhe apresenta, assim como ser dos países da Europa com menos portagens
Continuem a votar no PS! Depois não se podem queixar!
Tanto poder para aumentar à desgarrada. Mas o Zé povinho que trabalha para sustentar a família, pede aumento igual à inflação e toma la que já almoçaste…
Se os aumentos acompanhassem o qualidade das estradas e não tivesse limite de velocidade. Assim não!
Limitar o preço por lei, sem ceder coisa nenhuma, não é opção?
Isto já parece as tangas da Endesa para aumentar o gás.