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Preço das portagens deverão subir bastante já em 2023

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Cmartins says:

    A guerra virou desculpa para tudo …

  2. Estefêneo Empregos says:

    Continuamos a pagar esta crise política.
    Simplesmente HORRIVEL!

  3. Simão says:

    Devido à guerra ….. pois, venham com essas tangas 🙁

  4. Jota says:

    É continuar a mandar armas para a Ucrânia!

  5. André R. says:

    Com esse aumento significativo, podiam aproveitar para aumentar a qualidade e segurança das autoestradas. Pagamos para andar em segurança e não para sentir que estamos numa pista de rally.

    • Zé Fonseca A. says:

      O que é que a brisa tem a ver com isso?

      • spysky says:

        Assumindo que por qualidade e segurança o André se refere ao à autoestrada em si, piso degradado sinalização em mau estado de conservação, etc.
        A Brisa, como concessionária dessa autoestrada, tem responsabilidade de manutenção da mesma, e por isso manter e reparar a infraestrutura.

  6. JP says:

    Os ingredientes completos para o “cocktail” para definhar o país. :!
    Continuem….

  7. Joaquim Sobreiro says:

    Tudo como previsto. Agenda 2030. Fomentar o medo, recolher os dividendos. Sempre a mesma sugestão: sigam o rasto do dinheiro até á fonte. Vai sempre dar aos mesmos, poucos mas cada vez mais poderosos.

  8. paulo says:

    ((((A inflação ocorre quando se verifica um aumento geral))) a inflacao ocorre quando ha expancao monetaria!!!!

  9. Rui says:

    Eu ate ia escrever mas isto mais do mesmo…mas acho que quem anda acordado ja vai notando um certo padrao de quem sai de cargos politicos e engressa nestas empresas, vulgo lusoponte,edps e derivados, sempre na procura das compensacoes para os milhoes encaixarem facilmente,isto ja nao é habilidade, é uma pratica

  10. Maria Gouveia says:

    A guerra? Mas a Rússia ou a Ucrânia produzem alguma coisa para as estradas ou pórticos? As desculpas para encherem os bolsos a custa de quem precisa trabalhar. Pouca vergonha

  11. Yamahia says:

    Toca a sacar.
    Entretanto IP2 continua a marinar em nome dos superiores interesses das concessionárias das AE’s:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/IP2
    A função era ligar o norte ao sul do pais numa via rápida no entanto passados 37 anos continua na mesma. Apenas 170 kms e deve ter sido por lapso!

    Já agora, quem tiver oportunidade de fazer esta estrada desde de Montemor o Novo até Castro Verde, aproveite pra se deliciar. Um exemplo claro de como deveriam se feitas as estradas em PT com toda a segurança. No entanto por cá os cifrões para os amigos continuam a falar mais alto e pelos vistos assim vai continuar.

  12. Joao Ptt says:

    Deveriam aumentar 100% para compensar o facto de existirem.

    Que argumento é este? É tão bom como qualquer outro. Ah! E se existir algum terramoto que as destrua, vou contar com o estado a entrar com o dinheiro para as reconstruir e a prolongar até ao infinito a concessão, que a pobrezinha da Brisa não cobrou já o suficiente.

  13. João Cartaxo says:

    Quando as pessoas abrirem a pestana.. Aumentam mas se os pórticos começam a arder pode ser que baixem.. Assim como os combustíveis, abastecer e fugir, é preciso é mais ação e menos paleio as redes sociais.

    • JP says:

      Isso é terrorismo.
      Em primeiro lugar votar racionalmente é o melhor princípio, para que as coisas mudem. Depois disso é aderir em massa as manifestações para mostrar o desagrado.
      Se o país parar, algo terá que ser feito. Não é isolarmo-nos no nosso conforto e esperar que os outros resolvam por nós. Está aqui a prova do que aconteceu por fazerem isso.

      • Manuel da Rocha says:

        E pagar a dízima ao supremo líder André Ventura para pagar mais uns milhares de milhões de euros a comprar carros de luxo, aviões e jornalistas.

  14. Luis says:

    “Devido à guerra” – Claramente….

  15. Mb says:

    Belos negócios… O estado ou compensa ou pagamos nós o aumento de portagens a uma empresa que se calhar nem precisa de existir… Se o estado fosse por nós, povo, geria as estradas e não estás empresas que são comandadas por antigos ministros e outros que vieram de governos. Promiscuidade. Triste país, humanidade. Resultado pagamos e siga…

    • Manuel da Rocha says:

      O Guterres tentou isso… as construtoras cobravam 1000% nos concursos públicos, em relação ao valor que aceitavam para fazer o mesmo trabalho para privados. Foi por isso que mal mexeram nas PPP. Se para fazer 10km de estrada, o governo paga 50 milhões de euros para organizar o concurso, escolhe o vencedor, o 6 classificado avança para tribunal, 9 anos depois o processo acaba, a dar razão ao estado. O 6 classificado já não existe há 8 anos e meio…

  16. David Guerreiro says:

    Esses ganham sempre. Se a portagem aumenta ganham, se o tráfego reduzir devido ao aumento da portagem, ganham porque o governo paga a diferença.

  17. Dani Silva says:

    Não é devido à guerra, é devido à péssima política monetária do BCE, que imprimiu muito dinheiro e o disponibilizou a juros demasiadamente baixos (chegaram até a ser negativos).

    As portagens em Portugal não encaixam nas características económicas do país. Faria muito mais sentido retirar todos os pórticos (que têm muitas despesas operacionais) e trocar por uma vinheta, como há em países como a Suíça ou Áustria.

  18. J. says:

    quando o camarada kosta se aperceber do que está a suceder, já ninguém tem carro, casa, emprego, etc. … vamos subsistir todos com os apoios do estado e depois querer ver a quem é que o (des)governo cobra as verbas necessárias para isso.

    • Joaquim Sobreiro says:

      Enquanto discutimos e nos dividimos em guerras politi-partidarias, as grandes corporações vão aumentando os lucros. O consumidor com suas decisões e escolhas tem o maior poder social. Insubmissão pacífica.

    • Manuel da Rocha says:

      E a solução é meter lá o PSD-Chega-IL, que prometem dar 900000 milhões ás empresas, para reduzir a pressão inflacionista e aumentar o PIB em 800%?

      A pergunta que a direita não faz é: quem pagará os 900000 milhões para isso acontecer. Obviamente que o IRS dispara 300% e quem receber 800 euro, irá pagar 200 de IRS, 88 da SS, 330 de seguro de saúde e 50 euros do seguro de vida. Grande medida, correcto?

      • J. says:

        a solução é meter os politicos todos num navio e enviá-los para a sibéria 😛
        agora mais a sério: não há nada de perfeito neste planeta mas também não temos de estar constantemente a contribuir para os dividendos bolsistas de alguns (ao que parece são menos de 1 %)

      • Zé Fonseca A. says:

        Aumentas o PIB, aumentas o capital a circular e isso por si só paga-se em consumo e impostos (ainda que menores).
        É como os US fazem, impostos baixos sobre os cidadãos e sobre as empresas para promover a circulação de dinheiro e o consumismo.

  19. JS says:

    Esta e outras é tudo por culpa da Guerra
    Galp tem lucro de 420 milhões nos primeiros seis meses do ano

    https://eco.sapo.pt/2022/07/25/galp-tem-lucro-de-420-milhoes-nos-primeiros-seis-meses-do-ano/

    Nem apetece dizer mais nada é sempre a mesma coisa

  20. João says:

    Toca a comprar ações da Brisa

  21. João Cartaxo says:

    Eu na minha mota nunca pago portagens. No carro qualquerdia faço igual.

  22. Ziggy says:

    Aumento de inflação é mesmo isso. Um aumento geral das coisas, o que inclui serviços/bens e obviamente taxas(que é o que uma portagem é no fundo).

    Não vejo qual é a admiração.

    Obviamente muitas empresas vão aproveitar para subir preços. Umas por realmente sentirem impacto da inflação, outras apenas porque podem 🙂

    Mesmo que exista um apoio do estado para este caso em concreto, no final acaba sempre por pagar o contribuinte.

  23. FFRFernandes says:

    No que toca a assunto de portagens a unica pergunta que eu faço é… Porquê que existem portagens? a existencias das mesmas não faz sentido algum, é só uma mama como o IMI. Na Madeira as estradas estão mais bem cuidadas e não se paga portagens, e noutros paises o mesmo…

    • Manuel da Rocha says:

      Na Madeira, é o contenente que paga 1980 milhões anualmente, para compensar a insularidade. É com essa “ajuda” que a madeira tem o IVA em 21%, IUC em 2%, que o IMI é de 0,016% e o IRC de 5%.
      E o Alberto João foi embora porque o Sócrates tirou 5000 milhões anuais, dessa ajuda, ao mesmo tempo que a UE limitou as offshores 0% de impostos.

  24. IronEagle says:

    Enquanto tivermos apenas 1 entidade a explorar 90% das auto-estradas não vamos longe. Alteram as condições da Via-verde e está tudo bem. Aumentam o valor das portagens com a justificação do aumento da inflação. Isto de termos apenas uma entidade dá nisto, totalitarismo sem concorrência.

    • Zé Fonseca A. says:

      Na verdade temos várias identidades que gerem as auto-estradas, a única questão é que todas implementam o sistema via verde da brisa, que em nada tem a ver com o custo da auto-estrada.
      Os custos da auto-estrada a principio devem ser para pagar a construção da auto-estrada e num segundo momento devem servir para pagar manutenção da via.
      Acontece que a A1 já foi paga assim como a ponte 25 de abril e nem por isso houve descrescimo do valor.

  25. Lanterna Vermelha says:

    Alguém que me explique o seguinte:
    A Brisa tem a concessão até quando? Não é possível tirar a Brisa e ser o Estado português a fazer a gestão das autoestradas?
    Porque é que não é possível pagar uma mensalidade ou anuidade e poder transitar livremente nas autoestradas? Temos muito turismo e estrangeiros a comprarem casas de milhares ou de milhões? Então esses que paguem impostos se querem sol e serem “portugueses” à seria.
    As autoestradas no interior do país estão vazias e as nacionais esburacadas e cheias de camiões…

    • Manuel da Rocha says:

      Para ser o estado, qualquer serviço é obrigatório a ser alvo de concurso público, 180 a 6000 dias, para saber o vencedor. Além de que o ministério avança com ajustes directos, é alvo de milhões de posts e artigos jornalísticos a criticar que “a empresa do Porto fazia isso por menos de metade do valor em 10% do tempo”.

  26. Sergio says:

    Por Espanha o governo está a tentar retirar o máximo de portagens que possível, de forma a promover o turismo e levantar ainda mais a economia, por cá é isto.

    • Joaquim Sobreiro says:

      Opinião própria ou recebida pelos mesmos meios de comunicação que justificam o que se decide por aqui?

      • Sergio says:

        Nem uma coisa nem a outra, apenas factos..
        Fui viajar por Espanha e circulei pela AP 7 e AP2 sem pagar, em troços que antes se pagava.

        Perguntei aos locais e explicaram-me o porquê.

        Nem tudo se resume a Direita, Esquerda .. apenas inteligencia em saber aproveitar o que de bom se tem, meu caro

        • Joaquim Sobreiro says:

          Pois, pergunta aos espanhóis o que o governo lhes informou que irá fazer. Claro, que para bem do país. A mim me perguntam como é em Portugal, porque é esse o exemplo que o governo lhe apresenta, assim como ser dos países da Europa com menos portagens

  27. Vota chega! says:

    Continuem a votar no PS! Depois não se podem queixar!

  28. El Dizzy says:

    Tanto poder para aumentar à desgarrada. Mas o Zé povinho que trabalha para sustentar a família, pede aumento igual à inflação e toma la que já almoçaste…

  29. andre says:

    Se os aumentos acompanhassem o qualidade das estradas e não tivesse limite de velocidade. Assim não!

  30. João Machado says:

    Limitar o preço por lei, sem ceder coisa nenhuma, não é opção?
    Isto já parece as tangas da Endesa para aumentar o gás.

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